PPGeog PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO Telefone/Ramal: Não informado

Banca de QUALIFICAÇÃO: CARLOS FELIPE SILVA

DISCENTE : CARLOS FELIPE SILVA
DATA : 12/08/2024
LOCAL: https://meet.google.com/cnn-fdgi-bzu

Mobilidade espacial de estudantes de nível superior para São João del-Rei/MG

Mobilidade Espacial, Ensino Superior, Estudantes

A mobilidade espacial da população se refere a capacidade da pessoas de mobilidade no espaço, que envolve, por exemplo, tanto a migração, quanto os deslocamentos diários, mais conhecidos como pendularidade. É um processo decorrente da ação dedas diversas formas de atração populacional relacionadas ao desenvolvimento econômico, à localização das atividades produtivas e de acesso aos a serviços públicos e privados, bem como das próprias aspirações e desejos pessoais. São formas de mobilidade espacial da população que interferem na organização do território, dado que a chegada ou a permanência de certa quantidade de pessoas em uma determinada área altera a dinâmica populacional, as condições de crescimento, as demandas por políticas públicas e o acesso à educação, trabalho e moradia. Nesse aspecto, o objetivo central dessa dissertação é avaliar em que medida a expansão do ensino superior em São João del Rei atua diretamente processo de deslocamento atração espacial de estudantes que cursam a educação de curso superior, seja pelos movimentos migratórios ou pelos deslocamentos pendulares intermunicipais, tendo como as bases de dados disponibilizados pelos censos demográficos de 2010 e 2022. Os objetivos específicos desta pesquisa são: caracterizar o processo de expansão do ensino superior em São João del Rei; analisar as redes de deslocamento espacial de alunos para a cidade; e, por fim, identificar e interpretar o nível de centralidade da oferta da educação superior, as interações que constituem a rede de cidades e as áreas de influência do centro sub-regional. A hipótese central considerada é que o crescimento do ensino superior sanjoanense altera sensivelmente os fluxos espaciais de estudantes de nível superior na região, incluindo aqueles provenientes de outras cidades do estado.

Presidente - 882.024.886-72 - CARLOS FERNANDO FERREIRA LOBO - UFMG
Interno - 1896246 - MARCIO ROBERTO TOLEDO
Externo à Instituição - EVERALDO BATISTA DA COSTA - UnB
Externo à Instituição - RAFAEL SANTIAGO SOARES