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Dissertações |
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MIRELLA DE BARROS DILASCIO
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MOTIVAÇÕES E BARREIRAS DO PROCESSO DE PATENTEAR NO BRASIL:
PERCEPÇÕES DOS PESQUISADORES DAS UNIVERSIDADES FEDERAIS MINEIRAS
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Orientador : DANIELA MARTINS DINIZ
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MEMBROS DA BANCA :
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DANIELA MARTINS DINIZ
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FABRICIO MOLICA DE MENDONCA
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PAULO HENRIQUE DE LIMA SIQUEIRA
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PAULO ROBERTO RODRIGUES DE SOUZA
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Data: 17/03/2022
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A presente pesquisa tem como objetivo principal analisar o desempenho de quatro Universidades Federais do Estado de Minas Gerais em termos de pedidos de patentes no período de 2015 a 2019, identificando as motivações que levam seus pesquisadores a patentearem no Brasil e as principais barreiras nesse processo. Como objetivos específicos busca-se analisar os pedidos de patentes solicitados pelas Universidades Federais do Estado de Minas Gerais, junto ao INPI; verificar se as instituições mineiras foram beneficiadas com o Plano de Combate ao Backlog de Patentes e com a modalidade de Trâmites Prioritários; além de identificar e analisar as motivações e principais barreiras encontradas pelos pesquisadores das Universidades Federais ao tentarem patentear suas invenções. Para tal, realizou-se uma pesquisa descritiva, combinando as abordagens qualitativas e quantitativas, no qual foram utilizados os seguintes procedimentos: pesquisa bibliográfica; pesquisa documental e pesquisa com survey por meio de questionário. O contexto do estudo foi direcionado para os pesquisadores pertencentes a quatro universidades federais mineiras que possuem registro de patentes depositadas no período de 2015 a 2019, e que anuíram com a pesquisa, quais sejam: UFSJ, UFV, UNIFAL e UFTM. Os resultados empíricos apontam que a maioria das universidades investigadas efetuou de 01 a 04 depósitos de pedidos de patentes, seja de invenção ou de modelo de utilidade, sendo realizada a busca de anterioridade por grande parte da população estudada, tendo o banco de dados do INPI como o mais utilizado. Ficou evidenciado um baixo número de depósitos de patentes no exterior e os pesquisadores participantes informaram que já buscaram estabelecer algum tipo de parceria com outras instituições com intuito de aumentar o número de depósito de patentes. Dentre as motivações mais apontadas pelos respondentes aparece a possibilidade de auxiliar na promoção do desenvolvimento econômico e tecnológico, além da perspectiva de obtenção de mais recursos/retornos financeiros para a pesquisa. Em relação às principais dificuldades/barreiras encontradas no desenvolvimento de patentes, as mais citadas foram a morosidade na análise do pedido de patente pelos órgãos reguladores e a burocracia excessiva nas universidades públicas brasileiras. Como medidas/ações necessárias para impulsionar o desenvolvimento de patentes, destacam-se a necessidade de haver melhorias nos NITs e a redução da burocracia que envolve o processo patentário.
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The main objective of this research is to analyze the performance of Federal Universities of the State of Minas Gerais in terms of patent applications in the period from 2015 to 2019, identifying the motivations that lead their researchers to patent in Brazil and the main barriers encountered. As specific objectives, it seeks to analyze the indicators of patent applications requested by the Federal Universities of the State of Minas Gerais, along with the patent databases in the period 2000 to 2019, in addition to verifying whether the analyzed institutions in Minas Gerais have benefited from the Plan of Combating the Patent Backlog and with the Priority Procedures modality. To this end, a descriptive research will be carried out, combining qualitative and quantitative approaches, where the following procedures will be used: bibliographical research; documentary research and survey research through a questionnaire. The context of the study is directed to some federal universities belonging to the State of Minas Gerais, and the target population will be researchers who have patent registration belonging to the four federal universities in Minas Gerais that most filed patents in the years 2015 to 2019, which namely: UFMG, UFSJ, UFU and UFV. The estimated sample is around 234 respondents.
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RAFAEL VINICIUS NONATO
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AVALIAÇÃO DE AÇÕES AFIRMATIVAS ÉTNICO-RACIAL NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL REI: A HETEROIDENTIFICAÇÃO
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Orientador : CARLOS EDUARDO DURANGE DE CARVALHO INFANTE
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MEMBROS DA BANCA :
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CARLOS EDUARDO DURANGE DE CARVALHO INFANTE
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EDUARDO GIAROLA
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GUSTAVO MELO SILVA
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VANIA APARECIDA REZENDE
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VICTOR CLÁUDIO PARADELA FERREIRA
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Data: 31/03/2022
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Os resquícios da sociedade escravocrata brasileira ainda é presente e causa sérios danos à população negra. Buscando minimizar esse descalabro, foram adotadas políticas públicas no âmbito educacional a fim de reservar vagas para população negra, as chamadas “cotas” em processos seletivos para ingresso nas Instituições Federais de Ensino Superior. No entanto, após a implementação da lei nº 12.711, as vagas reservadas à população negra foram ocupadas por pessoas não negras e com isso realizaram-se denúncias nos órgãos competentes para apuração, exigindo do Estado a implementação de ferramentas que garantisse a reserva. O objetivo deste estudo foi analisar o processo de seleção dos candidatos cotistas (AF1B1/L2, AF1B2/L10, AF2B1/L6 e AF2B2/L14) de graduação presencial da Universidade Federal de São João del- Rei, entre 2019 e 2021, a partir da implementação da Comissão de Hetereoidentificação. Para tal análise, foi realizada busca nos documentos institucionais.
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WANDERSON RESENDE MENDES
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A MONETIZAÇÃO DA SAÚDE NAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR DE MINAS GERAIS
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Orientador : CARLOS EDUARDO DURANGE DE CARVALHO INFANTE
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MEMBROS DA BANCA :
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DANIELA MARTINS DINIZ
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CARLOS EDUARDO DURANGE DE CARVALHO INFANTE
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ANDRE LUIS BERTASSI
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FABRICIO MOLICA DE MENDONCA
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EDUARDO GIAROLA
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Data: 11/05/2022
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O adicional de insalubridade é uma contraprestação pecuniária percebida por quem está laborando em um ambiente insalubre. Um ambiente insalubre precisa receber melhorias para eliminar ou neutralizar a insalubridade e assim, proteger a saúde de quem está laborando naquele local. Este estudo pretende verificar quais as providências adotadas pelas Instituições Federais de Ensino Superior de Minas Gerais após a emissão de um laudo de insalubridade. Pretende-se analisar se são implantadas melhorias de infraestrutura nos ambientes de trabalho insalubres suficientes para eliminar ou neutralizar a insalubridade, protegendo a saúde dos servidores públicos e consequentemente reduzindo gastos públicos com adicionais de insalubridade. Ou se estas Instituições se restringem apenas ao pagamento do adicional de insalubridade, fenômeno conhecido como monetização da saúde. Para desenvolver essa pesquisa, foi realizada uma coleta e análise dessas informações por meio do Sistema Eletrônico de Informações ao Cidadão (e-SIC), ferramenta disponibilizada pela Lei de Acesso à Informação. Caso conclua-se que a maioria das Instituições pesquisadas se restringem apenas ao pagamento do adicional de insalubridade, será realizada a segunda parte da pesquisa, com a finalidade de analisar os motivos da manutenção de uma contraprestação pecuniária em vez da proteção à saúde.
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CELSIMARA MARTINS DO CARMO GUIMARAES
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A BIBLIOTECA UNIVERSITÁRIA E A EDUCAÇÃO SUPERIOR A DISTÂNCIA NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL-REI
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Orientador : MARCELLO ANGOTTI
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MEMBROS DA BANCA :
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ANDRE LUIS BERTASSI
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CAROLINA MAFRA DE SA
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MARCELLO ANGOTTI
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PABLO LUIZ MARTINS
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Data: 30/05/2022
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A educação a distância (EaD) tem um impacto positivo na universalização e democratização do conhecimento na sociedade. Nesse contexto, o crescimento da EaD desafia as bibliotecas universitárias a assumirem seus papéis de espaço de socialização do conhecimento e equipamento de apoio pedagógico. A revisão bibliográfica indica que a ausência da participação do bibliotecário na concepção do curso EaD, aliada às deficiências no planejamento de serviços bibliotecários e à falta de estrutura das bibliotecas dos polos, promovem o descontentamento com os serviços disponibilizados devido à baixa qualidade destes, comprometendo o trabalho de construção da competência informacional. Isto posto, questiona-se, no que tange aos cursos de graduação ofertados na modalidade a distância, com relação ao papel desempenhado por uma biblioteca universitária (BU), como a BU pode contribuir na qualidade dos cursos de graduação EaD da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ)? Esta pesquisa tem como objetivo geral elaborar uma proposta de atuação da BU da UFSJ junto aos cursos de graduação EaD. Para a consecução do objetivo geral, são propostos dois objetivos específicos: o primeiro é fazer um diagnóstico para verificar como a BU pode contribuir nas atividades de acesso à informação e construção do conhecimento; o segundo é propor um protocolo com ações que favoreçam o acesso à informação e o desenvolvimento da competência informacional na EaD da UFSJ. A presente pesquisa usa três métodos de coleta de dados: pesquisa documental, entrevista e questionário. O estudo contempla os atores do curso de Licenciatura em Filosofia pelo polo de Franca (São Paulo): bibliotecário do polo, docentes, discentes ativos e egressos. Os resultados revelaram que mudanças devem ser promovidas na biblioteca do polo de Franca e da UFSJ, a fim de criar uma política informacional para atendimento dos alunos EAD. Finalmente, foi apresentado um protocolo de ações para promover o acesso à informação e o desenvolvimento da competência informacional na UFSJ.
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It is expected that university libraries are one of the main pedagogical support equipment for teachers and students in the teaching and learning process. The growth of Distance Education (EaD) challenges the BU to provide quality service and meet the needs of EaD students, who have a different profile from the on-site modality students. Given the above, this research aims to verify how the university library of the Federal University of São João del-Rei has acted as an information provider for the academic community in favor of access and use of information in distance education and to analyze the adequacy products and services offered in relation to the informational needs of students in this modality. Thus, a descriptive and exploratory research will be carried out based on a semi-structured interview with the manager of the Distance Education Center in order to contextualize the history and perspective of distance education in the institution. Then a questionnaire will be applied to active and alumni students in order to qualitatively discuss the role of the library as a support infrastructure for Ead and identify possible needs for creating information services or adapting existing services. Data analysis will be done from the statistical tabulation of data.
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LUANA LETICIA DE OLIVEIRA ALVES
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O GÊNERO NA OCUPAÇÃO DOS CARGOS DE DIREÇÃO NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL-REI: O TETO DE VIDRO DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
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Orientador : PABLO LUIZ MARTINS
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MEMBROS DA BANCA :
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CARLA LEILA OLIVEIRA CAMPOS
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CAROLINE MIRIA FONTES MARTINS
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MAGNA LEITE CARVALHO
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PABLO LUIZ MARTINS
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VANIA APARECIDA REZENDE
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Data: 25/07/2022
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A temática desta pesquisa diz respeito às relações de gênero, com enfoque na representatividade das mulheres nos cargos de gestão da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ). O objetivo é analisar os Cargos de Direção, em relação ao gênero de seu ocupante, na UFSJ. Realizou-se uma busca documental no portal eletrônico da UFSJ e entrevistas semiestruturadas com o atual reitor e os ex-reitores da universidade. As entrevistas foram analisadas pela Análise do Discurso Francesa (AFD). Os resultados permitem perceber que os reitores da UFSJ sempre tiveram como preocupação que a gestão representasse os diferentes membros da comunidade acadêmica, inclusive as mulheres; contudo a instituição sempre apresentou uma menor participação feminina na gestão, que foi sendo sanada ao longo do tempo. Atualmente a universidade apresenta uma distribuição mais equilibrada em relação à participação feminina na gestão; entretanto, a instituição nunca se preocupou em criar políticas e ferramentas para promover a participação das mulheres nos altos postos
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The theme of this research concerns gender relations, focusing on the representation of women in management positions at the Federal University of São João del-Rei (UFSJ). The objective is to analyze the management positions, in relation to the gender of their occupant, at UFSJ. A document search was carried out on the UFSJ electronic portal and semi-structured interviews were carried out with the current Dean and former Deans of the university. The interviews were analyzed by the French Discourse Analysis (AFD). The results show that the UFSJ deans have always been concerned that the management represent the different members of the academic community, including women, however the institution has always presented a lower female participation in management, which has been remedied over time and currently the university has a more balanced distribution in terms of female participation in management. However, the institution never bothered to create policies and tools to promote the participation of women in high positions.
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BRUNO ROCHA CAMPOS
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A GESTÃO DA QUALIDADE EM UM HOSPITAL PÚBLICO: Desafios e proposições
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Orientador : PABLO LUIZ MARTINS
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MEMBROS DA BANCA :
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CAROLINE MIRIA FONTES MARTINS
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MAGNA LEITE CARVALHO
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MARIA APARECIDA CURI
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PABLO LUIZ MARTINS
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Data: 11/10/2022
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O presente estudo tem como objetivo geral realizar um diagnóstico situacional do HRBJA para identificar possíveis gargalos na implantação da Gestão da Qualidade. Como objetivos específicos, a pesquisa pretende levantar e analisar as evoluções das estruturas, dos serviços e do financiamento do SUS; diagnosticar o cenário e os procedimentos da Gestão da Qualidade em Saúde; realizar um diagnóstico situacional do HRBJA; além de elaborar uma proposta de intervenção que auxilie o HRBJA no processo de implantação da Gestão da Qualidade. Para isso, realizou-se uma pesquisa qualitativa, de natureza aplicada, exploratória, bibliográfica e documental, classificada como um estudo de caso, cuja base se deu por uma investigação empírica. O contexto do estudo partiu do cenário da evolução do SUS no Brasil e passou ao hospital estudado em seu panorama geral e, especificamente, às auditorias realizadas com a finalidade de diagnosticar a Gestão da Qualidade no HRBJA. Os resultados apontam para a fragilidade do processo existente, em razão das diversas restrições estruturais. Ficou evidenciado que o HRBJA iniciou, de maneira embrionária, o processo de Gestão da Qualidade desde 2014. Entretanto, as auditorias internas realizadas pelo hospital apontam para a necessidade de maior atenção ao processo de divulgação e utilização dos instrumentos gerenciais por parte das equipes. Os apontamentos indicam que os instrumentos gerenciais são utilizados de maneira insuficiente, além de uma baixa divulgação do processo de Gestão da Qualidade. Como medidas propostas para subsidiar a instrumentalização do processo de gestão no HRBJA, observa-se a necessidade de estruturação do escopo da Qualidade, a construção do macroprocesso do hospital, a capacitação dos servidores e o desenvolvimento das ferramentas da Qualidade.
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The present study has the general objective of carrying out a situational diagnosis of the HRBJA to identify possible bottlenecks in the implementation of Quality Management. As specific objectives, the research intends to raise and analyze the evolution of the structures, services and financing of the SUS; diagnose the scenario and procedures of Quality Management in Health; perform a situational diagnosis of the HRBJA; in addition to preparing an intervention proposal that helps HRBJA in the process of implementing Quality Management. For this, qualitative research was carried out, of an applied, exploratory, bibliographic and documentary nature, classified as a case study, based on an empirical investigation. The context of the study started from the scenario of the evolution of the SUS in Brazil and passed to the hospital studied in its general panorama and, specifically, to the audits carried out with the purpose of diagnosing Quality Management in the HRBJA. The results point to the fragility of the existing process, due to the various structural restrictions. It was evident that the HRBJA started, in an embryonic way, the Quality Management process since 2014. However, the internal audits carried out by the hospital point to the need for greater attention to the process of dissemination and use of management tools by the teams. The notes indicate that the management instruments are used insufficiently, in addition to a low dissemination of the Quality Management process. As proposed measures to support the instrumentalization of the management process in the HRBJA, there is a need to structure the scope of Quality, the construction of the hospital's macro process, the training of servers and the development of Quality tools.
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THAIZA MERCEDES SILVA E SOUSA
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A gestão orçamentária municipal no enfrentamento ao COVID: análise da situação economico-financeira DE UM MUNICÍPIO MINEIRO DE PEQUENO PORTE.
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Orientador : ANDRE LUIS BERTASSI
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MEMBROS DA BANCA :
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ANDRE LUIS BERTASSI
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LEANDRO RIVELLI TEIXEIRA NOGUEIRA
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LUIZ GUSTAVO CAMARANO NAZARETH
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PAULO HENRIQUE DE LIMA SIQUEIRA
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Data: 25/10/2022
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O presente trabalho realiza uma análise circunscrita na esfera municipal, identificando a condição econômico-financeira de um município mineiro de pequeno porte para lidar com o cenário apresentado no período da pandemia COVID-19 e dar continuidade no atendimento das demandas públicas subsequentes. Foi revisitada a literatura sobre a realidade administrativa e de organização orçamentária do Estado brasileiro, adentrando em particularidades incidentes sobre a esfera municipal. Para elucidação das análises e verificação da existência de impacto da pandemia sobre a sustentabilidade econômico-financeira de um pequeno município, foi considerada a cidade de Ritápolis/MG, como fonte de dados e averiguação das possibilidades levantadas. A partir de uma pesquisa de abordagem mista (quanti-qualitativa) foram levantados dados e relatórios fiscais da cidade em epígrafe via Portal Transparência e Portal do TCU/MG, para exame das receitas e despesas no período de 2015 a 2021. Pelo estudo, foi possível perceber que a pandemia apresentou uma baixa influência na estrutura orçamentária do município e nas condições próprias de sustentabilidade econômico-financeira, visto que ele se evidenciou dependente, mesmo antes do COVID-19, das transferências governamentais.
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The management of any organization is based on the basic pillar of administrative functions, namely: planning, organizing, directing, and controlling. However, according to the specificity and operating characteristics of the various organizations, these basic functions take on rules and peculiarities that impose their own challenges. In this sense, investigating the economic and financial conditions of an organization's response to the variations that occur in the external environment is a fundamental theme for the sustainability of institutions. Specifically in the public sphere, when looking at the budget management of the sphere closer to the demands of citizens, the municipalities, a fundamental analysis of the ability of these entities to respond to social problems emerges. In this sense, the present study seeks to perform a circumscribed analysis in the municipal sphere, identifying the economic and financial condition of municipalities to deal with the budgetary scenario presented during the period of the COVID-19 pandemic and to continue to meet public demands.
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ANGELICA LETICIA FREITAS SOUZA
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MATURIDADE EM GERENCIAMENTO DE PROJETOS: ESTUDO EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR DE MINAS GERAIS
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Orientador : PAULO HENRIQUE DE LIMA SIQUEIRA
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MEMBROS DA BANCA :
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FABRICIO MOLICA DE MENDONCA
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PAULO HENRIQUE DE LIMA SIQUEIRA
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PAULO ROBERTO RODRIGUES DE SOUZA
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Data: 25/10/2022
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A partir da década de 1990, o setor público tem buscando implantar ferramentas gerenciais utilizadas no setor privado para melhorar a prestação de seus serviços. As ferramentas da gestão de projetos são bastante utilizadas, pois possibilitam a otimização de boas práticas para se alcançar os objetivos institucionais. Estudos apontam que é possível identificar o nível de maturidade em gerenciamento de projetos das organizações com a utilização de um modelo de maturidade. Nesse sentido, o objetivo dessa pesquisa foi avaliar o nível de maturidade em gerenciamento de projetos na Universidade Federal de São João del-Rei, a partir da aplicação do questionário proposto no Modelo de Maturidade em Gerenciamento de Projetos | Prado-MMGP. A pesquisa pode ser classificada como descritiva, com a combinação das técnicas qualitativa e quantitativa. O modelo de Prado-MMGP foi escolhido por ser considerado simples, de fácil aplicação e por permitir a comparação dos resultados obtidos com outras instituições no país. Os setores participantes da pesquisa foram PROGP, PROAE, DPLAG, DIMAP, DIPRE, DIPAP e NTINF, que alcançaram nota final de maturidade entre 1 e 3,16 pontos. O valor médio da avaliação final de maturidade da instituição foi de 2,22, que correspondente a um índice fraco de maturidade. Considerando os resultados alcançados, foram propostas ações como sugestão de melhorias para que a instituição possa crescer na maturidade em gerenciamento de projetos.
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Since the 1990s, the public sector has sought to implement management tools used in the private sector to improve the provision of its services. Project management tools are widely used as they enable the optimization of good practices to achieve institutional goals. Studies show that it is possible to identify the level of maturity in project management in organizations using a maturity model. In this sense, the aim of this research was to evaluate the level of maturity in project management at the Federal University of São João del-Rei, from the application of the questionnaire proposed in the Maturity Model in Project Management | Prado-MMGP. The research can be classified as descriptive with a combination of qualitative and quantitative techniques. The Prado-MMGP model was chosen because it is considered simple, easy to apply and because it allows the comparison of results obtained with other institutions in the country. The sectors participating in the research were PROGP, PROAE, DPLAG, DIMAP, DIPRE, DIPAP and NTINF, which reached a final maturity grade between 1 and 3.16 points. The average value of the institution's final maturity assessment was 2.22, which corresponds to a weak maturity rate. Considering the results achieved, improvement actions were proposed, so that, the institution can grow in maturity in project management.
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FERNANDO PENAFIEL
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PARTICIPAÇÃO E LEGITIMAÇÃO DE ESPAÇOS INSTITUCIONAIS: UM ESTUDO A PARTIR DA PERCEPÇÃO DO CORPO LEGISLATIVO DE VILHENA - RO
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Orientador : VANIA APARECIDA REZENDE
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MEMBROS DA BANCA :
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RENATA PEDRETTI MORAIS LIMA
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CAROLINE MIRIA FONTES MARTINS
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VANIA APARECIDA REZENDE
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VIRGÍLIO CÉZAR DA SILVA E OLIVEIRA
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Data: 31/10/2022
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A redemocratização do Estado nacional possibilitada pela Constituição brasileira de 1988 pautou uma nova concepção democrática, com caráter mais participativo de esfera pública, assentada na busca do fortalecimento do caráter deliberativo local. Com isso, os entes da Federação criaram espaços institucionais onde indivíduos que compõem o corpo social podem participar, sugerir e deliberar sobre a formulação e acompanhamento de políticas públicas e aplicação de recursos orçamentários. Levando em consideração a importância do tema da participação social na gestão pública, a pesquisa tem como objetivo analisar a percepção dos membros do Poder Legislativo do município de Vilhena, no estado de Rondônia, sobre a (des)legitimação dos espaços institucionais de participação social locais. Especificamente, a pesquisa pretende: a) Identificar os espaços institucionais de participação da sociedade no município de Vilhena; b) Analisar a composição, paridade e os modelos deliberativos dos conselhos gestores do município de Vilhena; c) Compreender a dinâmica local de participação social na visão dos parlamentares locais; e d) Analisar o conhecimento dos parlamentares sobre a participação social no município de Vilhena. Para isso, pretende-se realizar uma pesquisa aplicada, realizando um estudo de caso com abordagem qualitativa, com coleta de dados via pesquisa documental e entrevistas com roteiro de questões previamente estabelecidas. Pretende-se realizar a entrevista com todos os 13 parlamentares do município com posterior transcrição, tratamento, análise e interpretação dos resultados de acordo com a teoria da análise de conteúdo pautada em categorias e critérios de análise que serão definidos ao longo da pesquisa.
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The redemocratization of the national state made possible by the Brazilian Constitution of 1988 guided a new democratic conception, with a more participative character of the public sphere, based on the search to strengthen the local deliberative character. With this, the entities of the Federation created institutional spaces where individuals that make up the social body can participate, suggest and deliberate on the formulation and monitoring of public policies and the application of budgetary resources. Taking into account the importance of the theme of social participation in public management, the research aims to analyze the perception of members of the Legislative Power in the municipality of Vilhena, in the state of Rondônia, on the (de)legitimation of institutional spaces for local social participation. Specifically, the research aims to: a) Identify the institutional spaces for society's participation in the municipality of Vilhena; b) Analyze the composition, parity and deliberative models of the managing councils of the municipality of Vilhena; c) Understand the local dynamics of social participation in the view of local parliamentarians; and d) Analyze the knowledge of parliamentarians about social participation in the municipality of Vilhena. For this, it is intended to carry out an applied research, carrying out a case study with a qualitative approach, with data collection by document research and interviews with a script of previously established questions. It is intended to conduct the interview with all 13 parliamentarians in the city with subsequent transcription, treatment, analysis and interpretation of results according to the theory of Content Analysis based on categories and analysis criteria that will be defined throughout the research.
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