Narrativas de jovens gays nos espaços formais de ensino: educação machista, homofobia e processos de subjetivação
Psicologia Educacional e Escolar; Homofobia e Educação; Escolarização de Jovens Gays; Fracasso Escolar; Processos de Subjetivação.
Este estudo busca avançar na literatura sobre escolarização de jovens gays, explorando o papel da homofobia em suas trajetórias escolares e seus processos de subjetivação, em um contexto de interseção entre diversidade afetivo-sexual, fracasso escolar e relações de poder. A pesquisa pretende preencher a lacuna teórica ao explicar como as dinâmicas de poder influenciam a experiência escolar desses jovens. O objetivo geral é compreender como a homofobia impacta suas vivências escolares e processos subjetivos, a partir das relações de poder existentes na escola. Para tanto, adota-se uma abordagem qualitativa. Inicialmente, realiza-se uma revisão integrativa de literatura para mapear as produções existentes. Em seguida, duas estratégias de coleta de dados serão empregadas: entrevistas semiestruturadas com 10 jovens gays, de 18 a 24 anos, e a coleta de histórias de vida de dois desses participantes. As entrevistas serão analisadas por meio de análise de conteúdo temática, enquanto as histórias de vida passarão por textualização e análise foucaultiana do discurso.