Banca de DEFESA: BRUNO CARLOS FERREIRA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : BRUNO CARLOS FERREIRA
DATA : 01/08/2024
HORA: 09:00
LOCAL: Remoto
TÍTULO:

Relação do uso de telas e o desenvolvimento de crianças na primeira infância

 


PALAVRAS-CHAVES:

Uso de telas; desenvolvimento infantil; primeira infância.


PÁGINAS: 71
RESUMO:

No contexto contemporâneo, as telas desempenham um papel central na vida das crianças desde muito cedo, suscitando preocupações quanto aos potenciais impactos no desenvolvimento infantil. Muitas pesquisas se concentram exclusivamente na quantidade de tempo de tela, negligenciando outras variáveis que poderiam enriquecer a compreensão dos efeitos desse uso. Embora a literatura atual associe o uso de telas a efeitos prejudiciais no desenvolvimento infantil, é evidente que as famílias muitas vezes não seguem as orientações fornecidas por organizações renomadas, como a Academia Americana de Pediatria, a Organização Mundial da Saúde (OMS) e a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP). No contexto brasileiro, há uma lacuna significativa em estudos pós-pandêmicos sobre o uso de telas em crianças na primeira infância e sua relação com o desenvolvimento infantil em múltiplos domínios. A presente dissertação apresenta um artigo empírico que visou investigar a associação entre o desenvolvimento infantil na primeira infância e o uso de telas. Foram considerados fatores como acesso, frequência de uso, tipo de conteúdo e interatividade cuidador-criança do uso de telas, além de explorar variáveis sociodemográficas (tais como escolaridade dos cuidadores, renda familiar, preferências tanto do cuidador quanto da criança, sexo, entre outras) que podem estar associadas ao uso de telas. A amostra do estudo empírico incluiu 112 cuidadores de crianças entre 36 e 71 meses. Foram utilizados três instrumentos de medida: um questionário sociodemográfico, o Questionário de uso de mídias de tela para crianças pequenas (ScreenQ) e o Inventário Dimensional de Avaliação do Desenvolvimento Infantil (IDADI). Constatou-se que 75% das crianças utilizavam smart Tvs por mais de 2 horas diárias, enquanto 54,5% faziam uso frequente de smartphones. Esse uso diário e excessivo ultrapassou o limite de uma hora recomendado pela OMS e SBP. As análises mostraram que o maior escore no ScreenQ estava associado a menores médias nos domínios cognitivo, socioemocional, comunicação e linguagem receptiva, motricidade fina e comportamento adaptativo do IDADI. Ao controlar a escolaridade dos cuidadores, a magnitude de algumas correlações diminuiu. A discussão dos resultados destacou a existência de variáveis contextuais e características específicas do uso de telas que podem impactar essas correlações, traçando recomendações para estudos futuros. Espera-se que este estudo auxilie a prática de profissionais para a orientação de pais e cuidadores e norteiem a realização de novas pesquisas.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 3031506 - Mônia Aparecida da Silva
Interno - 1150656 - LUCAS CORDEIRO FREITAS
Externa à Instituição - CLARICE MARIA DE LUCENA MARTINS - UFPB
Notícia cadastrada em: 18/07/2024 15:19
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