Referências: |
AGAMBEN, Giorgio. O que resta de Auschwitz: o arquivo e a testemunha Homo Sacer
III. Trad. Selvino J. Assmann. São Paulo: Boitempo, 2003.
ANDERSON, Benedict. Nação e consciência nacional. São Paulo: Ática, 1989.
ARTIÈRES, P. Arquivar a própria vida: estudos históricos. São Paulo: Centro de Pesquisa
e Documentação Contemporânea do Brasil da Fundação Getúlio Vargas, 1998.
ACHUGAR, Hugo. Planetas sem boca. Escritos efêmeros sobre Arte, Cultura e Literatura.
Trad. Lyslei Nascimento. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2006.
BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política. São Paulo: Brasiliense, 1993,
BHABHA, Homi K. O local da cultura. Trad. Myriam Ávila, Eliana Lourenço Reis e
Gláucia Rate Gonçalves. Belo Horizonte: Editora UFMG, 1998.
BERGSON, Henri. Matéria e memória. Trad. Paulo Neves. São Paulo: Martins Fontes,
1999.
BOSI, Ecléa. Memória e sociedade: lembranças de velhos. São Paulo: T. A. Queiroz, 1979.
BOSI, Ecléa. O Tempo vivo da memória. Ensaios de Psicologia Social. São Paulo: Ateliê
Editorial, 2003. CANCLINI, Néstor Garcia. Culturas híbridas; estrategias para entrar y salir
de la modernidad. Buenos Aires: Sudamericana, 1995.
CANCLINI, Néstor García. Culturas Híbridas - estratégias para entrar e sair da modernidade.
Tradução de Ana Regina Lessa e Heloísa Pezza Cintrão. São Paulo: EDUSP, 1997. P.283-
350: Culturas híbridas, poderes oblíquos.
CARDOSO, Dulce Maria. O retorno. 3ª ed. Lisboa: Edições Tinta da China, 2012.
BORGES, Jorge Luis. A biblioteca de Babel. In: BORGES, Jorge Luis. Ficções. São Paulo:
Cia. das Letras, 2007. p. 69-79.
COLOMBO, Fausto. Os arquivos imperfeitos. São Paulo: Perspectiva, 1993.
DERRIDA, Jacques. Mal de arquivo. Trad. Cláudia de Moraes Rego. Rio de Janeiro:
Relume Dumará, 2001.
DIDI-HUBERMAN, George. Renascimento e impureza do tempo: Warburg com Burckhardt.
In: A imagem sobrevivente: história da arte e tempo dos fantasmas segundo Aby Warburg,
Rio de Janeiro: Contraponto, 2013. p.59-73.
FIGUEIREDO, Isabela. Caderno de memórias coloniais. 4ª edição. Angelus Novus,
Coimbra, 2010.
GAGNEBIN, Jeanne Marie. Lembrar, escrever, esquecer. Rio de Janeiro: Editora 34, 2009.
HAY, Louis. A literatura dos escritores: Questões de crítica genética. Trad. de Cleonice P.
B. Mourão. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2007.
HATOUM, Milton. In: Não há literatura sem memória. [Entrevista concedida a Luiz
Henrique Gurgel]. Na ponta do Lápis. Ano IV, n. 8. AGWM Editora e Produções editoriais, p.
2-4, Junho/2008, p. 4. Disponível em: <http://www.elfikurten.com.br/2013/05/miltonhatoum-o-arquiteto-da-memoria.html>. Acesso em 11 de jan. de 2014.
HALBWACHS, Maurice. Memória Coletiva. São Paulo: Vértice, 1990.
HIRSCH, Marianne. The generation of postmemory: writing and visual culture after the
Holocaust. Columbia University Press/New York, 2012.
HUYSSEN, Andreas. Seduzidos pela memória. Rio de Janeiro: Aeroplano, 2000.
KLINGER, Diana Irene. A escrita de si - o retorno do autor. In: KLINGER, Diana Irene.
Escritas de si, escritas do outro: o retorno do autor e a virada etnográfica. Rio de Janeiro: 7
Letras, 2007. p. 19-62.
KLINGER, Diana I. Escritas de si, escritas dos outros: autoficção e etnografia na narrativa latino-americana contemporânea. Rio de Janeiro, 2006. Tese (Doutorado) Universidade
Estadual do Rio de Janeiro.
LE GOFF, Jacques. História e memória. Trad. Bernardo Leitão et. al. Campinas: Ed.
Unicamp, 2003.
LEJEUNE, Philippe. O pacto autobiográfico; de Rousseau à Internet. Belo Horizonte: Ed.
UFMG, 2008.
LAOUYEN, M. Lautofiction, une réception problematique. Colloque Frontières de la
Fiction. Disponível em: <http://www.fabula.org/colloque99.pdf>. Acessado em 05 de jan. de
2014.
LE CLÉZIO, J.M.G. O africano. Tradução de Leonardo Fróes. São Paulo: Cosac Naify,
2007.
MACIEL, Maria Esther. A memória das coisas: ensaios de literatura, cinema e artes
plásticas. Rio de Janeiro: Lamparina, 2004.
MALATIAN, Tereza. Escrita de si e a narrativa histórica. Disponível em <
http://www.acervodigital.unesp.br/bitstream/123456789/46186/1/01d21t03.pdf >. Acesso
em 10 de jan. de 2014.
MANGUEL, Alberto. Lendo Imagens: uma história de amor e ódio. São Paulo: Companhia
das Letras, 2001.
MARQUES, Reinaldo. Grafias de coisas, grafias de vida. In: MARQUES, Reinaldo; SOUZA,
Eneida Maria de. (Org.) Modernidades alternativas na América Latina. Belo Horizonte:
Editora UFMG, 2009. p. 327-350.
MARQUES, Reinaldo. O que resta nos arquivos literários. In MIRANDA, Wander M.,
SOUZA, Eneida M. de (Org.). Crítica e coleção. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2010. p. 192-
203.
MARQUES, Reinaldo. O arquivo literário e as imagens do escritor. In: SOUZA, Eneida
Maria de, TOLENTINO, Eliana da Conceição, MARTINS, Anderson Bastos (Org.). O futuro
do presente: arquivo, gênero, discurso. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2012. p. 59-89.
MIRANDA, Wander Melo (Org.). A trama do arquivo. Belo Horizonte: Editora UFMG;
CEL/UFMG, 1995.
MIRANDA, Wander Melo. Corpos escritos. 2ª. ed. São Paulo: Edusp, 2009.
MOLKOU, Elizabeth. LAutofiction, un genre nouveau? Disponível em:
<http://docserver.ingentaconnect.com/deliver/connect/rodopi/02716607/v29n1/s13.pdf?expire
s=1170202581&id=35003317&titleid=6490&accname=Guest+User&checksum=5C46B1088
3BA3C51E0339F045D9DE88A>. Acessado em 08 de jan. de 2014.
NAVA, Pedro. Beira Mar memórias 4. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1985.
PIGLIA, Ricardo. Memoria y tradición. Anais do II Congresso ABRALIC. Belo Horizonte:
UFMG, 1991, v. 1, p. 60-66.
POLLACK, Michael. Memória, esquecimento, silêncio. Estudos históricos. Rio de Janeiro,
v.2, n.3, 1989. p. 3-15.
PROUST, Marcel. No caminho de Swann. Trad. Mário Quintana. Porto Alegre: Globo,
1983.
RICOEUR, Paul. A memória, a história, o esquecimento. Trad. Alain François [et al].
Campinas, SP: Editora da UNICAMP, 2007.
SANTIAGO, Silviano. Uma história de família. Rio de Janeiro: Rocco, 1993.
SANTIAGO, Silviano. Histórias mal contadas. Rio de Janeiro: Rocco, 2005.
SANTIAGO, Silviano. Mil rosas roubadas. Rio de Janeiro: Companhia das Letras, 2014.
SANTIAGO, Silviano. Meditação sobre o ofício de criar. Revista Aletria. Belo Horizonte,
n.18, jul/dez.2008, p.173-178.
SACKS, Oliver. Fala, memória. In: O Estado de São Paulo, São Paulo, 26 de maio de 2013,
Ilustríssima, s/p.
SARLO, Beatriz. Tempo passado: cultura da memória e guinada subjetiva. Trad. Rosa Freire
dAguiar: Companhia das Letras. Belo Horizonte: UFMG, 2007.
SELIGMAN-SILVA, Márcio. A escritura da memória: mostrar palavras e narrar imagens.
Remate de Males, n.26(1), p. 2006.
SOUZA, Eneida Maria de. Crítica cult. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2007.
SOUZA, Eneida Maria de. O século de Borges. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.
SOUZA, Eneida Maria de. Pedro Nava, o risco da memória. Juiz de Fora: Funalfa, 2004.
SOUZA, Eneida Maria e MIRANDA, Wander Melo (org.). Arquivos Literários. São Paulo:
Ateliê Editorial, 2003.
SOUZA, Eneida Maria de. Janelas indiscretas. Belo Horizonte: UFMG, 2011.
SOUZA, Eneida Maria e MIRANDA, Wander Melo (org.). Crítica e coleção. Belo
Horizonte: UFMG, 2011.
STALLYBRAS, Peter. O casaco de Marx: roupas, memória, dor. Belo Horizonte: Autêntica,
2009.
YATES, Frances A. A arte da memória. Campinas: Ed. UNICAMP, 1996.
ZILBERMAN, Regina et al. As pedras e o arco: fontes primárias, teoria e história da
literatura. Belo Horizonte: UFMG, 2004.
ZUMTHOR, Paul. Memória e Comunidade. In: A letra e a voz: a literatura medieval. Trad.
Amália Pinheiro (Parte I); Jerusa Pires Ferreira (Parte II) São Paulo: Companhia das Letras,
1993. p. 139 a 159. |