|
Dissertações |
|
1
|
-
ARLON CANDIDO FERREIRA
-
SERRA DO LENHEIRO, UM CONJUNTO DE GEOSSÍTIOS E SUAS INTER-RELAÇÕES CONSTITUINDO UM RELEVANTE GEOHERITAGE
-
Orientador : LEONARDO CRISTIAN ROCHA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
LEONARDO CRISTIAN ROCHA
-
MUCIO DO AMARAL FIGUEIREDO
-
SERGIO GUALBERTO MARTINS
-
TANIA MARA DUSSIN
-
Data: 15/02/2017
-
-
Mostrar Resumo
-
O desenvolvimento dos ideais conservacionistas e a preservação do patrimônio geológico são temáticas recentes no âmbito da conservação dos recursos abióticos. Essa nova abordagem ambiental constitui um relevante “quadrinômio” e é essencial na compreensão, conservação, identificação, utilização e divulgação dos elementos abióticos que compõem o meio ambiente. Considerando o “quadrinômio” Geodiversidade, Geoconservação, Geoturismo e Geopatrimônio, o estado de Minas Gerais é destaque nesse cenário, devido à sua rica geodiversidade, representando uma alta atratividade para atividades geoturísticas. Dentre essas regiões se destaca a Serra do Lenheiro, localizada nas adjacências da cidade de São João del-Rei. A Serra é formada por um anticlinal falhado, caracterizado por várias falhas de empurrão vergente para o norte, apresentando diferentes litotipos, resultando numa área com um grande potencial geopatrimonial a ser melhor conhecido. A partir do cenário citado, o objetivo deste trabalho foi reconhecer, caracterizar, descrever e identificar Lugares de Interesse Geoconservacionistas (LIG). Cada LIG foi devidamente descrito e os dados coletados foram sistematizados a partir da sua tipologia, do interesse no campo das geociências, além do seu valor geoconservacionista e geopatrimonial. Como resultado do inventário foram identificados e descritos 81 LIGs, incluindo dobras, estratificações cruzadas, nascentes, afloramento estromatolítico, pinturas rupestres, entre outros. Os LIGs identificados estão distribuídos em 11 trilhas e ao longo de algumas vias de acesso rodoviário que atravessam a Serra do Lenheiro. A referida área apresenta diversos pontos de interesse, dentre eles: arqueológico, estrutural, geomorfológico, geocultural, pedológico, petrológico e sedimentológico. Essa geodiversidade deve ser entendida não somente como um instrumento de valorização e divulgação dos aspectos abióticos da paisagem local, mas também como um meio de inserção dos visitantes nos aspectos abióticos da natureza, de modo que o geopatrimônio seja identificado como possibilidade de se entender a história geológica local e regional, proporcionando a divulgação das práticas geoconservacionistas e geopatrimoniais e possibilitando a utilização sustentável dos ambientes naturais por meio do geoturismo.
-
Mostrar Abstract
-
The development of conservationist ideals and the preservation of geological heritage are recent themes in the context of the conservation of abiotic resources. This new environmental approach constitutes a relevant “quadrinomial” and it is essential for comprehending, conserving, identifying, and disseminating abiotic elements composing the environment. Considering the Geodiversity, Geoconservation, Geotourism and Geoheritage “quadrinomial”, Minas Gerais state is a highlight due to its rich geodiversity that represents an important attractiveness for geotouristic activities. Among its regions, Lenheiro Mountain is highlighted. It stands in the surrounding areas of São João del-Rei municipality. The mountain consists of a flawed anticline, characterised by several flaws of pushes verging northwards, presenting different lithotypes that result in an area with geoheritage potential, yet to be better known. Starting with this scenery, this work aimed at recognising, characterising, describing and identifying Places of Geoconservationist Interests (PGI). Each PGI was properly described and collected data was systematised by its typology, interest for geosciences field, and its geoheritage and geoconservationist value. As a result of the inventory, 81 PGIs, including folds, crossed stratifications, headwaters, stromatolites outcrops, rock paintings, among others, were identified and described. Identified PGIs are distributed in 11 trails and throughout some access roads that cross Lenheiro Mountain. The area presents several points of interest that include: archaeological, structural, geomorphological, geocultural, pedological, petrological and sedimentological ones. This geodiversity must be understood not only as an instrument for the valorisation and dissemination of the local landscape’s abiotic aspects but also as a means for the visitors’ insertion in the abiotic aspects of nature, in a way that the geoheritage becomes seen as a possibility to understand regional and local geological history, allowing the dissemination of geoheritage and geoconservationist practices and, also, the sustainable use of natural environments through geotourism.
|
|
2
|
-
PATRICIA ASSIS DA SILVA RIBEIRO
-
O ESTUDO DA ORGANIZAÇÃO E REPRESENTAÇÃO ESPACIAL DE ALUNOS CEGOS PARA O ENSINO DE CONCEITOS CARTOGRÁFICOS
-
Orientador : SILVIA ELENA VENTORINI
-
MEMBROS DA BANCA :
-
AMANDA REGINA GONÇALVES
-
CARLA JUSCELIA DE OLIVEIRA SOUZA
-
SILVIA ELENA VENTORINI
-
Data: 20/02/2017
-
-
Mostrar Resumo
-
Esta dissertação apresenta a pesquisa desenvolvida com alunos cegos do Instituto São Rafael, localizado no município de Belo Horizonte, capital do estado de Minas Gerais, na região sudeste do Brasil. O objetivo do trabalho foi investigar como os alunos cegos do Instituto São Rafael organizavam e representavam o espaço e como esses conhecimentos poderiam ser utilizados para abordar conceitos cartográficos. Para isso foram: construídas maquetes e mapas táteis de locais vividos dos educandos, como a sala de aula e a escola (Instituto São Rafael), utilizando técnicas consagradas da Cartografia Tátil; realizados diálogos dirigidos para investigar quais referências os alunos cegos utilizam para se deslocar no espaço; solicitado que os educandos representassem em mapas, maquetes e desenhos suas imagens mentais. Os dados foram analisados tendo como base a Perspectiva Sociocultural proposta por Lev Semenovitch Vigotsky. As análises dos resultados indicam que os alunos cegos do Instituto São Rafael utilizam em sua organização do espaço: a organização de rotas, o espaço-tempo, informações atributivas, a distância funcional, os sentidos do tato (propriocepção e sistema somatossensorial), audição e olfato juntamente com os processos psíquicos superiores e pontos de referência significativos para si. Os resultados e análises indicam ainda que em suas representações os alunos cegos utilizam: a distância funcional; organização configuracional; relações espaciais entre os objetos como vizinhança, posição, localização, ordem, envolvimento, continuidade; simbologia; redução proporcional. Os conceitos usados pelos educandos cegos durante a organização e representação do espaço podem ser utilizados para mediar conceitos cartográficos como escala, legenda, orientação, representação tridimensional e representação bidimensional. Destacamos a importância de trabalhar com locais próximos ao cotidiano dos educandos cegos, e partir de ambientes físicos menores para ambientes físicos maiores, não entregando o material didático como produto acabado, mas criar situações problemas que instiguem os alunos cegos a refletir sobre as relações espaciais entre os objetos. Concluímos que, ao pesquisar como a pessoa cega organiza e representa o espaço significa investigar as relações sociais que ela possui com o local, por isso, é importante ouvir os educandos para compreender suas organizações e entender a enunciação de suas representações.
-
Mostrar Abstract
-
The aim of this dissertation is to present a research developed with the students of the São Rafael Institute, located in the city Belo Horizonte, capital of the state of Minas Gerais, in the southeastern region of Brazil. The objective of the work was to investigate how the blind students of the São Rafael Institute organize and represent the space and how this knowledge could be used to deal with cartographic concepts. For this tactile models and maps of students lived places were built, such as a classroom and a school (Instituto São Rafael), using Tactile Cartography established techniques; were also conducted dialogues to investigate which reference the students use to move in the space; Requesting that the students represent in maps, their mental models and drawing images. The data were analyzed based on a Sociocultural Perspective proposed by Lev Semenovitch Vigotsky. The analysis results indicate that the blind students of the São Rafael Institute use on their space organization the organization: routes organization, space-time, attributive information, functional distance, the touch sense (Proprioception and somatosensory system), Hearing and Smell together with the higher psychic processes, and significant references points. The results and analyzes also indicate that in their representations the blind students use: the functional distance; Configurational organization; Spatial relationships between objects such as neighborhood, position, location, order, involvement, continuity; symbology and proportional reduction. The concepts used by blind students during the space organization and representation can be used for measure cartographic concepts such as scale, legend, orientation, three-dimensional representation and two-dimensional representation.We emphasize the importance of work with the daily closest places of the blind students life, from smaller physical environments to larger physical environments, not delivering didactic material as finished product, but creating problematic situations that instigate blind students to reflect about spatial relationships between the objects. Concluding that by researching how a blind person organizes and represents space, means to investigate the social relations that their has with the place, so it is important to listen to the learners in order to understand their organizations and the enunciation of their representations.
|
|
3
|
-
VERIDIANE MEIRE DA SILVA
-
CONCEPÇÃO DE RISCO AMBIENTAL ENTRE PROFESSORES DE GEOGRAFIA EM MINAS GERAIS: CONHECIMENTOS E PRÁTICAS EM SALA
-
Orientador : CARLA JUSCELIA DE OLIVEIRA SOUZA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
CARLA JUSCELIA DE OLIVEIRA SOUZA
-
ROBERTO CELIO VALADAO
-
VICENTE DE PAULA LEAO
-
Data: 20/02/2017
-
-
Mostrar Resumo
-
A pesquisa refere-se ao conhecimento e prática de professores de Geografia, de Minas Gerais, a respeito do tema risco e risco ambiental. A pesquisa tem como questão norteadora qual é o conhecimento que os professores de Geografia de Minas Gerais, formados nos últimos cinco anos, apresentam sobre o tema risco e risco ambiental e como/quando eles o abordam na sala de aula. O levantamento de dados e informações ocorreu por meio de questionário online, no recurso Google Forms, na internet, como meio para coleta de dados via questionário, semiaberto, e para o acesso virtual aos professores, citados por oito universidades federais de Minas Gerais. A pesquisa de cunhos qualitativo e quantitativo utiliza a análise de conteúdo como método e procedimento.Para a pesquisa, foram necessárias leituras diversas para o referencial teórico, as quais podem ser organizadas em grupos de leituras. O primeiro grupo de referências é relacionado ao estudo do conceito de risco e risco ambiental. No segundo grupo, encontra-se o referencial teórico sobre saber-fazer docente na Geografia. O terceiro compreende leis e documentos oficiais nacionais e internacionais, que abordam o tema “Educação para o Risco” e referenciais sobre ensino de Geografia e as categorias de análise da Geografia. Entre os quinhentos e-mails enviados, oitenta e nove professores responderam ao questionário. A partir de suas respostas, as análises permitiram verificar que a hipótese de que os professores já ouviram falar sobre o tema se confirma, porém a maioria, 75,3%, não concebem risco e risco ambiental à luz da discussão da ciência Cindínica pois apenas 24,7% conceituaram satisfatoriamente risco e risco ambiental. Entre os professores, 54% evidenciaram em suas respostas confusão entre a ideia de risco ambiental e degradação ambiental. A maioria dos participantes pensam o risco dentro de conceitos de proteção ambiental, sustentabilidade e degradação. A hipótese de que os professores não tiveram em sua formação inicial disciplinas relacionadas a risco ambiental e/ou “Educação para o Risco” se confirmou. Os professores que efetivamente descreveram suas práticas em sala de aula, com contéudos referentes à risco ambiental, correspondem à 13,4% do total de professores que registraram no questionário suas práticas. As práticas compreenderam conteúdos relacionados a geografia física e meio ambiente, com abordagem sobre enchentes, inundações, deslizamentos e impactos ambientais. As categorias de análise mais presentes nessas práticas foram lugar e paisagem.
-
Mostrar Abstract
-
The research refers to the knowledge and practice of Geography teachers of Minas Gerais, regarding the topic of risk and environmental risk. The research has as a guiding question what is the knowledge that the Geography teachers of Minas Gerais, graduated in the last five years, present on the theme risk and environmental risk and how/when they approach it in the classroom. The data and information were collected through an online resource in the Google Forms, on the internet, as a means for applying a semi-open questionnaire for virtual access to teachers, cited by eight federal universities in Minas Gerais. Qualitative and quantitative research uses content analysis as method and procedure. For the research, several readings were necessary for the theoretical reference, which can be organized into groups of readings. The first group of references is related to the study of the concept of risk and environmental risk. In the second group is found the theoretical reference on teachers' know-how in geography. The third group comprises national and international official laws and documents that address the theme "Education for Risk" and references on teaching geography and geography analysis categories. Among the five hundred e-mails sent, eighty-nine teachers answered the questionnaire. Based on their answers, the analysis allowed to verify that the hypothesis Of which teachers have already heard about the subject is confirmed, but the majority, 75.3%, do not conceive of environmental risk and risk in light of the discussion of Cindinica science, since only 24.7% satisfactorily conceptualized risk and environmental risk. Among the teachers, 54% showed in their answers confusion between the idea of environmental risk and environmental degradation. Most participants think of risk within the concepts of environmental protection, sustainability and degradation. The hypothesis that teachers did not have in their initial training subjects related to environmental risk and / or "Education for Risk" was confirmed. Teachers who effectively described their practices in the classroom, with contents related to environmental risk, correspond to 13.4% of the total number of teachers who recorded their practices in the questionnaire. The practices included contents related to physical geography and the environment, with aapproach on floods, landslides and environmental impacts. The categories of analysis most present in these practices were place and landscape.
|
|
4
|
-
FILIPE CÉSAR PEREIRA
-
SER DA ROÇA E ESTUDAR NA CIDADE: OS ESPAÇOS-TEMPOS DISTINTOS E AS TEORIAS CURRICULARES CRÍTICAS E PÓS-CRÍTICAS
-
Orientador : LIGIA MARIA BROCHADO DE AGUIAR
-
MEMBROS DA BANCA :
-
AMANDA REGINA GONÇALVES
-
LIGIA MARIA BROCHADO DE AGUIAR
-
TATIANE MARINA PINTO DE GODOY
-
Data: 21/02/2017
-
-
Mostrar Resumo
-
Esta pesquisa tem como tema as novas relações entre campo-cidade e a criação de novas espacialidades/temporalidades. A investigação do tema se dá através de um estudo de caso (empírico) e de um problema, voltado para o processo de inclusão (ou exclusão) dos alunos do meio rural nas escolas urbanas, considerando os desafios que esses sujeitos enfrentam ao longo da jornada de estudos e, a influência do currículo e seu discurso, diante das diferenças presentes nas escolas. Para a realização da pesquisa escolhemos uma das unidades de ensino pertencentes à Secretaria Municipal de Educação, de São João del-Rei/MG (SME/SJDR), urbana e denominada central, cujo perfil se caracterizou pela presença marcante de alunos da zona rural e que nos permitiu conhecer de perto as suas práticas cotidianas. O objetivo central se consistiu em investigar o processo de organização do conhecimento geográfico nas escolas básicas, através das teorias curriculares (críticas e pós-críticas), partindo do pressuposto de que o currículo e a educação são processos de “regulação” e “emancipação”. Os elementos fundamentais que compõem a nossa metodologia estão centrados nas descrições densas, onde damos “voz” aos sujeitos de nossa investigação, através das suas narrativas; nas teorias curriculares críticas e pós-críticas e nas categorias de análise geográfica lugar e território. Os objetivos e métodos aplicados no decorrer da pesquisa nos permitiram constatar que os saberes e as práticas escolares, que se materializam através dos mecanismos e processos, orientados pelo currículo formal são levados a se enquadrarem a um regime de saber, supostamente neutro, porque na prática se mostra pretencioso e excludente, tendo em vista a imposição objetiva de metas, e regras específicas, para formar alguém para alguma coisa, fazendo da escola uma empresa de aprendizagem. Por isso, apontamos o currículo como uma “ferramenta de construção social”, ao invés de um documento ingênuo, como querem alguns. Pretendemos mostrar no decorrer deste trabalho a influência do currículo tradicional sobre a multiculturalidade presente na comunidade escolar, responsável por ocultar diferentes grupos, eventos e contextos, diante do uso de temas e abordagens específicas, que são aplicadas a partir de um único ponto de vista, privilegiando o modo de se viver o urbano. Por isso, consideramos que a escola tem realizando um sequestro da experiência de “si”, dos alunos rurais, pois, além de condená-los ao esquecimento e ao atraso também tem contrariado o seu próprio perfil, contribuindo para o desinteresse ou conformismo dos alunos rurais, que não se reconhecem nesse sistema de ensino.
-
Mostrar Abstract
-
This research has as its theme the new relations between field-city and the creation of new spatiality / temporalities. The investigation of the theme is done through a case study (empirical) and a problem: to understand how the process of inclusion (or exclusion) of rural students in urban schools occurs, the challenges that these subjects face during the journey of studies and the influence of the curriculum and its discourse, given the differences present in the schools. In order to carry out the research, we chose one of the educational units belonging to the urban and central denomination of São João del-Rei / MG (SME / SJDR), whose profile was characterized by the presence of students from the rural area and, that allowed to know closely their daily practices. The central objective was to investigate the process of organizing geographic knowledge in basic schools through curricular theories (critical and post-critical), assuming that curriculum and education are processes of "regulation" and "emancipation". The fundamental elements that make up our methodology are centered in the dense descriptions, where we give "voice" to the subjects of our investigation, through their narratives; In critical and post-critical curriculum theories, and in the categories of geographical location and territory. The objectives and methods applied during the course of the research allowed us to verify that the knowledge and the school practices, which are materialized through the mechanisms and processes, guided by the formal curriculum, are led to fit a supposedly neutral knowledge regime, because in the Practice is shown to be pretentious and exclusive, in view of the objective imposition of goals, and specific rules, to form someone for something, making the school a learning enterprise. Therefore, we point to the curriculum as a "tool of social construction", rather than a naive document, as some want. We intend to show in the course of this work the influence of the traditional curriculum on the multiculturality present in the school community, responsible for hiding different groups, events and contexts, considering the use of specific themes and approaches, which are applied from a single point of view, Privileging the way of living the urban. Therefore, we consider that the school has carried out a kidnapping of the "yes" experience of the rural students, since, in addition to condemning them to oblivion and backwardness, it has also contradicted their own profile, contributing to students' disinterest or conformism Which are not recognized in this system of education.
|
|
5
|
-
SAMARA MIRELLY DA SILVA
-
A PRESENÇA DOS CONCEITOS ESTRUTURADORES DO CONHECIMENTO GEOGRÁFICO NOS CURSOS DE PEDAGOGIA EM MINAS GERAIS
-
Orientador : VICENTE DE PAULA LEAO
-
MEMBROS DA BANCA :
-
MARISE MARIA SANTANA DA ROCHA
-
ROBERTO CELIO VALADAO
-
VICENTE DE PAULA LEAO
-
Data: 21/02/2017
-
-
Mostrar Resumo
-
Os cursos de Pedagogia respondem atualmente no Brasil pela formação profissional dos professores da Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental (AIEF). Consequentemente, a presente pesquisa consistiu em investigar a formação docente em Geografia nos cursos superiores de Pedagogia, para o exercício de seu ensino na segunda etapa da Educação Básica, sobretudo no tocante à presença dos conceitos estruturadores do conhecimento geográfico preconizados pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN). Nesse sentido, propôs-se uma pesquisa documental dos Projetos Político Pedagógicos dos Cursos (PPC) de Pedagogia adotados nas Universidades Federais em Minas Gerais, bem como contou-se com a participação de docentes formadores incumbidos de lecionarem as unidades curriculares responsáveis pela formação geográfica nesses cursos por meio de questionário. Posteriormente, dialogou-se mediante um Grupo Focal com professoras que atuam nos AIEF para compreender a relação entre a formação inicial e a práxis docente. Considerando a importância do conhecimento geográfico para a alfabetização e formação cidadã, buscou-se compreender como os professores têm sido formados nos cursos superiores de Pedagogia para o ensino de Geografia nos AIEF. À luz dos dados coletados, percebe-se que poucos são os espaços dedicados às áreas específicas nos cursos formadores, fato decorrente, talvez, dos tantos e distintos objetivos a serem atingidos por eles. O exame dos PPC, das ementas e da organização curricular permite inferir que não há um padrão comum para sua elaboração. Há, nas ementas, textos genéricos e, por vezes, carência de sustentação conceitual. Notou-se, também, um descompasso entre a formação acadêmica e os saberes exigidos nos AIEF, o que justifica, de algum modo, a crítica das professoras atuantes quanto à sua formação, em especial para ensinar Geografia. Dessa forma, as universidades e, por conseguinte, os cursos de licenciatura devem contribuir para a formação inicial e continuada dos professores da Escola Básica. Entende-se que a aproximação entre esses dois espaços constitui uma via de mão dupla que possibilita a construção de novos saberes e, consequentemente, a melhoria da qualidade do ensino em ambos. Por fim, espera-se que esta pesquisa possa contribuir para o debate em torno da formação de pedagogos e professores de Geografia, no âmbito das realidades curriculares da formação inicial, saberes docentes e práticas educativas no contexto da educação geográfica, com vistas a uma educação cada vez mais emancipadora, em que os alunos dos AIEF sejam capazes não só de lerem as palavras, mas, sobretudo, o mundo a partir da sua relação com o seu espaço vivido. Entende-se que conhecer os conceitos estruturadores do conhecimento geográfico, seu objeto de estudo, assim como a alfabetização cartográfica, é pré-requisitos fundamental para que os alunos compreendam o espaço onde vivem e se reconheçam enquanto agentes construtores/transformadores desse espaço: um espaço de contradições e constantes transformações na relação totalidade-mundo na qual estão inseridos.
-
Mostrar Abstract
-
Currently, in Brazil, the courses of Pedagogy respond for the professional formation of teachers of the Early Years of Elementary School (EYES). Consequently, the presente research consisted in investigating the teacher graduation in Geography in the Pedagogy couses, to exercise its teaching in the second stage of Basic Education, especially in relation to the presence of the structuring concepts of geographic knowledge advocated by the National Curricular Parameters (NPC). In this way, a documentary research of the Political Projects Pedagogical of Pedagogy courses adopted at the Federal Universities in Minas Gerais was proposed. Also, the participation of teacher educators in charge of teaching the curricular units responsible for the geographical formation in these courses through a questionnaire. Subsequently, among a "Focal Group" a discussion was proposed, with teachers who work in the EYES, to understand the relationship between initial grades and teacher’s praxis. Considering the importance of geographic knowledge for the literacy and the citizen raising. It was sought to learn how teachers have been trained in Pedagogy colleges for the Geography teaching in those EYES. Through an analysis, it's noted that few are the rooms dedicated to specific areas in those courses, a fact due, perhaps, because of the existence of too many different objectives to be achieved by them. A NCP's evaluation of the syllabuses and the curricular organization, allows to conclude that, there is no common standard for its elaboration. There are, in amendments, generic texts and, sometimes, lack of conceptual support. It was also noticed a mismatch between the academic formation and the knowledge required in the IYEE, which justifies, in some way, the criticism of the teachers in their graduation, especially to teach Geography. In this way, universities and, therefore, undergraduate courses should contribute to the initial and continuing graduating of the teachers of the Elementary School. It is understood that the approximation between these two sides constitutes a "two-way street" which allows the construction of new knowledge and, consequently, the improvement of the quality of teaching in both. Finally, it is hoped that this research may contribute to the debate around the formation of pedagogues and teachers of Geography, within the scope of curricular realities of initial formation, teacher knowledge and educational practices in the context of geographic education, with a view to an education more and more emancipatory, in which the students are able not only to read the words, but, above all, the world from their relation with the space inhabited by them. It is understood that knowing the structuring concepts of geographic knowledge, its object of study, as well as cartographic literacy, is fundamental prerequisites for students to understand the space where they live and to recognize themselves as agents constructors / transformers of this space: a space of contradictions and constant transformations in the totality-world relation in which they are inserted.
|
|
6
|
-
BRUNO HENRIQUE DOS SANTOS
-
A FORMAÇÃO SOCIOESPACIAL DE SÃO JOÃO DELREI/MG E O PROCESSO DE REGIONALIZAÇÃO DO CAMPO DAS VERTENTES
-
Orientador : LIGIA MARIA BROCHADO DE AGUIAR
-
MEMBROS DA BANCA :
-
BEATRIZ RIBEIRO SOARES
-
LIGIA MARIA BROCHADO DE AGUIAR
-
MARCIO ROBERTO TOLEDO
-
Data: 22/02/2017
-
-
Mostrar Resumo
-
Este trabalho pretende explicar como se deu a produção socioespacial de São João del-Rei através da periodização histórico-espacial da sua expansão urbana, além de dimensionar a importância da microrregião de São João del- Rei, na mesorregião do Campo das Vertentes. Por meio de uma pesquisa Geográfico-Histórica acerca da temática, o objetivo é identificar os agentes sociais que comandam o processo de expansão urbana de São João del-Rei através da periodização do território pela sucessão dos meios geográficos, de subperíodos econômicos e da materialidade das técnicas, acrescentando uma nova perspectiva de informações sobre o tema. A pesquisa contribui para a compreensão da expansão urbana de São João del-Rei e sua inserção na (re) organização produtiva do capital e na divisão social e territorial do trabalho, sua inclusão no contexto das cidades médias, e a influência dos modais viários na (re) produção do seu espaço urbano. Além de dimensionar a importância da microrregião de São João del-Rei na mesorregião do Campo das Vertentes através da análise do seu processo histórico de regionalização, da sua atual conjuntura organizacional e, principalmente, das interações espaciais entre as cidades que compõe a microrregião. Os pressupostos da análise teórica e metodológica têm como viés a análise Geográfico-Histórica e a formação socioespacial de São João del-Rei, que estão fundamentadas na produção capitalista do espaço pela prática dos seus agentes sociais. Metodologicamente, utiliza-se o critério de periodização de continuidades e grandes rupturas, considerando os períodos densos e os hiatos temporais.
-
Mostrar Abstract
-
This work intends to explain how the socio-spatial production of São João del- Rei occurred through the historical-spatial periodization of its urban expansion, as well as to determine the importance of the micro-region of São João del-Rei, in the meso-region of Campo das Vertentes. Through a Geographical-Historical research about the theme, the objective is to identify the social agents that control the urban expansion process of São João del-Rei through the periodization of the territory by the succession of the geographical environments, economic subperiods and the materiality of the Techniques, adding a new perspective of information on the subject. The research contributes to the urban expansion understanding of São João del-Rei and its insertion in the productive (re)organization of capital and the social and territorial division of labor, its inclusion in the context of average cities, and the influence of transportation modals in the (re)production of its urban space. Besides scaling out the importance of the micro-region of São João del-Rei in the meso-region of Campo das Vertentes through the analysis of its historical process of regionalization, its current organizational conjecture and, especially, the spatial interactions between the cities that make up the microregion. The assumptions of the theoretical and methodological analysis have as their bias the Geographical-Historical analysis and the socio-spatial formation of São João del-Rei, which is based on the capitalist production of space by the practice of its social agents. Methodologically, the criterion of periodization of continuities and large ruptures is used, considering dense periods and time gaps.
|
|
7
|
-
FERNANDA CRISTINA RESENDE
-
ANÁLISE DA DISTRIBUIÇÃO ESPACIAL DAS ÁREAS QUEIMADAS NA PORÇÃO NORDESTE DO BIOMA CERRADO
-
Orientador : GABRIEL PEREIRA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
GABRIEL PEREIRA
-
FRANCIELLE DA SILVA CARDOZO
-
SILVIA ELENA VENTORINI
-
ANDRE LIMA
-
Data: 11/05/2017
-
-
Mostrar Resumo
-
Com a crescente demanda nos últimos anos por áreas agricultáveis ainda não exploradas, o bioma Cerrado se tornou um dos ambientes mais favoráveis para a expansão da fronteira agrícola. Uma das consequências da utilização das áreas de Cerrado para a agricultura consiste no desmatamento e no aumento do número de queimadas, ocasionando a degradação e supressão de extensas áreas de ecossistemas naturais do bioma. Com a utilização de métodos de sensoriamento remoto é possível avaliar modificações no uso e ocupação da terra e alterações fenológicas da vegetação. Neste contexto, o presente trabalho teve como objetivo principal analisar a distribuição espacial das áreas queimadas nas áreas de domínio do Cerrado inseridos no extremo Oeste Baiano, Sudoeste Piauiense, Sul Maranhense e no Tocantins. Desta forma, foi realizado o mapeamento das áreas queimadas em imagens do sensor Moderate Resolution Imaging Spectroradiometer (MODIS), plataforma Terra, nos anos de 2012 a 2015, a partir do uso do Modelo Linear de Mistura Espectral (MLME). Ainda, com o intuito de confiabilizar o mapeamento das imagens do sensor MODIS foi realizado a validação das áreas queimadas a partir de dados do sensor Operational Land Imager (OLI) do satélite Landsat 8 e do sensor Linear Imaging Self Scanner (LISS-III) do satélite Resourcesat-1. A partir do mapeamento realizado nas imagens do sensor MODIS gerou-se o mapa de frequência das áreas queimadas para o período analisado. Os dados de precipitação do Tropical Rainfall Measuring Mission (TRMM) do produto 3B43 foram utilizados para verificação da influência das chuvas na ocorrência queimadas. Além disso, analisou-se a ocorrência e frequência das queimadas nas Unidades de Conservação (UC) e nos municípios localizados na área de estudo e a relação entre os focos de calor e as áreas queimadas. Os resultados da validação dos mapeamentos apresentaram coeficientes de correlação entre 0,68 e 0,93, com valores médios de aproximadamente 0,82 (p < 0,05, teste T-Student). O sensor MODIS superestimou em média 18% das áreas queimadas em relação aos outros sensores, devido principalmente à sua resolução espacial e a ocorrência de solos escuros e de áreas alagadas que podem ser confundidos com cicatrizes de queimadas. A partir do mapeamento das áreas queimadas em imagens do sensor MODIS, verificou-se que as áreas mais atingidas por queimadas são de Savana, Savana Lenhosa e Gramíneas, sendo que 39% das queimadas ocorreram mais de uma vez a mesma área entre os anos de 2012 a 2015. Os dados de precipitação demonstraram que os anos que apresentaram menores índices de precipitações também foram os anos que ocorreram maior incidência de queimadas. Assim, verificou-se que em períodos mais secos, com menores índices de precipitações, as ocorrências de queimadas tornam-se mais frequentes. Além disso, verificou-se que as queimadas estão ligadas à expansão da fronteira agrícola na região, já que estas regiões são muito utilizadas na renovação de pastagens e para abertura de áreas ainda não convertidas.
-
Mostrar Abstract
-
Through the increase od the demand of agricultural areas, the Cerrado biome has become one of the most favorable environments for the expansion of the Brazzilian’s agricultural frontier. One of the consequences of the agriculture expansion in Cerrado is the deforestation and the increase of the number of fires, leading to the degradation and suppression of large areas of natural ecosystems in this biome. In this context, the use of remote sensing methods allows to evaluate land use and land cover changes and phenological modifications in vegetation. Consequently, the objective of this study was to analyze the spatial distribution of the burned areas in the Cerrado domain located in the northwest region of Bahia, Southwest region of Piaui, South region of Maranhão and Eastern region of Tocantins. For this purpose, the mapping of the burned areas in MODIS sensor images was performed for the 2012 to 2015 years, using the Linear Spectral Mixture Model (LSMM). To validate the burned areas estimated by MODIS images, the OLI sensor data of Landsat 8 satellite and LISS-III sensor of ResourceSat -1 satellite were used. From the burned areas derived of MODIS images, the frequency map was generated for the analyzed period. The rainfall data from the Tropical Rainfall Measuring Mission (TRMM) were used to verify the influence of rainfall on burning occurrence. In addition, the occurrence and frequency of burnings were analyzed in the conservation units and in the counties located in the study area. The validation of the estimated burned area presented correlation coefficients ranging from 0.68 to 0.93, representing an average of approximately 0.82 (significant at p<0,05, Student T test). The MODIS sensor overestimated the burned areas in aproximately 18%, when compared with the other sensors, mainly due to their spatial resolution and the occurrence of dark soils and flooded areas that can be confused with burn scars. From the mapping of the burned areas in MODIS sensor images, it was verified that the areas most affected by fires are Savannas, Grasslands and Woody Savannas, where 39% of the burnings occurred in the same area more than once between the years of 2012 to 2015. The precipitation data showed that the years with the lowest precipitation rates were also the years with the highest incidence of burned areas. Thus, it was verified that in drier period, the occurrence of fires become more frequent. In addition, it was verified that the fires are linked to the agricultural expansion frontier in the region, since these regions are used in the renovation of pastures and to open areas not yet converted.
|
|
8
|
-
MILLA BARBOSA PEREIRA
-
ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO CARTOGRÁFICO: A REPRESENTAÇÃO DO ESPAÇO GEOGRÁFICO PELA CRIANÇA
-
Orientador : MARISE MARIA SANTANA DA ROCHA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
CARLA JUSCELIA DE OLIVEIRA SOUZA
-
CLAUDIO LUIS DE ALVARENGA BARBOSA
-
MARISE MARIA SANTANA DA ROCHA
-
VICENTE DE PAULA LEAO
-
Data: 18/05/2017
-
-
Mostrar Resumo
-
Esse estudo trata-se de uma pesquisa-ação, com abordagem sistemática e empírica, fundamentada na linha construtivista sobre a representação construída pela criança, dentro do entendimento do processo de alfabetização e letramento cartográficos, aplicados à interpretação do espaço geográfico. Em Geografia, nos primeiros anos do Ensino Fundamental, a leitura do espaço geográfico não pode ser vista apenas como uma técnica. Ao se aliar a técnica a uma função social voltada para o universo da criança, considerando-se o espaço representado, é possível contribuir para uma melhor leitura do mundo por parte dessa criança. A pesquisa é baseada numa concepção de alfabetização e letramento apresentada por Emília Ferreiro (1985, 2000, 2003) e Emília Ferreiro Ana Teberosky (1999), na tentativa de se relacionar essa concepção com a linguagem cartográfica. O estudo tem como objetivo investigar os efeitos de uma alfabetização articulada ao letramento dentro da linguagem cartográfica, como facilitador para a interpretação da representação do espaço geográfico construído pela criança. Além de explicitar a alfabetização e o letramento no Campo da Linguística e da Psicogênese e da linguagem cartográfica, objetivou, também, discutir a importância do desenho, do croqui e do mapa mental na perspectiva da construção do conhecimento do espaço geográfico entre os sujeitos investigados. Para desenvolver essas ideias e alcançar esses objetivos, a pesquisa foi realizada com alunos da primeira fase do Ensino Fundamental, 5º ano, da Escola Estadual Dr. Garcia de Lima, na cidade de São João del-Rei/MG. O estudo adotou como instrumento e linguagem – para averiguação do tema – desenhos, croquis e mapas mentais, elaborados por duas turmas (Turma A e Turma B), obedecendo etapas específicas de trabalhos práticos e de vivências na sala de aula durante o ano de 2016. Essas etapas específicas se completaram e compreenderam estudos teóricos e empíricos, de acordo com a análise de conceitos e escolha de autores bases, a definição da escola e das turmas e a elaboração de atividades de letramento e alfabetização cartográfica. As representações e linguagens oferecidas nas atividades permitiram ao aluno expressar a sua percepção dos elementos do espaço geográfico e a sua representatividade. A sistemática de atividades e instruções, realizadas com os sujeitos, constituíram-se em procedimentos objetivos que possibilitaram, assim, o levantamento de evidências, manifestações e representações simbólicas, as quais culminaram com a conclusão sobre a necessidade da conciliação entre alfabetização e letramento cartográficos na leitura do mundo representado pela criança.
-
Mostrar Abstract
-
This study is an action research, with systematic approach and empirical, based on constructivist line on the representation built by the child, within the understanding of the process of writing and literacy cartographic, applied to the interpretation of geographical space. In Geography, in the early years of elementary education, the reading of geographical space cannot be seen only as a technique. When you combine the technique at a social function facing the universe of the child, considering the space represented, it is possible to contribute to a better reading of the world by this child. The research is based on a conception of writing and literacy presented by Emilia Ferreiro (1985, 2000, 2003) and Emilia Ferreiro Ana Teberosky (1999), in an attempt to relate this conception with the cartographic language. The study aims to investigate the effects of an articulated writing to literacy within the cartographic language, as facilitator for the interpretation of the representation of geographical space constructed by the child. In addition to clarifying the literacy and information in the area of Linguistics and Psychogenesis and cartographic language, it also aimed at discussing the importance of drawing, sketch and the mental map from the perspective of knowledge construction of geographical space between the subjects investigated. To develop these ideas and achieve these objectives, the research was conducted with students of the first phase in Elementary School, 5º year, of the State School Dr. Garcia de Lima, in the city of São João del-Rei/MG. The study adopted as instrument and language - for ascertainment of the subject - drawings, sketch and mental maps, elaborated for two groups (Group and Group B), obeying specific stages of practical works and experiences in the classroom during the year of 2016. These specific stages if had completed and understood theoretical and empirical studies, in accordance with the analysis of concepts and choice of authors bases, the definition of the school and the groups and the elaboration of activities of literacy and cartographic writing. The representations and languages offered in the activities had allowed to the pupil to express its perception of the elements of the geographic space and its representativeness. The systematics of activities and instructions, carried through with the subjects, had consisted in objective procedures that they make possible, thus, the survey of evidences, manifestations and symbolic representations, which had culminated with the conclusion on the necessity of the conciliation between cartographic writing and literacy in the reading of the world represented for the child.
|
|
9
|
-
JADNA TESSIA OLIVEIRA
-
EDUCAÇÃO, EXPANSÃO DAS UNIVERSIDADES FEDERAIS E O PROCESSO DE VALORIZAÇÃO DO ESPAÇO URBANO EM SÃO JOÃO DEL-REI (MG)
-
Orientador : MARCIO ROBERTO TOLEDO
-
MEMBROS DA BANCA :
-
FABIO TOZI
-
MARCIA SAEKO HIRATA
-
MARCIO ROBERTO TOLEDO
-
Data: 11/07/2017
-
-
Mostrar Resumo
-
Neste trabalho analisamos o crescimento urbano do município de São João del-Rei, em Minas Gerais, e a valorização do solo urbano no período de ampliação da Universidade Federal de São João del-Rei, a fim de estabelecer quais as áreas da cidade apresentam maior valorização imobiliária e quais as possíveis causas dessa valorização, no que concerne as áreas em questão. Objetivamos entender as mudanças no espaço urbano de São João del-Rei, a ampliação na procura por residências, a falta de sua oferta e o consequente aumento da especulação imobiliária no município referido, ou seja, entender as mudanças nas formas de uso e ocupação do solo na cidade. Para isto foram feitas leituras críticas sobre a expansão urbana no Brasil e no município estudado. As principais fontes de dados utilizadas foram os anúncios classificados do jornal local intitulado “Gazeta de São João del-Rei”, dos quais coletamos informações sobre venda de imóveis (no caso deste estudo, lotes) nos anos de 2005 a 2015. A partir do levantamento e da organização destes dados, foi estabelecido o valor do metro quadrado dos terrenos em diversos bairros do município no período estudado, observando a valorização em cada um deles. Foram utilizados também dados dos censos demográficos do IBGE. Tabulados e organizados os dados, realizamos a análise crítica e a descrição dos resultados.
-
Mostrar Abstract
-
This research analyzes the urban growth of the municipality of São João del-Rei, Minas Gerais State, and the urban soil valuation in the period of expansion of the Federal University of São João del-Rei, in order to establish which areas of the city present greater real estate valuation and what are its possible causes, in what concerns the areas analyzed. We intend to understand the changes in the urban space of São João del-Rei, the expansion in the demand for residences, the lack of its offer and the consequent increase of the real estate speculation in the mentioned municipality, that is to say, to understand the changes in the forms of use and occupation of the soil in the city. For this, critical readings were made about urban expansion in Brazil and in the municipality under study. The main sources of data used were classified ads in the local newspaper entitled "Gazeta de São João del-Rei", from which we collected information on the sale of real estate (in the case of this study, lots) in the years 2005 and 2015. From survey and the organization of these data, it was established the value of the square meter of the land in several districts of the municipality during the studied period, observing the valorization in each of them. Data from the IBGE demographic census were also used. Tabulated and organized the data, we performed the critical analysis and the description of the results.
|
|
10
|
-
JULIAR DE SOUZA OLIVEIRA
-
TURISMO E MINERAÇÃO NA PRODUÇÃO DO ESPAÇO NO MUNICÍPIO DE SÃO THOMÉ DAS LETRAS
-
Orientador : MARCIO ROBERTO TOLEDO
-
MEMBROS DA BANCA :
-
FABIO TOZI
-
MARCIO ROBERTO TOLEDO
-
TATIANE MARINA PINTO DE GODOY
-
Data: 11/07/2017
-
-
Mostrar Resumo
-
Nesta dissertação, busca-se entender a produção do espaço do município de São Thomé das Letras-MG, a partir da relação entre as duas principais atividades econômicas deste município: o turismo e a mineração de quartzito. Em São Thomé das Letras, o turismo e a mineração se desenvolvem com mercados consumidores e produtos completamente distintos. No entanto, essas atividades se realizam em uma mesma base territorial e sob a mesma dinâmica de reprodução, assentada na acumulação de capital. A atividade turística se desenvolve, explorando a paisagem exuberante do alto da serra, as cachoeiras, os afloramentos rochosos, as grutas e a arquitetura peculiar das construções de pedra na cidade. A mineração de quartzito desenvolve-se a céu aberto, de natureza altamente expansiva e predatória, tendo ampliado suas atividades com grandes impactos, alterando radicalmente os locais onde realiza suas atividades, o que tem representado um grande problema para a atividade turística na região, já que muitos pontos turísticos se encontram dentro ou próximos de áreas de mineração. Por sua vez, o turismo também vem limitando a expansão da atividade mineradora, tendo em vista que muitos lugares de exploração turística se encontram em áreas de relevante potencial minerário, ambicionadas por agentes da mineração, dificultando sua expansão sobre essas áreas. Com o desenvolvimento paralelo das duas atividades econômicas, um mecanismo conflitante apresenta-se cada vez mais presente e intenso no município, revelando no lugar as contradições da dinâmica de reprodução capitalista, como exemplo, a acirrada competição pelo uso do território, vinculada à necessidade contínua de expansão econômica. Com esta pesquisa, esperamos aprofundar os conhecimentos sobre essas contradições, à medida que compreendemos as bases e as consequências do uso do território de cada atividade e da relação entre elas em São Thomé das Letras.
-
Mostrar Abstract
-
This thesis seeks to understand the reproduction of space in the city of Sao Thome das Letras – MG, from the relationship between the two main economic activities of this city: the tourism and the mining of quartzite. In Sao Thome das Letras, the tourism and the mining are developed with cconsumers markets and many different product markets. However, these activities are performed out in the same territorial base and under the same dynamic of reproduction, based on the accumulation of capital. The tourist activity develops, exploring the lush landscape from the top of the mountain range, the waterfalls, the rocky outcrops, the caves and the peculiar architecture of stone buildings in the city. The mining of quartzite develops explicitly, in a highly expansive and predatory way, having expanded its activities with major impacts, radically altering the places where it carries out its activities, which has been big problems for the tourist activity in the region, because many tourist spots are inside or near mining areas. In turn, the tourism has also been limiting the expansion of mining activity, considering that many places of tourist exploration are in areas of relevant mining potential, aspired by mining agents, making it difficult to expand on these areas. With the parallel development of the two economic activities, a conflicting mechanism is increasingly present and intense in the municipality, revealing, in this place, the contradictions of the dynamics of capitalist reproduction, as an example, the fierce competition for the use of territory, linked to the continued need for economic expansion. With this research, we hope to deepen our understanding of these contradictions, as we understand the bases and consequences of using the territory of each activity and the relationship between them in São Thomé das Letras.
|
|
11
|
-
LETICIA MARIA DE PAIVA
-
HABITAÇÃO DE INTERESSE SOCIAL E A PRODUÇÃO DO ESPAÇO URBANO EM SÃO JOÃO DEL-REI/MG ENTRE OS ANOS 2006-2016
-
Orientador : TATIANE MARINA PINTO DE GODOY
-
MEMBROS DA BANCA :
-
DANIELA ABRITTA COTA
-
HELOISA SOARES DE MOURA COSTA
-
TATIANE MARINA PINTO DE GODOY
-
Data: 07/08/2017
-
-
Mostrar Resumo
-
Esta pesquisa pretende analisar as contradições existentes na produção capitalista do espaço urbano e na política de habitação na cidade de São João Del- Rei, Minas Gerais. A pesquisa partiu de duas hipóteses aqui investigadas. No modo de produção capitalista, o espaço é produzido segundo as lógicas de reprodução do capital por meio de alianças entre mercado e Estado. À primeira hipótese é que seja qual for o porte da cidade, a reprodução capitalista do espaço opera a partir da mesma lógica: segregando socioespacialmente as classes sociais por meio de uma atuação conjunta com o Estado. À segunda hipótese é que o direito à moradia, reduzido ao habitat não garante aos moradores dos conjuntos habitacionais o direito à cidade. O processo de urbanização brasileiro caracterizado pelo crescimento populacional acelerado teve como consequência o déficit habitacional e a necessidade do desenvolvimento de políticas públicas que buscassem suprir a demanda por moradias. Em decorrência das atuais políticas e programas de habitação, vem ocorrendo um aumento na produção do espaço edificado, por meio da ação do mercado imobiliário e do Estado. Esse modelo não se restringe apenas aos grandes centros, mas avança para a realidade de cidades de pequeno porte, como é o caso de São João Del-Rei. É importante compreender a produção do espaço urbano desse município por meio das políticas habitacionais porque essa é uma das principais ações que ocasionam as transformações urbanas nas cidades de pequeno porte em momento recente. Além disso, permite o entendimento do que essas cidades expressam para o atual processo de urbanização brasileiro. De acordo com o método proposto, a pesquisa possui 3 momentos: o primeiro tratará sobre as origens do déficit habitacional e a atuação das políticas habitacionais no Brasil e o segundo descreverá a problemática habitacional em São João Del-Rei. Por fim, o terceiro momento discutirá a ideia de que a produção de habitação de interesse social ocasiona parte das contradições identificadas no espaço urbano de São João Del-Rei.
-
Mostrar Abstract
-
This research intends to analyze the contradictions existing in the capitalist production of the urban space and the housing policy in the city of São João Del-Rei, Minas Gerais. The research started from two hypotheses investigated here. In the capitalist mode of production, the production of space happens according to the logics of reproduction of capital through alliances between market and state. The first hypothesis is that whatever the size of the city, the capitalist reproduction of space operates from the same logic: segregating socio-spatially the different social classes through a joint action with the State. The second hypothesis is that the right to housing, reduced to the habitat, and does not guarantee the inhabitants of the housing estates the right to the city. The Brazilian urbanization process characterized by rapid population growth, resulted in the housing deficit, and the need to develop public policies to supply the demand for housing. Because of current policies and housing programs, there has been an increase in the production of built space, through the action of the real estate market and the State. This model is not restricted to large centers, but advances to the small towns, as is the case of São João Del-Rei. It is important to understand the production of the urban space of this municipality, because the housing policies are one of the main actions that cause the urban transformations in the small cities in recent moment. In addition, it allows the understanding of what these cities express for the current process of Brazilian urbanization. According to the proposed method, the research has three moments: the first will deal with the origins of the housing deficit and the performance of housing policies in Brazil and the second will describe the housing problem in São João Del-Rei. Finally, the third moment will discuss the idea that social housing causes part of the contradictions identified in the urban space of São João Del-Rei.
|
|
12
|
-
EDILBERTO MAGALHAES DE SOUZA
-
DIAGNÓSTICO DO USO E COBERTURA DA TERRA DA FLORESTA NACIONAL DE RITÁPOLIS E DA ZONA DE AMORTECIMENTO
-
Orientador : MUCIO DO AMARAL FIGUEIREDO
-
MEMBROS DA BANCA :
-
FRANCIELLE DA SILVA CARDOZO
-
GABRIEL PEREIRA
-
GERALDO MAJELA MORAES SALVIO
-
MUCIO DO AMARAL FIGUEIREDO
-
Data: 30/10/2017
-
-
Mostrar Resumo
-
A Floresta Nacional de Ritápolis (FNR) é uma Unidade de Conservação (UC) com área de 89,5 hectares e Zona de Amortecimento (ZA) de 4.715 hectares. A ZA é de grande importância para a gestão e proteção da UC ao possibilitar o controle e mitigação dos impactos negativos de atividades no entorno. A ZA está localizada em partes dos Municípios de Resende Costa, Coronel Xavier Chaves, Ritápolis e São João Del Rei, no Estado de Minas Gerais. O contexto desta UC com ampla ZA em múltiplas fronteiras municipais indica a relevância dos estudos espaciais com cartografia temática a partir das interações entre ambiente natural e ambiente antropizado. O objetivo desta pesquisa foi efetuar o diagnóstico da FNR e principalmente da ZA a partir da intersecção do uso e cobertura da terra com as Áreas de Preservação Permanente (APP). Para os trabalhos foram utilizadas as imagens de satélite RapidEye, o Modelo Digital de Elevação (MDE/ TOPODATA), arquivos vetoriais e tabulares dos limites da UC e da ZA, arquivos vetoriais e tabulares de cursos d’água do ZEEMG, o aparelho de GPS Garmin eTrex 30 Versão 4.5, o aplicativo GPS TrackMaker PRO Versão 4.9.590, o aplicativo Google Earth Pro, Versão 7.1.2.2041, o Sistema de Processamento de Informações Georeferenciadas (SPRING) Versão 5.4.3 e o Quantum Geographic Information System (QGIS) Versão 2.18.0. Os métodos adotados consistiram em técnicas de geoprocessamento a partir dos materiais citados, bem como levantamento de dados geográficos, aferições em trabalhos de campo, mapeamento temático e integração (cruzamento) de parâmetros de análise. Assim, com os materiais e métodos, tem-se o mapa de uso e cobertura da terra a partir de classificação por interpretação visual das feições de imagens de satélite; o aperfeiçoamento do mapeamento de uso e cobertura da terra com dados vetoriais e tabulares de cursos d’água, estradas e ferrovia; o trabalho de campo para aferição das feições/classes, a matriz de confusão para validação dos mapeamentos, as estimativas de declividade e altimetria (hipsométrico) a partir do MDE; o mapa de identificação das APP a partir dos cursos d’água, declividade e altimetria; o cruzamento das classes de uso e cobertura da terra com as APP e, por fim, o diagnóstico com os parâmetros identificados. Portanto, os resultados apontaram para um cenário de intensa pressão antrópica sobre o sistema natural a partir de atividades rurais (lavoura, pastagem e silvicultura) com algumas em sobreposição em APP; usos gerais (o que não se enquadra nas demais classes, como infraestrutura, mineração, áreas degradadas, etc.) com alguns em sobreposição em APP; e remanescentes de vegetação nativa com ou sem sobreposição em APP.
-
Mostrar Abstract
-
The Ritapolis National Forest (RNF) is a Protected Area (PA) with an area of 89.5 hectares and a Buffer Zone (BZ) of 4.715 hectares. The BZ presents great importance for the management and protection of the PA by enabling the control and mitigation of the negative impacts at the surroundings. The BZ is located in parts of the Municipalities of Resende Costa, Coronel Xavier Chaves, Ritapolis and Sao Joao Del Rei, located in Minas Gerais State. The context of this PA with large BZ in multiple municipal borders indicates the relevance of the spatial studies with thematic cartography from the interactions between natural environment and anthropic environment. The objective of this research was to diagnose the RNF and mainly the BZ from the intersection of land use and land cover with Permanent Preservation Areas (PPA). In this work were used the RapidEye satellite images, the Digital Elevation Model (DEM / TOPODATA), vector and tabular files of the PA and the BZ limits, vector and tabular archives of watercourses from the Economic Ecological Zoning of Minas Gerais (ZEEMG), the Garmin eTrex 30 Version 4.5 GPS device, the GPS TrackMaker PRO Version 4.9.590, the Google Earth Pro, Version 7.1.2.2041, the Georeferenced Information Processing System (SPRING) Version 5.4.3 and The Quantum Geographic Information System (QGIS) Version 2.18.0. The adopted methods consisted of geoprocessing techniques from the cited materials, as well as geographic data collection, fieldwork measurements, thematic mapping and integration (crossing) of analysis parameters. Thus, with the materials and methods, the land use and land cover map was obtained from classification by visual interpretation of the satellite image features; the mapping of land use and land cover with the vector and tabular data from watercourses, roads and railways was improved; the fieldwork to measure the features / classes was performed; the confusion matrix for the mappings validation was generated; and the following maps was created: slope and altimetry (hypsometric) from the DEM; the identification of PPA from water courses, slope and altimetry; the intersection of land use and land cover classes with PPA and, finally, the diagnosis with the identified parameters. Therefore, the results pointed to a scenario of intense anthropic pressure on the natural system from rural activities (farming, pasture and forestry) with some overlapping in PPA; general uses (which does not fit into the other classes, such as infrastructure, mining, degraded areas, etc,) with some overlapping in PPA; and remnants of native vegetation with or without overlap in PPA.
|
|
13
|
-
MAXIMILIANO VALE DE RESENDE LARA
-
AS DISCIPLINAS DE PRÁTICA DE ENSINO COMO COMPONENTE CURRICULAR NOS CURSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA NAS UNIVERSIDADES FEDERAIS EM MINAS GERAIS
-
Orientador : VICENTE DE PAULA LEAO
-
MEMBROS DA BANCA :
-
CARLA JUSCELIA DE OLIVEIRA SOUZA
-
SANDRA DE CASTRO DE AZEVEDO
-
VICENTE DE PAULA LEAO
-
Data: 20/12/2017
-
-
Mostrar Resumo
-
Este trabalho tem por objetivo analisar a forma como as disciplinas de Práticas de Ensino estão dispostas nos Projetos Pedagógicos dos Cursos de Geografia das universidades federais no estado de Minas Gerais, bem como a importância dessas disciplinas na articulação entre teoria e prática presentes na formação inicial dos licenciandos em Geografia. Para isso, foram analisados os documentos oficiais do Ministério da Educação relacionados à formação de professores, autores de referência na formação de professores e da Educação Básica, e os Projetos Pedagógicos Curriculares, além da realização de grupos focais com alunos dos últimos períodos dos cursos de licenciatura em Geografia nas Universidades Federais de São João del-Rei (UFSJ), de Alfenas (UNIFAL) e de Minas Gerais (UFMG). As disciplinas de Práticas de Ensino são importantes para a formação de professores, visto que se trata de momentos de vivência pedagógica dos fundamentos teóricos das disciplinas dispostas ao longo do curso. A partir daquilo que foi diagnosticado pelo Parecer CNE/CP 9 (BRASIL, 2001) sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação de professores da Educação Básica e da nova perspectiva a partir da Resolução nº 2 (BRASIL, 2002), foi realizada a análise da ressignificação das licenciaturas em Geografia, buscando entender a transição do modelo “3 + 1” para uma nova metodologia de ensino, que tem valorizado as disciplinas de Práticas de Ensino. O modelo de formação técnica tem valorizado uma formação bacharelesca em detrimento da formação de professores. A análise da Resolução nº 2 (BRASIL, 2002) aponta novos caminhos para as licenciaturas ao garantir 400 horas de prática pedagógica como componente curricular obrigatório nos cursos de licenciatura além das 400 horas de Estágio Supervisionado. Foram analisados os Projetos Pedagógicos Curriculares (PPCs) dos cursos de Geografia das universidades federais: UFSJ, UNIFAL, UFMG, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Universidade Federal de Viçosa (UFV), Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) e Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). A partir da leitura e análise dos PPCs, observou-se a disposição das disciplinas de Práticas de Ensino e comparou-se a organização de cada uma delas a partir de suas ementas. Concluiu-se o trabalho analisando os grupos focais e a forma como os licenciandos têm vivenciado as Práticas de Ensino dentro dos cursos de Geografia nas universidades federais no estado de Minas Gerais
-
Mostrar Abstract
-
The objective of this work is to analyze how the teaching practices are arranged in the Pedagogical Projects of the Geography Courses of the Federal Universities in the State of Minas Gerais, as well as the importance of these disciplines in the articulation between theory and practice present in the initial formation of the graduates in Geography. For this, we analyzed official documents of the Ministry of Education related to teacher training, reference authors in teacher training and Basic Education, analysis of the Curricular Pedagogical Project, the realization of focus groups with students from the last periods of the Bachelor’s Degree in Geography in the Federal Universities of São João del-Rei, Alfenas and Belo Horizonte. The Teaching Practice Disciplines are important for the training of teachers since they are moments of pedagogical experience of the theoretical foundations of the disciplines arranged along the course. Based on what was diagnosed by the CNE Opinion CP 09 of 2001, on the National Curricular Guidelines for the training of Basic Education teachers and the new perspective from Resolution 02 of 2002, an analysis of the re-signification of the degrees in Geography was carried out understand the transition from the “3 + 1 model” to a new teaching methodology that has valued the Teaching Practice Disciplines. The technical training model has valued baccalaureate training at the expense of teacher training. The analysis of Resolution 02 of 2002 points out new paths for undergraduate degrees by guaranteeing 400 hours of pedagogical practice as a compulsory curricular component in undergraduate courses beyond 400 hours of Supervised Internship. We analyze the PPCs (Pedagogical Curricular Projects) of the Federal University Geography courses: UFSJ – Federal University of São João del-Rei, UNIFAL – Federal University of Alfenas, UFMG – Federal University of Minas Gerais, UFJF – Federal University of Juiz de Fora, Federal University of Uberlândia, UFM – Federal University of Triângulo Mineiro, UFVJM – Federal University of the Jequitinhonha and Mucuri Valleys, UFOP – Federal University of Ouro Preto. From the reading and analysis of the PPCs, we observe the disposition of the Disciplines of Teaching Practices and compare the organization of the same ones from the menus of each of them. We conclude the work by analyzing the focus groups and the way in which the graduates have lived the Teaching Practices within the Geography Courses in the Federal Universities in the state of Minas Gerais
|
|