Dissertações/Teses
2024
Dissertações
1
  • NATÁLIA PRISCILA ASSIS SILVEIRA JAQUES
  • UMA PROPOSTA EXTENSIONISTA DE TUTORIA PARA O ENEM: ABORDAGEM DIALÓGICA SOBRE PORCENTAGEM E FUNÇÃO

  • Orientador : VIVIANE PARDINI VALERIO
  • MEMBROS DA BANCA :
  • FRANCINILDO NOBRE FERREIRA
  • JOSE ANGEL DAVALOS CHUQUIPOMA
  • SANDRO RODRIGUES MAZORCHE
  • VIVIANE PARDINI VALERIO
  • Data: 08/02/2024

  • Mostrar Resumo
  • A extensão universitária é importante tanto para a formação discente, associando teoria à prática na aprendizagem acadêmica; quanto para a sociedade, que passa a ter acesso a diferentes produtos e serviços que contribuem na construção da cidadania. Neste trabalho, primeiramente, apresentamos um breve histórico sobre a evolução da extensão universitária nas universidades, bem como as legislações e diretrizes que regem suas ações. Em seguida, apresentamos o projeto extensionista premiado como um dos destaques na XX SEMEX1 (2023) da Universidade Federal de São João del-Rei, intitulado “Conexão: PROFMAT-UFSJ e Ensino Básico” e suas contribuições na preparação de alunos de escolas públicas para a realização do Enem. Motivados por esse projeto, buscamos analisar as provas de Matemática do Enem dos últimos cinco anos, classificando suas questões por conteúdos e verificando a frequência em que esses conteúdos foram cobrados nesse exame. Por fim, escolhemos dois dos principais conteúdos mais cobrados (porcentagem e função) e construímos duas sequências didáticas através de uma abordagem de ensino mais dinâmica e dialógica, utilizando metodologias ativas. A criação dessas sequências didáticas tem como objetivo principal contribuir com o projeto supracitado na preparação dos alunos participantes de sua tutoria de preparação para o Enem.


  • Mostrar Abstract
  • The university extension program is important both for student education, combining theory with practice in academic learning, and for society, which now has access to different products and services that contribute to building citizenship. In this paper, we first present a brief history of the evolution of university extension in universities, as well as the legislation and guidelines that govern its actions. Next, we present the extension project awarded one of the highlights at the XX SEMEX (2023) of the Federal University of São João del-Rei, entitled "Connection: PROFMAT-UFSJ and Basic Education" and its contributions to preparing public school students for the Enem exam. Motivated by this project, we sought to analyze the Enem Mathematics exams from the last five years, classifying their questions by content and checking the frequency with which these contents were covered in this exam. Finally, we chose two oft the main contents most often covered (percentages and functions) and built two didactic sequences using a more dynamic and dialogical teaching approach, using active methodologies. The main aim of creating these teaching sequences is to contribute to the above-mentioned project in preparing the students taking part in its Enem preparation tutoring.

2023
Dissertações
1
  • Elton Weiglas de Paula
  • Estatística Circular: Um estudo direcional, via coordenadas geográficas, dos alunos aprovados na Escola Preparatória de Cadetes do Ar

  • Orientador : CARLA REGINA GUIMARAES BRIGHENTI
  • MEMBROS DA BANCA :
  • CLODOALDO TEODOSIO SANTANA DA SILVA
  • CARLA REGINA GUIMARAES BRIGHENTI
  • VIVIANE PARDINI VALERIO
  • Data: 26/04/2023

  • Mostrar Resumo
  • A estatística circular tem aplicações em diversas áreas cujos dados sejam medidos em direções, ângulos ou tenham comportamento periódico, tais como: direção de migração de animais, dos ventos ou de materiais geológicos, horários de pico de trânsito ou de nascimento de inseto, além de coordenadas geográficas entre outros. No entanto, em nosso cotidiano, podemos avaliar instintivamente, de forma equivocada, dados com características angulares de forma clássica, utilizando a estatística descritiva linear. Assim, o objetivo deste trabalho foi estudar a teoria da estatística circular e comparar os resultados entre a estatística descritiva linear, ou seja, utilizada para dados na reta real, contemplada no ensino regular e a estatística circular, evidenciando a importância do estudo desta para dados angulares e apresentar gráficos circulares, com o auxílio do software R. Para aplicação da teoria foi utilizado um conjunto de dados reais das coordenadas geográficas das cidades de origem de alunos da Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR) comparando as medidas estatísticas de três diferentes anos de ingresso, obtendo-se em cada caso média, mediana e variância circular, além da construção do boxplot circular e teste de Rayleigh.


  • Mostrar Abstract
  • Circular statistics has applications in several areas whose data are measured in directions, angles or have periodic behavior, such as: direction of migration of animals, winds or geological materials, times of peak traffic or insect birth, in addition to geographic coordinates among others. However, in our daily lives, we can instinctively evaluate, in a wrong way, data with angular characteristics in a classical way, using linear descriptive statistics. Thus, the objective of this work was to study the theory of circular statistics and compare the results between linear descriptive statistics, that is, used for data on the real line, contemplated in regular education, and circular statistics, evidencing the importance of studying the latter for data angular and circular graphs, with the aid of the R software. For the application of the theory, a set of real data of the geographic coordinates of the hometowns of students from the Preparatory School for Air Cadets (EPCAR) was used, comparing the statistical measures of three different years of entry, obtaining in each case mean, median and circular variance, in addition to the construction of a circular boxplot and Rayleigh test.

2
  • Rogério dos Santos
  • Proposta Metodológica Baseada em Projetos Para o Ensino de Estatística Descritiva no Primeiro Ano de Ensino Médio: uma experiência aplicada em uma escola estadual de Lavras-MG

  • Orientador : JUAN CARLOS ZAVALETA AGUILAR
  • MEMBROS DA BANCA :
  • JUAN CARLOS ZAVALETA AGUILAR
  • JOSE ANGEL DAVALOS CHUQUIPOMA
  • ROSICLER APARECIDA DE OLIVEIRA
  • Data: 04/10/2023

  • Mostrar Resumo
  • Esse trabalho traz a elaboração e aplicação de uma proposta de ensino no conteúdo de Estatística para alunos do 1º ano do novo Ensino Médio, utilizando-se da metodologia ativa baseada em projetos e com apoio do software LibreOffice Calc. Assim sendo, primeiramente, apresenta-se os principais fatos e mudanças ocorridas na educação básica, desde a implantação dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), e as consequências que refletiram na educação básica do Brasil até a implantação do Novo Ensino Médio. A proposta de ensino foi realizada em três etapas, sendo a primeira de natureza conceitual sobre tópicos de Estatística descritiva, a segunda etapa visa o ensino do software LibreOffice Calc e a última etapa é de natureza prática e pretende a mobilidade dos conhecimentos adquiridos nas etapas anteriores, sendo o produto final a elaboração e apresentação de um relatório manuscrito dos projetos desenvolvidos. Como resultado desta experiencia de ensino, e a partir das avaliações realizadas, pode-se constatar que a aprendizagem dos conceitos de Estatística descritiva ocorreu ao longo das três etapas de ensino. Finalmente, os alunos perceberam a importância da mobilidade dos conceitos teóricos em situações práticas, tornando sua aprendizagem mais significativa e contribuindo fortemente na consolidação dos conceitos estatísticos ensinados.


  • Mostrar Abstract
  • This paper brings the elaboration and application of a teaching proposal in the field of Statistics for students in the first year of High School, using the Project Based Learning methodology, and the LibreOffice Calc software. Thus, we first present the main facts and changes that have happened in basic education since the implantation of the National Curriculum Parameters (PCNs), and the consequences that were reflected in Brazil’s basic education up until the implantation of the New High School. The teaching proposal is performed in three steps, the first one is a conceptual view of descriptive Statistics’ topics, the second one aims to teach the LibreOffice Calc software, and the last one is practical, where students will apply their acquired knowledge and then elaborate and present a handwritten report on the developed projects. As a result of this teaching experience, and based on the performed tasks, we could find that the learning of descriptive Statistics’ concepts was effective in all of the three steps. In conclusion, the students understood the importance of transferring theoretical concepts into practical situations, making learning more significant, strongly contributing to consolidate their understanding of the statistical concepts that were taught.

3
  • ÉDER LUÍS TOSTES
  • A Conjectura 41: Uma Aproximação Assintótica para a Função Contagem de Primos−41

  • Orientador : JORGE ANDRES JULCA AVILA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • GABRIEL SILVA DE ANDRADE
  • GERMAN JESUS LOZADA CRUZ
  • JORGE ANDRES JULCA AVILA
  • JOSE ANGEL DAVALOS CHUQUIPOMA
  • Data: 12/12/2023

  • Mostrar Resumo
  • A Conjetura F de Hardy-Littlewood, proposta em 1922, refere que certas funções quadráticas geram infinitos números primos, e fornece uma relação assintótica para a função contagem de números primos. O presente trabalho expõe a Conjetura 41, que afirma que a função contagem de primos−41, gerados pelo polinômio de 2° grau v41(x) = x^2 + 81x + 41^2 , obtido através do n-quadrado Zeta, é assintoticamente igual a x/(A ln x+B) e verifica que no caso da conjetura ser verdadeira, o polinômio geraria infinitos números primos.


  • Mostrar Abstract
  • The Hardy-Littlewood F Conjecture, proposed in 1922, states that certain quadratic functions generate infinitely many prime numbers, and provides an asymptotic relationship for the counting function of prime numbers. The present work exposes Conjecture 41, which states that the function count of primes−41, generated by the 2nd degree polynomial v41(x) = x^2 + 81x + 41^2, obtained through the n-square Zeta, is asymptotically equal to x/(A ln x+B) and verifies that if the conjecture were true, the polynomial would generate infinitely many prime numbers.

4
  • ÉDER LUÍS TOSTES
  • A Conjectura 41: Uma Aproximação Assintótica para a Função Contagem de Primos−41

  • Orientador : JORGE ANDRES JULCA AVILA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • GABRIEL SILVA DE ANDRADE
  • GERMAN JESUS LOZADA CRUZ
  • JORGE ANDRES JULCA AVILA
  • JOSE ANGEL DAVALOS CHUQUIPOMA
  • Data: 12/12/2023

  • Mostrar Resumo
  • A Conjetura F de Hardy-Littlewood, proposta em 1922, refere que certas funções quadráticas geram infinitos números primos, e fornece uma relação assintótica para a função contagem de números primos. O presente trabalho expõe a Conjetura 41, que afirma que a função contagem de primos−41, gerados pelo polinômio de 2° grau v41(x) = x^2 + 81x + 41^2 , obtido através do n-quadrado Zeta, é assintoticamente igual a x/(A ln x+B) e verifica que no caso da conjetura ser verdadeira, o polinômio geraria infinitos números primos.


  • Mostrar Abstract
  • The Hardy-Littlewood F Conjecture, proposed in 1922, states that certain quadratic functions generate infinitely many prime numbers, and provides an asymptotic relationship for the counting function of prime numbers. The present work exposes Conjecture 41, which states that the function count of primes−41, generated by the 2nd degree polynomial v41(x) = x^2 + 81x + 41^2, obtained through the n-square Zeta, is asymptotically equal to x/(A ln x+B) and verifies that if the conjecture were true, the polynomial would generate infinitely many prime numbers.

2022
Dissertações
1
  • ROSILAINE DE FÁTIMA PEREIRA GOULART
  • Uso de ferramentas tecnológicas no ensino de Matemática: relato de uma experiência com o uso do software GeoGebra durante a pandemia e uma proposta de oficina para professores de Matemática
  • Orientador : ANDREIA MALACARNE
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ANDREA CRISTIANE DOS SANTOS DELFINO
  • ANDREIA MALACARNE
  • FRANCIS FÉLIX CÓRDOVA PUMA
  • Data: 21/07/2022

  • Mostrar Resumo
  • A crise gerada pela pandemia do novo coronavírus expôs algumas falhas na educação e a necessidade de transformação da realidade dos envolvidos, com vistas ao enfrentamento das barreiras criadas pelo ensino remoto, deixando um sinal claro de que é preciso usar a tecnologia como aliada para educar em qualquer lugar e circunstância. Dessa forma, o presente trabalho tem como objetivo discutir sobre o uso de tecnologias no ensino de Matemática e refletir sobre o preparo do professor de Matemática quanto ao uso de tecnologias em sua prática pedagógica. Será apresentado um estudo de caso, com o uso do software GeoGebra em uma turma no ensino médio. Ao fifinal, será apresentada uma proposta de oficina do software GeoGebra para professores de Matemática, como exemplo das potencialidades do uso de tecnologias como ferramentas auxiliadoras no ensino de Matemática.

  • Mostrar Abstract
  • The crisis generated by the pandemic of the new coronavirus exposed some failures in education and the need to transform the reality of those involved, with a view to facing the barriers created by remote teaching, leaving a clear sign that it is necessary to use technology as an ally to educate in any place and circumstance. Thus, the present work aims to discuss the use of technologies in the teaching of Mathematics and to reflect on the preparation of the Mathematics teacher regarding the use of technologies in their pedagogical practice. A case study will be presented, using the GeoGebra software in a high school class. At the end, a proposal for a GeoGebra software workshop for Mathematics teachers will be presented, as an example of the potential of the use of technologies as auxiliary tools in the teaching of Mathematics.
2
  • ROSILAINE DE FÁTIMA PEREIRA GOULART
  • Uso de ferramentas tecnológicas no ensino de Matemática: relato de uma experiência com o uso do software GeoGebra durante a pandemia e uma proposta de oficina para professores de Matemática
  • Orientador : ANDREIA MALACARNE
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ANDREA CRISTIANE DOS SANTOS DELFINO
  • ANDREIA MALACARNE
  • FRANCIS FÉLIX CÓRDOVA PUMA
  • Data: 21/07/2022

  • Mostrar Resumo
  • A crise gerada pela pandemia do novo coronavírus expôs algumas falhas na educação e a necessidade de transformação da realidade dos envolvidos, com vistas ao enfrentamento das barreiras criadas pelo ensino remoto, deixando um sinal claro de que é preciso usar a tecnologia como aliada para educar em qualquer lugar e circunstância. Dessa forma, o presente trabalho tem como objetivo discutir sobre o uso de tecnologias no ensino de Matemática e refletir sobre o preparo do professor de Matemática quanto ao uso de tecnologias em sua prática pedagógica. Será apresentado um estudo de caso, com o uso do software GeoGebra em uma turma no ensino médio. Ao fifinal, será apresentada uma proposta de oficina do software GeoGebra para professores de Matemática, como exemplo das potencialidades do uso de tecnologias como ferramentas auxiliadoras no ensino de Matemática.

  • Mostrar Abstract
  • The crisis generated by the pandemic of the new coronavirus exposed some failures in education and the need to transform the reality of those involved, with a view to facing the barriers created by remote teaching, leaving a clear sign that it is necessary to use technology as an ally to educate in any place and circumstance. Thus, the present work aims to discuss the use of technologies in the teaching of Mathematics and to reflect on the preparation of the Mathematics teacher regarding the use of technologies in their pedagogical practice. A case study will be presented, using the GeoGebra software in a high school class. At the end, a proposal for a GeoGebra software workshop for Mathematics teachers will be presented, as an example of the potential of the use of technologies as auxiliary tools in the teaching of Mathematics.
3
  • Vinícius Pena Marques
  • Introdução a séries temporais para o ensino fundamental II por meio de sequência didática.

  • Orientador : LUCIANE TEIXEIRA PASSOS GIAROLA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • LUCIANE TEIXEIRA PASSOS GIAROLA
  • CARLA REGINA GUIMARAES BRIGHENTI
  • GRAZIELA ROCHA DUTRA GOUVÊA
  • Data: 10/08/2022

  • Mostrar Resumo
  • Os gráficos e os dados estatísticos estão cada vez mais presentes em nosso dia a dia, gerando a necessidade cada vez maior de conhecimentos que permitam a compreensão das informações fornecidas por eles. Um dos grandes desafios para o ensino da matemática na educação básica é como torná-los mais acessíveis aos alunos de forma que consigam compreender essas informações, principalmente as divulgadas na mídia. Neste âmbito, a pandêmia da Covid 19 proporcionou a transmissão de informações por meio de gráficos de coluna e de linhas, conceitos de médias móveis e dados registrados ao longo do tempo. Tais assuntos não são muito explorados na educação básica e as relações com situações práticas ficam distantes dos alunos. Assim, este trabalho propõe uma sequência didática para trabalhar os  assuntos mencionados, além dos conceitos de série temporal, tendência e estacionariedade, com alunos do 9º ano do ensino fundamental. A proposta pretendeu apresentar os conceitos e exemplos contextualizados relacionados com a realidade a fim de proporcionar a compreensão de informações veiculadas na mídia. Espera-se que esta proposta possa auxiliar professores da educação básica no ensino de conteúdos de estatística abordados nas aulas de Matemática.


  • Mostrar Abstract
  • Graphs and statistical data are increasingly present in our daily life, generating an increasing need for knowledge that allows them to understand the information provided by them.One of the major challenges for teaching mathematics in basic education is how to make it more accessible to students so that they can understand this information, especially those disseminated in the media.In this context, the Covid 19 pandemic provided the transmission of information through column and line charts, concepts of moving averages and data recorded over time.Such subjects are not widely explored in basic education and relationships with practical situations are distant from students.Thus, this paper proposes a didactic sequence to work on the mentioned subjects, in addition to the concepts of time series, tendency and parking, with students of the 9th year of elementary school.The proposal aimed to present the concepts and contextualized examples related to reality in order to provide an understanding of information conveyed in the media. It is expected that this proposal can assist teachers of basic education in teaching statistical content addressed in mathematics classes.

4
  • Fernanda Cristine Guimarães Agostini
  • Metodologias ativas: uma proposta para o ensino de semelhança de triângulos

  • Orientador : FRANCINILDO NOBRE FERREIRA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • VIVIANE PARDINI VALERIO
  • FRANCINILDO NOBRE FERREIRA
  • SANDRO RODRIGUES MAZORCHE
  • Data: 19/08/2022

  • Mostrar Resumo
  • O presente trabalho apresenta algumas considerações sobre metodologias ativas e suas modalidades, no ensino da Matemática nos anos finais do ensino fundamental. As metodologias ativas se apresentam como estratégias pedagógicas, visando uma educação desafiadora, transformadora e significativa, em que o aluno ocupa o centro do processo de ensino como agente principal responsável e comprometido com a construção do conhecimento. O grande desafio do ensino da Matemática tem sido inserir o aluno como protagonista no processo de aprendizagem, neste sentido é apresentada uma proposta de introdução do conteúdo de Semelhança de Triângulos utilizando as metodologias ativas de sala de aula invertida, através de ferramenta de colaboração e a aprendizagem baseada em problemas.


  • Mostrar Abstract
  • The present work presents some considerations about the active methodologies and their modalities, in the teaching of Mathematics in the final years of elementary school. Active methodologies are presented as pedagogical strategies, aiming at a challenging, transformative and meaningful education, in which the student occupies the center of the teaching process as the main agent responsible and committed to the construction of knowledge. The great challenge of teaching Mathematics has been to insert the student as a protagonist in the learning process, in this sense, a proposal is presented to introduce the content of Similarity of Triangles using the active methodologies of the inverted classroom, through a collaboration tool and a problem-based learning.

5
  • MARIA GORETTI RESENDE
  • Proposta de ensino no conteúdo de Estatística elaborada nos moldes da BNCC

  • Orientador : JUAN CARLOS ZAVALETA AGUILAR
  • MEMBROS DA BANCA :
  • FERNANDA APARECIDA FERREIRA
  • JOSE ANGEL DAVALOS CHUQUIPOMA
  • JUAN CARLOS ZAVALETA AGUILAR
  • Data: 24/08/2022

  • Mostrar Resumo
  • A presente dissertação busca entender e refletir a elaboração da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), principalmente, as mudanças que ocorreram na área de Matemática na educação básica. Pretende-se levar o leitor à compreensão do processo histórico da elaboração da BNCC, desde a época da implantação dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), destacando, as consequências que tais mudanças refletiram na educação do país, a saber, as configurações da distribuição das habilidades que os estudantes devem desenvolver ao longo das etapas de ensino básico bem como a reformulação de metodologias e ferramentas de ensino, como por exemplo, a inserção de recursos tecnológicos, com o intuito de alcançar melhores resultados na aprendizagem de Matemática. Ademais, esta dissertação contempla, a partir da nova BNCC, a elaboração e posteriormente a aplicação, de uma proposta de ensino na área de Estatística para alunos do 1º ano do novo ensino médio. A proposta de ensino compreendeu várias etapas e teve como produto final a entrega, por parte de grupos de alunos, de um relatório manuscrito. Esta proposta também contempla uma aula no laboratório de computadores, incluindo o uso do software Calc. A análise dos resultados da aplicação da proposta de ensino apontou quais conteúdos de Estatística foram melhores assimilados bem como mostrou as dificuldades encontradas, pelos alunos que participaram desta experiência, na realização das atividades propostas, os quais foram amenizadas pelo uso do software Calc.


  • Mostrar Abstract
  • The present dissertation aims to understand and reflect upon the elaboration of the Base Nacional Comum Curricular (BNCC), primarily the changes that occurred in the area of Mathematics in Elementary School. We intend to make the reader comprehend the historical process of elaborating the BNCC, since the implantation of the Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), emphasizing the consequences of such changes in our country’s education, namely, the configuration of skill distribution that the students must develop throughout Elementary School, as well as the reformulation of methodologies and teaching devices, such as the insertion of technological resources, with the objective of reaching better results in the learning of Mathematics. In addition, this dissertation contemplates, from the new BNCC, the elaboration and further application of a teaching proposal in the area of Statistics for freshman students of the New High School. The teaching proposal comprehended many steps, having as final product a group work, in the form of a written report. This proposal also contemplates a class in the computer lab, including the usage of the Calc software. The analysis results of the apllication of the teaching proposal pinpointed which content of Statistics were better understood, as well as showed the challenges faced by the students who participated in the experience in the execution of the proposed activities, which were softened by the usage of the Calc software.

6
  • Camila Costa Maquiné
  • DESAFIOS DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA NO PERÍODO DE PANDEMIA CAUSADA PELA COVID-19

  • Orientador : ANDREA CRISTIANE DOS SANTOS DELFINO
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ALESSANDRA QUERINO DA SILVA
  • ANDREA CRISTIANE DOS SANTOS DELFINO
  • ANDREIA MALACARNE
  • Data: 26/08/2022

  • Mostrar Resumo
  • Este trabalho é composto por uma pesquisa bibliográfica de como iniciou a pandemia causada pelo vírus COVID-19 e a forma com que afetou a educação no Brasil, em particular no estado de Minas Gerais. Para tanto foi feito um levantamento bibliográfico dos anos de 2020 e 2021 com intuito de apontar as principais resoluções que normatizaram o ensino remoto, tal como a análise de alguns resultados já publicados a respeito do tema em questão. A segunda parte do trabalho é de caráter investigativo, onde através da aplicação de um questionário pretende-se sondar se os professores de matemática estavam preparados para esse modelo de ensino, quais foram suas dificuldades e limitações, sejam de cunho físico, emocional, financeiro, cognitivo ou social. Procuramos saber também como se adaptaram a esse novo sistema educacional, se algo mudou após mais de um ano atuando remotamente, como e se foi possível contornar os diferentes obstáculos que surgiram ao longo do tempo. Ademais, questionamos sobre qual foi o papel dos órgãos da educação, estadual e federal perante esses desafios e se deram o devido suporte aos professores de matemática.


  • Mostrar Abstract
  • This work is composed of a bibliographical research of how the pandemic caused by the COVID-19 virus started and the way in which it affected education in Brazil, in particular in the state of Minas Gerais, making a bibliographic survey of the years 2020 and 2021 and pointing out the main resolutions that regulated remote teaching, such as the analysis of results already published on the subject in question. The second part of the work is of an investigative nature, where through the application of a questionnaire it is intended to probe whether mathematics teachers were prepared for this teaching model, what were their difficulties and limitations, whether physical, emotional, financial, cognitive or social. We also tried to find out how they adapted to this new educational system, if something had changed after more than a year working remotely, how and if it was possible to overcome the different obstacles that arose over time. In addition, we asked about the role of state and federal education agencies in the face of these challenges and whether they gave due support to mathematics teachers.

7
  • MOISÉS SILVA ANDRADE
  • UMA PROPOSTA DE MODELAGEM DE DINÂMICA DE SISTEMAS AO ENSINO MÉDIO

  • Orientador : JOSE ANGEL DAVALOS CHUQUIPOMA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • COSME EUSTAQUIO RUBIO MERCEDES
  • JORGE ANDRES JULCA AVILA
  • JOSE ANGEL DAVALOS CHUQUIPOMA
  • Data: 29/08/2022

  • Mostrar Resumo
  • No presente trabalho abordamos a metodologia de Dinâmica de Sistemas como uma proposta de criação de conhecimento e metodologia do ensino de matemática. Usando conceitos de crescimento linear e exponencial amplamente estudada nas escolas, apresentamos e explicamos as compreensões acerca de conhecimento
    relacionado com o crescimento logístico, ainda não conhecido e não explorado nas escolas. Nosso objetivo principal de nossa pesquisa é sensibilizar aos professores e alunos para o fato de aplicar a metodologia dinâmica de sistemas, como ferramenta para amplar o raciocinio na criação de modelos, em particular modelos logísticos.
    Em situações normais, o ensino do modelo logístico é abordado na educação superior, o que resulta um desafio, explicitar a um aluno do ensino médio o entendimento e as características desse novo crescimento. Usando o software Vensim-PLE e a Dinâmica de Sistemas é possível criar conhecimento e simular a modelagem matemática desse crescimento, sem a necessidade de entrar na resolução matemática desse modelo, pois, a dinâmica do sistema é uma forma alternativa que não se baseia em equações diferenciais e relações de recorrência.
    Atividades didáticas são apresentadas para coletar dados de nossa pesquisa e analisar as vantagens e desvantagens da metodologia.


  • Mostrar Abstract
  • In the present work we will approach the methodology of System Dynamics as a proposal for the creation
    of knowledge and methodology for teaching mathematics. Using concepts of linear and exponential
    growth widely studied in schools, we present and explain the understandings about knowledge related
    to logistical growth, not yet known and not explored in schools. Our main objective of our research is to sensitize teachers and students to the fact of applying the dynamic methodology of systems, as a tool to broaden the reasoning in the creation of models, in particular logistic models. In normal situations, teaching the logistic model is addressed in higher education, which is a challenge, to explain to a high school student the understanding and characteristics of this new growth. Using Vensim-PLE software and System Dynamics, it is possible to create knowledge and simulate the mathematical modeling of this growth, without the need to enter into the mathematical resolution of this model, since system dynamics is an alternative form that is not based on equations
    differentials and recurrence relations. Didactic activities are presented to collect data from our research and analyze the advantages and disadvantages of the methodology.

8
  • Virgínia Moreira de Freitas
  • Solução Numérica da Dinâmica Temporal da Infecção do SARS-CoV-2: Tempestade de Citocinas

  • Orientador : JORGE ANDRES JULCA AVILA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • GERMAN JESUS LOZADA CRUZ
  • JORGE ANDRES JULCA AVILA
  • JUAN CARLOS ZAVALETA AGUILAR
  • Data: 30/08/2022

  • Mostrar Resumo
  • Neste trabalho apresentaremos um modelo matemático que descreve a dinâmica temporal da infecção do SARS-CoV-2 em seres humanos. WANG et al. (2020) elaboram um modelo matemático para a infeção do SARS-CoV-2, onde as células-alvo são os pneumócitos tipo 2 (alvo principal) e os linfócitos (alvo secundário). Em nosso modelo acrescentamos uma nova variável, a Interleucina 6 (IL-6) que é uma citocina pró-inflamatória e desempenha um papel fundamental na evolução da resposta imune inflamatória, a “tempestade de citocinas”, que causa a Síndrome do Desconforto Respiratório Agudo (SDRA). Além disso, está associado a um quadro clínico grave da COVID-19. A modelagem do problema é através de um sistema de equações diferenciais ordinárias de primeira ordem não-lineares, que é resolvido numericamente como um problema do valor inicial. Para a obtenção dos parâmetros envolvidos no modelo, usamos as informações da carga viral do trato respiratório inferior de pacientes que adquiriram a COVID-19 na Alemanha (WANG et al., 2020) e as que estão disponíveis em outras literaturas. Observa-se que a solução numérica do modelo matemático condiz com os dados clínicos disponíveis, em parte, de alguns pacientes. A importância de compreender esses mecanismos de ação do vírus, bem como a ação do sistema imunológico, nos trás evidências de como desenvolver estratégias de tratamento para combater a doença COVID-19.


  • Mostrar Abstract
  • In this work we will present a mathematical model that describes the temporal dynamics of SARS-CoV-2 infection in humans. WANG et al. (2020) elaborate a mathematical model for SARS-CoV-2 infection, where the target cells are type 2 pneumocytes (primary target) and lymphocytes (secondary target). In our model, we added a new variable, Interleukin 6 (IL-6), which is a pro-inflammatory cytokine and plays a key role in the evolution of the inflammatory immune response, the “cytokine storm”, which causes Discomfort Syndrome. Acute Respiratory Syndrome (ARDS). In addition, it is associated with a severe clinical condition of COVID-19. The problem is modeled through a system of nonlinear first order ordinary differential equations, which is numerically solved as an initial value problem. To obtain the parameters involved in the model, we used information on the viral load of the lower respiratory tract of patients who acquired COVID-19 in Germany (WANG et al., 2020) and those available in other literature. It is observed that the solution numerical model of the mathematical model is consistent with the clinical data available, in part, from some patients. The importance of understanding these mechanisms of action of the virus, as well as the action of the immune system, brings us evidence of how to develop treatment strategies to combat the disease COVID-19.

9
  • FELIPE JÚNIO SANTOS ALVES
  • Padrões Especiais de Números Primos através de Arranjos Geométricos: O n−triângulo de Quadrados

  • Orientador : JORGE ANDRES JULCA AVILA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • GERMAN JESUS LOZADA CRUZ
  • JORGE ANDRES JULCA AVILA
  • JOSE ANGEL DAVALOS CHUQUIPOMA
  • Data: 30/08/2022

  • Mostrar Resumo
  • A Matemática apresenta uma série de problemas em aberto, que instigam muitos estudiosos e amantes a encontrarem resoluções ou métodos que facilitem seu estudo. Apresentamos neste trabalho, um estudo acerca dos números primos; que destacam-se dentre os problemas mais recorrentes. Sabe-se que não existem fórmulas para comprovar se um número muito grande é ou não primo, ou que retorne apenas esses números. Entretanto, existem polinômios que expressam algumas sequências de números primos e algumas representações geométricas, tais como a espiral de Ulam e o n−quadrado Zeta, que dispõem sobre possíveis arranjos de números primos sobre os números naturais. Trataremos aqui, de algumas representações geométricas; que são maneiras específicas de dispor os números naturais em figuras da Geometria Plana, seguindo formas de preenchimento pré estabelecidas e definidas, e a partir de então, identificar sequências de números primos, relacionando-as com polinômios quadráticos. Propõe-se um estudo sobre estes métodos, bem como a importância de sua aplicação, como uma alternativa para abordagem dos números primos e o estudo dos mesmos. Não obstante, abordaremos assuntos inerentes ao entendimento do método, como uma breve abordagem sobre recorrências e polinômios, além de algumas observações históricas dos números primos.


  • Mostrar Abstract
  • Mathematics presents a series of open problems, which instigate many scholars and lovers to find solutions or methods that facilitate their study. We present in this work, a study about prime numbers; that stand out among the most recurrent problems. It is known that there are no formulas to prove whether or not a very large number is prime, or that only returns these numbers. However, there are polynomials that express some sequences of prime numbers and some geometric representations, such as the Ulam spiral and the n−square Zeta, which provide for possible arrangements of prime numbers over natural numbers. We will deal here with some geometric representations; which are specific ways of arranging the natural numbers in Plane Geometry figures, following pre-established and defined filling forms, and from then on, identifying sequences of prime numbers, relating them to quadratic polynomials. A study on these methods is proposed, as well as the importance of their application, as an alternative to approach prime numbers and their study. Nevertheless, we will address issues inherent to the understanding of the method, such as a brief approach to recurrences and polynomials, as well as some historical observations of prime numbers.

     
10
  • KENDERSON GEANE CORREA
  • A Inserção do Pensamento Computacional nas Aulas de Matemática no Ensino Básico

  • Orientador : JUAN CARLOS ZAVALETA AGUILAR
  • MEMBROS DA BANCA :
  • JORGE ANDRES JULCA AVILA
  • JUAN CARLOS ZAVALETA AGUILAR
  • SANTOS ALBERTO ENRIQUEZ REMIGIO
  • Data: 06/09/2022

  • Mostrar Resumo
  • Este trabalho visa estabelecer uma conexão entre a inserção do Pensamento Computacional no ensino fundamental e o ensino de Matemática, e tem como foco responder a seguinte interrogante: como o Pensamento Computacional, através de construções de algoritmos/fluxogramas e criações de sistemas digitais, pode contribuir para o ensino da Matemática, possibilitando o desenvolvimento das competências e habilidades previstas na Base Nacional Comum Curricular?  Para isso, uma sequência didática, formada por sete aulas, foi concebida e aplicada em uma turma do 6º do ensino fundamental II de uma escola pública da rede estadual de ensino da cidade de Divinópolis no estado de Minas Gerais. Por outro lado, foram realizadas entrevistas junto a professores de Matemática da rede pública de ensino sobre o tema abordado por esta dissertação. A sequência didática propõe levar conhecimentos específicos de Matemática bem como inserir de forma introdutória construções de algoritmos e fluxogramas, os quais serviram de base para a construção e compilação de um programa computacional envolvendo um tema matemático. Conforme os resultados das atividades propostas, os autores puderam verificar que os alunos se mostraram interessados pelos novos conhecimentos matemáticos e computacionais e não ofereceram resistência na assimilação dos conteúdos ministrados, pelo qual foi possível responder à questão levantada de forma assertiva. Entretanto, através das respostas dos professores, notou-se que ainda é preciso estreitar a distância que há entre as propostas relacionadas com o Pensamento Computacional, que trouxe a BNCC, e a prática docente. Nesse sentido, destaca-se que, para que a sua implantação aconteça de forma planejada e isonômica, em que os alunos e professores possam se apropriar adequadamente desses novos conhecimentos, é preciso investir, cada vez mais, na capacitação de professores, na reformulação dos currículos de formação profissional e na conscientização da contrapartida institucional.


  • Mostrar Abstract
  • This paper aims to establish a connection between the Insertion on Computational Thinking in elementary school and the teaching of Mathematics and focuses on answering the following question: how can Computational Thinking, through the construction of algorithms/flowcharts and creation of digital systems, contribute to the teaching of Mathematics, enabling the development of skills and abilities provided for the National Curriculum Common Base? For this, a didactic sequence, consisted of seven classes, was conceived and applied in a class of the 6th of elementary school II of a public school of the state school system of the city of Divinópolis in the state of Minas Gerais. On the other hand, interviews were carried out with Mathematics teachers from the public school system on the topic addressed by this dissertation. The didactic sequence proposes to take specific knowledge of Mathematics as well as insert in an introductory way constructions of algorithms and flowcharts, which serve as a basis for the construction and compilation of a computer program involving a mathematical theme. According to the results of the proposed activities, the authors were able to verify that the students were interested in the new mathematical and computational knowledge and did not offer resistance in the assimilation of the contents taught, through which it was possible to answer the question raised assertively. However, through the teachers' answers, it was noted that it is still necessary to narrow the distance between the proposals related to Computational Thinking, which brought the BNCC, and the teaching practice. In this sense, it is noteworthy that, for its implementation in a planned and isonomic way, in which students and teachers can properly appropriate this new knowledge, it is necessary to invest increasingly in teachers training the reformulation of the vocational training curricula and raising awareness of the institutional counterpart.

2021
Dissertações
1
  • ROBERTA PEREIRA MACIEL
  • Uma reflexão sobre o ensino de teoremas nas escolas

  • Orientador : VIVIANE PARDINI VALERIO
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ANDREIA MALACARNE
  • VIVIANE PARDINI VALERIO
  • WENDERSON MARQUES FERREIRA
  • Data: 23/02/2021

  • Mostrar Resumo
  • Este trabalho trata-se de uma reflexão, uma análise, sobre o Ensino de Matemática nas escolas brasileiras, mas especificamente sobre o ensino de teoremas, como eles são e podem ser trabalhados com os alunos do Ensino Básico . Iniciamos o trabalho estudando as três grandes escolas filosóficas matemáticas (Logicismo, Intuicionismo e Formalismo) do final do século XIX e início do século XX, o rigor matemático e os documentos norteadores do Ensino Básico no Brasil (Lei de Diretrizes e Bases da Educação, Parâmetros Curriculares Nacionais, Base Nacional Comum Curricular). Selecionamos alguns teoremas trabalhados no Ensino Básico para serem estudados, incluindo suas demonstrações e analisamos quais podem ser trabalhadas nas escolas. Verificamos também como alguns livros didáticos do Ensino Fundamental e do Médio trabalham esses teoremas. Finalizamos o trabalho propondo atividades (planos de aula para os dois níveis de ensino) envolvendo o importante exercício de verificação (prova) de resultados simples matemáticos.


  • Mostrar Abstract
  • This work is a reflection, an analysis on the Teaching of Mathematics in Brazilian schools, more specifically on the teaching of theorems, as they are and can be worked with the students of Basic Education. We started the work by studying the three great mathematical philosophical schools (Logicism, Intuitionism and Formalism) of the late 19th and early 20th centuries, the mathematical rigor and the guiding documents of Basic Education in Brazil (Law of Directives and Bases of Education, Parameters National Curricula, National Common Curricular Base). We selected some theorems worked on in Basic Education to be studied, including their demonstrations and analyzed which can be worked on in schools. We also see how some elementary and high school textbooks work with these theorems. We finished the work proposing activities (lesson plans for the two levels of education) involving an important exercise of verification (proof) of simple mathematical results.

2
  • GUSTAVO BATISTA NOGUEIRA
  • Matemática Financeira na Educação Básica: Uma introdução à Análise de Investimentos

  • Orientador : VIVIANE PARDINI VALERIO
  • MEMBROS DA BANCA :
  • VIVIANE PARDINI VALERIO
  • CARLA REGINA GUIMARAES BRIGHENTI
  • LUIZ GUSTAVO PERONA ARAÚJO
  • Data: 25/03/2021

  • Mostrar Resumo
  • Esta dissertação tem como objetivo destacar a importância da Matemática Financeira na formação básica dos alunos, trabalhando habilidades necessárias à tomada de decisões em operações de compra e venda e à análise de investimentos. Buscamos mostrar que algumas habilidades desenvolvidas no ensino básico servem de embasamento teórico a uma visão mais investigativa, que proporcione a construção de modelos e resolução de problemas, fornecendo condições à abordagem de conteúdos da Matemática Financeira que, geralmente, são trabalhados apenas no ensino superior. O desenvolvimento do trabalho nos levou ao estudo de dois dos principais métodos matemáticos utilizados na "Análise de Investimentos'' (Método do Valor Presente Líquido - VPL e Método da Taxa Interna de Retorno - TIR), fornecendo aos professores da educação básica subsídios necessários ao ensino inicial deste importante ramo da Matemática Financeira. O trabalho foi realizado através da descrição e análise matemática de cada uma das duas técnicas de análise de investimentos, e posterior estudo de algumas aplicações (trabalhadas algebricamente e com a calculadora financeira HP-12C). É importante ressaltar que toda a teoria matemática envolvida no trabalho alicerça-se na equivalência de capitais onde, através do deslocamento de capitais no tempo, desenvolvemos os dois métodos de análise de investimentos.


  • Mostrar Abstract
  • This dissertation aims to highlight the importance of Financial Mathematics in the basic formation of a student, working necessary skills to make decisions in purchase and sale operations and investment analysis. We seek to show that some skills developed in basic education serve as a theoretical basis for a more investigative vision, which provides the construction of models and problem solving, providing conditions for the approach to Financial Mathematics contents that, generally, are worked only in higher education. The development of the work led us to the study of two of the main mathematical methods used in the “Investment Analysis” (Net Present Value Method - NPV and Internal Rate of Return Method - TIR), providing to the basic education teachers necessary subsidies for initial teaching of this important branch of Financial Mathematics. The work was accomplished through the description and mathematical analysis of each of the two investment analysis techniques, and later study of some applications (worked algebraically and with the HP-12C financial calculator). It is important to stand out that the whole mathematical theory involved in the work is based on capital equivalence where, through the displacement of capital over time, we developed both methods of investment analysis.

3
  • EDER SILVA DE ANDRADE
  • Percepções sobre a Matemática Financeira de alunos dos anos finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, de duas escolas do Sul de Minas

  • Orientador : RONALDO RIBEIRO ALVES
  • MEMBROS DA BANCA :
  • RONALDO RIBEIRO ALVES
  • ANDREA CRISTIANE DOS SANTOS DELFINO
  • ROSICLER APARECIDA DE OLIVEIRA
  • Data: 12/05/2021

  • Mostrar Resumo
  • Sabe-se que a matemática financeira constitui uma das áreas da matemática com maior aplicabilidade e relevância na vida cotidiana de toda a população. Diante disso, o presente artigo tem como objetivo apresentar um breve contexto teórico e fazer um levantamento estatístico voltado para a aferição dos conhecimentos e atitudes de estudantes do ensino médio e fundamental de algumas escolas pública e privada de Coqueiral e Varginha, sul de Minas Gerais. Foi utilizada a metodologia de estudo de campo por meio da aplicação de questionários, por meio do Google Forms a partir dos quais advieram os dados apresentados. Os resultados apontam uma compreensão limitada dos estudantes com relação aos conhecimentos da matemática financeira, reforçando a necessidade de voltarmos nossa atenção para essa área da matemática que muitas vezes é trabalhada somente de maneira mecânica, sem um envolvimento contextualizado.

     


  • Mostrar Abstract
  • It is known that financial mathematics is one of the areas of mathematics with the greatest applicability and relevance in the daily life of the entire population. Therefore, this article aims to present a brief theoretical context and carry out a statistical survey aimed at measuring the knowledge and attitudes of high school and elementary school students from some public and private schools in Coqueiral and Varginha, southern Minas Gerais. The field study methodology was used through the application of questionnaires, through Google Forms from which the presented data came. The results point to a limited understanding of students in relation to their knowledge of financial mathematics, reinforcing the need to turn our attention to this area of mathematics that is often worked only mechanically, without contextualized involvement. 

4
  • THAÍS PRESOTTI DE ALMEIDA MACHADO
  • MODELAGEM MATEMÁTICA PARA PROFESSORES: UMA ABORDAGEM PRÁTICA PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA APLICÁVEL

  • Orientador : JOSE ANGEL DAVALOS CHUQUIPOMA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • COSME EUSTAQUIO RUBIO MERCEDES
  • JOSE ANGEL DAVALOS CHUQUIPOMA
  • JUAN CARLOS ZAVALETA AGUILAR
  • Data: 29/06/2021

  • Mostrar Resumo
  • Este trabalho tem como principal objetivo fazer uma reflexão sobre o uso da modelagem matemática como ferramenta didática. Usá-la como uma alternativa de metodologia ativa para o ensino de matemática na educação básica, buscando colocar o aluno como protagonista na construção de seu conhecimento. Através da interpretação matemática de problemas reais, tentamos fundamentar o processo de ensino-aprendizagem. O professor de matemática é convidado a verificar como pode ser feita a construção de um modelo matemático durante sua prática docente diante de dois exemplos destinados ao ensino médio: a modelagem das tarifas de telefonia móvel e a modelagem da propagação dos casos de COVID-19 no Brasil.


  • Mostrar Abstract
  • The main objective of this work is to reflect on the use of mathematical modeling as a didactic tool. We present it as an alternative active methodology for teaching mathematics in basic education, seeking to place the student as a protagonist in the construction of their knowledge. Through the mathematical interpretation of real problems, we try to support the teaching-learning process. The mathematics teacher is invited to verify how the construction of a mathematical model can be done during his teaching practice, in view of two examples for secondary education: the modeling of mobile phone rates and the modeling of the propagation of COVID-19 cases in the Brazil.

5
  • DIEGO MOREIRA MACIEL
  • Uma reflexão sobre a intradisciplinaridade entre geometria e àlgebra no ensino fundamental

  • Orientador : VIVIANE PARDINI VALERIO
  • MEMBROS DA BANCA :
  • FRANCINILDO NOBRE FERREIRA
  • VIVIANE PARDINI VALERIO
  • ÉDER MARINHO MARTINS
  • Data: 16/07/2021

  • Mostrar Resumo
  • O objetivo geral deste trabalho é refletir sobre a intradisciplinaridade natural entre álgebra e geometria

    nas escolas, mais especificamente como se dá a contribuição da geometria à álgebra e da álgebra à geometria

    no ensino fundamental - anos finais. No decorrer do trabalho, exploramos ao todo oito conteúdos matemáticos

    básicos, buscando perceber e destacar essa intradisciplinaridade. Exploramos também o software GeoGebra

    através de propostas de roteiros de atividades e relatamos uma vivência em sala de aula, com uma turma do

    oitavo ano. Esperamos despertar em nossos leitores, colegas professores, a percepção de que a álgebra e a

    geometria coexistem e que essa coexistência, bem trabalhada e evidenciada em nossas aulas, pode deixar

    a matemática muito mais interessante e prazerosa de se ensinar e aprender.


  • Mostrar Abstract
  • The general objective of this work is to reflect on the natural intradisciplinarity between algebra and geometry

    in schools, more specifically how geometry contributes to algebra and algebra to geometry in elementary school -

    final years. In the course of the work, we explored a total of eight basic mathematical contents, seeking to

    understand and highlight this intradisciplinarity. We also explored the GeoGebra software through proposed

    activity scripts and we report an experience in the classroom in an eighth grade class. We hope to awaken in our

    readers, fellow professors, the perception that algebra and geometry coexist and that this well-crafted coexistence,

    evidenced, in our classes can make mathematics much more interesting and pleasurable to teach and learn.

6
  • RICARDO VIEIRA LIMA
  • Cálculo Diferencial e Integral: aspectos da disciplina na formação do professor de Matemática e propostas de sequências didáticas para alunos de Ensino Médio

  • Orientador : ANDREIA MALACARNE
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ANDREA CRISTIANE DOS SANTOS DELFINO
  • ANDREIA MALACARNE
  • FRANCIS FÉLIX CÓRDOVA PUMA
  • Data: 21/07/2021

  • Mostrar Resumo
  • O Cálculo Diferencial e Integral é uma disciplina presente em diversos cursos de graduação, não somente das áreas das Ciências Exatas. Conteúdos específicos dessa disciplina são aplicados em diversas áreas do conhecimento, fornecendo relevantes contribuições científicas para a sociedade. Nos cursos de formações de professores de Matemática, essa disciplina é obrigatória. Diante desse fato, buscamos, neste trabalho, analisar o Cálculo Diferencial e Integral na formação do professor de Matemática. Para isso, realizamos um estudo dos documentos oficiais que orientam a implementação desses cursos, bem como trabalhos que tratam a respeito do Cálculo em cursos de graduação, em particular, nos cursos de licenciatura em Matemática. O Cálculo e o Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT) também foi objeto de investigação desse trabalho. Através do banco de dissertações do referido mestrado, selecionamos trabalhos de conclusão que tratam de tópicos dessa disciplina e fizemos um levantamento das principais características desses trabalhos. Por fim, é proposto, nesse trabalho, um material didático e sequências didáticas sobre Limite, Derivada e Integral, que podem subsidiar o professor de Matemática na elaboração de um projeto de ensino para os últimos anos do ensino básico. A ideia é que esse projeto envolva alunos que visam o ingresso em cursos de graduação na área de Ciências Exatas ou outros cursos que contemplem a disciplina Cálculo Diferencial e Integral.


  • Mostrar Abstract
  • Differential and Integral Calculus is a discipline present in several undergraduate courses, not only in the areas of Exact Sciences. Specific contents of this discipline are applied in several areas of knowledge, providing relevant scientific contributions to society. In Mathematics teacher education courses, this subject is mandatory. Given this fact, we intend to analyze in this work the Differential and Integral Calculus in the formation of the Mathematics teacher. For this, we carried out a study of the official documents that guide the implementation of these courses, as well as works that deal with Calculus in undergraduate courses, in particular, in Mathematics licentiate courses. The Calculus and Professional Masters Program in Mathematics in a National Network (PROFMAT) was also the object of investigation in this work. Through the dissertation list, we selected conclusion papers that deal with topics in this discipline and made a survey of the main characteristics of these papers. Finally, this work proposes didactic material and didactic sequences on Limit, Derivative and Integral, which can support the Mathematics teacher in the elaboration of a teaching project for the last years of basic education. The idea is that this project involves students who wants to enroll in undergraduate courses of exact sciences or other courses that include the Differential and Integral Calculus discipline.

7
  • ADRIANA MARTA DE SOUZA
  • INTRODUÇÃO AO CONTEÚDO DE SÉRIES TEMPORAIS POR MEIO DE ENSINO REMOTO: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA.

  • Orientador : LUCIANE TEIXEIRA PASSOS GIAROLA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • LUCIANE TEIXEIRA PASSOS GIAROLA
  • VIVIANE PARDINI VALERIO
  • REJANE CORREA DA ROCHA
  • GRAZIELA ROCHA DUTRA GOUVÊA
  • Data: 22/07/2021

  • Mostrar Resumo
  • O trabalho tem por finalidade o relato de experiência da introdução ao conteúdo de séries temporais, por meio do ensino remoto, com utilização de tecnologias digitais de informação e comunicação (TIDC's), para alunos do Mestrado profissional em Matemática em rede nacional (PROFMAT) da universidade Federal de São João del Rei, campus Santo Antônio. Foram realizadas, através da plataforma Google Meet, atividades síncronas online com abordagem do conteúdo e apresentação de diversos exemplos de séries reais. Foi previamente apresentado um guia pedagógico aos dezesseis alunos participantes, contendo as informações necessárias para o desenvolvimento do ensino. As atividades foram planejadas utilizando apresentação de slides e as plataformas Kahoot, Google Forms e Mentimeter para o desenvolvimento, respectivamente, de quizz, questionários e nuvem de palavras. Também foi utilizado o software GRETL para a análise exploratória das séries temporais reais. A maioria dos alunos considerou que foi bom participar das atividades, bem como foi boa a abordagem do conteúdo por meio de aulas online. Os conceitos de tendência e sazonalidade foram os mais bem compreendidos e a maior dificuldade foi compreender o teste de hipótese apresentado para avaliar a estabilidade da variância de uma série. Por fim, considero que as atividades contribuíram para enriquecer o conhecimento dos alunos, ampliando a capacidade de compreensão de dados reais que se caracterizam como séries temporais; que o uso das TIDC's foi motivador e contribuiu para o entendimento do conteúdo. 


  • Mostrar Abstract
  • The purpose of this work is to report the experience of introducing the content of time series, through remote teaching, using digital information and communication technologies (TIDC's), for students of the Professional Master's Degree in Mathematics in national network (PROFMAT) of the Federal University of São João del Rei, Santo Antônio campus. Synchronous online activities were carried out through the Google Meet platform, approaching the content and presenting several examples of real series. A pedagogical guide was previously presented to the sixteen participating students, containing the necessary information for the development of teaching. The activities were planned using slideshow and Kahoot, Google Forms and Mentimeter platforms for the development of quizzes, questionnaires and word cloud, respectively. GRETL software was also used for exploratory analysis of real time series. Most students considered that it was good to participate in the activities, as well as the approach to the content through online classes. The concepts of trend and seasonality were the best understood and the greatest difficulty was to understand the hypothesis test presented to assess the stability of the variance of a series. Finally, I believe that the activities contributed to enriching students' knowledge, expanding their ability to understand real data that are characterized as time series; that the use of TIDC's was motivating and contributed to the understanding of the content.

8
  • CAYO CÉSAR VIANA DE LIMA
  • DESEMPENHO DE ESTUDANTES DO ESTADO DE MINAS GERAIS NO EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO DE 2019 CONSIDERANDO VARIAÇÕES SOCIOECONÔMICAS

  • Orientador : CARLA REGINA GUIMARAES BRIGHENTI
  • MEMBROS DA BANCA :
  • CARLA REGINA GUIMARAES BRIGHENTI
  • EVERTON LUIZ DE PAULA
  • VIVIANE PARDINI VALERIO
  • Data: 26/07/2021

  • Mostrar Resumo
  • Este estudo verifica o desempenho geral dos estudantes concluintes do Ensino Médio no ano de 2019 provenientes de escolas do Estado de Minas Gerais no Exame Nacional do Ensino Médio, o ENEM. Por meio dos dados fornecidos pelo Instituto de Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - INEP, lançou-se mão da estatística descritiva considerando as seguintes variáveis: dependência administrativa escolar, sexo, raça, renda, escolaridade dos pais, notas a fim de relacioná-las ao desempenho desses estudantes conforme o perfil socioeconômico. Ao todo, contabilizam-se as notas de 91540 alunos de escolas particulares, federais, estaduais, municipais e dos Colégios Tiradentes da Polícia Militar (CTPM). Os dados apontam que, apesar de a maioria dos estudantes que realizaram o ENEM 2019 e que concluíram o Ensino Médio neste mesmo ano, serem matriculados nas escolas estaduais, estas instituições apresentaram as menores médias em todas as áreas de conhecimento da prova. A média das notas das escolas particulares, por sua vez, foi superior a todas as outras instituições em todas as áreas e segue um padrão nacional. A investigação evidencia como as variações socioeconômicas contribuem para um quadro mais amplo por meio do qual as desigualdades constituem barreiras para a melhoria do desempenho escolar e para a democratização do ensino no Brasil.


  • Mostrar Abstract
  • This study verifies the general performance of high school graduates in 2019 from schools in the State of  Minas Gerais in the Exame Nacional do Ensino Médio, the ENEM. Through data provided by the Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - INEP, descriptive statistics were used considering the following variables: school administrative dependence, gender, race, income, parents' education, grades in order to relate them to the performance of these students according to their socioeconomic profile. Altogether, the grades of 91540 students from private, federal, state and municipal schools and from the Military Police Tiradentes Schools (CTPM) are counted. The data show that, although most students who took the ENEM 2019 and who completed high school in the same year are enrolled in state schools, these institutions had the lowest averages in all areas of knowledge of the test. The average of the grades of private schools, in turn, was superior to all other institutions in all areas and follows a national standard. The investigation shows how socioeconomic variations contribute to a broader framework through which inequalities constitute barriers to improving school performance and to the democratization of education in Brazil.

9
  • MARCO AURÉLIO NOGUEIRA LEÃO
  • UMA DECADA DE QUESTÕES DE ESTATÍSTICA E PROBABILIDADE NO ENEM: ANÁLISE DAS PROVAS E DAS PRÁTICAS DE ENSINO

  • Orientador : CARLA REGINA GUIMARAES BRIGHENTI
  • MEMBROS DA BANCA :
  • CARLA REGINA GUIMARAES BRIGHENTI
  • LUCIANE TEIXEIRA PASSOS GIAROLA
  • EVERTON LUIZ DE PAULA
  • Data: 28/07/2021

  • Mostrar Resumo
  • Somente com o surgimento dos Parâmetros Curriculares Nacionais em 1997, os conteúdos de Estatística, Probabilidade e Combinatória foram inseridos no currículo da Educação Básica, sendo que incialmente foi apenas para os anos iniciais do Ensino Fundamental, em 1998 para os anos finais do Ensino Fundamental e, em 1999 para o Ensino Médio. No entanto, observa-se que ainda há uma lacuna no ensino probabilístico e estatístico, mais especificamente nas duas primeiras séries do Ensino Médio, que tem reflexo direto nos resultados no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Este estudo teve por objetivo analisar quantitativamente as questões relacionadas à probabilidade e estatística envolvidas na prova de Matemática e suas tecnologias do ENEM, entre os anos de 2009 a 2019, conforme a abordagem das habilidades e competências. Foi também aplicado um questionário a professores de matemática do ensino médio com a finalidade de auxiliar na compreensão de como as práticas docentes têm se organizado em relação ao ensino de questões associadas à Probabilidade, Estatística e Cálculo Combinatório. Ao longo do estudo pode-se compreender que é fundamental que as escolas devem capacitar os alunos do ensino básico, para a realização deste exame, criando novas estratégias de ensino que possam favorecer o desenvolvimento das habilidades de probabilidade e estatística. Tendo em vista os resultados apresentados nesse trabalho, percebe-se uma quantidade considerável de questões de Estatística, Probabilidade nas provas do ENEM, e com isso a importância de que tais assuntos sejam tradados de forma ainda mais atenciosa no ensino básico, principalmente em todo o ensino médio.


  • Mostrar Abstract
  • Only with the emergence of the National Curriculum Parameters in 1997, the contents of Statistics, Probability and Combinatorics were included in the Basic Education curriculum, initially only for the early years of Elementary School, in 1998 for the final years of Education Elementary and in 1999 for High School. However, it is observed that there is still a gap in probabilistic and statistical education, more specifically in the first two grades of high school, which has a direct impact on the results of the National High School Exam (ENEM). This study aimed to quantitatively analyze the issues related to probability and statistics involved in the ENEM Mathematics test and its technologies, from 2009 to 2019, according to the skills and competences approach. A questionnaire was also applied to high school mathematics teachers in order to help them understand how teaching practices have been organized in relation to the teaching of issues associated with Probability, Statistics and Combinatorial Calculus. Throughout the study, it can be understood that it is essential that schools should train basic education students to take this exam, creating new teaching strategies that can favor the development of probability and statistics skills. In view of the results presented in this work, there is a considerable amount of issues of Statistics, Probability in ENEM tests, and with it the importance that such matters are dealt with even more carefully in basic education, especially throughout the high school.

10
  • MARCO AURÉLIO NOGUEIRA LEÃO
  • ANÁLISE DAS QUESTÕES DE ESTATÍSTICA E PROBABILIDADE NO ENEM ENTRE 2009 E 2019

  • Orientador : CARLA REGINA GUIMARAES BRIGHENTI
  • MEMBROS DA BANCA :
  • CARLA REGINA GUIMARAES BRIGHENTI
  • LUCIANE TEIXEIRA PASSOS GIAROLA
  • EVERTON LUIZ DE PAULA
  • Data: 28/07/2021

  • Mostrar Resumo
  • Somente com o surgimento dos Parâmetros Curriculares Nacionais em 1997, os conteúdos de Estatística, Probabilidade e Combinatória foram inseridos no currículo da Educação Básica, sendo que incialmente foi apenas para os anos iniciais do Ensino Fundamental, em 1998 para os anos finais do Ensino Fundamental e, em 1999 para o Ensino Médio. No entanto, observa-se que ainda há uma lacuna no ensino probabilístico e estatístico, mais especificamente nas duas primeiras séries do Ensino Médio, que tem reflexo direto nos resultados no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Este estudo teve por objetivo analisar quantitativamente as questões relacionadas à probabilidade e estatística envolvidas na prova de Matemática e suas tecnologias do ENEM, entre os anos de 2009 a 2019, conforme a abordagem das habilidades e competências. Foi também aplicado um questionário a professores de matemática do ensino médio com a finalidade de auxiliar na compreensão de como as práticas docentes têm se organizado em relação ao ensino de questões associadas à Probabilidade, Estatística e Cálculo Combinatório. Ao longo do estudo pode-se compreender que é fundamental que as escolas devem capacitar os alunos do ensino básico, para a realização deste exame, criando novas estratégias de ensino que possam favorecer o desenvolvimento das habilidades de probabilidade e estatística. Tendo em vista os resultados apresentados nesse trabalho, percebe-se uma quantidade considerável de questões de Estatística, Probabilidade nas provas do ENEM, e com isso a importância de que tais assuntos sejam tradados de forma ainda mais atenciosa no ensino básico, principalmente em todo o ensino médio.


  • Mostrar Abstract
  • Only with the emergence of the National Curriculum Parameters in 1997, the contents of Statistics, Probability and Combinatorics were included in the Basic Education curriculum, initially only for the early years of Elementary School, in 1998 for the final years of Education Elementary and in 1999 for High School. However, it is observed that there is still a gap in probabilistic and statistical education, more specifically in the first two grades of high school, which has a direct impact on the results of the National High School Exam (ENEM). This study aimed to quantitatively analyze the issues related to probability and statistics involved in the ENEM Mathematics test and its technologies, from 2009 to 2019, according to the skills and competences approach. A questionnaire was also applied to high school mathematics teachers in order to help them understand how teaching practices have been organized in relation to the teaching of issues associated with Probability, Statistics and Combinatorial Calculus. Throughout the study, it can be understood that it is essential that schools should train basic education students to take this exam, creating new teaching strategies that can favor the development of probability and statistics skills. In view of the results presented in this work, there is a considerable amount of issues of Statistics, Probability in ENEM tests, and with it the importance that such matters are dealt with even more carefully in basic education, especially throughout the high school.

11
  • ANA PAULA SOUSA
  • UMA EXPERIÊNCIA DO USO DO APLICATIVO ESTATÍSTICA EASY COMO FERRAMENTA DE APOIO NO ENSINO DE TÓPICOS DE ESTATÍSTICA E PERCEPÇÕES DOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA DA EDUCAÇÃO BÁSICA E ALUNOS DO
    ENSINO MÉDIO RELACIONADAS AO USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO

  • Orientador : ANDREA CRISTIANE DOS SANTOS DELFINO
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ANDREA CRISTIANE DOS SANTOS DELFINO
  • ANDREIA MALACARNE
  • ALESSANDRA QUERINO DA SILVA
  • Data: 30/07/2021

  • Mostrar Resumo
  • Devido a situação a situação de pandemia causada pela Covid-19, os professores precisaram se reinventar em suas atividades e os alunos precisaram se adaptar a nova realidade. Em relação a educação, que teve suas atividades suspensas, muitas dúvidas de como oferecer um ensino eficiente surgiu. Atrelado a isso, também ficou exposto a fragilidade do sistema educacional, despreparado tecnologicamente para atender a todos. Neste contexto, o uso de tecnologias passou a ser fundamental para a execução da prática de ensino. Sendo assim, neste trabalho buscou-se entender as percepções dos professores de matemática e alunos do ensino médio relacionadas ao uso de tecnologias digitais de informação e comunicação como ferramenta de apoio no ensino de tópicos de estatística, analisadas em uma escola pública estadual do município de Divinópolis-MG. Para obter as informações necessárias, foi feito um levantamento de dados dos professores de matemática e de alunos de uma escola pública estadual. Foi possível notar que inicialmente os professores não tinham as habilidades necessárias para a condução das aulas, sendo necessário uma rápida busca de qualificação. Os alunos consideram o uso da tecnologia importante como ferramenta de apoio no ensino, mas referem as aulas presencias.


  • Mostrar Abstract
  • Due to the situation and the pandemic situation caused by Covid-19, teachers needed to reinvent themselves in their activities and students needed to adapt to the new reality. Regarding education, which had its activities suspended, many doubts arose about how to offer efficient teaching. Linked to this, it was also exposed to the fragility of the educational system, technologically unprepared to serve everyone. In this context, the use of technologies became essential for the execution of teaching practice. Thus, this work sought to understand the perceptions of mathematics teachers and high school students related to the use of digital information and communication technologies as a support tool in the teaching of statistics topics, analyzed in a state public school in the city of Divinopolis-MG. To obtain the necessary information, a survey of data on mathematics teachers and students from a state public school was carried out. It was possible to notice that initially the teachers did not have the necessary skills to conduct the classes, requiring a quick search for qualification. Students consider the use of technology to be important as a support tool in teaching, but refer to in-person classes.

12
  • VALDEMIR MARTINS FILHO
  • METODOLOGIAS ATIVAS E UMA POSSIBILIDADE DE USO NO ENSINO MÉDIO

  • Orientador : FRANCINILDO NOBRE FERREIRA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • FRANCINILDO NOBRE FERREIRA
  • SANDRO RODRIGUES MAZORCHE
  • VIVIANE PARDINI VALERIO
  • Data: 13/08/2021

  • Mostrar Resumo
  • Tendo em vista os diversos problemas enfrentados no ensino de matemática e suas consequências, surge a necessidade pela busca de atualização, inovação e estudo de procedimentos voltados para ferramentas de ensino. Neste cenário, investigações relacionadas às outras práticas pedagógicas têm conceituado metodologias ativas como uma proposta possivelmente viável na busca por melhorias no aprendizado. Neste sentido, este estudo objetiva discutir a importância de metodologias ativas, refletir a necessidade de atualização e complementação das práticas atuais, descrever os benefícios derivados de práticas ativas, identificar quais fatores atrelados aos métodos contribuem no processo, realizar estudo de ações que estão sendo abordadas e por fim propor possibilidades de execução no ensino médio, em especial na disciplina de matemática, mais especificamente no ensino de funções. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica de caráter investigativo com o intuito de verificar os possíveis benefícios dessas metodologias ativas. Os resultados apontam que  a implementação de práticas ativas no processo de ensino e aprendizagem, contribuem positivamente na formação social e profissional do discente, aumenta a representatividade da escola enquanto espaço de formação, eleva os níveis de consolidação dos conteúdos além de promover melhores condições de trabalho. E deste modo, podem proporcionar a melhores resultados no processo de aprendizagem, assim como promover maior satisfação aos envolvidos no meio educacional.


  • Mostrar Abstract
  • In view of the serious problems faced in the teaching of mathematics and its consequences, there is a need for the search for updating, innovation and the study of procedures aimed at teaching tools. In this scenario, investigations related to new pedagogical practices have conceptualized active methodologies as a viable proposal in the search for better results. Therefore, this study aims to discuss the importance of active methodologies. Therefore, it is essential to discuss the need to update and complement current practices, describe the benefits derived from active practices, identify which factors linked to the methods contribute to the process, carry out a study of actions that are being addressed and finally propose possibilities for implementation in the high school, especially in the subject of mathematics. Thus, a bibliographic research was used as a method of collecting information, using materials developed by scholars in the area. From the analysis of the studies carried out, it appears that the implementation of active practices in the teaching and learning process, contributes positively to the social and professional training of the student, increases the representativeness of the school as a space for training, raises the levels of consolidation of content and promote better working conditions. Such results impose the observation that the adoption of active methodologies can favor the achievement of better results, as well as promoting greater satisfaction for those involved in the educational environment.

13
  • CÉLIA MARIA SOUZA
  • Simetrias no Triângulo de Pascal

  • Orientador : FABIO ALEXANDRE DE MATOS
  • MEMBROS DA BANCA :
  • FABIO ALEXANDRE DE MATOS
  • FRANCINILDO NOBRE FERREIRA
  • SILVIO ANTONIO BUENO SALGADO
  • Data: 13/08/2021

  • Mostrar Resumo
  • O trabalho apresenta uma reunião das principais propriedades do Triângulo de Pascal, bem como suas demonstrações. Começamos com um pouco da História de Pascal, sua vida e seus feitos no campo científico indo até algumas propriedades não elementares como o Teorema de Fong, o Pequeno Teorema de Hóquei e Puckl e a Propriedade da Estrela de Davi. Fizemos uma associações do Teorema de Davi com polígonos e trabalhamos com simetrias dentro do Triângulo de Pascal. Fizemos uma associação do conteúdo visto no trabalho com uma maneira de usar a interdisciplinaridade para seu estudo e ao final deixamos uma sugestão de atividade para ser trabalhada em sala de aula no ensino médio.


  • Mostrar Abstract
  • This work makes a compilation of several Pascal?s Triangle properties, as well as their demonstrations. We begin with a little bit of the history of Pascal, their life, and their work in the scientific field, going to some no elementary properties of Fong?s Theorem, the Little Theorem of Hóquei, and Puckl and the Properties of the Davi?s Star. We made an association of Davi?s Theorem with polygons and work the symmetries inside Pascal?s Triangle. Furthermore, we did an association of work?s content and a way to use the interdisciplinarity for their study. Finally, we have a suggestion for classroom activity to be worked with high school students.

14
  • HELIANE SANTOS PENHA
  • Resolução de Sistemas Lineares e sua Aplicabilidade no Ensino Médio

  • Orientador : JUAN CARLOS ZAVALETA AGUILAR
  • MEMBROS DA BANCA :
  • JUAN CARLOS ZAVALETA AGUILAR
  • JOSE ANGEL DAVALOS CHUQUIPOMA
  • SANTOS ALBERTO ENRIQUEZ REMIGIO
  • Data: 13/08/2021

  • Mostrar Resumo
  • Este trabalho aborda uma perspectiva para resolução de sistemas lineares e sua aplicabilidade no Ensino Médio, em que é dada ênfase ao estudo da existência e unicidade de soluções de sistemas lineares bem como as técnicas analíticas e numéricas para encontrar soluções, caso existam, através de métodos como:  Eliminação Gaussiana, Fatoração , Método de Jacobi, Método de Gauss-Seidel bem como analisar-se-á as técnicas de resolução de sistemas lineares mais comuns nas escolas de Ensino Médio. Dessa forma, este trabalho tem por objetivo apontar a importância do ensino de sistemas lineares no ensino médio e contribuir no sentido de tornar estes conteúdos matemáticos mais significativos para os alunos. A ideia principal defendida no presente trabalho é que, quando expostos a situações desafiadoras, os alunos sentem a necessidade de aprender novas técnicas e ferramentas matemáticas, que proporcionam o domínio de habilidades e competências que podem ser aplicadas situações do cotidiano. A necessidade de aprender um novo conteúdo deve partir dos próprios alunos, a partir do momento que forem colocados frente a uma situação que os desafie e motive. Assim pois, trata-se de uma proposta para o ensino de sistemas de equações lineares em que são apresentados tópicos contemplados na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do Ensino Médio bem como complementar este assunto com outros métodos analíticos e numéricos, de maneira que o estudante tenha uma visão mais ampla sobre a gama de métodos e problemas que podem ser contemplados. Para isso, é proposto um plano de aulas em que são apresentadas as principais ferramentas teóricas, bem como a solução de problemas contextualizados através de diferentes técnicas analíticas e numéricas.


  • Mostrar Abstract
  • This work approaches a perspective for solving linear systems and its applicability in high school, where emphasis is given to the study of the existence and uniqueness of solutions of linear systems as well as analytical and numerical techniques to find solutions, if any, through methods such as: Gaussian elimination, LU factorization, Jacobi method, Gauss-Seidel method. It will also analyze the most common techniques for solving linear systems in high schools. Thus, this work aims to point out the importance of teaching linear systems in high school and to contribute towards making this mathematical content more meaningful to students. The main idea defended in this paper is that when exposed to challenging situations, students feel the need to learn new mathematical techniques and tools, which provide the mastery of skills and competencies that can be applied to everyday situations. The need to learn a new content should come from the students themselves, as soon as they are faced with a situation that challenges and motivates them. Thus, this is a proposal for the teaching of systems of linear equations in which topics contemplated in the Common National Curricular Base (BNCC) of high school are presented as well as complement this subject with other analytical and numerical methods, so that the student has a broader view of the range of methods and problems that can be contemplated. For this, a lesson plan is proposed in which the main theoretical tools are presented, as well as the solution of contextualized problems through different analytical and numerical techniques.

15
  • HELIANE SANTOS PENHA
  • Resolução de Sistemas Lineares e sua Aplicabilidade no Ensino Médio

  • Orientador : JUAN CARLOS ZAVALETA AGUILAR
  • MEMBROS DA BANCA :
  • JOSE ANGEL DAVALOS CHUQUIPOMA
  • JUAN CARLOS ZAVALETA AGUILAR
  • SANTOS ALBERTO ENRIQUEZ REMIGIO
  • Data: 13/08/2021

  • Mostrar Resumo
  • Este trabalho aborda uma perspectiva para resolução de sistemas lineares e sua aplicabilidade no Ensino Médio, em que é dada ênfase ao estudo da existência e unicidade de soluções de sistemas lineares bem como as técnicas analíticas e numéricas para encontrar soluções, caso existam, através de métodos como:  Eliminação Gaussiana, Fatoração , Método de Jacobi, Método de Gauss-Seidel bem como analisar-se-á as técnicas de resolução de sistemas lineares mais comuns nas escolas de Ensino Médio. Dessa forma, este trabalho tem por objetivo apontar a importância do ensino de sistemas lineares no ensino médio e contribuir no sentido de tornar estes conteúdos matemáticos mais significativos para os alunos. A ideia principal defendida no presente trabalho é que, quando expostos a situações desafiadoras, os alunos sentem a necessidade de aprender novas técnicas e ferramentas matemáticas, que proporcionam o domínio de habilidades e competências que podem ser aplicadas situações do cotidiano. A necessidade de aprender um novo conteúdo deve partir dos próprios alunos, a partir do momento que forem colocados frente a uma situação que os desafie e motive. Assim pois, trata-se de uma proposta para o ensino de sistemas de equações lineares em que são apresentados tópicos contemplados na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do Ensino Médio bem como complementar este assunto com outros métodos analíticos e numéricos, de maneira que o estudante tenha uma visão mais ampla sobre a gama de métodos e problemas que podem ser contemplados. Para isso, é proposto um plano de aulas em que são apresentadas as principais ferramentas teóricas, bem como a solução de problemas contextualizados através de diferentes técnicas analíticas e numéricas.


  • Mostrar Abstract
  • This work approaches a perspective for solving linear systems and its applicability in high school, where emphasis is given to the study of the existence and uniqueness of solutions of linear systems as well as analytical and numerical techniques to find solutions, if any, through methods such as: Gaussian elimination, LU factorization, Jacobi method, Gauss-Seidel method. It will also analyze the most common techniques for solving linear systems in high schools. Thus, this work aims to point out the importance of teaching linear systems in high school and to contribute towards making this mathematical content more meaningful to students. The main idea defended in this paper is that when exposed to challenging situations, students feel the need to learn new mathematical techniques and tools, which provide the mastery of skills and competencies that can be applied to everyday situations. The need to learn a new content should come from the students themselves, as soon as they are faced with a situation that challenges and motivates them. Thus, this is a proposal for the teaching of systems of linear equations in which topics contemplated in the Common National Curricular Base (BNCC) of high school are presented as well as complement this subject with other analytical and numerical methods, so that the student has a broader view of the range of methods and problems that can be contemplated. For this, a lesson plan is proposed in which the main theoretical tools are presented, as well as the solution of contextualized problems through different analytical and numerical techniques.

2020
Dissertações
1
  • JORGE LUIZ BARBOSA
  • UMA NOVA TÉCNICA PARA  O ENSINO DE GRÁFICO DE FUNÇÃO

  • Orientador : JORGE ANDRES JULCA AVILA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • JORGE ANDRES JULCA AVILA
  • JUAN CARLOS ZAVALETA AGUILAR
  • SANTOS ALBERTO ENRIQUEZ REMIGIO
  • Data: 05/02/2020

  • Mostrar Resumo
  • Aexp eriênciacomoProfessordeMatemáticadoEnsinoMédioedecursinhospré-vestibularepré-enemp ermitira-meentenderasdiculdadesquemuitosalunosp ossuemnaconstruçãodegrácosdefunçõ es.Oob jetivoprincipaldestetrabalhoéoferecerumatécnicaquep ossibiliteaconstruçãodegrácosdefunçõ escommaisfacilidade,quep o deráserutilizadocomomaterialcomplementaraoslivrosdidáticosadotadosp elosprofessores.Paratanto,seráfeitoumestudosimplesdestesgrácos,partindodasdeniçõ esdeconjuntosatéadeniçãodefunçãoreal,apresentandotamb émasdeniçõ esdefunçõ escanônicasedualcanônicas.Paraoesb o çodasfunçõ esapresen-tadas,serãoanalisadasasfunçõ esmaissimples,transformandoseusgrácosatravésdetranslaçõ esefechamentoouab ertura,atéaconfecçãodoesb o çonaldosgrácos.Comoresultado,temosumanovatécnicaparaelab oraçãodegrácodefunção.


  • Mostrar Abstract
  • -

2
  • JULIO CÉSAR MIRANDA MARTINS
  • Uma abordagem sobre o ensino de Matemática via Resolução de Problemas

  • Orientador : FRANCINILDO NOBRE FERREIRA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • FRANCINILDO NOBRE FERREIRA
  • SANDRO RODRIGUES MAZORCHE
  • VIVIANE PARDINI VALERIO
  • Data: 20/02/2020

  • Mostrar Resumo
  • A Resolução de Problemas tem sido objeto de reflexão ao longo das últimas décadas. Assim, este trabalho tem como objetivo principal discutir o ensino de Matemática via Resolução de Problemas. Nos apoiamos, principalmente, em Polya (2006), considerado pela literatura o “pai da Resolução de Problemas”, e nos documentos oficiais que regem o ensino de Matemática no Brasil (BNCC, CBCs e PCNs). Queremos “incentivar a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para examinar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base na interdisciplinaridade” (BRASIL, 2018) e, nesse contexto, ratificar que “problema algum fica completamente esgotado” (POLYA, 2006). Por fim, incentivamos a utilização de recursos computacionais como forma de oferecer mais significado aos problemas e novos argumentos para as discussões já existentes sobre o tema.


  • Mostrar Abstract
  • Problem Solving has been the subject of reflection over the past few decades. Thus, this work has as main objective to discuss the teaching of Mathematics through Problem Solving. We rely mainly on Polya (2006), considered by literature as the “father of Problem Solving”, and on the official documents that govern the teaching of Mathematics in Brazil (BNCC, CBCs and PCNs). We want to “encourage research, reflection, critical analysis, imagination and creativity, to examine causes, develop and test hypotheses, formulate and solve problems and create solutions (including technological ones) based on interdisciplinarity” (BRAZIL, 2018) and, in this context, ratify that “no problem is completely exhausted” (POLYA, 2006). Finally, we encourage the use of computational resources as a way to offer more meaning to problems and new arguments for existing discussions on the theme.

3
  • BRYAN ROBSON DIAS
  • XADREZ NAS AULAS DE MATEMÁTICA

  • Orientador : RONALDO RIBEIRO ALVES
  • MEMBROS DA BANCA :
  • RONALDO RIBEIRO ALVES
  • FRANCINILDO NOBRE FERREIRA
  • ANDREZA CRISTINA BEEZAO MOREIRA
  • Data: 26/02/2020

  • Mostrar Resumo
  • O objetivo deste estudo é apresentar o xadrez como uma ferramenta eficaz para as aulas de Matemática sendo o mesmo um instrumento pedagógico capaz de auxiliar o aprendizado. Este popular passatempo encontrou espaço entre todos os níveis de formação e idade. Assim, ao longo da última década, surgiu o movimento internacional de "xadrez escolar".

    Ele agora é visto não apenas como um jogo de tabuleiro competitivo: é um domínio no qual a interação de peças, movimentos e regras, com subconjuntos e variantes, fornece o ambiente para intrincados desafios e solução de problemas. Com isso, ele pode ser inserido no âmbito da aula de matemática como uma estratégia para aumentar o envolvimento dos alunos.

    O objetivo deste estudo é apresentar o xadrez nas aulas de matemática no ano de 2018 como instrumento pedagógico para o aprendizado. A partir disso, demostrar que as crianças que o jogam melhoram seu pensamento abstrato, planejamento e capacidade de resolução de problemas, assim como também o desempenho acadêmico geral. A metodologia da pesquisa é bibliográfica por meio da coleta de dados em livros e artigos, assim como pesquisa de campo ao aplicar problemas propostos a um grupo determinado de indivíduos e pesquisa quantitativa ao apresentar dados numéricos após a aplicação da pesquisa de campo.


  • Mostrar Abstract
  • The aim of this study is to present chess as an effective tool for Mathematics classes, being an educational tool capable of assisting learning. This popular hobby found space between all levels of education and age. Thus, over the last decade, the international `` school chess '' movement emerged.

    It is now seen not only as a competitive board game: it is a domain in which the interaction of pieces, movements and rules, with subsets and variants, provides the environment for intricate challenges and problem solving. With this, it can be inserted in the scope of the mathematics class, as a strategy to increase the students involvement.

    The aim of this study is to present chess in mathematics classes in the year of 2018 as a pedagogical tool for learning. From there, to demonstrate that children who play improve their abstract thinking, planning and problem-solving skills, as well as overall academic performance. The research methodology is bibliographic through the collection of data in books and articles, as well as field research, when applying problems proposed to a specific group of individuals, and quantitative research when presenting numerical data after the application of field research.

4
  • PATRICIA DE ALMEIDA LIGUORI
  • INTRODUÇÃO À ÁLGEBRA ATRAVÉS DA METODOLOGIA DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS EM UMA TURMA DO 8º ANO DE UMA ESCOLA DE BARBACENA-M.G.

  • Orientador : ANDREA CRISTIANE DOS SANTOS DELFINO
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ANDREA CRISTIANE DOS SANTOS DELFINO
  • ANDREIA MALACARNE
  • ANDREZA CRISTINA BEEZAO MOREIRA
  • Data: 12/03/2020

  • Mostrar Resumo
  • Durante minha trajetória lecionando para o Ensino Fundamental II, pude perceber a grande dificuldade dos alunos em compreender o pensamento algébrico da maneira tradicional como é ensinado. Vários métodos podem ser utilizados para auxiliar a aula tradicional de um professor. Neste trabalho utilizou-se a Metodologia de Resolução de Problemas apresentado por Polya (1995-2003), no intuito de entender se este método é eficiente para a introdução do tema: álgebra. Para tanto, utilizou-se o seguinte procedimento em duas turmas de 8° ano da Escola Estadual Henrique Diniz da cidade de Barbacena-MG, em uma turma a introdução do álgebra foi feita pelo método tradicional de ensino e na outra utilizou-se o método de Polya (1995-2003). Pelo estudo efetivado, pode-se constatar que a metodologia da resolução de problemas consistiu como satisfatória para definir expressão algébrica e valor numérico de uma expressão quando comparado com o ensino tradicional.


  • Mostrar Abstract
  • During my trajectory teaching for Elementary School II, I could see the great difficulty of the students in understanding algebraic thinking in the traditional way as it is taught. Various methods can be used to assist a teacher's traditional class. In this work, the Problem Solving Methodology presented by Polya (1995-2003) was used, in order to understand if this method is efficient for the introduction of the theme: algebra. For this purpose, the following procedure was used in two classes of 8th grade at the Henrique Diniz State School in the city of Barbacena-MG, in one class the introduction of algebra was done by the traditional teaching method and in the other the method was used of Polya (1995-2003). From the study carried out, it can be seen that the problem solving methodology was satisfactory to define algebraic expression and numerical value of an expression when compared to traditional teaching.

5
  • RAFAEL CORRÊIA FONSÊCA
  • CONSTRUÇÕES GEOMÉTRICAS NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

  • Orientador : FABIO ALEXANDRE DE MATOS
  • MEMBROS DA BANCA :
  • FABIO ALEXANDRE DE MATOS
  • FRANCINILDO NOBRE FERREIRA
  • MÁRIO HENRIQUE ANDRADE CLÁUDIO
  • Data: 12/03/2020

  • Mostrar Resumo
  • A presente pesquisa, que se concentra na _área de atuação de investigação em Ensino da Matemática, teve por intento evidenciar que as Construções Geométricas atuam como uma relevante ferramenta prático-metodológica para o ensino da Geometria. Nesse sentido, foi feito um estudo como aporte teórico e além disso, para tanto, fez-se essencial discutir o seu ensino ao longo dos tempos até a contemporaneidade fundamentada na base normativa, que atualmente, vem norteando o ensino e aprendizagem na atualidade. Dessa forma, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que é um documento normativo que define as aprendizagens a serem adquiridas ao longo do Ensino Básico, é a portadora das
    habilidades de Construções Geométricas que devem ser desenvolvidas, bem como consolidadas nos anos Finais do Ensino Fundamental. Desse modo, a presente investigação justifica-se por discutir a essa pertinente e relevante questão. Ademais, para a realização do objetivo empreendido, foi proposta a produção de um material didático, com
    vistas a consultas e, tendo como público-alvo, os docentes do Ensino Básico com o intuito de aprofundamento de seus conhecimentos para o ensino de tais construções, principalmente nas salas de aulas.


  • Mostrar Abstract
  • The present research, which focuses on the area of research in Mathematics' teaching, had, as main goal, to show tha the Geometrical Constructions act as a relevant practicalmethodologicol tool for teaching Geometry. In the context, a study was made as a theoretical contribution and, besides that, it was essential to discuss its teaching throughout
    the ages until contemporary times grounded on the normative base, which is currently guiding teaching and learning today. According to that, the Common National Curricular Base (BNCC), which is the normative document that defines the learnings that have to be acquired throughout Basic Education, and the carrier of skills of Geometric Constructions
    that must be developed, as well as consolidated in the final years of elementar school. Hence, the present investigation is justified for discussing this pertinente and relevant question. Likewise, for the realization of the undertaken goal, it was proposed to produce didactic material, aiming to consultations and, having as target audience, the teachers of
    Basic Education in order to deepen their knowledge for teaching such constructions, mainly in classrooms.

6
  • MARIA CLÁUDIA NERES PIAZZA
  • Uma proposta de sequência didática para o ensino de vetores na escola básica

  • Orientador : ANDREIA MALACARNE
  • MEMBROS DA BANCA :
  • FRANCIS FÉLIX CÓRDOVA PUMA
  • ANDREA CRISTIANE DOS SANTOS DELFINO
  • ANDREIA MALACARNE
  • Data: 23/03/2020

  • Mostrar Resumo
  • Vetor é um objeto matemático muito utilizado em diversas aplicações, principalmente para representar grandezas que possuem módulo, direção e sentido. Além disso, o conceito de vetor pode ser utilizados como ferramenta facilitadora para a resolução de diversos exercícios de geometria e para a dedução de fórmulas matemáticas. Nesse sentido, o presente trabalho tem como objetivo discutir a pertinência do estudo desse conteúdo no ensino básico. A fim de cumprir o objetivo supracitado, foram realizados um estudo da Base Nacional Curricular Comum, uma discussão a respeito da relevância da inserção dessa matéria para esse nível de ensino, além da elaboração de duas propostas de sequências didáticas, uma para o 9o ano do Ensino Fundamental e outra para 3o ano do Ensino Médio.


  • Mostrar Abstract
  • Vector is a mathematical object widely used in several applications, mainly to represent quantities that have module, direction and sense. In addition, the vector concept can be used as a facilitating tool for solving various geometry exercises and for deducing mathematical formulas. In this sense, this paper aims to discuss the relevance of studying this content in basic education. In order to fulfill the aforementioned objective, a study of the Common National Curricular Base was carried out, a discussion regarding the relevance of the insertion of this subject for this level of education, in addition to the elaboration of two proposals of didactic sequences, one for the 9th year of the program. Elementary School and another for 3rd year of High School.

7
  • MARCO ANTÔNIO RIBEIRO
  • APLICAÇÃO DOS JOGOS DE POKER ATRAVÉS DE TECNOLOGIAS DIGITAIS PARA ENSINO DE PROBABILIDADE

  • Orientador : CARLA REGINA GUIMARAES BRIGHENTI
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ANDREA CRISTIANE DOS SANTOS DELFINO
  • CARLA REGINA GUIMARAES BRIGHENTI
  • DEIVE CIRO DE OLIVEIRA
  • Data: 28/08/2020

  • Mostrar Resumo
  • Os jogos fazem parte do nosso contexto cultural. No âmbito desta pesquisa, o interesse se volta para o jogo pedagógico, mais especificamente, para o jogo no ensino da Matemática. O ambiente de pesquisa é a sala de aula, o instrumento é o jogo e a investigação surge da necessidade de compreensão dos aspectos cognitivos envolvidos na utilização deste instrumento na aprendizagem Matemática. Investigam-se os processos desencadeados na construção e/ou resgate de conceitos e habilidades matemáticas a partir da intervenção pedagógica com jogos de regras. (CONTIG 60® e NIM).

    Para a fundamentação teórica embasou-se na perspectiva histórico-cultural pautados em Vigotski (2009), visando uma discussão acerca do letramento matemático e da inserção das tecnologias digitais e outras mídias na Educação Matemática para o desenvolvimento do pensamento algébrico.

    Como resultados obtiveram-se duas categorias que discutem sobre os sentidos e significados produzidos no desenvolvimento do pensamento do estudante e o papel mediador da tecnologia digital e de outras mídias no desenvolvimento do pensamento probabilístico (Moraes e Galiazzi).


  • Mostrar Abstract
  • Games are part of our cultural context. In the scope of this research, the interest turns to the pedagogical game, more specifically, to the game in the teaching of Mathematics. The research environment is the classroom, the instrument is the game and the investigation arises from the need to understand the cognitive aspects involved in the use of this instrument in mathematical learning. The processes triggered in the construction and / or rescue of concepts and mathematical skills from the pedagogical intervention with games of rules are investigated.

    For the theoretical foundation it was based on the historical-cultural perspective based on Vigotski (2009), aiming at a discussion about mathematical literacy and the insertion of digital technologies and other media in Mathematical Education for the development of algebraic thinking.

    As results, two categories were obtained that discuss the senses and meanings produced in the development of the student's thought and the mediating role of digital technology and other media in the development of probabilistic thinking.

8
  • GABRIEL SILVA DE ANDRADE
  • Sobre o Teorema que Resolve a Conjetura de Navarrete-Orellana, em uma Faixa de Números Primos

  • Orientador : JORGE ANDRES JULCA AVILA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • JORGE ANDRES JULCA AVILA
  • JUAN CARLOS ZAVALETA AGUILAR
  • JUAN VALENTIN MENDOZA MOGOLLÓN
  • Data: 30/09/2020

  • Mostrar Resumo
  • A Conjectura de Navarrete-Orellana estabelece que dado um número primo p grande, gera-se uma sequência A(p), de tal maneira que todos os números primos ímpares p’, exceto o primo p, são pontos fixos dessa sequência. Neste trabalho, demonstramos parcialmente essa conjectura, ou seja, a demonstração foi feita para uma faixa de primos p’ < 2p.


  • Mostrar Abstract
  • The Navarrete-Orellana Conjecture states that given a large prime p, a sequence A(p) is generated, in such a way that all the odd prime numbers p’, except the prime p, are fixed points of that sequence. In this work, we partially demonstrate this conjecture, that is, the demonstration was made for a strip of primes p’ < 2p.

2019
Dissertações
1
  • ROBERTA CRISTINA FERREIRA ARVELOS
  • ESTIMADOR DE KAPLAN-MEIER PARA ANÁLISE DE DADOS DE TEMPO DE CONCLUSÃO DO PROFMAT E TEMPO DE ESPERA ATE CIRURGIA PRIMARIA EM PORTADORES DE FISSURA OROFACIAL

  • Orientador : CARLA REGINA GUIMARAES BRIGHENTI
  • MEMBROS DA BANCA :
  • DANIELA SOARES SANTOS
  • CARLA REGINA GUIMARAES BRIGHENTI
  • VIVIANE PARDINI VALERIO
  • Data: 05/07/2019

  • Mostrar Resumo
  • A presença de dados incompletos ou censuras no conjunto de dados amostrais requer o uso de técnicas estatísticas especializadas para incluir a informação contida nessas observações, tais como a Análise de Sobrevivência. Este estudo teve como objetivo avaliar dois conjuntos de dados contendo censuras, sendo um da área de educação e outra de saúde. No primeiro estudo, a análise refere-se ao tempo de conclusão do curso de Mestrado Profissional em Matemática da USFJ na qual foram realizados levantamentos quantitativos para registros das datas de conclusão de curso dos discentes ingressantes entre os anos de 2011 e 2016. No segundo estudo, avaliou-se o tempo de espera até a cirurgia primária em portadores de Fissura Orofacial em que foram realizados levantamentos quantitativos e qualitativos para registro das datas de nascimento e cirurgia primária além de variáveis associadas à gestação e à própria anomalia. Realizou-se uma análise estatística descritiva dos resultados e a Análise de Sobrevivência com a aplicação da técnica não-paramétrica com estimação de Kaplan-Meier e teste de Log-Rank com o intuito de comparar as curvas de obtidas. Para os dados do Profmat, apresentou-se a relação de matriculados e desligados e gráficos de números de defesas ocorridas. Além disso, calcularam-se estatísticas do tempo médio de conclusão em função do ano e do Exame Nacional de Qualificação em que houve aprovação, sendo o evento de interesse a ``defesa do TCC''. Verificou-se que 81,76% não concluem o curso no tempo regular de 24 meses. Desconsiderando as censuras, que correspondem a discentes desligados ou evadidos, o tempo médio foi de 798 dias. Contabilizando as mesmas, este valor aumenta para 1232 dias. Pelo teste de Log-Rank, ao comparar as curvas obtidas pela análise da data de ingresso no curso e aprovação no ENQ com a data de defesa do TCC, obteve-se a diferença significativa entre o tempo de conclusão para discentes com aprovação na primeira aplicação do ENQ e na segunda, sendo superior para estes últimos. Para os dados de saúde, apresentou-se, inicialmente, porcentagens de variáveis associadas à gestação: idade, diagnóstico, informação sobre anomalia e tipo de parto. Além disso, calcularam-se estatísticas de variáveis associadas à anomalia, apresentando tabela por tipo de fissura, aleitamento e hospital. Concluiu-se que, ao desconsiderar as censuras, que correspondem aos pacientes que não realizaram a cirurgia até o final da pesquisa, o tempo médio foi de 246,12 dias. Contabilizando as mesmas, este valor aumenta para 289,91 dias. Ao comparar as curvas de sobrevivência obteve-se diferença significativa entre o tempo até a cirurgia primária de portadores de fissura do tipo pós forame se comparada às demais.


  • Mostrar Abstract
  • The presence of incomplete data or censorship in the sample dataset requires the use of specialized statistical techniques to include the information contained in such observations, such as Survival Analysis. The purpose of this study was to evaluate two sets of data containing censuses, one in the area of education and another in health. In the first study, the analysis refers to the time of completion of the Professional Master's Degree in Mathematics from the USFJ in which quantitative surveys to record the completion dates of entering students between the years 2011 and 2016. In the second study, the waiting time until primary surgery in patients with Orofacial Fissure was evaluated, in which quantitative and qualitative registration of dates of birth and primary surgery in addition to variables associated with gestation and the anomaly itself. We performed a descriptive statistical analysis of the results and the Survival Analysis with the application of the non-parametric technique with Kaplan-Meier estimation and Log-Rank test in order to compare the obtained curves. For the data of the Profmat, it was presented the relation of enrolled and disconnected and graphs of numbers of defenses occurred. In addition, statistics of the average completion time were calculated based on the year and the National Qualification Examination in which approval was given, and the event of interest was the "defense of TCC". It was found that 81.76 % did not complete the course at the regular time of 24 months. Disregarding the censors, which correspond to students turned off or evaded, the average time was 798 days. By posting them, this value increases to 1232 days. By the Log-Rank test, when comparing the curves obtained by the analysis of the date of entry into the course and approval in the ENQ with the date of defense of the CBT, the significant difference between the time of conclusion for students with approval in the first application of the ENQ and in the second, being higher for the latter. For health data, percentages of variables associated with gestation were initially presented: age, diagnosis, information on anomaly and type of delivery. In addition, statistics of variables associated with the anomaly were calculated, presenting a table by type of fissure, lactation and hospital. It was concluded that, by disregarding the censors, which correspond to the patients who did not perform the surgery until the end of the research, the mean time was 246.12 days. By posting them, this value increases to 289.91 days. When comparing the survival curves we obtained a significant difference between the time to the primary surgery of patients with fissure of the post-foramen type when compared to the others.

2
  • JAKSON DE ALMEIDA SILVA
  • Decomposição em Valores Singulares para construção de Biplots sobre inserção de aprendizes no mercado de trabalho

  • Orientador : CARLA REGINA GUIMARAES BRIGHENTI
  • MEMBROS DA BANCA :
  • CARLA REGINA GUIMARAES BRIGHENTI
  • ELIANE DA SILVA CHRISTO
  • RONALDO RIBEIRO ALVES
  • Data: 20/09/2019

  • Mostrar Resumo
  • -


  • Mostrar Abstract
  • -

3
  • PAULO RODOLFO DA ROCHA
  • Séries de Taylor e suas Aplicações no Ensino Médio

  • Orientador : JUAN CARLOS ZAVALETA AGUILAR
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ESTANER CLARO ROMAO
  • JORGE ANDRES JULCA AVILA
  • JUAN CARLOS ZAVALETA AGUILAR
  • Data: 14/11/2019

  • Mostrar Resumo
  • Nestetrabalhoestudam-seosprincipaisconceitosqueenvolvemoTeoremadeTay-lor.Inicialmenteapresenta-seassequênciaseséries,nosquaisestudam-seolimitedeumasequência,eassériesinnitasdetermosconstantes.Destacam-seoscritériosdeconvergênciadesequênciasesériesb emcomotestesdeconvergênciaoudivergênciadeséries.Posteriormente,apresenta-seassériesdep otênciaseasSériesdeTaylor,noqualp o de-sedestacaraconvergência,derivaçãoeintegraçãodassériesdep otências,asSériesdeTaylor,op olinômiodeTaylor,aSériedeMaclaurineasfórmulasdeTaylorcomrestodeLagrange,innitesimaleintegral.Porm,apresenta-seumaprop ostadidáticaatravésdeumplanodeaulas,naqualtrabalha-seasSériesdeTaylorcomalgumasaplicaçõ es.OstemasestudadosnasaulassãoasSériesdeTaylorparafunçõ esp olinomiais,senoecossenocomaintençãodeaproximarvaloresdetaisfunçõ esemtornodeump ontodeinteresseeométo dodeNewtoncomoprop ósitodeaproximara(s)raiz(raízes)deumafunçãop olinomialdegraumaiordoqueouigualatrês.Esp era-sequeessaprop ostadidáticacomplementeoestudodasfunçõ esnoensinomédio,mostrandoumamaneiradetabularvaloresdasfunçõ essenoecosseno,b emcomoaaproximaçãodosvaloresdeumafunçãop olinomialatravésdop olinômiodeTayloreaproximarsuasraízes,quandohouver.


  • Mostrar Abstract
  • -

4
  • FERNANDA VELLOSO AMANCIO
  • Motivações para o estudo da Matemática no Ensino Médio

  • Orientador : FRANCINILDO NOBRE FERREIRA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • FRANCINILDO NOBRE FERREIRA
  • SANDRO RODRIGUES MAZORCHE
  • VIVIANE PARDINI VALERIO
  • Data: 02/12/2019

  • Mostrar Resumo
  • Para que a sala de aula seja um alicerce do conhecimento é necessário que o aluno esteja receptivo e entusiasmado e, considerando que o Brasil, nas últimas avaliações educacionais, está mal posicionado com a relação à Matemática, fica evidente a necessidade de uma reflexão do processo ensino-aprendizagem que está sendo proposto aos nossos discentes. A sugestão apresentada é trabalhar de forma a motivar o aluno para o estudo, procurando dar sentido real às aplicações dos conteúdos e fazendo-o compreender como a Matemática foi e é aplicada na vida das pessoas, tornando as aulas mais atrativas e consequentemente produtivas. O objetivo desse trabalho é oferecer aos professores de Matemática do Ensino Médio ideias de debates e atividades para motivar os alunos a quererem aprender Matemática, haja vista que uma das maiores reclamações dos professores tem sido a falta de interesse por parte dos alunos. As sugestões apresentadas neste trabalho visam explorar a Matemática com interdisciplinaridade, de forma que os professores possam apoiar-se nos mais diversos temas e também trabalhar a importância e o uso da Matemática nas mais diversas profissões.


  • Mostrar Abstract
  • To make the classroom a foundation of knowledge, it is necessary that the study to be receptive and enthusiastic and considering that Brazil in the latest educational assessments is badly setted up regarding to Mathematics, it is evidence that need of a reflection about the teaching-learning process which is being proposed to our students. The shown suggestion is to work in a way to motivate the student to study, trying to give a real way to the content applications and make them to understand how Mathematics was and is applied in real life, making the lessons more attractive and consequently productive. The goal of this work is to offer to High school math teachers ideas to discuss and activities to motivate the students to wish to learn mathematics, knowing that the biggest teacher complaints have been the lack of interest from the students .The shown suggestion in this work look for exploring Mathematics in the interdisciplinary in which the teachers can be supported in many different themes and also work the importance and use of Mathematics in the many different professions.

5
  • GUILHERME CÉSAR DE CARVALHO LEITE
  • ANÁLISE ESTATÍSTICA DAS CAUSAS DOS ACIDENTES DE TRÂNSITO ASSOCIADAS AO TIPO DE PISTA NA BR-265 NO PERÍODO DE 2013 A 2018

  • Orientador : ANDREA CRISTIANE DOS SANTOS DELFINO
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ANDREA CRISTIANE DOS SANTOS DELFINO
  • ANDREIA MALACARNE
  • LETICIA LIMA MILANI RODRIGUES
  • Data: 03/12/2019

  • Mostrar Resumo
  • Este trabalho consiste em um estudo sobre a incidência de acidentes de trânsito rodo-viário no período de 2013 a 2018 na rodovia BR 265 entre o entroncamento com a BR 040(no município de Barbacena) e o entroncamento com a BR 381 (no município de Lavras), to-talizando 169km de rodovia. Foi verificado o quantitativo de acidentes por trecho de rodovia eforam analisadas propostas para redução do número de acidentes e/ou a gravidade das vítimasnos acidentes. O que nos estimulou a realizar esse trabalho foi o fato de poder propor melhoriasreais para a preservação de vidas humanas e a redução na gravidade das lesões dos envolvi-dos em acidentes. Esta pesquisa é de caráter quantitativo, sendo utilizado o banco de dados deacidentes no trecho analisado entre o período de 2013 a 2018. Após diversas análises atravésde estatística descritiva, foi observado que a duplicação da rodovia seria uma forma viável dereduzir o número de mortes e a gravidade dos acidentes. Foi realizado, ainda, uma projeçãoem relação aos custos da duplicação da rodovia em relação aos benefícios que ela traria, nãosó na diminuição de mortes e vítimas graves, como também a melhoria na qualidade de vidados usuários, tais como diminuição do tempo de viagem, economia de combustível e reduçãona emissão de poluentes. Com isso, foi observado que a duplicação da rodovia se trata de umprojeto viável e que o investimento seria totalmente retornado em benefícios para a sociedadeem um período entre 17 a 22 anos.


  • Mostrar Abstract
  • This work consists of a study on the incidence of road traffic accidents from 2013 to2018 on the BR 265 highway between the junction with BR 040 (Barbacena) and the junctionwith BR 381 (Lavras) , totaling 169km of highway. The number of accidents per highwaysegment was verified and proposals for reducing the number of accidents or the severity of thevictims in the accidents were analysed. What encouraged us to do this work was the fact thatwe could propose real improvements for the preservation of human lives and the reduction inthe severity of injuries of those involved in accidents. This research is qualitative and quantita-tive, using the database of accidents in the section analysed from 2013 to 2018. After severalanalyses it was shown that the duplication of the highway would be a viable way to reduce thenumber of deaths and the severity of accidents. A projection was made in relation to the costsof highway duplication in relation to the benefits it would bring not only in reducing deaths andserious casualties, but also in improving users’ quality of life, such as reduced travel time, eco-nomy fuel consumption and reduction in pollutant emissions. Thus, it has been shown that theduplication of the highway is a viable project and that the investment would be fully returnedto benefits for society over a period of 17 to 22 years.

6
  • NATERCIA FELICIANA SILVA
  • PROBLEMAS DE FERMI: UMA METODOLOGIA PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA

  • Orientador : JUAN CARLOS ZAVALETA AGUILAR
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ANDREA CRISTIANE DOS SANTOS DELFINO
  • ELÍ WILFREDO ZAVALETA AGUILAR
  • JUAN CARLOS ZAVALETA AGUILAR
  • Data: 20/12/2019

  • Mostrar Resumo
  • -


  • Mostrar Abstract
  • -

2018
Dissertações
1
  • JOICE STELLA DE MELO ROCHA
  • O ensino de cálculo no Ensino Médio

  • Orientador : ANDREIA MALACARNE
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ANDREA CRISTIANE DOS SANTOS DELFINO
  • ANDREIA MALACARNE
  • ANDREZA CRISTINA BEEZAO MOREIRA
  • VIVIANE PARDINI VALERIO
  • Data: 28/11/2018

  • Mostrar Resumo
  • O presente trabalho é uma análise da possibilidade do ensino de conceitos de Cálculo Diferencial e Integral no Ensino Médio. A introdução destes conceitos tem como objetivo o desenvolvimento de um conhecimento prévio do conteúdo, facilitando o aprendizado nos cursos superiores, além da importância de sua aplicabilidade na resolução de diversos problemas. Para tanto, foi feito um levantamento bibliográfico sobre a história do ensino de Cálculo no Brasil e os motivos pelos quais este conteúdo não compõe mais os programas curriculares desta etapa de ensino. Além disso, foram elaboradas atividades, referentes ao conteúdo derivada, que poderiam ser utilizadas em aulas no Ensino Médio.


  • Mostrar Abstract
  • The present research is an analysis of the possibility of teaching Differential and Integral Calculus concepts in high school. The introduction of these concepts aims to develop a previous knowledge of the content, facilitating the learning in the higher courses, beyond the importance of its applicability in the resolution of several problems A bibliographical survey was carried out on the history of the teaching of calculus in Brazil and the reasons for this content no longer compose the curricular programs of this teaching stage.In addition, activities related to the derived content, which could be used in high school classes, were elaborated.

SIGAA | NTInf - Núcleo de Tecnologia da Informação - | Copyright © 2006-2024 - UFSJ - sigaa04.ufsj.edu.br.sigaa04