Escola Legislativa Municipal: estudo de caso sobre implantação e contribuições para formação ética da burocracia e cidadãos local
Escola do Legislativos; Formação Cidadã; Corrupção; Accountability.
Os estudos mais antigos sobre corrupção eram focados nas instituições, criação de procedimentos e leis para mitigar a corrupção, onde a ética era tratada como algo externo ao indivíduo e a influência social era decisiva na tomada de decisão. Num segundo momento, a motivação para o serviço público e os comportamentos éticos começaram a ser valorizadas e incentivadas para construção de um ambiente sem corrupção, demonstrando a importância da formação cidadã como requisito para incentivar comportamentos mais éticos. Este projeto objetiva analisar o papel da Escola do Legislativo de Divinópolis (MG) na formação cidadã dos servidores, agentes políticos e sociedade civil no Município. No decorrer do projeto serão analisados os principiais estudos sobre o tema na área da Administração Pública e a partir da análise dos dados obtidos através do estudo de caso da Escola do Legislativo, analisar se a existência da Escola do Legislativo no Município de Divinópolis exerceu alguma influência nos indicadores de corrupção local. Espera-se ao final que a pesquisa contribua para fortalecer a instituição analisada e contribuir para a administração pública municipal como um todo.