Universidade Federal de São João del-Rei São João del-Rei, 12 de Maio de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: MÓDULO
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM (13.11)
Código: PGENF0002
Nome: O CUIDAR EM ENFERMAGEM E EM SAÚDE
Carga Horária Teórica: 45 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 45 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Não
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Sim
Quantidade Máxima de Matrículas: 1
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: Entender as teorias de enfermagem e sua relação com o cuidado de enfermagem. Identificar a importância do raciocínio clínico no cuidado de enfermagem. Entender a importância das metodologias inovadoras no ensino de enfermagem. O processo de cuidar em enfermagem. Teorias de enfermagem. Práticas de cuidar em enfermagem e saúde no processo saúde-doença dos grupos humanos. O cuidar em saúde e a humanização e integralidade do cuidado. Raciocínio Clínico em saúde. Metodologias inovadoras no processo de ensino do cuidar. Tecnologias apropriadas às práticas de cuidar em enfermagem.
Referências: BERBEL N. A problematização e a aprendizagem baseada em problemas. Interface: Com Saúde Educ. v.2, n.1, p. 139-54, 1998. BOFF, L. Saber cuidar: ética do humano - compaixão da terra. Petrópolis: Vozes, 1999. BRASIL. Ministério da Saúde. Humaniza SUS- Política Nacional de Humanização. Documento base para gestores e trabalhadores do SUS. Disponível em: HTTP:/www.saude.gov.br. MELO, F. N. P; DAMASCENO, M. M. C. A construção de um software educativo sobre ausculta dos sons respiratórios. Rev. esc. enferm. USP. vol.40, n.4, pp. 563-569, 2006. JULIANI, C. M. M C. M; KURCGANT, P. Educational software for scheduling nursing personnel: elaboration, development and application through the internet. Rev. Latino-Am. Enfermagem, Ribeirão Preto, v. 15, n. 4, Aug. 2007. CORRADI MI, SILVA SH, SCALABRIN EE. Objetos virtuais para apoio ao processo ensino- aprendizagem do exame físico em enfermagem. Acta paul. enferm. v.24, n.3, p. 348-53, 2011. HORTA WA. Processo de enfermagem. São Paulo (SP): EPU; 2005 LEOPARDI, MT. Teorias de enfermagem. Florianópolis: Editora da UFSC, 1998. PERES HHC. O ser docente frente ao mundo da informática: um olhar na perspectiva da fenomenologia social. [Doutorado]. São Paulo (SP): Universidade de São Paulo - Escola de Enfermagem; 2001. POTTER, PA; PERRY, AG. Fundamentos de Enfermagem. Conceitos, Processo e Prática. Traduzido por Cruz, ICF; Lisboa, MTL; Machado, WCA. Rio de Janeiro, Editora Guanabara Koogan, 2000. WALDOW VR. Cuidar expressão humanizadora da enfermagem.Petrópolis (RJ): Vozes; 2006.

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