PPGeog PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO Telefone/Ramal: Não informado

Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIA LUÍZA REIMBERG DA SILVA

DISCENTE : MARIA LUÍZA REIMBERG DA SILVA
DATA : 26/08/2024
LOCAL: Sala do Google meet: https://meet.google.com/ymh-zwfr-kex

PERCEPÇÃO DE DOCENTES DE GEOGRAFIA SOBRE RISCO SOCIAL DE DISCENTES LGBTQIAPN+ NO ESPAÇO ESCOLAR

Identidades; Sexualidades; Ensino de Geografia.

Este relatório de qualificação tem por objetivo compreender a percepção de docentes de Geografia do ensino médio sobre a possibilidade de risco social de discentes LGBTQIAPN+ no espaço escolar em Barbacena, MG. Considerando a temática do Risco Social, na interface com a Geografia Feminista e das Sexualidades, trata-se de uma pesquisa que utiliza em sua metodologia, o método fenomenológico, com características quali-quantitativas obtidas s a partir da análise de conteúdo (Bardin, 1977), das entrevistas semi-estruturada com os docentes de Geografia do município de Barbacena/MG, que atuam no Ensino Médio. Mediante os discursos dos docentes, foi possível compreender se o espaço escolar é um local onde alunos estejam vulneráveis devido a marcadores sociais como raça, classe, gênero e sexualidade ou se é um ambiente acolhedor e seguro para aqueles alunos com identidades que não seguem o padrão hegemônico da cisheteronormatividade. Portanto, este trabalho destaca a relevância dos estudos sobre sexualidades no contexto geográfico, ressaltando sua potencialidade nas reflexões acerca do espaço escolar na perspectiva dos estudos cindínicos dos riscos.

Presidente - 1257232 - ADELAINE ELLIS CARBONAR DOS SANTOS
Interna - 2172566 - CARLA JUSCELIA DE OLIVEIRA SOUZA
Externa ao Programa - 3325515 - PATRICIA MARTINELLI
Externo à Instituição - ALIDES BAPTISTA CHIMIN JUNIOR