Universidade Federal de São João del-Rei São João del-Rei, 12 de Julho de 2025

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES CÊNICAS (13.41)
Código: PPGAC0008
Nome: TÓPICOS VARIADOS EM TREINAMENTOS E PEDAGOGIA DAS ARTES CÊNICAS
Carga Horária Teórica: 60 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Total: 60 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: A presente disciplina propõe aprofundar questões pedagógicas e de treinamento no campo das artes cênicas, tanto em suas especificidades da cena quanto as que tangem ao trabalho do artista ator-dançarino-performer.
Referências: ASLAN, Odete. O Ator no Século XX. São Paulo: Perspectiva, 2006. AZZARONI, Giovanni. Il corpo scenico ovvero la tradizione tecnica dell’attore. Bologna: Nuova Alfa Editoriale, 1990. BANU, Georges “Resposta a Stanislavski”. Tradução de Ricardo Gomes. In: Revista Folhetim, Rio de Janeiro, no 9, jan-abr. 2001 [fevereiro 1969]. BURNIER, Luis Otavio. A arte do Ator: da técnica à representação- Elaboração, codificação e sistematização de técnicas corpóreas e vocais de representação para o ator. São Paulo: PUC, 1994. (Tese de doutorado) DEWEY, John. Art as Experience. New York: Perigree, 2005. FERNANDES, Ciane. O corpo em movimento: O Sistema Laban/Bartenieff na formação e pesquisa em Artes Cênicas. São Paulo: Annablume, 2002. FERRACINI, Renato. A Arte de não Interpretar como Poesia Corpórea do Ator. São Paulo: Editora UNICAMP, Imprensa Oficial do Estado, 2001. FERRACINI, Renato. Café com Queijo: corpos em criação. São Paulo: Aderaldo & Rothschild Editores, Ed. Fapesp, 2006. HOTIER, Hugues. Un cirque pour l'education. Paris: L'Harmatan.2001. JANUZELLI, Antonio (Jan.). A aprendizagem do ator. São Paulo: Atica, 1986. KUNST, Bojana. The Impossible Body - Body and Machine: Theatre, Representation of the Body and Relation to the Artificial. Ljubljana: Zalozba Maska, 1999. LANGER, Susanne. Sentimento e Forma. Tradução Ana M. G. Coelho e J. Guinsburg. MACRÌ, Teresa. Il Corpo Postorganico. Sconfinamenti della performance. Milan: Costa & Nolan, 1996, 2nd ed. 2006. MAUSS, Marcel. As técnicas do corpo. In: ______. Sociologia e Antropologia. São Paulo: Cosac & Naify, 2003. MIRANDA, Evaristo Eduardo de. Corpo: Território do Sagrado. São Paulo: Edições Loyola, 2000. YUASA, Yasuo. The Body, Self-Cultivation and Ki-energy. New York: State University of New York Press, 1993. YUASA, Yasuo. The Body: Toward an Eastern Mind-Body Theory. New York: State University of New York Press, 1987.

SIGAA | NTInf - Núcleo de Tecnologia da Informação - +55(32)3379-5824 | Copyright © 2006-2025 - UFSJ - sigaa06.ufsj.edu.br.sigaa06 v4.2.9_s.322