Estudo Teórico do Processo de Formação de um Polímero de Impressão Molecular e do Processo de Separação Enantiosseletiva para a Cialotrina.
Cialotrina; Polímero de impressão molecular; Separação enantiosseletiva, Reconhecimento quiral; Ordem de eluição enantiomérica; Cálculos teóricos.
A cialotrina é um inseticida piretróide amplamente utilizado no controle de pragas e, normalmente, é comercializado como um racemato, de modo semelhante a muitos outros inseticidas quirais. Devido ao seu amplo uso, a cialotrina foi selecionada para dar prosseguimento ao presente trabalho, que foi divido em duas etapas. Na primeira etapa, o objetivo principal consistiu em utilizar cálculos da Teoria do Funcional de Densidade para otimizar parâmetros sintéticos para um polímero de impressão molecular. Os resultados obtidos indicam que o ácido p-vinilbenzóico foi o monômero funcional ideal, o clorofórmio se mostrou o solvente mais eficaz e o triacrilato de pentaeritrol o agente de reticulação cruzada recomendado. Na segunda etapa, o foco principal consistiu em empregar a mesma abordagem teórica para desvendar os mecanismos de reconhecimento quiral que governam a interação entre uma fase estacionária e a cialotrina em um processo de separação enantiosseletiva. Dentro desta perspectiva, informações estruturais e energéticas foram coletadas, permitindo a elucidação da discriminação quiral observada e da ordem de eluição enantiomérica obtida em experimentos anteriores de HPLC. O presente trabalho, também destacou o papel crítico das interações de ligação de hidrogênio e π-π stacking na estabilidade dos complexos diasteroisoméricos.