TÉCNICAS LÚDICAS PSICODRAMÁTICAS NO PROCESSO DE AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA PARA OBTENÇÃO E RENOVAÇÃO DA CNH
Psicologia do trânsito; acidentes de trânsito; avaliação psicológica; CNH; psicodrama.
Acidentes de trânsito no Brasil e no mundo têm números de pandemia, constituindo a terceira maior causa de mortes, perdendo apenas para câncer e doenças cardíacas. Nesse contexto, a Psicologia do Trânsito assume um papel relevante, à medida em que se realiza a avaliação psicológica de condutores e candidatos a condutores de veículos e pretende desempenhar uma ação preventiva e educativa, visando a contribuir com a redução de acidentes. A avaliação psicológica no contexto do trânsito é obrigatória e compreende instrumentos científicos válidos como observação, entrevistas e testes psicológicos. Sob essa lente, este trabalho tem o objetivo de refletir a incorporação de outros métodos de investigação nesse processo, devidamente reconhecidos pelo Conselho Federal de Psicologia CFP, que dialoguem e complementem a avaliação. Para alcançar esse objetivo geral, a tese será desenvolvida e apresentada no formato de quatro artigos. No primeiro estudo, já finalizado, foi realizada uma revisão sistemática das práticas em avaliação psicológica para obtenção, mudança ou renovação da CNH. O segundo artigo pretende investigar as técnicas lúdicas psicodramáticas como recurso adicional em avaliação psicológica pericial no trânsito, constituindo uma avaliação multidimensional dos candidatos. O terceiro artigo busca verificar possíveis contribuições da avaliação psicológica para o autoconhecimento, por ocasião da devolutiva dos resultados. E, o quarto estudo considera o processo de avaliação psicológica pericial no trânsito como possibilidade de educação do condutor para a vida no trânsito.