Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: |
DISCIPLINA |
Unidade Responsável: |
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA (13.15) |
Código: |
PPGEOG0067 |
Nome: |
ESTUDO DIRIGIDO EM INTELIGÊNCIA TERRITORIAL E DADOS ESPACIAIS |
Carga Horária Teórica: |
60 h. |
Carga Horária Prática: |
0 h. |
Carga Horária Total: |
60 h. |
Pré-Requisitos: |
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Co-Requisitos: |
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Equivalências: |
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Excluir da Avaliação Institucional: |
Não |
Matriculável On-Line: |
Sim |
Horário Flexível da Turma: |
Não |
Horário Flexível do Docente: |
Sim |
Obrigatoriedade de Nota Final: |
Sim |
Pode Criar Turma Sem Solicitação: |
Não |
Necessita de Orientador: |
Não |
Exige Horário: |
Sim |
Permite CH Compartilhada: |
Não |
Permite Múltiplas Aprovações: |
Não |
Quantidade de Avaliações: |
1 |
Ementa/Descrição: |
A disciplina de Estudo Dirigido em Inteligência Territorial e Dados Espaciais busca capacitar o aluno na análise e interpretação de dados geoespaciais com o uso de tecnologias e ferramentas digitais. Através do estudo de técnicas de geoprocessamento, sistemas de informações geográficas (SIG) e análise espacial, o aluno será preparado para lidar com os desafios atuais na gestão territorial e na análise de padrões espaciais. Além disso, a disciplina propõe a aplicação de métodos quantitativos e qualitativos para compreender fenômenos urbanos, ambientais e
regionais a partir de dados espaciais, promovendo o desenvolvimento de habilidades analíticas aplicadas a situações reais. O foco será tanto na fundamentação teórica quanto na aplicação prática de conceitos em estudos de caso, favorecendo a integração entre teoria, pesquisa e práticas profissionais. |
Referências: |
MEDEIROS, S.J; CÂMARA, G. Geoprocessamento para projetos ambientais. São
José dos Campos: INPE, 2001. 1-35. Disponível em: <www.dpi.inpe.br/gilberto/livro>
Acesso em 1 dez. 2008. FRIEDMANN, R. M. P. Fundamentos de orientação, cartografia e navegação terrestre. 2 ed., Curitiba: editora UTFPR, 2008. INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATISTICA. Noções básicas de
cartografia: caderno de exercícios. Rio de Janeiro: IBGE, 1999. |
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