Banca de DEFESA: ANNA LUIZA FERNANDES DE SOUZA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ANNA LUIZA FERNANDES DE SOUZA
DATA : 24/07/2025
HORA: 15:00
LOCAL: Online - Videoconferência
TÍTULO:

Estudo de validade de conteúdo das tarefas derivadas do domínio cognitivo do Inventário Dimensional de Avaliação do Desenvolvimento Infantil



PALAVRAS-CHAVES:

Avaliação do desenvolvimento; tarefas de avaliação direta; construção de instrumentos; primeira infância.



PÁGINAS: 104
RESUMO:

A avaliação direta do desenvolvimento infantil na primeira infância é uma prática fundamental para a detecção precoce de atrasos e transtornos, mas, até o momento, não há instrumentos construídos no Brasil com esse propósito. A presente dissertação teve como objetivo contribuir para o desenvolvimento e o aprimoramento de um instrumento de avaliação infantil, com ênfase em tarefas de avaliação direta do domínio cognitivo. A construção do instrumento foi fundamentada nos itens do Inventário Dimensional de Avaliação do Desenvolvimento Infantil (IDADI) e seguiu etapas metodológicas voltadas à obtenção de evidências de validade de conteúdo. Inicialmente, foram operacionalizadas as tarefas e realizada uma análise criteriosa por juízes especialistas — etapa iniciada em estudos anteriores e finalizada nesta investigação. Na sequência, conduziu-se um estudo piloto com 14 crianças, de três a 72 meses de idade, o que permitiu identificar ajustes necessários nas tarefas propostas. Com base nesses achados, os itens foram revisados para maior clareza e adequação, e uma nova escala de pontuação foi desenvolvida. Um segundo estudo piloto, com crianças da mesma faixa etária, avaliou a eficácia das modificações implementadas e testou a nova escala de resposta, alterada de dois pontos (presença e ausência) para três pontos, incorporando indicadores de qualidade por meio de uma categoria intermediária. Além disso, foi analisada a aplicabilidade prática do IDADI-Tarefas a partir de aplicações conduzidas por profissionais da área, visando assegurar a compreensão e o uso adequado das instruções, estímulos e critérios de pontuação. Esta dissertação buscou suprir uma lacuna relevante no contexto brasileiro, caracterizado pela escassez de instrumentos de avaliação direta validados para o monitoramento e o diagnóstico precoce de atrasos e transtornos do desenvolvimento infantil, contribuindo para o fortalecimento da avaliação multidimensional do desenvolvimento.


MEMBROS DA BANCA:
Interna - 3031506 - Mônia Aparecida da Silva
Externa ao Programa - 3287549 - ISABELA MARIA MAGALHAES LIMA
Externa à Instituição - KARINA DA SILVA OLIVEIRA - USF
Notícia cadastrada em: 06/07/2025 09:48
SIGAA | NTInf - Núcleo de Tecnologia da Informação - +55(32)3379-5824 | Copyright © 2006-2025 - UFSJ - sigaa01.ufsj.edu.br.sigaa01