Universidade Federal de São João del-Rei São João del-Rei, 15 de Janeiro de 2025

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PROCESSOS SOCIOEDUCATIVOS E PRÁTICAS ESCOLARES (13.09)
Código: PPEDU0013
Nome: PATRIMÔNIO, PRODUÇÃO DE MEMÓRIAS E FORMAÇÃO DAS IDENTIDADES.
Carga Horária Teórica: 30 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Total: 30 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: Estudo histórico sobre processos educativos que ocorrem na relação com o patrimônio cultural, que contribuem para a produção/preservação de memórias coletivas e para a formação das identidades.
Referências: BASSI, ADÉLIA CAROLINA ; MORAIS, CHRISTIANNI CARDOSO . -Vestir de anjo-: moralidade e práticas educativas em são João del-rei (1930-1946). EDUCAÇÃO EM REVISTA (UFMG. IMPRESSO) , v. 33, p. 1-29, 2017. MORAIS, C. C. . Humanamente Indispensável. Revista do Arquivo Publico Mineiro , v. II, p. 36-51, 2012. MORAIS, C. C. ; OLIVEIRA, C. C. . Aulas régias, cobrança do subsídio literário e pagamento dos ordenados dos professores em Minas Gerais no período colonial. Educacao em Perspectiva (Online) , v. III, p. 81-104, 2012. MORAIS, C. C. ; FRAZAO, F. C. C. . Silenciamento: A historiografia sobre a educação feminina na colônia. e-Hum , v. 5, p. 78-96, 2012. MORAIS, C. C. ; CALSAVARA, E. L. ; SILVA, G. E. . Leitura para Mulheres no Século XIX: educação e formação da Pátria. Vertentes (UFSJ) , v. 39, p. 89-100, 2007. MORAIS, C. C. . Ler e escrever: habilidades de escravos e forros? (Comarca do Rio das Mortes, Minas Gerais, 1731-1850). Revista Brasileira de Educação , v. 12, p. 493-504, 2007. MORAIS, C. C. . 'Aprender o método industrioso de ler com análise': o projeto de criação da Sociedade Phylopolitechnica de São João del-Rei (Minas Gerais, 1824-1828). Educação em Revista (UFMG. Impresso) , Belo Horizonte, v. 39, p. 101-120, 2004. MORAIS, C. C. ; HARGREAVES, L. G. F. . Os Leigos e a Igreja: os Arquivos das Irmandades de São João del Rei - MG. Rhema - Revista de Filosofia e Teologia do Instituto Teológico Arquidiocesano Santo Antônio, Juiz de Fora, v. 5, p. 67-78, 1998. MORAIS, C. C. ; ARRUDA, M. A. (Org.) ; PORTES, E. A. (Org.) . HIstória da Educação: ensino e pesquisa. 1. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2006. v. único. 176p . MORAIS, C. C. . Ler e escrever: habilidades de escravos e forros? (Comarca do Rio das Mortes, Minas Gerais, 1731-1850).. In: Marcus Vinícius Fonseca; Surya Aaronovich Pombo de Barros. (Org.). A história da educação dos negros no Brasil. 1ed.Niterói: EdUFF, 2016, v. 1, p. 95-116. VILLALTA, L. C. ; MORAIS, C. C. ; MARTINS, J. P. . As reformas pombalinas e a instrução (1759-1777). In: Francisco Falcon; Cláudia Rodrigues. (Org.). A. 1ed.Rio de Janeiro: Editora FGV, 2015, v. 1, p. 453-498.

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