O ENSINO DE GEOGRAFIA NA PANDEMIA DO COVID 19: INFÂNCIA E LUDICIDADE EM UM AMBIENTE INCLUSIVO
Ensino remoto, BNCC, Inclusão escolar
Esta qualificação tem como objetivo apresentar a investigação sobre como desenvolver práticas lúdicas e convencionais em uma sala de aula inclusiva. A área de estudo foi uma escola particular de São João del-Rei e o público-alvo foi uma classe, composta por 20 alunos, sendo dois alunos deficientes, do 4° ano do Ensino Fundamental I. A fundamentação teórico-metodológica foi a perspectiva da pesquisa-ação. A coleta de dados foi realizada através do acompanhamento e desenvolvimento de material didático lúdico para a classe em um cenário de pandemia do COVID-19, durante os anos de 2020 e 2021. Os dados coletados mostram que: a) os alunos conseguem desenvolver suas habilidades através de práticas lúdicas; b) os alunos independentemente de qual deficiência conseguiram desenvolver as questões cognitivas, sociais e individuais; c) utilizam do espaço de vivência para construir sua base de ensino; d) utilizam a organização espacial. As relações sociais são de extrema importância para os alunos conhecerem e representarem o espaço vivido.