O PAPEL MEDIADOR DO SUPORTE SOCIAL PERCEBIDO NA RELAÇÃO ENTRE PERFECCIONISMO, EXCELENTISMO, PROCRASTINAÇÃO ACADÊMICA E SATISFAÇÃO ACADÊMICA EM ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS
satisfação acadêmica; procrastinação; perfeccionismo/excelentismo; suporte social percebido; estudantes universitários
A satisfação acadêmica, descrita como um processo experiencial que envolve variáveis pessoais, institucionais, profissionais, acadêmicas e interpessoais, tem sido reconhecida como um dos critérios fundamentais para compreender a vivência e o êxito dos estudantes no ensino superior (ES). Além disso, a satisfação acadêmica está associada à permanência e ao bem-estar do estudante ao longo de sua formação. Compreender a relação da satisfação acadêmica com variáveis protetivas e de risco contribui para o desenvolvimento de intervenções e programas institucionais voltados à prevenção de prejuízos na experiência estudantil. Assim, o presente projeto tem como objetivo analisar em que medida o suporte social percebido atua como mediador nas relações entre perfeccionismo/excelentismo, procrastinação acadêmica e satisfação acadêmica em estudantes universitários. A amostra será não probabilística e de conveniência, composta por estudantes do ES com idade igual ou superior a 18 anos. A coleta de dados ocorrerá de forma remota, por meio de formulário eletrônico contendo um questionário sociodemográfico e instrumentos validados para avaliar perfeccionismo/excelentismo (SCOPE), procrastinação acadêmica (TPS), suporte social percebido (EMSPP) e satisfação acadêmica (QSEA). A s análises incluirão Modelagem de Equações Estruturais (SEM) com procedimento bootstrap para testar efeitos indiretos de mediação. Espera-se que o suporte social percebido atue como mediador, reduzindo o impacto negativo do perfeccionismo sobre a procrastinação e, indiretamente, sobre a satisfação acadêmica.