ENUNCIAÇÃO E SENTIDO: UMA REFLEXÃO SOBRE A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR E A PRÁTICA DE ANÁLISE LINGUÍSTICA
Base Nacional Comum Curricular. Semântica da Enunciação. Perspectiva enunciativa. Ensino de análise linguística.
Este trabalho tem como objetivo analisar em que medida a Base Nacional Comum Curricular, ancorada em uma perspectiva enunciativo-discursiva da linguagem, considera a ‘enunciação’ como fundamento da sua abordagem no ensino de Língua Portuguesa (LP), em específico, no eixo de análise linguística/semiótica. Além disso, também busca compreender como essa perspectiva é assumida pelos livros didáticos, em conformidade com os limites teóricos estabelecidos pela BNCC, e adotada pelos(as) professores(as) de LP nas atividades pedagógicas que desenvolvem. Para tanto, esta pesquisa se ancora nos pressupostos teóricos estabelecidos pelas Teorias Enunciativas, dando maior destaque à Semântica Histórica da Enunciação. A metodologia utilizada na pesquisa é de caráter quali-quantitativo. Essa escolha se dá por concordarmos com Demo (2002) que uma análise qualitativa, para ser bem desenvolvida, precisa cercar-se de uma base empírica. As categorias utilizadas se resumem em ‘procedimento de sondagem’ (Guimarães, 2023) e ‘rede enunciativa’ (Dias, 2018).