PERCEPÇÃO DE DOCENTES DE GEOGRAFIA SOBRE RISCO SOCIAL DE DISCENTES LGBTQIAPN+ NO ESPAÇO ESCOLAR
Interseccionalidades; Sexualidades; Ensino de Geografia.
Esta dissertação tem por objetivo compreender a percepção de docentes de Geografia que atuam no Ensino Médio, sobre a possibilidade de risco social de discentes LGBTQIAPN+ no espaço escolar em Barbacena, MG. Considerando a temática do Risco Social, na interface do Ensino de Geografia, Geografia Feminista e das Sexualidades, trata-se de uma pesquisa que utiliza o método fenomenológico da percepção proposta por Merleay-Ponty (1999), atreladado a metodologia da análise de conteúdo (Bardin, 1977), que desencadeou dados com características quali-quantitativas obtidas a partir das entrevistas semi-estruturadas com os docentes de Geografia do município de Barbacena/MG, que atuam no Ensino Médio. Mediante as análises de conteúdo dos discursos dos docentes, foi possível compreender que os espaços escolares do município investigado se constituem a partir da norma cisheterossexual que, através dos marcadores sociais e corporais, colocando os discentes LGBTQIAPN+ vulneráveis devido às diferenças que se interseccionam comoa raça, classe, gênero, sexualidade, religião e classe dos discentes. Nesse sentido, as análises sobre a percepção dos docentes indicam que as escolas não desenvolvem projetos, palestras ou oficinas voltadas para as diferenças dos estudantes e, portanto, não é um espaço acolhedor e seguro para aqueles com identidades dissidentes. Assim, este trabalho destaca a relevância dos estudos sobre sexualidades e gênero no contexto do Ensino Geográfico, ressaltando sua potencialidade nas reflexões acerca do espaço escolar na perspectiva dos estudos cindínicos dos riscos, sobretudo o social.