Banca de DEFESA: GÉSICA APARECIDA SANTANA NASCIMENTO

DISCENTE : GÉSICA APARECIDA SANTANA NASCIMENTO
DATA : 30/07/2024
LOCAL: Universidade Federal de São João del-Rei - Campus Dom Bosco

Diversidade genética de Prochilodus lineatus em regiões sob influência de barragens de hidrelétricas no sistema do alto rio Grande – MG

Estrutura Genética de Populações, Gestão Ambiental, Microssatélites, Produção hidrelétrica, Recursos pesqueiros

Este trabalho caracteriza e apresenta o maior conjunto de marcadores moleculares de DNA microssatélites já validados para a curimba, Prochilodus lineatus, a espécie de piracema mais significativa para a pesca na grande bacia do rio da Prata. O estudo tem como objetivo, ainda, empregá-los em uma análise inédita da estrutura genética desta espécie, em peixes separados pelas três últimas barragens de usinas hidrelétricas (UHE) do alto rio Grande, MG, um rio densamente interrompido por barramentos. Peixes migratórios Neotropicais enfrentam diversas ameaças, incluindo a degradação do habitat, poluição da água e a fragmentação do rio pela construção UHE, que comprometem suas migrações. Microssatélites permitem a avaliação de polimorfismos de comprimento de DNA, consagrados como marcadores moleculares úteis na elucidação da estrutura genético-populacional, a forma como a variação genética está distribuída dentro e entre populações. Um total de 15 novos marcadores de DNA microssatélites foram validados para P. lineatus e utilizados para revelar um padrão de tipo-fractal da estrutura genética de 140 indivíduos coletados nas regiões das UHE do Funil, Camargos e Itutinga, MG, sendo esta última amostrada em dois momentos, em um intervalo de 10 anos. Para isso foram empregados métodos tradicionais da descrição da variabilidade genética intra e interpopulacionais, além de análises exploratórias, como uma análise discriminante de componentes principais. Ademais, foram realizadas abordagens de inferência por estimação de máxima verossimilhança e por estatística Bayesiana, baseadas no modelo de admistura de populações. O padrão de variação encontrado foi dissecado por meio de uma análise hierárquica dos dados, que evidenciou a presença de estoques mistos de P. lineatus no alto rio Grande, com grande variação genética entre indivíduos e fraca associação direta com localidades e momentos específicos amostrados. No entanto, foi detectado efeito de variação e distanciamento genético entre e dentro de localidades é possível efeito de isolamento para Camargos e o restante do alto rio Grande, um trecho de importância e possível área prioritária para a conservação da ictiofauna. Dois grandes grupos geneticamente distintos de peixes foram identificados, o que sugere a existência de sítios de reprodução separados antes da interposição de barragens da UHE, como o rio das Mortes e o alto rio Grande, por exemplo. Estes se desdobram reiteradamente de forma similar, até a definição de oito possíveis grupos. Isso pode refletir a complexidade hidrográfica de tributários de diferentes ordens e seu uso para a reprodução desta espécie e/ou efeitos recentes de isolamento devido a barragens e pela influência genética nãoplanejada de introdução de espécimes produzidos em pisciculturas (peixamentos), executados na tentativa de mitigar os impactos de barragens. Este trabalho fornece novos subsídios (ferramentas moleculares) para o estudo desta espécie na América do Sul, além de novos pontos de referência sobre a natureza genética de cardumes de P. lineatus na bacia do alto rio Grande, um promissor modelo para o contínuo estudo e elucidação destas e outras questões pertinentes à conservação de peixes migratórios, no contexto da influência de UHE e de possíveis medidas para a mitigação de seus impactos ambientais.

Externo à Instituição - PEDRO MANOEL GALETTI JUNIOR - UFSCAR
Presidente - 1571747 - GABRIEL DE MENEZES YAZBECK
Interno - 3154780 - RAFAEL FELIX DE MAGALHAES
Notícia cadastrada em: 23/07/2024 08:51