Ementa/Descrição: |
EMENTA
Exercitar a capacidade crítica para problematizar espaços públicos e/ou privados, arquitetônicos, urbanísticos e/ou paisagísticos, cotidianos ou extraordinários, externos ou internos, a partir de demandas concretas ou
abstratas e de propostas praxiológicas. Exercitar o conhecimento sobre: 1) direitos humanos, arquitetura e cidade; 2) os processos diversificados de proposição espacial e execução por meio de maquetes físicas ou virtuais, desenhos arquitetônicos ou ainda protótipos ou construções de objetos e mecanismos em escala real. Aprimorar a linguagem própria e diversificada para representação do espaço. Exercitar a prática de desenho universal considerando a necessidade de inclusão e de acessibilidade para pessoas com diferença funcional. Articular teoria e/ou técnica à prática arquitetônica-urbanística e ensino, pesquisa e extensão. Portfólio como um dos produtos do estúdio que demonstre a proposta praxiológica. Obs: O Estudo Autônomo (EA) pode ser proposto pelo docente enquanto um dos produtos do Estúdio, podendo ser uma orientação pedagógica para a confecção do portfólio.
O Portfólio permite a integração dos conteúdos teóricos e práticos relativos à trajetória do discente ao longo da sua formação (disciplinas, pesquisas autônomas, conteúdos de Iniciação Científica,atividades de extensãoentre outros).
OBJETIVOS
Desenvolver a capacidade crítica do discente para problematizar situações concretas ou abstratas com pequena e média complexidades (no nível do objeto, dos espaços interiores, do edifício, do paisagismo e da cidade), propor soluções criativas com consciência das possíveis consequências de suas propostas e desenvolver a habilidade de aplicar, de forma objetiva, teoria, técnica e prática à(s) proposta(s) do Estúdio, tendo como resultado a construção de um portfólio integrado.Estudo autônomo a critério do docente. |