Proposta didática para o ensino de Matemática Financeira no ensino médio: aplicação, análise, resultados e reflexões.
Matemática Financeira; Ensino Médio; Proposta didática; Pesquisa Quantitativa; Pesquisa Qualitativa.
O presente estudo analisou a efetividade de uma proposta didática voltada ao ensino de Matemática Financeira para estudantes do 3º ano do Ensino Médio. A pesquisa foi realizada em três etapas: aplicação de um questionário inicial para identificar os conhecimentos prévios dos alunos sobre juros, taxas, investimentos, aumentos, descontos e sistemas de amortização; implementação da proposta didática, fundamentada na resolução de problemas contextualizados e no uso de ferramentas tecnológicas; e aplicação de um questionário final, para avaliar o progresso e a consolidação da aprendizagem dos estudantes. A análise das respostas, dos registros escritos e das observações feitas durante o processo evidenciou avanços na compreensão dos conceitos financeiros e na capacidade dos alunos de relacioná-los a situações reais. Os resultados indicam que a abordagem adotada favoreceu a aprendizagem dos conteúdos e contribuiu para o desenvolvimento do raciocínio lógico, da autonomia e da tomada de decisões fundamentadas.