Banca de DEFESA: AMANDA APARECIDA DO SACRAMENTO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : AMANDA APARECIDA DO SACRAMENTO
DATA : 24/06/2024
HORA: 14:30
LOCAL: Google meet
TÍTULO:

O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS PARA FORMAÇÃO NA EDUCAÇÃO POPULAR: A EXPERIÊNCIA NO CURSINHO POPULAR EDSON LUÍS


PALAVRAS-CHAVES:

Educação Popular. Novas tecnologias. Formação de educadoras populares. Pandemia.


PÁGINAS: 89
RESUMO:

A presente pesquisa se desenvolveu em torno da investigação do Cursinho Popular
Edson Luís enquanto potência formativa para educadores, em um contexto de
trabalho híbrido (anos de 2022 e 2023) e totalmente remoto (2021). A problemática se
deu através da necessidade de formação de educadores críticos em um contexto total
ou parcialmente mediado pelas novas tecnologias digitais. O Cursinho Popular Edson
Luís – ligado ao Programa de extensão da Universidade Federal de São João del-Rei
– tem sua metodologia de trabalho baseada nos pressupostos freirianos para a
construção de uma educação libertadora. Nesse sentido foi investigado, através da
pesquisa participante, o cotidiano do cursinho e suas bases epistemológicas que
fundamentam seu trabalho, para a formação de educadores e educadoras populares.
Foram analisados encontros de formação, reuniões de núcleo, frentes atuantes no
território da universidade e bairros próximos, assembleias gerais, além da experiência
da própria pesquisadora como membro do coletivo. Como bases teóricas, recorremos
especialmente a Paulo Freire (1987, 1996) para a construção de uma educação
popular crítica e libertadora, e o francês Michel Serres (1993, 2003, 2013) em suas
considerações sobre as relações entre as novas tecnologias digitais e a educação nos
últimos anos. Também foram levantados artigos, teses e dissertações de outros
autores que contribuíram para o debate educação x tecnologias, e os desdobramentos
da pandemia da Covid-19 no cenário educacional. Após mais de dois anos de
trabalho, os resultados até o momento apontam para grandes dificuldades na
construção de um modelo crítico e reflexivo de educação mediados pelas tecnologias
digitais, uma vez que estando limitados a nos relacionar apenas pelo caminho digital,
nos colocamos distantes das realidades concretas uns dos outros. No entanto,
problematizou-se a necessidade das classes populares ocuparem também os
espaços digitais, visto que diversas frentes reacionárias se utilizam dessas
ferramentas para o sucateamento da educação pública, afastando ainda mais as
pessoas das classes populares dos espaços institucionais de educação.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ALEXANDRE FILORDI DE CARVALHO - UFLA
Presidente - 1881988 - MARIA EMANUELA ESTEVES DOS SANTOS
Interna - 2328493 - MONICA DE AVILA TODARO
Notícia cadastrada em: 06/06/2024 14:20
SIGAA | NTInf - Núcleo de Tecnologia da Informação - +55(32)3379-5824 | Copyright © 2006-2024 - UFSJ - sigaa04.ufsj.edu.br.sigaa04