Universidade Federal de São João del-Rei São João del-Rei, 14 de Julho de 2025

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM TEORIA LITERÁRIA E CRÍTICA DA CULTURA (13.20)
Código: PROMEL0012
Nome: LITERATURA E INTERDISCIPLINARIDADE
Carga Horária Teórica: 60 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Total: 60 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências: ( PROMEL0038 )
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: O presente curso tem como meta a avaliação e a discussão acerca das imbricações da Literatura com outros campos do saber e outras formas de arte, discursos e disciplinas, de uma forma intersecional possibilitada por articulações inter, multi e transdisciplinares com essas outras áreas. Desse modo, durante o curso poderão ser estudados os diversos prismas de comunicação e interação da Literatura com a Filosofia, as Artes, a Psicanálise, a História, a Antropologia, os Estudos Culturais, os Estudos de Gênero (feminismos e minorias sexuais), as questões de raça, etnia. identidade e religiosas. Para atingir tais objetivos, serão usados os pressupostos teóricos da Literatura Comparada, da Intertextualidade, da Interdisciplinaridade e das teorias feministas e de gênero, das teorias pós-coloniais, dentre outras vertentes que poderão ser evocadas.
Referências: BECHDEL, Alison. Fun Home: A Family Tragicomic. New York: Houghton Mifflin, 2006. BERUTTI, Eliane Borges. A Queer Reading. In: Open to discussion. UERJ: edição online. N. 10, 2000. DISPONÍVEL EM : http://www2.uerj.br/~letras/opeliane.htm. CHEVALIER, Tracy. Moça com brinco de pérola. Trad. Beatriz Horta Correia. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2002. COMPAGNON, Antoine. O demônio da teoria. Belo Horizonte: UFMG, 2003. COMPAGNON, Antoine. Literatura para quê? Tradução de Laura Taddei Brandini. Belon Horizonte: Editora UFMG, 2009. COUTINHO, Eduardo F. & CARVALHAL, Tânia, org. Literatura Comparada – Textos Fundadores. Rio de Janeiro: Rocco, 1994. COUTINHO, Eduardo F. “Literatura Comparada e Interdisciplinaridade”. In: Revista de Letras 1. Duque de Caxias/RJ: Instituto de Humanidades da Unigranrio, 2003, pp. 13-22. CULLER, Jonathan. Teoria literária: uma introdução. São Paulo: Becca, 1999. CUNNINGHAM, Michael. As horas. São Paulo: Companhia das Letras, 2003. DINIZ, Thaïs Flores Nogueira. Literatura e Cinema: tradução, hipertextualidade e reciclagem. Belo Horizonte: Editora: FALE – UFMG, 2005. GUEDES, Peonia Viana. A Busca de Identidade numa obra em que se misturam arte, história e ficção: os discursos e intertextos de Moça com brinco de pérola, de Tracy Chevalier. In: Saúde, Sexo e Educação. Rio de Janeiro: IBMR – Instituto Brasileiro de Medicina de Reabilitação, 2004, n. 34/35, p.7-13. HUTCHEON, Linda. A poética do pós-modernismo: história, teoria, ficção. Trad. Ricardo Cruz. Rio de Janeiro: Imago, 1991. LAGUARDIA, Adelaine. Mapeando os estudos culturais. In: Quintana, Suely (Org). Fronteiras críticas, literárias e culturais. São João del-Rei: PROMEL/UFSJ, 2005, p. 11- 28. LE GOFF, Jacques. História e Memória. Tradução de Bernardo Leitão. Campinas: Editora da Unicamp, 2003. LYOTARD, J. A condição pós-moderna. Rio de Janeiro: José Olympio, 1998. MIRANDA, Wander Melo (Org.). Narrativas da Modernidade. Belo Horizonte: Autêntica, 1999. MIGNOLO, Walter. Histórias locais, projetos globais. Colonialidade, saberes subalternos e pensamento liminar. Trad. Solange Ribeiro de Oliveira. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2003. SPIVAK, Gayatri Chakravorty. Pode o subalterno falar? 1. ed. Trad. Sandra Regina Goulart Almeida; Marcos Pereira Feitosa; André Pereira. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2010. Contemporary Feminist Theories. Edinburgh: Edinburgh University Press, 1998, pp. 177- 193. WOOLF, Virginia. Mrs. Dalloway. Trad.: Denise Bottmann. Porto Alegre: L&PM, 2012. <http://www.periodicos.capes.gov.br/portugues/index.jsp.>
Outros componentes que têm esse componente como equivalente
PROMEL0038 - LITERATURA E INTERDISCIPLINARIDADE - ENSINO REMOTO
Histórico de Equivalências
Expressão de Equivalência Ativa Início da Vigência Fim da Vigência
( PROMEL0038 ) ATIVO 11/05/2019

SIGAA | NTInf - Núcleo de Tecnologia da Informação - +55(32)3379-5824 | Copyright © 2006-2025 - UFSJ - sigaa01.ufsj.edu.br.sigaa01 v4.2.9_s.322