Universidade Federal de São João del-Rei São João del-Rei, 22 de Dezembro de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA (13.24)
Código: PPGPSI0002
Nome: FUNDAMENTOS TEÓRICOS EM INSTITUIÇÕES, SAÚDE E SOCIEDADE NO CAMPO DA PSICOLOGIA
Carga Horária Teórica: 45 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Total: 45 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: Psicologia como espaço de dispersão de saber. Fragmentação teórica e problemas conceituais na pesquisa. Relações do homem com a sociedade, ambiente e instituições, e das questões referentes à educação, saúde e desenvolvimento humano, a partir de diferentes perspectivas teórico-metodológicas. Tema articulador: relação entre objeto de pesquisa e construção do conhecimento (esta disciplina será desenvolvida em módulos ministrados por seus diversos professores).
Referências: Bandeira, M. (2014). Princípios norteadores para a avaliação de serviços de saúde mental. In: Bandeira, M.; Lima, L.A.e Barros, S. Avaliação de serviços de saúde mental: Princípios metodológicos, indicadores de qualidade e instrumentos de medida. Petrópolis: Editora Vozes. Cap. 1. Bandeira, M., Gelinas, D., Lesage, A. (1998). Desinstitucionalização: o programa de acompanhamento intensivo na comunidade. Jornal Brasileiro de Psiquiatria, 47 (12), 627-640. Corradi, A. A., Marcon, S. R. A., Kanan, L. A., Vieira, L. R., & Loiola, E. (2016). Pesquisa empírica em PO&T no Brasil: uma análise paradigmática. Revista Psicologia: Organizações e Trabalho, 16 (3), 57-61. Dessen, M. A., & Bisinoto, C. (2014). Avanços conceituais e teóricos do desenvolvimento humano as bases para um diálogo multidisciplinar. In M. A. Dessen, & D. A. Maciel. (Orgs.) A Ciência do Desenvolvimento Humano: desafios para a Psicologia e a Educação (pp. 27-69). Curitiba, PR: Ed. Juruá. Dessen, M. D., & Senna, M. A. (2014). A pesquisa em processos de desenvolvimento humano e o modelo bioecológico. In M. A. Dessen, & D. A. Maciel. (Orgs.) A Ciência do Desenvolvimento Humano: desafios para a Psicologia e a Educação (pp. 71-107). Curitiba, PR: Ed. Juruá. Fiore, M. (2012). O lugar do Estado na questão das drogas: o paradigma proibicionista e as alternativas. Novos Estudos – CEBRAP, 92, 9-21. Garcia-Roza, L. Alfredo (1977). Psicologia: um espaço de dispersão do saber.In Revista Radice, 4 (1), 1-9. Gehm, T. P. (2013). O desenvolvimento sob a ótica da análise do comportamento. Boletim Contexto, 38, 62-84. Petuco, D. R. S. & Medeiros, R. G. (2009). Redução de danos: dispositivo da reforma? Koinonia - Boletim Drogas e Violência no Campo, 5(12), p. 1-12. Romanini, M., & Roso, A. (2012). Mídia e crack: promovendo saúde ou reforçando relações de dominação?. Psicologia: Ciência e Profissão, 32(1), 82-97 Santos, V. E., Soares, C. B., & Campos, C. M. S. (2010). Redução de danos: análise das concepções que orientam as práticas no Brasil. Physis: Revista de Saúde Coletiva, 20(3), 995-1015. Bibliografia Complementar Contandriopoulos, AP, Champagne,F, Denis JL, e Pineault,R. (1996). A avaliação na área de saúde: Conceitos e Metodos. IN: Hartz, ZMA (org.). Avaliação em saúde. Dos modelos conceituais à prática na análise da implantação de programa. Rio de Janeiro: Fiocruz. Crochík, J. L. (2011). Preconceito e Inclusão. WebMosaica revista do Instituto Cultural Judaico Marc Chagall, 3 (1), 32-41. Donabedian,A. The Seven Pillars of Quality. Arch Pathol & Lab Méd, v,114, n.11: pp. 1115-1118. nov. 1990. Miranda, J. (1998). Comportamento intergrupal: revisão de literatura. Análise Psicológica, 4 (XVI), 599-614. Pettigrew, T.F., Tropp, L. R., Wagner, U., & Christ, O. (2011). Recent advances in intergroup contact theory. International Journal of Intercultural Relations, 35, 271–280. Smith, M. J. (2004). Process and Outcome evaluations. In: A. R. Roberts e K.R. Yeager. Evidence-based Practice Manual: Research an Outcome Measures in Health and Human Services. Oxford: University Press. Thornicroft, G. e Tansella, M. (2010). Saúde Mental da população e cuidado comunitário Boas práticas em saúde mental comunitária. Barueri: Editora Manole. WHO. The ten recommendations for mental health. The World Health Report 2001 – Mental Health: New understanding, New Hope.Fact Sheets.

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