PPGeog PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: GLEDES DE CASTRO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : GLEDES DE CASTRO
DATA : 18/02/2025
HORA: 09:00
LOCAL: Campus Ctan Sala 308 - Auditório do PPGeog
TÍTULO:

INTERPRETAÇÃO DA PAISAGEM ARQUEOLÓGICA ATRAVÉS DAS ANÁLISES PEDOGEOMORFOLÓGICAS, MICROMORFOLOGICAS E DE ARTEFATOS CERÂMICOS.



PALAVRAS-CHAVES:

Solos, analises, cerâmica


PÁGINAS: 105
RESUMO:

Os estudos da interpretação da paisagem dos sítios arqueológicos na região do campo das vertentes ainda são escassos, apesar da maciça presença de sitos com artefatos cerâmicos e líticos encontrados na região. Esta pesquisa, foi realizada no município de Lagoa Dourada - MG, no povoado do Arame. Essa localidade foi escolhida, pois, trata-se de um sítio de fácil acesso e com grande presença de artefatos cerâmicos intercalados entre os horizontes dos solos. Devido a riqueza material e como forma de contribuir no entendimento da ocupação dos povos originários na região em estudo, este trabalho tem como objetivo, realizar análise pedogeomorfológica, micromorfológica e das cerâmicas do sítio arqueológico do povoado do Arame. Como procedimento metodológico realizou-se a análise horizontal e vertical da formação superficial, em seguida foram feitos cinco perfis de solos. Após a análise e descrição dos perfis foram coletados solos para análises texturais, química e matéria orgânica, além de análise indeformadas para a confecção das lâminas delgadas de solo para análise micromorfológica. As análises preliminares sugerem solos argilosos, com uma camada orgânica antrópica semelhante as terras pretas de índio, encontradas na região amazônica, os teores de matéria orgânica dessa camada destoam do restante dos horizontes analisados. Resultados posteriores poderão indicar mais evidência de ocupação e a correlação dos horizontes pedológicos com a confecção das cerâmicas.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1375368 - LEONARDO CRISTIAN ROCHA
Interno - 2001758 - GABRIEL PEREIRA
Externo à Instituição - FABIO SOARES DE OLIVEIRA - UFMG
Notícia cadastrada em: 11/02/2025 11:29
SIGAA | NTInf - Núcleo de Tecnologia da Informação - +55(32)3379-5824 | Copyright © 2006-2025 - UFSJ - sigaa06.ufsj.edu.br.sigaa06