PPGeog PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: MARIA LUÍZA REIMBERG DA SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MARIA LUÍZA REIMBERG DA SILVA
DATA : 24/02/2025
HORA: 10:00
LOCAL: Meet - https://meet.google.com/dwv-cryj-jkn
TÍTULO:

PERCEPÇÃO DE DOCENTES DE GEOGRAFIA SOBRE RISCO SOCIAL DE DISCENTES LGBTQIAPN+ NO ESPAÇO ESCOLAR

 

 

 

 

 

 


PALAVRAS-CHAVES:

Interseccionalidades; Sexualidades; Ensino de Geografia.


PÁGINAS: 160
RESUMO:

Esta dissertação tem por objetivo compreender a percepção de docentes de Geografia que atuam no Ensino Médio, sobre a possibilidade de risco social de discentes LGBTQIAPN+ no espaço escolar em Barbacena, MG. Considerando a temática do Risco Social, na interface do Ensino de Geografia, Geografia Feminista e das Sexualidades, trata-se de uma pesquisa que utiliza o método fenomenológico da percepção proposta por Merleay-Ponty (1999), atreladado a  metodologia da análise de conteúdo (Bardin, 1977), que desencadeou dados com características quali-quantitativas obtidas a partir  das entrevistas semi-estruturadas com os docentes de Geografia do município de Barbacena/MG, que atuam no Ensino Médio. Mediante as análises de conteúdo dos discursos dos docentes, foi possível compreender que os espaços escolares do município investigado se constituem a partir da norma cisheterossexual que,  através dos marcadores sociais e corporais,  colocando os discentes LGBTQIAPN+ vulneráveis devido às diferenças que se interseccionam comoa raça, classe, gênero, sexualidade, religião e classe dos discentes. Nesse sentido,  as análises sobre  a percepção dos docentes indicam que as escolas não desenvolvem projetos, palestras ou oficinas voltadas para as diferenças dos estudantes e, portanto, não é um espaço acolhedor e seguro para aqueles com identidades dissidentes. Assim, este trabalho destaca a relevância dos estudos sobre sexualidades e gênero no contexto do Ensino Geográfico, ressaltando sua potencialidade nas reflexões acerca do espaço escolar na perspectiva dos estudos cindínicos dos riscos, sobretudo o social.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1257232 - ADELAINE ELLIS CARBONAR DOS SANTOS
Interna - 2172566 - CARLA JUSCELIA DE OLIVEIRA SOUZA
Externo à Instituição - IVAN IGNACIO PIMENTEL - UERJ
Externo à Instituição - ALIDES BAPTISTA CHIMIN JUNIOR
Notícia cadastrada em: 11/02/2025 15:10
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