RISCO SOCIOAMBIENTAL NA PAISAGEM ESCOLAR: PROPOSTA TEÓRICO-METODOLÓGICA PARA A MEDIAÇÃO DIDÁTICA NO ENSINO DE GEOGRAFIA A PARTIR DO MAPEAMENTO ESCOLAR
Geografia Escolar. Cartografia Escolar. Recontextualização. Percurso Didático.
Esta pesquisa possui como objetivo principal desenvolver e vivenciar um percurso para a mediação didática em Geografia, considerando produtos cartográficos previamente gerados por meio do mapeamento da paisagem escolar e a análise dos fenômenos de inundação e alagamento na realidade urbana. Para atender a esse objetivo, optou-se por uma pesquisa de natureza qualitativa, que compreende duas etapas distintas, mas interligadas. O primeiro procedimento da pesquisa (Fase 1) refere-se ao estudo empírico e analítico da área do entorno escolar, por meio da retomada do mapeamento apresentado por Giarola (2022) e do aprofundamento do estudo sobre esse recorte espacial. Este mapeamento foi realizado na paisagem da Escola Estadual Governador Milton Campos, localizada no bairro Matosinhos, em São João del-Rei–MG, e tem fundamento na análise sistêmica do espaço, a partir da noção da Geoecologia da Paisagem recontextualizada para o ensino de Geografia. Nessa primeira fase, foi possível uma percepção holística do risco socioambiental relacionado aos fenômenos de inundação e alagamento no bairro Matosinhos, que vem sendo potencializado nos últimos anos em virtude da inter-relação entre componentes físico-naturais e sociais desse espaço. Com base nessa constatação, em um segundo momento (Fase 2), a pesquisa assume os pressupostos metodológicos da investigação participante no processo de desenvolvimento e vivência de uma proposta teórico-metodológica de percurso para a mediação didática junto aos estudantes do sexto ano do Ensino Fundamental da referida escola. O percurso foi estruturado com base em Cavalcanti (2014, 2019), que considera três ações de ensino: problematizar, sistematizar e sintetizar, e na ideia do estudo geográfico à luz de um olhar para e pela paisagem, com ênfase no risco socioambiental (inundação e alagamento). Na proposta, os estudantes puderam compreender as áreas de risco do entorno escolar como resultado da interação de diversos fatores que causam desequilíbrios entre os sistemas físico-natural e social, gerando processos perigosos e o problema de inundação do Rio das Mortes em área de uso urbano e alagamento nas ruas e trechos do bairro. O percurso possibilitou que os estudantes, a partir de problematizações e sistematizações sobre uso e ocupação do espaço urbano em interação com a dinâmica fluvial e pluvial, desenvolvessem um olhar mais amplo e crítico sobre o contexto vivido por eles, por meio de um pensamento geográfico que articulou conceitos (paisagem, risco socioambiental, inundação, alagamento, escoamento superficial, águas pluviais e fluviais), raciocínios (localização, distribuição, conexão, analogia, entre outros) e linguagens (cartográfica, imagética). Diante desses resultados, a pesquisa discute e demonstra o potencial da paisagem vivida pelos estudantes, da mediação e percurso didático e do estudo do risco socioambiental no ensino de Geografia e defende que essas abordagens combinadas possibilitam a transformação do olhar dos estudantes sobre o seu contexto e o desenvolvimento do pensamento geográfico sobre fenômenos e situações diversas, em diferentes escalas, especialmente sobre os fenômenos de inundação e alagamento.