PPGeog PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO Telefone/Ramal: Não informado

Banca de QUALIFICAÇÃO: LUCAS LUAN GIAROLA

DISCENTE : LUCAS LUAN GIAROLA
DATA : 30/08/2024
LOCAL: meet.google.com/mqe-odgi-exv

GEOGRAFIA ESCOLAR E A RECONTEXTUALIZAÇÃO DE CONHECIMENTOS: MAPEAMENTO DA PAISAGEM ESCOLAR

Ensino de Geografia; Cartografia Escolar; Percurso Didático

PÁGINAS: null

Esta pesquisa possui como objetivo principal desenvolver e vivenciar um percurso para a mediação didática em Geografia, considerando o mapeamento da paisagem escolar e a análise dos fenômenos de inundação e alagamento na realidade urbana. Para atender esse objetivo, optou-se por uma pesquisa de natureza qualitativa, que compreende duas etapas distintas, mas interligadas. O primeiro procedimento da pesquisa (Fase 1) refere-se ao estudo empírico e descritivo da área do entorno escolar, por meio de mapeamento on-line. O mapeamento foi realizado na paisagem da Escola Estadual Governado Milton Campos, localizada no bairro Matosinhos, na cidade de São João del-Rei–MG, a partir da proposta de Souza (2020). Esta proposta se fundamenta na visão integrada e holística do espaço, em seu processo de produção e organização, a partir da noção da Geoecologia da Paisagem. Em um segundo momento (Fase 2), a pesquisa assume os pressupostos metodológicos da investigação participante no processo de desenvolvimento e vivência do percurso para a mediação didática junto aos estudantes do sexto ano do Ensino Fundamental da referida escola. O percurso foi estruturado com base na proposta de Cavalcanti (2019), considerando três ações de ensino: problematizar – sistematizar – sintetizar, e na ideia do estudo geográfico à luz de um olhar para e pela paisagem. Assim, por meio do processo de mapeamento da paisagem escolar e da reflexão sobre a experiência vivenciada durante o percurso, a pesquisa discute o potencial da paisagem vivida no ensino de Geografia. Defende que esta pode ser mobilizada para a transformação do olhar dos estudantes sobre o seu contexto e para o desenvolvimento de um pensamento geográfico sobre fenômenos e situações diversas, em diferentes escalas.

Presidente - 2172566 - CARLA JUSCELIA DE OLIVEIRA SOUZA
Interno - 2029209 - ANDRE BATISTA DE NEGREIROS
Externa ao Programa - 1348442 - PATRICIA BENEDINI MARTELLI
Externa à Instituição - JANETE REGINA DE OLIVEIRA - UFV