Universidade Federal de São João del-Rei São João del-Rei, 18 de Maio de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: MÓDULO
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM (13.11)
Código: PGENF0008
Nome: TÓPICOS ESPECIAIS: PESQUISA EM SAÚDE E NA ENFERMAGEM
Carga Horária Teórica: 45 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 45 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Não
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Sim
Quantidade Máxima de Matrículas: 1
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: Estudo das concepções metodológicas e teóricas de pesquisas qualitativas. Discussão dos diferentes métodos e técnicas da pesquisa de campo e de análise dos dados, conforme os referenciais metodológico e teóricos pertinentes na pesquisa qualitativa em saúde e em enfermagem.
Referências: BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Tradução de Luís Antero Reto, Augusto Pinheiro. São Paulo: Edições 70, 2011. 279 p. MAFFESOLI, Michel. O conhecimento comum. São Paulo: Brasiliense, 2014. 294 p. Diário de campo. YIN, Robert K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 5 ed. Editora Bookman, 2015. 290 p. BLUMER, Herbet. A natureza do interacionismo simbólico. In: MORTENSEN, Charles (Org.) Teoria da Comunicação: textos básicos. SP: Mosaico, 1980. p 87-104 Interpretação e análise dos dados qualitativos: análise de conteúdo, análise do discurso, análise da enunciação. CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO Gupo de Discussão (20 pontos) MEIHY, José Carlos Sebe Bom. Manual de História Oral. 2 ed. Saõ Paulo: Edições Loyola, 1998. ZILES, Urbano. Fenomenologia e teoria do conhecimento em Husserl. Rev. abordagem gestalt.,  Goiânia,  v. 13, n. 2, p. 216-221, dez.  2007 .   Disponível em  <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809- 68672007000200005&lng=pt&nrm=iso> SANTOS, Sônia Maria dos; ARAÚJO, Osmar Ribeiro de. História oral: vozes, narrativas e textos. Cadernos de História da Educação, n. 6, jan./dez. 2007. p. 191- 201. Disponível em: http://www.seer.ufu.br/index.php/che/article/view/282/289 FERREIRA, Maneta de Moraes; FERNANDES, Tania Maria; ALBERTI, Verena (Org.). [online]. História oral: desafios para o século XXI. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz, 2000. 204p. Available from SciELO Books <http://books.scielo.org>. MINAYO, Maria Cecília de Souza. Análise qualitativa: teoria, passos e fidedignidade. Ciências e Saúde Coletiva, v. 17, n. 03, p. 621-626, 2012. Disponível em http: //www.scielo.br/pdf/csc/v17n3/v17n3a07> STRAUSS, Anselm; CORBIN, Juliet. Pesquisa Qualitativa: Técnica e procedimentos para o desenvolvimento da teoria fundamentada. 2ed. Porto Alegre: Artmed&#894; 288p.  2008. TRIPP, David. Pesquisa-ação: uma introdução metodológica. Educação e Pesquisa [periódico

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