ProfiAP PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO Telefone/Ramal: Não informado
Dissertações/Teses
2021
Dissertações
1
  • DANIEL GUSTAVO DOS SANTOS
  • INFLUÊNCIA DO AUXÍLIO DE PROMOÇÃO SOCIOACADÊMICA NA PERMANÊNCIA E NO DESEMPENHO ACADÊMICO DOS COTISTAS DE RENDA EM UMA UNIVERSIDADE FEDERAL

  • Orientador : PAULO HENRIQUE DE LIMA SIQUEIRA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ANDRE LUIS BERTASSI
  • FERNANDA MARIA DE ALMEIDA
  • NICHOLAS JOSEPH TAVARES DA CRUZ
  • PAULO HENRIQUE DE LIMA SIQUEIRA
  • Data: 27/08/2021

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  • Para democratizar o ensino superior público no Brasil foram instituídas políticas públicas voltadas ao acesso e à permanência. A Lei de Cotas que tem por objetivo a garantia de uma reserva de vagas e o Programa Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes) que busca a ampliação das condições de permanência, são exemplos dessas políticas contemporâneas que se encontram implementadas nas Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes). Na Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) o auxílio de promoção socioacadêmica é um dos principais Programas de Assistência Estudantil desenvolvido com recursos do Pnaes. O objetivo deste estudo foi avaliar se o auxílio de promoção socioacadêmica influenciou na permanência e no desempenho acadêmico dos ingressantes por cotas de renda entre o primeiro semestre de 2016 e o segundo semestre de 2019. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica e documental. Historiou-se de forma breve a evolução da universidade, em seguida foi abordada a expansão do ensino superior no Brasil até os anos 2000, posteriormente discorreu-se sobre as políticas públicas para ampliação do acesso e da permanência no ensino superior brasileiro com foco no setor público. Abordou-se também o acesso e a permanência como questões complementares para democratizar o ensino superior público e por fim a avaliação de políticas públicas e programas sociais assim como a literatura que trata da influência do Pnaes no desempenho acadêmico e na evasão. Como procedimentos metodológicos para a análise dos dados foram utilizados o teste t e teste U de Mann Whitney para comparação do desempenho acadêmico. Aplicou-se a regressão logística binária para verificar a predição do auxílio na permanência além da utilização do indicador de permanência construído e por fim foi realizada uma análise temática categorial das observações deixadas pelos discentes referentes ao motivo do cancelamento de matrícula. Os resultados referentes ao desempenho acadêmico demonstraram não haver diferença estatisticamente significativa entre cotistas de renda beneficiários e não beneficiários do auxílio em 33 dos 38 cursos analisados. O resultado da regressão logística demonstrou que o auxílio de promoção socioacadêmica foi um previsor significativo em 21 dos 38 cursos analisados, aumentando as chances de permanência para cotistas de renda e os indicadores apontaram a superioridade da permanência dos cotistas de renda que tiveram o auxílio em relação aos que não tiveram em quase todos os cursos. A análise temática demonstrou que mais de 64% dos cotistas de renda registraram mudança de IES, mudança de curso na UFSJ, mudança de curso ou pretensão em mudar de curso, sendo que beneficiários do auxílio superaram consideravelmente os não beneficiários nas duas primeiras categorias. A insuficiência de recursos financeiros representou 7,78% dos motivos para a não permanência, registrada predominantemente por cotistas de renda que não tiveram auxílio.  A avaliação realizada demonstrou a eficácia do Programa de Assistência Estudantil no cumprimento do objetivo do Pnaes relacionado à redução das taxas de evasão (aumento da permanência) de forma que o auxílio financeiro tem sido fundamental para manutenção do vínculo dos discentes oriundos das classes de renda mais baixas com a instituição.


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  • To democratize public higher education in Brazil, public policies aimed at access and permanence were instituted. The Quotas Law, which aims to guarantee a reserve of places and the National Student Assistance Program (Pnaes), which seeks to expand permanence conditions, are examples of these contemporary policies that are being implemented in Federal Institutions of Higher Education ( Ifes). At the Federal University of São João del-Rei (UFSJ) the support for socio-academic promotion is one of the main Student Assistance Programs developed with resources from Pnaes. The aim of this study was to assess whether the socio-academic promotion aid influenced the permanence and academic performance of freshmen by income quotas between the first semester of 2016 and the second semester of 2019. A bibliographical and documentary research was carried out. The evolution of the university was briefly described, followed by the expansion of higher education in Brazil until the 2000s, later on public policies for expanding access and permanence in Brazilian higher education with a focus on the sector were discussed. public. Access and permanence were also addressed as complementary issues to democratize public higher education and, finally, the evaluation of public policies and social programs, as well as the literature dealing with the influence of Pnaes on academic performance and dropout. As methodological procedures for data analysis, t test and Mann Whitney U test were used to compare academic performance. Binary logistic regression was applied to verify the prediction of assistance during permanence, in addition to the use of the constructed permanence indicator, and finally, a categorical thematic analysis of the observations left by students regarding the reason for canceling enrollment was performed. The results regarding academic performance showed no statistically significant difference between income quota beneficiaries and non-beneficiaries of the aid in 33 of the 38 courses analyzed. The result of the logistic regression showed that the support for socio-academic promotion was a significant predictor in 21 of the 38 courses analyzed, increasing the chances of permanence for income quota holders, and the indicators pointed to the superiority of permanence of income quota holders who had the aid in relation to those who did not have it in almost all courses. The thematic analysis showed that more than 64% of the income quota holders registered change of HEI, change of course at UFSJ, change of course or intention to change course, with aid beneficiaries considerably surpassing non-beneficiaries in the first two categories. Insufficient financial resources represented 7.78% of the reasons for non-permanence, predominantly registered by income quota holders who did not receive assistance. The evaluation carried out demonstrated the effectiveness of the Student Assistance Program in fulfilling the Pnaes objective related to the reduction of dropout rates (increased permanence) so that financial assistance has been essential for maintaining the bond of students from higher income classes. losses with the institution.

2019
Dissertações
1
  • GREICIELE MATEUS POLICARPO MARTINS
  • A CAPACITAÇÃO BASEADA NA GESTÃO POR COMPETÊNCIAS EM UMA INSTITUIÇÃO FEDERAL DE ENSINO
  • Orientador : PABLO LUIZ MARTINS
  • MEMBROS DA BANCA :
  • MARIA APARECIDA CURI
  • CAROLINE MIRIA FONTES MARTINS
  • DENISE CARNEIRO DOS REIS BERNARDO
  • PABLO LUIZ MARTINS
  • Data: 22/10/2019

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  • A administração pública brasileira vem buscando, há vários anos, garantir a eficiência do serviço público por meio da profissionalização e aperfeiçoamento dos servidores. Por isso, instituiu, por meio do Decreto nº 5.707/2006, a Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoal (PNDP). Como parte dessa Política, o governo propôs a implantação da Gestão por Competências no serviço público, por meio da capacitação. O objetivo deste trabalho é propor um modelo de plano institucional de capacitação que contribua para a aplicação da Gestão por Competências no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG) – Campus Congonhas. Para o alcance dos objetivos desta pesquisa, foi utilizado o método de Estudo de Caso. Quanto à natureza dos objetivos, a presente pesquisa é descritiva e, em relação à natureza dos resultados, aplicada. Os dados foram coletados por meio de pesquisa documental, entrevista semiestruturada e observação participante. Para análise dos dados, foi utilizada a técnica de análise de conteúdo. Os dados obtidos demonstraram que o Programa Institucional de Capacitação do IFMG busca atender à legislação da PNDP, porém não se apresenta como um instrumento baseado na Gestão por Competências. Como resultado da pesquisa e proposta de intervenção, foi apresentado um Plano de Capacitação por Competências para o IFMG Campus Congonhas, conforme objetivo proposto.

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  • The Brazilian public administration comes searching, several years ago, ensure the efficiency of the public service, through the professionalization and improvement of servers. Therefore, instituted, through of to Decree 5.707/2006, the National Policy of the Personnel Development (PNDP). As part of this Policy, the government propose the implantation of the Competency-based Management on the public service, through the capacitation. The objective of this work is to propose a model of the institutional plan of the capacitation to contribute to the application of the Competency-based Management on the Minas Gerais’s Federal Institute of Education, Science and Technology (IFMG) – Congonhas Campus. To achieve the objective of this research, was utilized the Case Study method. Regarding the nature of the objectives, the present research is descriptive and, regarding the nature of the
    results, applied. The data was gathers through the documental research, half structure interview and participant observation. For data analysis was utilized the content analysis technique. The obtained data demonstrated that the IFMG’s Institutional Program of the Capacitation search meet to the PNDP legislation however does not presents himself as an instrument based in Competency-based Management. As result of the research and intervention propose, was presented a Competence Training Plan for the IFMG Congonhas, according proposed objective
2
  • MARCO TÚLIO DA SILVA GOMES
  • Ouvidorias no apoio à governança pública: um estudo de caso em uma instituição federal de ensino superior

  • Orientador : ROBERTO DO NASCIMENTO FERREIRA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ANDRE LUIS BERTASSI
  • GUSTAVO MELO SILVA
  • LEANDRO RIVELLI TEIXEIRA NOGUEIRA
  • LUIZ GUSTAVO CAMARANO NAZARETH
  • ROBERTO DO NASCIMENTO FERREIRA
  • Data: 31/10/2019

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  • As ouvidoriaspúblicas, surgidas no Brasil como uma adaptação da figura do ombudsmanes-candinavo, tiveram uma expansão acelerada nas primeiras décadas do século XXIna esteira do movimento da governança pública, tendo como premissamelhorar a interlocução entre a administração pública e a sociedade. No entanto, a falta de um marco regulatório para sua atuação gerou uma heterogeneidade deste instituto no país, suscitando o problema de como aumentar sua efetividade nas organizações. Neste trabalho, o objetivo geral foirealizar um diagnóstico do funcionamentoda Ouvidoria Geral da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), para identificação de medidas que possam para torná-la mais efetiva.Foi adotada uma metodologia classificada comopesquisa aplicada, de caráter descritivo e exploratório, com abordagem mista qualitativa e quantitativa. O meio utilizado foi um estudo decaso, com o uso de pesquisadocumental para levantamento do histórico de funcionamento do setor e aplicação de questionário semiestruturado para investigar as percepções da comunidade inter-na da Universidade quanto ao conhecimento e a utilização do serviço de ouvidoria. Os resul-tados revelaram que, apesar de haver regulamentação normativa interna bem definida, há ins-tabilidade,descontinuidade e baixa autonomia na atuação daOuvidoria,desde a sua criaçãoem 2005. Os dados também apontaram que a Ouvidoria é ainda pouco conhecida pela comu-nidade universitária, especialmente entre os alunos, e a participação dos usuários bastante restrita. Ainda assim, foiconsiderada um órgão muito importante pela maiorparte dos pesqui-sados. Há também uma pequena parcela que demonstra desconfiança e ceticismo quanto a sua efetividade. A partir do diagnóstico realizadoe da identificação de oportunidades de melhoria, foi elaborada uma proposta de intervenção, sugerindo um conjunto de ações para aumentar a efetividade da Ouvidoria enquanto instância interna de apoio do sistema de governança. Essas ações dizem respeito a regulamentação; comunicação e divulgação; infraestruturae canais de atendimento; pessoal e capacitação; e boas práticas de governança pública. Entre as principais limitações estão a ausência da perspectiva do público externo à Universidade e terceirizados além da dificuldade na obtenção de dados sobre as manifestações já registradas. Concluiu-se que há na ouvidoria pública universitária potencial para desenvolvimento e exercício de um amplo leque de competências e que há a necessidade de maior apoio institucional para elevar sua efetivi-dade e credibilidade perante a sociedade.


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  • The public ombudsmen, which emerged in Brazil as an adaptation of the figure of the Scan-dinavianombudsman, had an accelerated expansion in the first decades of the 21st century in the wake of the public governance movement, with the premise of improving the dialogue be-tween public administration and society. However, the lack of a regulatory framework for its action has generated a heterogeneity of this institute in the country, raising the problem of how to increase its effectiveness in organizations. In this work, the general objective was to carry out an institutional diagnosis of the Ombudsman's Office of the Universidade Federal deOuro Preto (UFOP), to identify measures that may make it more effective. A methodology classified as applied, descriptive and exploratory research with a qualitative and quantitative approach was adopted. The method used was a case study, with the use of documentary re-search to survey the history of the sector's operation and the application of a semi-structured questionnaire to investigate the perceptions of the University's internal community regarding the knowledge and use of the ombudsman service. The results revealed that, although there is a well-defined internal normative regulation, there is instability, discontinuity and low auton-omy in the Ombudsman's performance, since its creation in 2005. The data also indicated that the Ombudsman is still little known by the university community. especially among students, and very limited user participation. Nevertheless, it was considered a very important organ by most respondents. There is also a small portion that shows distrust and skepticism about its effectiveness. Based on the diagnosis made and the identification of opportunities for im-provement, an intervention proposal was prepared, suggesting a set of actions to increase the effectiveness of the Ombudsman as an internal support body of the governance system. These actions respect the regulation; communication and dissemination; infrastructure and service channels; personnel and training; and good public governance practices. Among the main limitations are the absence of the perspective of the public outside the University and out-sourced workers, and also the difficulty in obtaining data on the manifestations already regis-tered.It was concluded that there is potential in the university public ombudsman for the de-velopment and exercise of a wide range of competences and that there is a need for greater institutional support to increase its effectiveness and credibility towards society.

2018
Dissertações
1
  • BERNARDO CINTRA TEODORO
  • Qualidade de Vida no Trabalho de Servidores Técnico-Administrativos em Educação: uma análise em uma Universidade Federal do Estado de Minas Gerais

  • Orientador : PAULO HENRIQUE DE LIMA SIQUEIRA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ANDRE LUIS BERTASSI
  • BRUNO PEDROSO
  • PAULO HENRIQUE DE LIMA SIQUEIRA
  • Data: 09/10/2018

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  • O objetivo desta pesquisa foi conhecer e avaliar a percepção quanto à qualidade de vida no trabalho (QVT) dos técnico-administrativos em educação de uma Universidade Federal, visando contribuir para a implantação de Programas de Qualidade de Vida no Trabalho (PQVT) em prol da melhoria do ambiente laboral. Para isso foi delineada uma pesquisa de campo exploratória, constando de pesquisa bibliográfica e aplicação do Total Quality of Work Life - TQWL-42, elaborado por Pedroso (2010) para avaliação da QVT. A amostra constou de 176 servidores, a maioria do sexo feminino, casados, com escolaridade superior completa, nível D de classificação do cargo, com incentivo à qualificação, não participantes de PQVT e com cerca de oito anos como servidor. Para análise dos resultados foi utilizada a escala de classificação de qualidade de vida no trabalho proposta por Timossi et al. (2009). Quanto ao nível de classificação da QVT, observou-se que Segurança de Emprego, Capacidade de trabalho, Significância da tarefa e Relações interpessoais apresentaram o maior valor, sugerindo satisfação dos respondentes quanto a estes aspectos. Os aspectos Serviços de saúde e Assistência social, Benefícios extras e Jornada de trabalho tiveram valores menores, indicando insatisfação. Os outros aspectos observados indicaram uma classificação do nível de satisfação próximo a neutralidade com tendência para satisfação. O escore global da avaliação da QVT obtido foi de 58,49, indicando satisfação, tendo em vista encontrar-se entre 50 e 75 da escala de classificação utilizada na análise. A autoavaliação da QVT obteve um escore de 58,03, bem próximo ao escore global gerado pelo TQWL-42, demonstrando que os servidores percebem sua QVT próxima à realidade encontrada. Por fim, foram formuladas contribuições para o Setor de Gestão de Pessoas para a implantação de Programas de QVT.


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  • The objective of this research was to know and evaluate the perception regarding the quality of work life (QWL) of the administrative-technicians in education of a Federal University, aiming to contribute to the implementation of Quality of Work Life Programs (QWLP) to improve the work environment. For that, an exploratory field research was drawn up, consisting of bibliographic research and application of the Total Quality of Work Life - TQWL-42, elaborated by Pedroso (2010) for QWL evaluation. The sample consisted of 176 public employees, most of them female, married, with graduate degree, D level of job classification, with qualification incentive, non-QWLP participants and average of eight years as a public employee. For the analysis of the results it was used the scale of classification of quality of work life proposed by Timossi et al. (2009). Regarding the level of classification of QWL, it was observed that Job Security, Work Capacity, Task Significance and Interpersonal Relations presented the highest values, suggesting respondents' satisfaction with these aspects. The aspects of Health Service and Social Assistance, Extra benefits and Work time had lower values, indicating dissatisfaction. The other aspects observed indicated a classification of the level of satisfaction near neutrality with a tendency to satisfaction. The global QWL score obtained was 58.49, indicating satisfaction, as it was between 50 and 75 of the classification scale used in the analysis. The QWL self-assessment obtained a score of 58.03, very close to the overall score generated by the TQWL-42, demonstrating that the public employees perceive their QWL close to the reality found. Finally, contributions were made to the People Management Sector for the implementation of QWL implementation of QWL Programs.

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  • RAPHAELA SILVA RIBEIRO
  • AS PERCEPÇÕES E ARTES INVISÍVEIS DE FAZER DE SERVIDORES ORDINÁRIOS NO CONTEXTO DE UM PLANEJAMENTO PARTICIPATIVO EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR DE MINAS GERAIS

  • Orientador : JULIANA CRISTINA TEIXEIRA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ELISA YOSHIE ICHIKAWA
  • JULIANA CRISTINA TEIXEIRA
  • VANIA APARECIDA REZENDE
  • Data: 25/10/2018

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  • O dinamismo do mercado e da sociedade, facilitado pela expansão do acesso aos meios de informação e comunicação, leva as organizações, tanto públicas como privadas, a se reconfigurem, vistas à sua sobrevivência e competitividade. Sobretudo nas últimas décadas, o Estado tem buscado modelos mais modernos de gestão, que necessariamente perpassam por uma abertura para a participação social na tomada de decisões. Assim, alicerçado na Teoria do Cotidiano de Michel de Certeau, que enxerga resistências e subversões à ordem dominante, desenvolvidas por sujeitos situados nas bases hierárquicas das organizações, o objetivo deste trabalho foi investigar estas práticas durante o planejamento estratégico participativo e sua execução em uma unidade organizacional de uma Instituição Federal de Ensino, processo este entendido como busca por mudança institucional. O trabalho caracteriza-se pela tipologia descritiva e utilizou abordagem qualitativa. O roteiro de entrevista semi-estruturado foi aplicado a uma amostra não probabilística por conveniência e os dados produzidos foram tratados pela abordagem teórico-metodológica Análise Francesa do Discurso. Foram apreendidos aspectos diversos relativos à como os sujeitos comuns perceberam-se neste processo, sobretudo relativos à participação e a imposição de resistências pelos mesmos, conforme suas próprias percepções. Conclui-se que, apesar de limitada, houve participação no planejamento, muito embora o tema da exclusão esteja implícito sobretudo quando trata-se da execução das ações e subações estratégicas.


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  • The dynamism of the market and society, facilitated by the expansion of access to means of information and communication, directs public and private organizations to, reconfigure themselves, in view of their survival and competitiveness. Especially in the last decades, the State has been seeking more modern management models, which necessarily involve an opening to social participation in decision-making. Thus, based on the The Practice of Everyday Life of Michel de Certeau, which sees resistances and subversions to the dominant order, developed by subjects located in the hierarchical bases of the organizations, the objective of this work was to investigate these practices during participatory strategic planning and its execution in an organizational unit of a Federal Educational Institutions, process this understood as search for institutional change. The work is characterized by descriptive typology and used qualitative approach. The semi-structured interview script was applied to a non-probabilistic sample for convenience and the data produced were treated by the theoreticalmethodological approach French Discourse Analysis. Several aspects regarding how the common subjects perceived themselves in this process were apprehended, especially regarding participation and the imposition of resistance by them, according to their own perceptions. It is concluded that, although limited, there was participation in planning, even though the issue of exclusion is implicit especially when it comes to the execution of strategic actions and subactions.

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  • BRUNA RIOS MARTINS SANTOS
  • ATRÁS DAS GRADES: UM ESTUDO DE CASO SOBRE O SISTEMA PRISIONAL FEMININO NA COMARCA DE SÃO JOÃO DEL-REI - MG

  • Orientador : VANIA APARECIDA REZENDE
  • MEMBROS DA BANCA :
  • CAROLINE MIRIA FONTES MARTINS
  • JULIANA CRISTINA TEIXEIRA
  • NATHALIA DE FATIMA JOAQUIM
  • VANIA APARECIDA REZENDE
  • Data: 26/10/2018

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  • Embora a taxa de encarceramento feminino tenha aumentado significativamente, a situação da mulher encarcerada consiste em uma realidade tradicionalmente negligenciada. O sistema prisional brasileiro e as políticas públicas nesse campo não foram planejados com base nas especificidades do sexo feminino e na diferença de gênero. Na realidade atual dos presídios femininos, as mulheres são duplamente apenadas por seus crimes ao serem privadas de liberdade e por enfrentarem as péssimas condições carcerárias. É preciso trazer à tona a necessidade de mudança deste quadro. A presente pesquisa tem o objetivo de analisar em que medida a diferença de gênero na construção de políticas públicas de segurança, no sistema prisional, influencia as vivências do feminino no cárcere. Especificamente, buscou-se levantar dados sobre o sistema carcerário de São João del-Rei, investigar as políticas públicas relacionadas ao sistema carcerário feminino e verificar a percepção das detentas e dos gestores sobre o sistema carcerário feminino em São João del-Rei. Devido à dinamicidade e a complexidade da situação das mulheres em privação de liberdade, a pesquisa qualitativa, o estudo de caso e a análise de conteúdo foram entendidas como as melhores formas de compreender o fenômeno estudado. Os ambientes da pesquisa foram o Presídio Regional de São João del-Rei e a APAC Feminina no mesmo município. Primeiramente, foi realizada uma pesquisa bibliográfica e, em seguida, para complementar esta análise, como instrumento de coleta de dados, optou-se pela entrevista com roteiro semiestruturado com as mulheres que se encontram em situação de privação de liberdade e com os gestores e atores responsáveis pelo sistema carcerário da região. Como resultado da análise de conteúdo, emergiram quatro categorias: encarceramento e gênero, maternidade e cárcere, políticas públicas e vivências no cárcere. Conclui-se neste estudo que as especificidades do gênero feminino no encarceramento, na maioria dos casos, não são respeitadas, e que a maternidade consiste em um dos principais desafios enfrentados pelas detentas e que a situação da mulher encarcerada não está sendo norteada por políticas públicas eficazes. Evidenciou-se que a discriminação de gênero na construção de políticas públicas para o sistema prisional influencia as vivências femininas experimentadas no cárcere.


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  • Although the rate of female incarceration has increased significantly, the situation of the incarcerated woman is a traditionally neglected reality. The brazilian prison system and the public policies in this field were not planned based on the specificities of the female sex and the difference of gender. In the current reality of women's prisons, women are doubly penalized for their crimes by being deprived of their liberty and facing the terrible prison conditions. It is necessary to bring up the need to change this framework.The present research has the objective of analyzing to what extent the gender difference in the construction of public security policies, in the prison system, influences the experiences of the female in prison. Specifically, were collected data on the prison system of São João del-Rei; investigat the public policies related to the female prison system and verify the perception of prisoners and managers about the female prison system. Due to the dynamics and complexity of the situation of women in deprivation of liberty, qualitative research and content analysis were understood as the best way to understand the phenomenon to be studied. The research environments were the Regional Prison of São João del-Rei and the APAC Feminine in the same municipality. Firstly a bibliographical research was carried out and then, to complement this analysis, as an instrument of data collection, the interview was chosen with semi- structured script with the women who are in situation of deprivation of freedom and with the managers and actors responsible for the region's prison system. As a result of the analysis of the data obtained emerged four categories: imprisonment and gender, maternity and prison, public policies and jail life. It has come to the conclusion that the specificities of the female incarceration are in most cases not respected, that motherhood is one of the main challenges faced by prisoners and that the situation of the imprisoned woman is not being guided by effective public policies. It was evident in the study that the gender discrimination in the construction of public policies for the prison system influences the female experiences experienced in the prison.

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  • FERNANDA APARECIDA FONSECA
  • UMA DIVISÃO DE PESSOAS EM MOVIMENTO: UM ESTUDO DE CASO SOBRE ROTATIVIDADE DE PESSOAL EM UMA UNIDADE ADMINISTRATIVA DE UMA INSTITUIÇÃO FEDERAL DE ENSINO SUPERIOR

  • Orientador : JULIANA CRISTINA TEIXEIRA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ANDRE LUIS BERTASSI
  • CINTIA RODRIGUES DE OLIVEIRA MEDEIROS
  • JULIANA CRISTINA TEIXEIRA
  • VANIA APARECIDA REZENDE
  • Data: 26/11/2018

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  • Figurando no campo da nova administração pública e das reformas administrativas implementadas, sobretudo, dos princípios gerencialistas, o setor público e seus servidores passam a ser objetos de análises específicas, tornando imprescindível o estudo de adaptações e ajustes, principalmente acerca das relações existentes no mundo do trabalho, a fim de equacionar os conflitos derivados de todas as transformações neste campo, já que essa nova forma de gerenciamento, fundamentada em resultados, pode trazer profundos impactos sobre a saúde e subjetividade dos trabalhadores. Esses profissionais, ingressos no mercado de trabalho nos últimos dez anos, fazem parte da denominada “geração Y”, com características e valores semelhantes, e que buscam um crescimento rápido, só permanecendo em um emprego - desconsiderando aqui as especificidades de um recorte de classe a partir do qual a dependência do trabalho é maior - se o considerarem satisfatório, contribuindo com o aumento da rotatividade de pessoal, um fenômeno recorrente no serviço público e que vem preocupando gestores. Diante deste panorama, definiu-se como objetivo geral da pesquisa analisar as características da rotatividade no Setor de Folha de Pagamento de Pessoal de uma IFEs, observando as condições contextuais de produção dessa rotatividade e as implicações do fenômeno para o setor, assim como suas consequências organizativas e individuais. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, utilizando-se da pesquisa documental e da realização das entrevistas semiestruturadas, seguidas da análise dos dados qualitativos por meio da abordagem teórico-metodológica da AFD (Análise do Discurso Francesa). A partir de seus resultados, foi detectado um alto índice de rotatividade e o baixo nível de satisfação dos trabalhadores com hierarquias superiores, sendo tal fator apontado pelos entrevistados como a principal causa para deixarem o setor durante o período estudado. Foi identificada, também, como causa secundária da rotatividade, uma deficiência no que tange à análise de perfil e competências dos servidores ingressantes no setor, além de apontamentos de alguns fatores que podem ser melhorados em decorrência de possíveis ações a serem desenvolvidas pela instituição, tais como: atenção por parte da gestão de pessoas ao método de liderança adotado por hierarquias superiores, análise adequada de perfil dos ingressantes no setor, ações de capacitação para os servidores, dentre outros.


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  • The federal government and the administrative reforms implemented, above all, the managerialists, the public sector and its servants, in order to become an object of specific analysis, become indispensable in the study of adjustments and adjustments, work, in order to equate the effects derived from all the transformations in this field, since this new form of management, based on results, can bring positive results on the health and the subjectivity of the professionals. These professionals, have not had labor markets in the last ten years, are part of the so-called "Y-generation", with similar characteristics and values, and who seek a rapid growth, thus remaining in a job, disregarding here the specificities of an evaluation of class from which the salary is higher, if considered more satisfactory, contributing to the increase of personnel turnover - a recurrent phenomenon in the public service and that is worrying the managers. In view of this scenario, it defined as general objective the analysis as characteristics of the turnover in the Personnel Payroll Sector of an IFE, observing as contextual circumstances the generation of turnover and the implications of the phenomenon for the sector, as well as its organizational and individuals. We search for a qualitative research, using documentary research and research of the semievaluated, followed by the analysis of the qualitative data through the theoretical-methodological approach of AFD (French Discourse Analysis). From the results achieved, it was a high turnover rate and the level of satisfaction of the workers with higher hierarchies, being the factor pointed out by the interviewees as the main cause to leave the sector during the studied period. A non-linear deficiency was also identified as the cause of the turnover, as well as notes of some factors that could be improved in relation to the existence of actions to be self-existent by the institution, such as: the attention of human resource management to the leadership method adopted by higher hierarchies; adequate analysis of the profile of the new entrants in the sector; training actions for servers in the sector, among others.

2017
Dissertações
1
  • VINICIUS BARROS DE SOUZA
  • GERAÇÃO DE RECEITA PRÓPRIA TRIBUTÁRIA MUNICIPAL: ANÁLISE DA INFLUÊNCIA DIRETA DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA FEDERAL A PARTIR DE SUA EXECUÇÃO FINANCEIRA NO PERÍODO DE 2013 A 2017.

  • Orientador : ANDRE LUIS BERTASSI
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ANDRE LUIS BERTASSI
  • LEANDRO RIVELLI TEIXEIRA NOGUEIRA
  • ROBERTO DO NASCIMENTO FERREIRA
  • Data: 04/12/2017

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  • As finanças públicas compreendem uma área de estudos que vêm ganhando importância nos últimos anos, principalmente devido à crise fiscal enfrentada por vários entes que compõem a República Federativa do Brasil. O orçamento público é um instrumento de auxílio à gestão dos administradores públicos e, concomitantemente, importante ferramenta de transparência e accountability à disposição da sociedade no controle dos gastos públicos. Este trabalho teve como objetivo principal analisar a influência que uma universidade pública federal multicampi (UFSJ) exerce sobre os quatro municípios nos quais ela se faz presente com suas unidades educacionais, no processo de geração de receita própria tributária para esses municípios, para o período de 2013 a 2017. A pesquisa se concentrou em analisar a despesa orçamentária executada pela universidade comparativamente às receitas próprias tributárias municipais. A obtenção de dados secundários dos Portais da Transparência do Governo Federal e da Secretaria do Tesouro Nacional por meio de seu Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro, foram fundamentais para a análise realizada, juntamente com a pesquisa documental e análise de conteúdo das informações. Nesse contexto, foi comprovado que o município sede da universidade foi o maior beneficiário dos valores repassados pela instituição de ensino federal, seja por meio da retenção do imposto municipal sobre serviços pagos aos fornecedores ou do pagamento de taxas municipais de responsabilidade da própria universidade. Além disso, também foi apurado que as despesas públicas com obras de engenharia e os gastos correntes relacionados às prestações de serviços que envolvem locação de mão de obra, foram os principais responsáveis pelo fluxo de recursos financeiros destinados aos municípios pela UFSJ. Por fim, foi verificado que a composição do orçamento da UFSJ, considerado os grandes grupos de natureza da despesa, Investimentos, Pessoal e Encargos Sociais e Outras Despesas Correntes, pode influenciar diretamente na arrecadação dos municípios. Adicionalmente, a crise fiscal enfrentada pela União, culminou na promulgação da PEC 095/2016, instituindo um novo regime fiscal, que na prática, estabelece limites para o crescimento da despesa pública para o período de 20 anos. Foi demonstrado que esse fator também pode influenciar futuramente a arrecadação de receita própria tributária dos municípios pesquisados, pois umas das principais fontes de recursos por ele obtidos por meio da UFSJ foram os investimentos, que conforme visto apresentaram decréscimo no período abordado pela pesquisa.


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  • Public finances comprise an area of study that has gained importance in recent years, mainly due to the fiscal crisis faced by several entities that make up the Federative Republic of Brazil. The public budget is an aid to the management of public administrators and, at the same time, an important tool of transparency and accountability available to society in the control of public spending. The main objective of this work was to analyze the influence that a federal multicamp university (UFSJ) exercises over the four municipalities in which it is present with its educational units, in the process of generating own tax revenue for these municipalities, for the period of 2013 to 2017. The research focused on analyzing the budgetary expenditure executed by the university compared to the municipal tax revenues. Obtaining secondary data from the Transparency Portals of the Federal Government and the National Treasury Secretariat through its Brazilian Public Sector Accounting and Tax Information System were fundamental for the analysis carried out, together with the documentary research and content analysis of the information. In this context, it has been proven that the university's host city was the largest beneficiary of the amounts passed on by the federal education institution, either through the retention of the municipal tax on services paid to suppliers or the payment of municipal fees of the university itself. In addition, it was also found that public expenditures on engineering works and current expenditures related to the provision of services involving the hiring of labor were mainly responsible for the flow of financial resources to the municipalities by UFSJ. Finally, it was verified that the composition of the budget of the UFSJ, considered the great groups of the nature of the expenditure, Investments, Personnel and Social Charges and Other Current Expenses, can directly influence the collection of the municipalities. In addition, the fiscal crisis faced by the Union culminated in the enactment of PEC 095/2016, establishing a new fiscal regime, which in practice establishes limits for the growth of public expenditure for the 20-year period. It has been shown that this factor may also influence future revenue collection of the municipalities surveyed, since one of the main sources of funds obtained through the UFSJ were investments, which, as seen, decreased in the period covered by the survey

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