Propriedades Magnéticas e Termodinâmicas de Óxidos Magnéticos Descritos por Modelos de Spins. Um Estudo da Perovskita La1−xCaxMnO3
Manganita La1−xCaxMnO3; Teoria do Campo Cristalino; Modelo de Blume-Capel; Teoria de Campo Médio; Teoria de Campo Efetivo; Propriedades Termodinâmicas e Magnéticas.
Este estudo analisou teoricamente as propriedades termodinâmicas e magnéticas, assim como o Efeito Magnetocalórico da manganita La1−xCaxMnO3 para as concentrações de dopagem x = 0,1/3. Isso foi feito estabelecendo a magnitude dos núcleos de spins S formados pelos íons Mn para cada caso com auxílio da teoria do campo cristalino, e a subsequente escolha apropriada do modelo de Blume-Capel spín-2 e spín-3/2 para descrever as redes magnéticas dos sistemas em estudo. Propriedades como magnetização, energia livre, entropia, energia interna, susceptibilidade magnética e diagramas de fases foram construídos através de resultados numéricos obtidos pelas aproximações da Teoria de Campo Médio e da Teoria de Campo Efetivo. A análise das transições de fase magnéticas enfatizou o comportamento da rede de spins, considerando suas interações e os efeitos de anisotropia e campo magnético externo. Além disso, foi desenvolvida uma proposta para a obtenção de valores dos parâmetros de troca e da anisotropia capazes de reproduzir o comportamento do material em função da sua temperatura crítica, ajustando-os por meio de um fator multiplicador. Os resultados mostraram convergência com dados teóricos e experimentais, além de introduzir novas perspectivas sobre o comportamento dos materiais.