Dissertações/Teses
2024
Dissertações
1
  • VERA LUCIA DE OLIVEIRA MENEGHINI
  • Desafios para implementação da governança em contratações públicas de serviços com regime de dedicação exclusiva de mão de obra na Universidade Federal de São João del-Rei

     

  • Orientador : GERALDO MAGELA JARDIM BARRA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • CAROLINE MIRIA FONTES MARTINS
  • GERALDO MAGELA JARDIM BARRA
  • MARIO SERGIO DE ALMEIDA
  • VIRGILIO CESAR SILVA E OLIVEIRA
  • Data: 21/03/2024

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  • A governança das contratações públicas é uma área de estudo essencial para assegurar a eficiência, a transparência e a qualidade dos processos de contratação no setor público. O regime de dedicação exclusiva de mão de obra, por sua vez, apresenta particularidades que exigem uma abordagem específica em termos de governança. Diante deste cenário, esta dissertação teve como objetivo analisar os desafios enfrentados na implementação da governança das contratações públicas de serviços com regime de dedicação exclusiva de mão de obra na Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) e propor estratégias para superar tais desafios. A pesquisa examinou como a governança é conceituada, planejada e executada nas contratações públicas da referida universidade, destacando as definições do Tribunal de Contas da União sobre os três mecanismos-base: liderança, estratégia e controle. Estes mecanismos associados a um conjunto de práticas garantem as condições básicas para uma boa governança no setor público, com riscos aceitáveis. O estudo foi conduzido por meio de uma pesquisa qualitativa, com pesquisa bibliográfica, análise de documentos e normativos institucionais, entrevistas com gestores e servidores envolvidos no processo de contratação e observação direta das possíveis práticas adotadas na UFSJ. Com base nas inferências realizadas no diagnóstico feito na UFSJ, foi possível identificar que há práticas positivas presentes, bem como há evidências de condutas que se revelaram ausentes, frágeis ou incipientes. Os resultados demonstram que a falta de uma estrutura de governança mais robusta e a ausência de uma política de governança e gestão de riscos afetam a atuação dos gestores e fiscais de contratos, gerando fragilidade nos processos com informações desarticuladas o que compromete um melhor desempenho dos envolvidos. Percebeu-se, também, que a falta de pessoal suficiente foi um aspecto reiterado perante os entrevistados, poucos servidores destinados a múltiplas funções, sendo necessário um levantamento de pessoal e realocação para tentar minimizar o problema.


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2
  • LIDIA FERREIRA MARIANO DA PAZ
  • ACOMPANHAMENTO ESCOLAR DE FILHOS DE TÉCNICAS ADMINISTRATIVAS EM UM CAMPUS FORA DE SEDE DE UMA UNIVERSIDADE FEDERAL

  • Orientador : GUSTAVO MELO SILVA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • GUSTAVO MELO SILVA
  • Teresa Cristina Janes Carneiro
  • VELCIMIRO INACIO MAIA
  • Data: 25/03/2024

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  • O estudo sobre o trabalho da mulher e a assistência escolar aos seus filhos em uma universidade federal teve como objetivo compreender como as servidoras lutam no seu cotidiano para conciliar o acompanhamento escolar de seus filhos e a sua responsabilidade profissional referente ao cargo técnico administrativo em uma Instituição Federal de Ensino Superior (IFES). A metodologia caracteriza-se como sendo um estudo de caso com o uso de revisão bibliográfica, pesquisa qualitativa e exploratória com pesquisa de campo com o uso de entrevista semiestruturada vislumbrando o desenvolvimento do tema proposto. De acordo com as informações coletadas junto às servidoras mães, a conciliação é realizada de maneira insatisfatória devido ao cumprimento de sua jornada de trabalho, mas busca por meio de suas programações nos horários que estão em casa, na medida do possível, suprir as necessidades dos filhos por meio da atenção, do acompanhamento das atividades escolares, da organização das atividades, de maneira a fazerem-se presentes, em seu tempo vago na vida de seus filhos. De acordo com as informações coletadas, junto as servidoras colaboradoras da pesquisa, foi possível compreender que, para elas, as questões referentes a jornada de trabalho se estabelecem como satisfatórias se fossem relacionadas as possibilidades de redução da jornada de trabalho, flexibilização do horário, o teletrabalho e o trabalho híbrido.  A UFSJ dentro de suas atribuições apresenta-se como sendo uma das instituições federais que busca promover a melhoria da qualidade do serviço prestado por seus profissionais do setor técnico-administrativo, o que engloba um setor onde a presença da profissional mulher se faz também em destaque, e, que em sua maioria exercem o papel de mães, e, por consequência, que necessitam de apoio, especificamente de reconhecimento na atividade laboral para que possam conciliar as suas atividades enquanto mães e profissionais no exercício de suas atividades laborais. Sendo assim, propicia-se o entendimento de que, a trajetória junto à criação de Decretos, Resoluções e Leis que reconheçam o trabalho da mulher enquanto profissional e ao mesmo tempo permite o reconhecimento de sua condição de mãe vem demonstrando que se faz possível à conciliação, o que resulta na ampliação das possibilidades e participação com eficiência de desempenho e produtividade dos profissionais do gênero feminino inseridos no mercado de trabalho ou que pretendem iniciar a construção de sua carreira profissional.


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  • The study of women's work and school assistance to their children at a federal university aimed to understand how civil servants struggle in their daily lives to reconcile school support for their children and their professional responsibility regarding the administrative technical position in an institution. Federal Institute of Higher Education (IFES). The methodology is characterized as a case study using bibliographical review, qualitative and exploratory research with field research using semi-structured interviews envisioning the development of the proposed theme. According to the information collected from the mother employees, the reconciliation is carried out unsatisfactorily due to the fulfillment of their working hours, but they seek, through their schedules at the times they are at home, as far as possible, to meet the needs of their employees. children through attention, monitoring school activities, organizing activities, in order to be present, in their free time in their children's lives. According to the information collected, together with the employees collaborating in the research, it was possible to understand that, for them, issues relating to working hours are established as satisfactory if the possibilities of reducing working hours, flexibilization of working hours, the teleworking and hybrid work. Within its responsibilities, UFSJ presents itself as one of the federal institutions that seeks to promote the improvement of the quality of the service provided by its professionals in the technical-administrative sector, which encompasses a sector where the presence of female professionals is also highlighted. , and, who mostly play the role of mothers, and, consequently, who need support, specifically recognition in their work activity so that they can reconcile their activities as mothers and professionals in the exercise of their work activities. Therefore, it provides an understanding that the trajectory of creating Decrees, Resolutions and Laws that recognize women's work as professionals and at the same time allows for the recognition of their status as mothers has demonstrated that conciliation is possible , which results in expanding the possibilities and participation with efficient performance and productivity of female professionals inserted in the job market or who intend to start building their professional career.

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  • THAIS APARECIDA MARQUES SANTOS SILVA
  • Os desafios do teletrabalho na administração pública: um estudo em uma instituição federal de ensino

  • Orientador : GERALDO MAGELA JARDIM BARRA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • CAROLINE MIRIA FONTES MARTINS
  • GERALDO MAGELA JARDIM BARRA
  • LIVIA MARIA DE PÁDUA RIBEIRO
  • VIRGÍLIO CÉZAR DA SILVA E OLIVEIRA
  • Data: 08/04/2024

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  • O teletrabalho vem sendo implementado nas Instituições Federais de Ensino por meio da adoção ao Programa de Gestão e Desempenho. Como em qualquer processo de mudança organizacional, há desafios a serem enfrentados pelos indivíduos envolvidos e que, consequentemente, acabam por formular estratégias de superação. Nesse contexto, a presente dissertação buscou responder ao seguinte problema: quais os principais desafios enfrentados por servidores técnico-administrativos em educação participantes do Programa de Gestão e Desempenho em regime de teletrabalho? Para responder à questão e atender ao objetivo geral de analisar tais desafios e dificuldades, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com indivíduos envolvidos no processo de execução do Programa de Gestão e Desempenho na instituição federal de ensino pesquisada, a fim de identificar suas percepções. As respostas foram analisadas à luz do referencial teórico, para que fosse formulado o produto tecnológico - um Relatório Técnico Conclusivo contendo um Plano de Ações Integradas para o Programa de Gestão e Desempenho executado na instituição estudada. O estudo torna-se relevante em três aspectos: promove o conhecimento sobre o teletrabalho ambientado em Instituições Federais de Ensino; apresenta a aplicação e experiência do Programa de Gestão e Desempenho e, por fim, apresenta oportunidades de melhoria e desenvolvimento do teletrabalho na Administração Pública Federal brasileira.


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  • JULLIO CARLOS MANTUANELLI
  • A GESTÃO DE CRÉDITOS ADICIONAIS NO ÂMBITO DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA MUNICIPAL: UM ESTUDO DE CASO COM OS MUNICÍPIOS DA MICRORREGIÃO DE SÃO JOÃO DEL-REI-MG

  • Orientador : ANDRE LUIS BERTASSI
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ANDRE LUIS BERTASSI
  • DENISE CARNEIRO DOS REIS BERNARDO
  • FABRICIO MOLICA DE MENDONCA
  • GABRIEL RODRIGO GOMES PESSANHA
  • Data: 12/04/2024

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  • A gestão de créditos adicionais desempenha um papel essencial na administração pública, permitindo ajustes orçamentários e atendimento às demandas emergenciais. Este trabalho buscou analisar a gestão de créditos adicionais no âmbito da administração pública municipal, da microrregião de São João del-rei destacando suas características, processos, desafios e pesquisar qual a influência dos créditos adicionais na execução orçamentária e financeira no poder executivo municipal. Foi realizada uma revisão bibliográfica e análise de dados sobre a abertura de créditos adicionais em municípios brasileiros da microrregião de São João del-rei. Verificou-se que a estrutura organizacional e um conjunto de normas e procedimentos, desempenhando um papel estratégico na coordenação e supervisão desse processo. A autorização e regulamentação dos créditos adicionais são realizadas por meio de leis e decretos específicos, embasados na legislação vigente. No entanto, foram identificados desafios, como a falta de planejamento adequado, a dependência junto às câmaras municipais. Para enfrentar esses desafios, é necessário investir em capacitação dos recursos humanos, sistemas de controle eficientes, maior transparência na gestão dos recursos e adequada elaboração Lei Orçamentária Anual. Neste sentido a prestação de contas à sociedade se torna elemento importante uma vez que demonstra a efetividade das ações realizadas com os créditos adicionais. Ao final da pesquisa espera-se contribuir para o aprofundamento do conhecimento de créditos adicionais fornecendo subsídios teóricos para gestores públicos


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  • PROVISIONAL

2023
Dissertações
1
  • GUILHERME SILVEIRA SANTANA
  • MATURIDADE EM GESTÃO DE PROJETOS E CULTURA ORGANIZACIONAL EM UMA SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

  • Orientador : GUSTAVO MELO SILVA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • FABRICIO MOLICA DE MENDONCA
  • GUSTAVO MELO SILVA
  • PAULO HENRIQUE DE LIMA SIQUEIRA
  • PAULO ROBERTO RODRIGUES DE SOUZA
  • Data: 27/10/2023

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  • A gestão de projetos tem se constituído como uma prática gerencial amplamente utilizada por organizações públicas que buscam atingir seus objetivos institucionais com eficiência e qualidade. Dessa forma, identificar o nível de maturidade na gestão de projetos é essencial para entender a situação atual e desenhar planos de melhoria, ampliando assim a capacidade da organização em executar seus projetos com qualidade para a população. Um elemento importante a ser considerado na análise e proposição de qualquer prática administrativa é a cultura organizacional, que se refere às crenças, valores, normas e comportamentos compartilhados pelos membros de uma organização. Esses elementos podem ter um impacto direto na maneira como os projetos são gerenciados. Para refletir esses aspectos, foi realizada a aplicação da análise de maturidade em gestão de projetos utilizando o modelo de Prado como método de avaliação. O resultado situou a Secretaria de Estado de Educação estudada em um nível regular de maturidade em gestão de projetos e acima da média obtida pelas organizações públicas participantes da pesquisa mais recente realizada pela instituição propositora do modelo. Os resultados setoriais indicaram que o setor onde os projetos têm teor, majoritariamente, pedagógico apresentaram índices de maturidade menos elevados. A fim de investigar melhor os resultados e propor melhorias mais efetivas, uma pesquisa etnográfica foi realizada, para contextualizar os aspectos da cultura organizacional local com os resultados obtidos na análise diagnóstica. Pode-se destacar que alguns traços culturais presentes no ambiente organizacional da Secretaria, como a flexibilidade, plasticidade, desigualdade de poder e hierarquia, reformismo, alta rotatividade de cargos e a influência dos aspectos políticos nos processos administrativos e operacionais influenciam diretamente na gestão de projetos da organização. Dessa forma, de posse de ambas as análises, foi possível desenhar os planos de ação para a melhoria dos níveis de maturidade na gestão de projetos da organização, considerando a dimensão cultural e ampliando, assim, as chances de sucesso na aplicação da melhoria da maturidade em gestão de projetos da Secretaria de Estado de Educação estudada.


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  • Project management has become a management practice widely used by public organizations that seek to achieve their institutional objectives with efficiency and quality. Therefore, identifying the level of maturity in project management is essential to understand the current situation and design improvement plans, thus expanding the organization's ability to execute its projects with quality for the population. An important element to be considered when analyzing and proposing any administrative practice is organizational culture, which refers to the beliefs, values, norms and behaviors shared by the members of an organization. These elements can have a direct impact on the way projects are managed. To reflect these aspects, maturity analysis was applied to project management using the Prado model as an evaluation method. The result placed the State Department of Education studied at a regular level of maturity in project management and above the average obtained by public organizations participating in the most recent research carried out by the institution proposing the model. The sectoral results indicated that the sector where the projects mainly have a pedagogical content presented lower maturity rates. In order to better investigate the results and propose more effective improvements, ethnographic research was carried out to contextualize aspects of the local organizational culture with the results obtained in the diagnostic analysis. It can be highlighted that some cultural traits present in the Secretariat's organizational environment, such as flexibility, plasticity, inequality of power and hierarchy, reformism, high job turnover and the influence of political aspects on administrative and operational processes directly influence project management. of the organization. In this way, with both analyses, it was possible to design action plans to improve maturity levels in the organization's project management, considering the cultural dimension and thus increasing the chances of success in applying maturity improvement. in project management from the State Department of Education studied.

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  • MIRIA APARECIDA DO ESPIRITO SANTO E SANTOS
  • DIMENSIONAMENTO DE PESSOAL: ESTUDO DA ALOCAÇÃO DE TÉCNICO ADMINISTRATIVO EM UMA INSTITUIÇÃO FEDERAL DE ENSINO

  • Orientador : PAULO HENRIQUE DE LIMA SIQUEIRA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • FABRICIO MOLICA DE MENDONCA
  • JEAN CARLOS MACHADO ALVES
  • MARILENE DE SOUZA CAMPOS
  • PAULO HENRIQUE DE LIMA SIQUEIRA
  • Data: 30/10/2023

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  • A administração pública no Brasil passou por transformações significativas que favoreceram a implementação de políticas públicas educacionais. O Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais, Reuni, foi uma ação integrante de uma política pública educacional do governo federal que visou a ampliação do acesso e permanência na educação superior, no nível de graduação, possibilitando a interiorização dos campi e uma oportunidade histórica de as instituições planejarem sua própria expansão. Por outro lado, a criação do REUNI gerou grandes impactos para as áreas administrativas das instituições. A ampliação do quadro de servidores técnicos administrativos pode não ter contemplado o aumento do volume de trabalho, talvez devido à limitação orçamentária ou à falta de um modelo de dimensionamento que desse suporte para tal. Assim, este trabalho tem por objetivo analisar as estratégias de alocação dos servidores técnicos administrativos na sustentabilidade das ações da UFSJ. Por fim, esta pesquisa é de caráter descritivo e exploratório e abordagem qualitativa e quantitativa. O Levantamento de dados qualitativos foi feito a partir de entrevista com o gestor da área de administração de pessoal da instituição a fim de se compreender na visão da gestão, o formato dos procedimentos de dimensionamento de pessoal e a adequação do quadro de servidores da instituição para a sustentabilidade das ações da UFSJ. O levantamento de dados quantitativos foi feito por meio da aplicação de questionário objetivo aos servidores técnicos administrativos, com o intuito de verificar sua percepção quanto ao volume de trabalho. A partir do estudo, pretendeu-se realizar um diagnóstico da alocação dos servidores da instituição pesquisada, de forma a conhecer o perfil do servidor, verificando uma possível defasagem ou distorções de alocação, bem como a percepção desses servidores quanto à adequação do quadro de pessoal da instituição.


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  • Public administration in Brazil has undergone significant transformations that have favored the implementation of public educational policies. The Program of Support for Restructuring and Expansion Plans of Federal Universities, Reuni, was an integral action of a public educational policy of the federal government that aimed to expand access and permanence in higher education, at the undergraduate level, enabling the interiorization of campuses and a historic opportunity for institutions to plan their own expansion. On the other hand, the creation of REUNI had great impacts on the administrative areas of the institutions. The expansion of the technical-administrative staff did not contemplate the increase in the workload, perhaps due to budgetary limitations or the lack of a dimensioning model to support it. Thus, we proposed to analyze the allocation of technical administrative personnel at UFSJ, trying to verify the perception of these servers regarding the possible work overload. Still, it is proposed to verify the methodology used by the MEC to calculate the number of servers from the dimensioning model entitled "Composition Model of the Board of Technical Administrative Servants in Education - QSTAE Model". Finally, this research is descriptive and exploratory in nature, with a qualitative and quantitative approach. The qualitative data survey will be based on interviews with the manager of the institution's personnel administration area in order to understand, from the management's point of view, the format of the personnel dimensioning procedures and the adequacy of the institution's staff. The quantitative data survey will be done by means of bibliographic and documental research, besides the application of a questionnaire to the technical administrative employees, in order to verify their perception of the workload. From the study, it is intended to carry out a diagnosis of the allocation of servers of the researched institution, in order to know the profile of the server, checking a possible lag or distortions in the allocation, as well as the perception of these servers regarding the adequacy of the staff of the institution.

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  • Fabiano Faria Valadão
  • A INFLUÊNCIA DA COVID-19 NO ORÇAMENTO PÚBLICO DE SÃO JOÃO DEL-REI: UM ESTUDO DE CASO SOB A PERSPECTIVA DA TEORIA DO EQUILÍBRIO PONTUADO

  • Orientador : PABLO LUIZ MARTINS
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ANDRE LUIS BERTASSI
  • CAROLINE MIRIA FONTES MARTINS
  • JANDERSON MARTINS VAZ
  • MARIA APARECIDA CURI
  • PABLO LUIZ MARTINS
  • Data: 23/11/2023

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  • A pandemia da COVID-19 impactou significativamente as finanças públicas em todo o mundo, afetando diretamente o orçamento de governos locais, como o município de São João del-Rei. O orçamento público é um instrumento de suporte à gestão dos planejadores públicos além de importante ferramenta de transparência e accountability disponível à sociedade no controle dos gastos públicos. Com base no referencial teórico da teoria do equilíbrio pontuado, esta pesquisa investiga os processos de tomada de decisão e as estratégias empregadas pelo governo municipal de São João del-Rei em resposta à pandemia. Ao explorar as preferências dos agentes públicos, os incentivos políticos e as restrições fiscais, o estudo visa compreender os reflexos da COVID-19 no orçamento público do município. O objetivo da pesquisa é investigar as medidas adotadas pelo município de São João del-Rei para o planejamento orçamentário em resposta à pandemia de COVID-19 e sua devida base teórica. Nesse sentido, entender como os administradores do orçamento público agiram se faz necessário para que a atuação estatal se encontre preparada para gerir situações emergenciais. A pesquisa classifica-se como quali-quanti adotando o método comparativo, sendo que, do ponto de vista dos objetivos, a pesquisa possui caráter descritivo e exploratório. Quanto aos procedimentos técnicos, a pesquisa caracteriza-se como documental. Os resultados esperados desta pesquisa incluem dados sobre os reflexos da COVID-19 no orçamento público de São João del-Rei, oferecendo implicações para uma gestão financeira eficaz e uma melhor alocação de recursos. Prevê-se que os resultados irão melhorar a nossa compreensão das estratégias implementadas pelo governo municipal e fornecer informações valiosas para o futuro gerenciamento de crises. Concluindo, a análise dos orçamentos públicos antes e depois da pandemia de COVID-19 revela uma mudança significativa no paradigma de formulação orçamentária. Antes da crise, predominavam abordagens incrementais, caracterizadas por ajustes graduais e evolutivos. No entanto, o impacto da pandemia forçou um reposicionamento nas prioridades governamentais, levando a orçamentos mais alinhados ao modelo do equilíbrio pontuado. Essa transição sublinha a capacidade de adaptação das estruturas governamentais diante de crises inesperadas, destacando a importância da flexibilidade e da capacidade de resposta ágil na gestão financeira pública.


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  • The COVID-19 pandemic has significantly impacted public finances around the world, directly affecting the budgets of local governments, such as the municipality of São João del-Rei. The public budget is an instrument to support the management of public planners as well as an important transparency and accountability tool available to society in controlling public spending. Based on the theoretical framework of punctuated equilibrium theory, this research investigates the decision-making processes and strategies employed by the municipal government of São João del-Rei in response to the pandemic. By exploring the preferences of public agents, political incentives and fiscal restrictions, the study aims to understand the effects of COVID-19 on the municipality's public budget. The objective of the research is to investigate the measures adopted by the municipality of São João del-Rei for budget planning in response to the COVID-19 pandemic and its theoretical basis. In this sense, understanding how public budget administrators acted is necessary so that state action is prepared to manage emergency situations. The research is classified as quali-quanti, adopting the comparative method, and, from the point of view of objectives, the research has a descriptive and exploratory character. As for technical procedures, the research is characterized as documentary. The expected results of this research include data on the effects of COVID-19 on the public budget of São João del-Rei, offering implications for effective financial management and better resource allocation. It is anticipated that the results will improve our understanding of the strategies implemented by the municipal government and provide valuable information for future crisis management. In conclusion, the analysis of public budgets before and after the COVID-19 pandemic reveals a significant change in the budget formulation paradigm. Before the crisis, incremental approaches predominated, characterized by gradual and evolutionary adjustments. However, the impact of the pandemic forced a repositioning of government priorities, leading to budgets more aligned with the punctuated equilibrium model. This transition highlights the adaptability of government structures in the face of unexpected crises, highlighting the importance of flexibility and agile response capacity in public financial management.

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  • DANUZA DISRAELY MONTEIRO RESENDE SOUSA
  • Utilização de sistema de informação pelos estados brasileiros na gestão da judicialização da saúde

  • Orientador : CAROLINE MIRIA FONTES MARTINS
  • MEMBROS DA BANCA :
  • CAROLINE MIRIA FONTES MARTINS
  • VANIA APARECIDA REZENDE
  • RENATA PEDRETTI MORAIS LIMA
  • VIRGILIO CESAR SILVA E OLIVEIRA
  • Data: 04/12/2023

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  • A judicialização da saúde é o fenômeno pelo qual tem acontecido uma expressiva procura do poder judiciário pelos cidadãos, com o objetivo de demandar do Estado o cumprimento do preceito constitucional para garantia do direito à saúde, tanto de forma individual como coletiva.

    Políticas públicas que deveriam ser elaboradas, executadas e avaliadas principalmente pelo executivo, sofrem interferência contínua do Judiciário. Assim, se por um lado, a expansão do fenômeno da judicialização demonstra uma maior expressão da cidadania e mostra-se importante para o combate a negligências do Poder Executivo.

    Contudo, a gestão da judicialização de medicamentos se ocorrer sem a utilização de um sistema de informação qualificado para o gerenciamento das demandas judiciais no país, torna difícil desenhar um panorama nacional fidedigno em tempo real e acurado. Dados como os de cumprimento das decisões, recursos utilizados, principais medicamentos demandados e outros, são muito difíceis de serem levantados sem a utilização de um sistema de informação. Isso praticamente inviabiliza a realização de análises comparadas e em multinível consideradas mais consistentes. Este tipo de análise, somados às análises preditivas, poderiam fornecer dados mais robustos pra o manejo da judicialização, além de melhor contribuir para a sua compreensão.

    Considerando os potenciais benefícios obtidos por meio da utilização de um sistema de informação, informatizado, esse trabalho busca identificar quais os estados brasileiros utilizam esse tipo de sistema para o gerenciamento da judicialização em saúde. Ao identificar as características e funcionalidades dos sistemas utilizados, propor ações que sejam oportunas para favorecer a adaptação no que diz respeito à gestão da judicialização da saúde com a utilização de sistemas de informação.


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2022
Dissertações
1
  • MIRELLA DE BARROS DILASCIO
  • MOTIVAÇÕES E BARREIRAS DO PROCESSO DE PATENTEAR NO BRASIL:

    PERCEPÇÕES DOS PESQUISADORES DAS UNIVERSIDADES FEDERAIS MINEIRAS

  • Orientador : DANIELA MARTINS DINIZ
  • MEMBROS DA BANCA :
  • DANIELA MARTINS DINIZ
  • FABRICIO MOLICA DE MENDONCA
  • PAULO HENRIQUE DE LIMA SIQUEIRA
  • PAULO ROBERTO RODRIGUES DE SOUZA
  • Data: 17/03/2022

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    A presente pesquisa tem como objetivo principal analisar o desempenho de quatro Universidades Federais do Estado de Minas Gerais em termos de pedidos de patentes no período de 2015 a 2019, identificando as motivações que levam seus pesquisadores a patentearem no Brasil e as principais barreiras nesse processo. Como objetivos específicos busca-se analisar os pedidos de patentes solicitados pelas Universidades Federais do Estado de Minas Gerais, junto ao INPI; verificar se as instituições mineiras foram beneficiadas com o Plano de Combate ao Backlog de Patentes e com a modalidade de Trâmites Prioritários; além de identificar e analisar as motivações e principais barreiras encontradas pelos pesquisadores das Universidades Federais ao tentarem patentear suas invenções. Para tal, realizou-se uma pesquisa descritiva, combinando as abordagens qualitativas e quantitativas, no qual foram utilizados os seguintes procedimentos: pesquisa bibliográfica; pesquisa documental e pesquisa com survey por meio de questionário. O contexto do estudo foi direcionado para os pesquisadores pertencentes a quatro universidades federais mineiras que possuem registro de patentes depositadas no período de 2015 a 2019, e que anuíram com a pesquisa, quais sejam: UFSJ, UFV, UNIFAL e UFTM. Os resultados empíricos apontam que a maioria das universidades investigadas efetuou de 01 a 04 depósitos de pedidos de patentes, seja de invenção ou de modelo de utilidade, sendo realizada a busca de anterioridade por grande parte da população estudada, tendo o banco de dados do INPI como o mais utilizado. Ficou evidenciado um baixo número de depósitos de patentes no exterior e os pesquisadores participantes informaram que já buscaram estabelecer algum tipo de parceria com outras instituições com intuito de aumentar o número de depósito de patentes. Dentre as motivações mais apontadas pelos respondentes aparece a possibilidade de auxiliar na promoção do desenvolvimento econômico e tecnológico, além da perspectiva de obtenção de mais recursos/retornos financeiros para a pesquisa. Em relação às principais dificuldades/barreiras encontradas no desenvolvimento de patentes, as mais citadas foram a morosidade na análise do pedido de patente pelos órgãos reguladores e a burocracia excessiva nas universidades públicas brasileiras. Como medidas/ações necessárias para impulsionar o desenvolvimento de patentes, destacam-se a necessidade de haver melhorias nos NITs e a redução da burocracia que envolve o processo patentário.


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  • The main objective of this research is to analyze the performance of Federal Universities of the State of Minas Gerais in terms of patent applications in the period from 2015 to 2019, identifying the motivations that lead their researchers to patent in Brazil and the main barriers encountered. As specific objectives, it seeks to analyze the indicators of patent applications requested by the Federal Universities of the State of Minas Gerais, along with the patent databases in the period 2000 to 2019, in addition to verifying whether the analyzed institutions in Minas Gerais have benefited from the Plan of Combating the Patent Backlog and with the Priority Procedures modality. To this end, a descriptive research will be carried out, combining qualitative and quantitative approaches, where the following procedures will be used: bibliographical research; documentary research and survey research through a questionnaire. The context of the study is directed to some federal universities belonging to the State of Minas Gerais, and the target population will be researchers who have patent registration belonging to the four federal universities in Minas Gerais that most filed patents in the years 2015 to 2019, which namely: UFMG, UFSJ, UFU and UFV. The estimated sample is around 234 respondents.

2
  • RAFAEL VINICIUS NONATO
  • AVALIAÇÃO DE AÇÕES AFIRMATIVAS ÉTNICO-RACIAL NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL REI: A HETEROIDENTIFICAÇÃO

  • Orientador : CARLOS EDUARDO DURANGE DE CARVALHO INFANTE
  • MEMBROS DA BANCA :
  • CARLOS EDUARDO DURANGE DE CARVALHO INFANTE
  • EDUARDO GIAROLA
  • GUSTAVO MELO SILVA
  • VANIA APARECIDA REZENDE
  • VICTOR CLÁUDIO PARADELA FERREIRA
  • Data: 31/03/2022

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  • Os resquícios da sociedade escravocrata brasileira ainda é presente e causa sérios danos à população negra. Buscando minimizar esse descalabro, foram adotadas políticas públicas no âmbito educacional a fim de reservar vagas para população negra, as chamadas “cotas” em processos seletivos para ingresso nas Instituições Federais de Ensino Superior. No entanto, após a implementação da lei nº 12.711, as vagas reservadas à população negra foram ocupadas por pessoas não negras e com isso realizaram-se denúncias nos órgãos competentes para apuração, exigindo do Estado a implementação de ferramentas que garantisse a reserva. O objetivo deste estudo foi analisar o processo de seleção dos candidatos cotistas (AF1B1/L2, AF1B2/L10, AF2B1/L6 e AF2B2/L14) de graduação presencial da Universidade Federal de São João del- Rei, entre 2019 e 2021, a partir da implementação da Comissão de Hetereoidentificação. Para tal análise, foi realizada busca nos documentos institucionais.


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  • WANDERSON RESENDE MENDES
  • A MONETIZAÇÃO DA SAÚDE NAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR DE MINAS GERAIS

  • Orientador : CARLOS EDUARDO DURANGE DE CARVALHO INFANTE
  • MEMBROS DA BANCA :
  • DANIELA MARTINS DINIZ
  • CARLOS EDUARDO DURANGE DE CARVALHO INFANTE
  • ANDRE LUIS BERTASSI
  • FABRICIO MOLICA DE MENDONCA
  • EDUARDO GIAROLA
  • Data: 11/05/2022

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  • O adicional de insalubridade é uma contraprestação pecuniária percebida por quem está laborando em um ambiente insalubre. Um ambiente insalubre precisa receber melhorias para eliminar ou neutralizar a insalubridade e assim, proteger a saúde de quem está laborando naquele local. Este estudo pretende verificar quais as providências adotadas pelas Instituições Federais de Ensino Superior de Minas Gerais após a emissão de um laudo de insalubridade. Pretende-se analisar se são implantadas melhorias de infraestrutura nos ambientes de trabalho insalubres suficientes para eliminar ou neutralizar a insalubridade, protegendo a saúde dos servidores públicos e consequentemente reduzindo gastos públicos com adicionais de insalubridade. Ou se estas Instituições se restringem apenas ao pagamento do adicional de insalubridade, fenômeno conhecido como monetização da saúde. Para desenvolver essa pesquisa, foi realizada uma coleta e análise dessas informações por meio do Sistema Eletrônico de Informações ao Cidadão (e-SIC), ferramenta disponibilizada pela Lei de Acesso à Informação. Caso conclua-se que a maioria das Instituições pesquisadas se restringem apenas ao pagamento do adicional de insalubridade, será realizada a segunda parte da pesquisa, com a finalidade de analisar os motivos da manutenção de uma contraprestação pecuniária em vez da proteção à saúde.


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4
  • CELSIMARA MARTINS DO CARMO GUIMARAES
  • A BIBLIOTECA UNIVERSITÁRIA E A EDUCAÇÃO SUPERIOR A DISTÂNCIA NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL-REI

  • Orientador : MARCELLO ANGOTTI
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ANDRE LUIS BERTASSI
  • CAROLINA MAFRA DE SA
  • MARCELLO ANGOTTI
  • PABLO LUIZ MARTINS
  • Data: 30/05/2022

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  • A educação a distância (EaD) tem um impacto positivo na universalização e democratização do conhecimento na sociedade. Nesse contexto, o crescimento da EaD desafia as bibliotecas universitárias a assumirem seus papéis de espaço de socialização do conhecimento e equipamento de apoio pedagógico. A revisão bibliográfica indica que a ausência da participação do bibliotecário na concepção do curso EaD, aliada às deficiências no planejamento de serviços bibliotecários e à falta de estrutura das bibliotecas dos polos, promovem o descontentamento com os serviços disponibilizados devido à baixa qualidade destes, comprometendo o trabalho de construção da competência informacional. Isto posto, questiona-se, no que tange aos cursos de graduação ofertados na modalidade a distância, com relação ao papel desempenhado por uma biblioteca universitária (BU), como a BU pode contribuir na qualidade dos cursos de graduação EaD da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ)? Esta pesquisa tem como objetivo geral elaborar uma proposta de atuação da BU da UFSJ junto aos cursos de graduação EaD. Para a consecução do objetivo geral, são propostos dois objetivos específicos: o primeiro é fazer um diagnóstico para verificar como a BU pode contribuir nas atividades de acesso à informação e construção do conhecimento; o segundo é propor um protocolo com ações que favoreçam o acesso à informação e o desenvolvimento da competência informacional na EaD da UFSJ. A presente pesquisa usa três métodos de coleta de dados: pesquisa documental, entrevista e questionário. O estudo contempla os atores do curso de Licenciatura em Filosofia pelo polo de Franca (São Paulo): bibliotecário do polo, docentes, discentes ativos e egressos. Os resultados revelaram que mudanças devem ser promovidas na biblioteca do polo de Franca e da UFSJ, a fim de criar uma política informacional para atendimento dos alunos EAD. Finalmente, foi apresentado um protocolo de ações para promover o acesso à informação e o desenvolvimento da competência informacional na UFSJ.


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  • It is expected that university libraries are one of the main pedagogical support equipment for teachers and students in the teaching and learning process. The growth of Distance Education (EaD) challenges the BU to provide quality service and meet the needs of EaD students, who have a different profile from the on-site modality students. Given the above, this research aims to verify how the university library of the Federal University of São João del-Rei has acted as an information provider for the academic community in favor of access and use of information in distance education and to analyze the adequacy products and services offered in relation to the informational needs of students in this modality. Thus, a descriptive and exploratory research will be carried out based on a semi-structured interview with the manager of the Distance Education Center in order to contextualize the history and perspective of distance education in the institution. Then a questionnaire will be applied to active and alumni students in order to qualitatively discuss the role of the library as a support infrastructure for Ead and identify possible needs for creating information services or adapting existing services. Data analysis will be done from the statistical tabulation of data.

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  • LUANA LETICIA DE OLIVEIRA ALVES
  • O GÊNERO NA OCUPAÇÃO DOS CARGOS DE DIREÇÃO NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL-REI: O TETO DE VIDRO DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

  • Orientador : PABLO LUIZ MARTINS
  • MEMBROS DA BANCA :
  • CARLA LEILA OLIVEIRA CAMPOS
  • CAROLINE MIRIA FONTES MARTINS
  • MAGNA LEITE CARVALHO
  • PABLO LUIZ MARTINS
  • VANIA APARECIDA REZENDE
  • Data: 25/07/2022

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  • A temática desta pesquisa diz respeito às relações de gênero, com enfoque na representatividade das mulheres nos cargos de gestão da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ). O objetivo é analisar os Cargos de Direção, em relação ao gênero de seu ocupante, na UFSJ. Realizou-se uma busca documental no portal eletrônico da UFSJ e entrevistas semiestruturadas com o atual reitor e os ex-reitores da universidade. As entrevistas foram analisadas pela Análise do Discurso Francesa (AFD). Os resultados permitem perceber que os reitores da UFSJ sempre tiveram como preocupação que a gestão representasse os diferentes membros da comunidade acadêmica, inclusive as mulheres; contudo a instituição sempre apresentou uma menor participação feminina na gestão, que foi sendo sanada ao longo do tempo. Atualmente a universidade apresenta uma distribuição mais equilibrada em relação à participação feminina na gestão; entretanto, a instituição nunca se preocupou em criar políticas e ferramentas para promover a participação das mulheres nos altos postos


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  • The theme of this research concerns gender relations, focusing on the representation of women in management positions at the Federal University of São João del-Rei (UFSJ). The objective is to analyze the management positions, in relation to the gender of their occupant, at UFSJ. A document search was carried out on the UFSJ electronic portal and semi-structured interviews were carried out with the current Dean and former Deans of the university. The interviews were analyzed by the French Discourse Analysis (AFD). The results show that the UFSJ deans have always been concerned that the management represent the different members of the academic community, including women, however the institution has always presented a lower female participation in management, which has been remedied over time and currently the university has a more balanced distribution in terms of female participation in management. However, the institution never bothered to create policies and tools to promote the participation of women in high positions.

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  • BRUNO ROCHA CAMPOS
  • A GESTÃO DA QUALIDADE EM UM HOSPITAL PÚBLICO: Desafios e proposições

  • Orientador : PABLO LUIZ MARTINS
  • MEMBROS DA BANCA :
  • CAROLINE MIRIA FONTES MARTINS
  • MAGNA LEITE CARVALHO
  • MARIA APARECIDA CURI
  • PABLO LUIZ MARTINS
  • Data: 11/10/2022

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  • presente estudo tem como objetivo geral realizar um diagnóstico situacional do HRBJA para identificar possíveis gargalos na implantação da Gestão da Qualidade. Como objetivos específicos, a pesquisa pretende levantar e analisar as evoluções das estruturas, dos serviços e do financiamento do SUS; diagnosticar o cenário e os procedimentos da Gestão da Qualidade em Saúde; realizar um diagnóstico situacional do HRBJA; além de elaborar uma proposta de intervenção que auxilie o HRBJA no processo de implantação da Gestão da Qualidade. Para isso, realizou-se uma pesquisa qualitativa, de natureza aplicada, exploratória, bibliográfica e documental, classificada como um estudo de caso, cuja base se deu por uma investigação empírica. O contexto do estudo partiu do cenário da evolução do SUS no Brasil e passou ao hospital estudado em seu panorama geral e, especificamente, às auditorias realizadas com a finalidade de diagnosticar a Gestão da Qualidade no HRBJA. Os resultados apontam para a fragilidade do processo existente, em razão das diversas restrições estruturais. Ficou evidenciado que o HRBJA iniciou, de maneira embrionária, o processo de Gestão da Qualidade desde 2014. Entretanto, as auditorias internas realizadas pelo hospital apontam para a necessidade de maior atenção ao processo de divulgação e utilização dos instrumentos gerenciais por parte das equipes. Os apontamentos indicam que os instrumentos gerenciais são utilizados de maneira insuficiente, além de uma baixa divulgação do processo de Gestão da Qualidade. Como medidas propostas para subsidiar a instrumentalização do processo de gestão no HRBJA, observa-se a necessidade de estruturação do escopo da Qualidade, a construção do macroprocesso do hospital, a capacitação dos servidores e o desenvolvimento das ferramentas da Qualidade.


  • Mostrar Abstract
  • The present study has the general objective of carrying out a situational diagnosis of the HRBJA to identify possible bottlenecks in the implementation of Quality Management. As specific objectives, the research intends to raise and analyze the evolution of the structures, services and financing of the SUS; diagnose the scenario and procedures of Quality Management in Health; perform a situational diagnosis of the HRBJA; in addition to preparing an intervention proposal that helps HRBJA in the process of implementing Quality Management. For this, qualitative research was carried out, of an applied, exploratory, bibliographic and documentary nature, classified as a case study, based on an empirical investigation. The context of the study started from the scenario of the evolution of the SUS in Brazil and passed to the hospital studied in its general panorama and, specifically, to the audits carried out with the purpose of diagnosing Quality Management in the HRBJA. The results point to the fragility of the existing process, due to the various structural restrictions. It was evident that the HRBJA started, in an embryonic way, the Quality Management process since 2014. However, the internal audits carried out by the hospital point to the need for greater attention to the process of dissemination and use of management tools by the teams. The notes indicate that the management instruments are used insufficiently, in addition to a low dissemination of the Quality Management process. As proposed measures to support the instrumentalization of the management process in the HRBJA, there is a need to structure the scope of Quality, the construction of the hospital's macro process, the training of servers and the development of Quality tools.

     

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  • THAIZA MERCEDES SILVA E SOUSA
  • A gestão orçamentária municipal no enfrentamento ao COVID: análise da situação economico-financeira DE UM MUNICÍPIO MINEIRO DE PEQUENO PORTE.

  • Orientador : ANDRE LUIS BERTASSI
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ANDRE LUIS BERTASSI
  • LEANDRO RIVELLI TEIXEIRA NOGUEIRA
  • LUIZ GUSTAVO CAMARANO NAZARETH
  • PAULO HENRIQUE DE LIMA SIQUEIRA
  • Data: 25/10/2022

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  • O presente trabalho realiza uma análise circunscrita na esfera municipal, identificando a condição econômico-financeira de um município mineiro de pequeno porte para lidar com o cenário apresentado no período da pandemia COVID-19 e dar continuidade no atendimento das demandas públicas subsequentes. Foi revisitada a literatura sobre a realidade administrativa e de organização orçamentária do Estado brasileiro, adentrando em particularidades incidentes sobre a esfera municipal. Para elucidação das análises e verificação da existência de impacto da pandemia sobre a sustentabilidade econômico-financeira de um pequeno município, foi considerada a cidade de Ritápolis/MG, como fonte de dados e averiguação das possibilidades levantadas. A partir de uma pesquisa de abordagem mista (quanti-qualitativa) foram levantados dados e relatórios fiscais da cidade em epígrafe via Portal Transparência e Portal do TCU/MG, para exame das receitas e despesas no período de 2015 a 2021. Pelo estudo, foi possível perceber que a pandemia apresentou uma baixa influência na estrutura orçamentária do município e nas condições próprias de sustentabilidade econômico-financeira, visto que ele se evidenciou dependente, mesmo antes do COVID-19, das transferências governamentais.


  • Mostrar Abstract
  • The management of any organization is based on the basic pillar of administrative functions, namely: planning, organizing, directing, and controlling. However, according to the specificity and operating characteristics of the various organizations, these basic functions take on rules and peculiarities that impose their own challenges. In this sense, investigating the economic and financial conditions of an organization's response to the variations that occur in the external environment is a fundamental theme for the sustainability of institutions. Specifically in the public sphere, when looking at the budget management of the sphere closer to the demands of citizens, the municipalities, a fundamental analysis of the ability of these entities to respond to social problems emerges. In this sense, the present study seeks to perform a circumscribed analysis in the municipal sphere, identifying the economic and financial condition of municipalities to deal with the budgetary scenario presented during the period of the COVID-19 pandemic and to continue to meet public demands.

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  • ANGELICA LETICIA FREITAS SOUZA
  • MATURIDADE EM GERENCIAMENTO DE PROJETOS: ESTUDO EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR DE MINAS GERAIS

  • Orientador : PAULO HENRIQUE DE LIMA SIQUEIRA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • FABRICIO MOLICA DE MENDONCA
  • PAULO HENRIQUE DE LIMA SIQUEIRA
  • PAULO ROBERTO RODRIGUES DE SOUZA
  • Data: 25/10/2022

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  • A partir da década de 1990, o setor público tem buscando implantar ferramentas gerenciais utilizadas no setor privado para melhorar a prestação de seus serviços. As ferramentas da gestão de projetos são bastante utilizadas, pois possibilitam a otimização de boas práticas para se alcançar os objetivos institucionais. Estudos apontam que é possível identificar o nível de maturidade em gerenciamento de projetos das organizações com a utilização de um modelo de maturidade. Nesse sentido, o objetivo dessa pesquisa foi avaliar o nível de maturidade em gerenciamento de projetos na Universidade Federal de São João del-Rei, a partir da aplicação do questionário proposto no Modelo de Maturidade em Gerenciamento de Projetos | Prado-MMGP.  A pesquisa pode ser classificada como descritiva, com a combinação das técnicas qualitativa e quantitativa. O modelo de Prado-MMGP foi escolhido por ser considerado simples, de fácil aplicação e por permitir a comparação dos resultados obtidos com outras instituições no país. Os setores participantes da pesquisa foram PROGP, PROAE, DPLAG, DIMAP, DIPRE, DIPAP e NTINF, que alcançaram nota final de maturidade entre 1 e 3,16 pontos. O valor médio da avaliação final de maturidade da instituição foi de 2,22, que correspondente a um índice fraco de maturidade. Considerando os resultados alcançados, foram propostas ações como sugestão de melhorias para que a instituição possa crescer na maturidade em gerenciamento de projetos.


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  • Since the 1990s, the public sector has sought to implement management tools used in the private sector to improve the provision of its services. Project management tools are widely used as they enable the optimization of good practices to achieve institutional goals. Studies show that it is possible to identify the level of maturity in project management in organizations using a maturity model. In this sense, the aim of this research was to evaluate the level of maturity in project management at the Federal University of São João del-Rei, from the application of the questionnaire proposed in the Maturity Model in Project Management | Prado-MMGP. The research can be classified as descriptive with a combination of qualitative and quantitative techniques. The Prado-MMGP model was chosen because it is considered simple, easy to apply and because it allows the comparison of results obtained with other institutions in the country. The sectors participating in the research were PROGP, PROAE, DPLAG, DIMAP, DIPRE, DIPAP and NTINF, which reached a final maturity grade between 1 and 3.16 points. The average value of the institution's final maturity assessment was 2.22, which corresponds to a weak maturity rate. Considering the results achieved, improvement actions were proposed, so that, the institution can grow in maturity in project management.

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  • FERNANDO PENAFIEL
  •  

    PARTICIPAÇÃO E LEGITIMAÇÃO DE ESPAÇOS INSTITUCIONAIS: UM ESTUDO A PARTIR DA PERCEPÇÃO DO CORPO LEGISLATIVO DE VILHENA - RO

  • Orientador : VANIA APARECIDA REZENDE
  • MEMBROS DA BANCA :
  • RENATA PEDRETTI MORAIS LIMA
  • CAROLINE MIRIA FONTES MARTINS
  • VANIA APARECIDA REZENDE
  • VIRGÍLIO CÉZAR DA SILVA E OLIVEIRA
  • Data: 31/10/2022

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  • A redemocratização do Estado nacional possibilitada pela Constituição brasileira de 1988 pautou uma nova concepção democrática, com caráter mais participativo de esfera pública, assentada na busca do fortalecimento do caráter deliberativo local. Com isso, os entes da Federação criaram espaços institucionais onde indivíduos que compõem o corpo social podem participar, sugerir e deliberar sobre a formulação e acompanhamento de políticas públicas e aplicação de recursos orçamentários. Levando em consideração a importância do tema da participação social na gestão pública, a pesquisa tem como objetivo analisar a percepção dos membros do Poder Legislativo do município de Vilhena, no estado de Rondônia, sobre a (des)legitimação dos espaços institucionais de participação social locais. Especificamente, a pesquisa pretende: a) Identificar os espaços institucionais de participação da sociedade no município de Vilhena; b) Analisar a composição, paridade e os modelos deliberativos dos conselhos gestores do município de Vilhena; c) Compreender a dinâmica local de participação social na visão dos parlamentares locais; e d) Analisar o conhecimento dos parlamentares sobre a participação social no município de Vilhena. Para isso, pretende-se realizar uma pesquisa aplicada, realizando um estudo de caso com abordagem qualitativa, com coleta de dados via pesquisa documental e entrevistas com roteiro de questões previamente estabelecidas. Pretende-se realizar a entrevista com todos os 13 parlamentares do município com posterior transcrição, tratamento, análise e interpretação dos resultados de acordo com a teoria da análise de conteúdo pautada em categorias e critérios de análise que serão definidos ao longo da pesquisa. 


  • Mostrar Abstract
  • The redemocratization of the national state made possible by the Brazilian Constitution of 1988 guided a new democratic conception, with a more participative character of the public sphere, based on the search to strengthen the local deliberative character. With this, the entities of the Federation created institutional spaces where individuals that make up the social body can participate, suggest and deliberate on the formulation and monitoring of public policies and the application of budgetary resources. Taking into account the importance of the theme of social participation in public management, the research aims to analyze the perception of members of the Legislative Power in the municipality of Vilhena, in the state of Rondônia, on the (de)legitimation of institutional spaces for local social participation. Specifically, the research aims to: a) Identify the institutional spaces for society's participation in the municipality of Vilhena; b) Analyze the composition, parity and deliberative models of the managing councils of the municipality of Vilhena; c) Understand the local dynamics of social participation in the view of local parliamentarians; and d) Analyze the knowledge of parliamentarians about social participation in the municipality of Vilhena. For this, it is intended to carry out an applied research, carrying out a case study with a qualitative approach, with data collection by document research and interviews with a script of previously established questions. It is intended to conduct the interview with all 13 parliamentarians in the city with subsequent transcription, treatment, analysis and interpretation of results according to the theory of Content Analysis based on categories and analysis criteria that will be defined throughout the research.

2021
Dissertações
1
  • DANIEL GUSTAVO DOS SANTOS
  • INFLUÊNCIA DO AUXÍLIO DE PROMOÇÃO SOCIOACADÊMICA NA PERMANÊNCIA E NO DESEMPENHO ACADÊMICO DOS COTISTAS DE RENDA EM UMA UNIVERSIDADE FEDERAL

  • Orientador : PAULO HENRIQUE DE LIMA SIQUEIRA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ANDRE LUIS BERTASSI
  • FERNANDA MARIA DE ALMEIDA
  • NICHOLAS JOSEPH TAVARES DA CRUZ
  • PAULO HENRIQUE DE LIMA SIQUEIRA
  • Data: 27/08/2021

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  • Para democratizar o ensino superior público no Brasil foram instituídas políticas públicas voltadas ao acesso e à permanência. A Lei de Cotas que tem por objetivo a garantia de uma reserva de vagas e o Programa Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes) que busca a ampliação das condições de permanência, são exemplos dessas políticas contemporâneas que se encontram implementadas nas Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes). Na Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) o auxílio de promoção socioacadêmica é um dos principais Programas de Assistência Estudantil desenvolvido com recursos do Pnaes. O objetivo deste estudo foi avaliar se o auxílio de promoção socioacadêmica influenciou na permanência e no desempenho acadêmico dos ingressantes por cotas de renda entre o primeiro semestre de 2016 e o segundo semestre de 2019. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica e documental. Historiou-se de forma breve a evolução da universidade, em seguida foi abordada a expansão do ensino superior no Brasil até os anos 2000, posteriormente discorreu-se sobre as políticas públicas para ampliação do acesso e da permanência no ensino superior brasileiro com foco no setor público. Abordou-se também o acesso e a permanência como questões complementares para democratizar o ensino superior público e por fim a avaliação de políticas públicas e programas sociais assim como a literatura que trata da influência do Pnaes no desempenho acadêmico e na evasão. Como procedimentos metodológicos para a análise dos dados foram utilizados o teste t e teste U de Mann Whitney para comparação do desempenho acadêmico. Aplicou-se a regressão logística binária para verificar a predição do auxílio na permanência além da utilização do indicador de permanência construído e por fim foi realizada uma análise temática categorial das observações deixadas pelos discentes referentes ao motivo do cancelamento de matrícula. Os resultados referentes ao desempenho acadêmico demonstraram não haver diferença estatisticamente significativa entre cotistas de renda beneficiários e não beneficiários do auxílio em 33 dos 38 cursos analisados. O resultado da regressão logística demonstrou que o auxílio de promoção socioacadêmica foi um previsor significativo em 21 dos 38 cursos analisados, aumentando as chances de permanência para cotistas de renda e os indicadores apontaram a superioridade da permanência dos cotistas de renda que tiveram o auxílio em relação aos que não tiveram em quase todos os cursos. A análise temática demonstrou que mais de 64% dos cotistas de renda registraram mudança de IES, mudança de curso na UFSJ, mudança de curso ou pretensão em mudar de curso, sendo que beneficiários do auxílio superaram consideravelmente os não beneficiários nas duas primeiras categorias. A insuficiência de recursos financeiros representou 7,78% dos motivos para a não permanência, registrada predominantemente por cotistas de renda que não tiveram auxílio.  A avaliação realizada demonstrou a eficácia do Programa de Assistência Estudantil no cumprimento do objetivo do Pnaes relacionado à redução das taxas de evasão (aumento da permanência) de forma que o auxílio financeiro tem sido fundamental para manutenção do vínculo dos discentes oriundos das classes de renda mais baixas com a instituição.


  • Mostrar Abstract
  • To democratize public higher education in Brazil, public policies aimed at access and permanence were instituted. The Quotas Law, which aims to guarantee a reserve of places and the National Student Assistance Program (Pnaes), which seeks to expand permanence conditions, are examples of these contemporary policies that are being implemented in Federal Institutions of Higher Education ( Ifes). At the Federal University of São João del-Rei (UFSJ) the support for socio-academic promotion is one of the main Student Assistance Programs developed with resources from Pnaes. The aim of this study was to assess whether the socio-academic promotion aid influenced the permanence and academic performance of freshmen by income quotas between the first semester of 2016 and the second semester of 2019. A bibliographical and documentary research was carried out. The evolution of the university was briefly described, followed by the expansion of higher education in Brazil until the 2000s, later on public policies for expanding access and permanence in Brazilian higher education with a focus on the sector were discussed. public. Access and permanence were also addressed as complementary issues to democratize public higher education and, finally, the evaluation of public policies and social programs, as well as the literature dealing with the influence of Pnaes on academic performance and dropout. As methodological procedures for data analysis, t test and Mann Whitney U test were used to compare academic performance. Binary logistic regression was applied to verify the prediction of assistance during permanence, in addition to the use of the constructed permanence indicator, and finally, a categorical thematic analysis of the observations left by students regarding the reason for canceling enrollment was performed. The results regarding academic performance showed no statistically significant difference between income quota beneficiaries and non-beneficiaries of the aid in 33 of the 38 courses analyzed. The result of the logistic regression showed that the support for socio-academic promotion was a significant predictor in 21 of the 38 courses analyzed, increasing the chances of permanence for income quota holders, and the indicators pointed to the superiority of permanence of income quota holders who had the aid in relation to those who did not have it in almost all courses. The thematic analysis showed that more than 64% of the income quota holders registered change of HEI, change of course at UFSJ, change of course or intention to change course, with aid beneficiaries considerably surpassing non-beneficiaries in the first two categories. Insufficient financial resources represented 7.78% of the reasons for non-permanence, predominantly registered by income quota holders who did not receive assistance. The evaluation carried out demonstrated the effectiveness of the Student Assistance Program in fulfilling the Pnaes objective related to the reduction of dropout rates (increased permanence) so that financial assistance has been essential for maintaining the bond of students from higher income classes. losses with the institution.

2
  • MATHEUS GOMES DE ALMEIDA
  • LEI DE ACESSO À INFORMAÇÃO: UMA ANÁLISE A PARTIR DO CUMPRIMENTO DA TRANSPARÊNCIA ATIVA E PASSIVA E DA PERCEPÇÃO DOS SERVIDORES DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL-REI/MG

  • Orientador : VANIA APARECIDA REZENDE
  • MEMBROS DA BANCA :
  • GUSTAVO MELO SILVA
  • MARCOS TANURE SANABIO
  • MARIA CLARA OLIVEIRA SANTOS
  • PATRÍCIA APARECIDA FERREIRA
  • VANIA APARECIDA REZENDE
  • Data: 16/12/2021

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  • O direito de acesso à informação pública está diretamente ligado à democracia e está previsto
    na Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Além do mais, a publicidade é um
    dos princípios da administração pública positivados na Constituição, sendo essencial para o
    controle social, para o accountability e para a participação social. Embora previsto pela
    Constituição, a legislação brasileira carecia de uma legislação específica que regulamentasse
    o direito constitucional de se obterem informações públicas, sobretudo pela existência da
    cultura do sigilo, oriunda do patrimonialismo que faz parte do Estado brasileiro há séculos.
    Em 2011, foi aprovada a Lei 12.527/2011, a Lei de Acesso à Informação (LAI), que buscou
    estabelecer responsabilizações, procedimentos e prazos para o fornecimento das informações
    públicas solicitadas pelos interessados, estabelecendo também a obrigatoriedade da
    publicação proativa de determinadas informações por parte do poder público. Este trabalho
    tem o objetivo de verificar a observância das normas relativas ao dever de transparência ativa
    e de transparência passiva ditadas pela LAI no âmbito da Universidade Federal de São João
    del-Rei (UFSJ). Foi feita pesquisa documental no site da UFSJ, na página de Acesso à
    Informação, para aferir a observância das obrigações de transparência ativa; enquanto para
    aferir a transparência passiva foram utilizados os dados estatísticos de atendimento a pedidos
    de acesso à informação feitos à instituição. Foram aplicados ainda questionários em uma
    amostra de servidores, no intuito de verificar a percepção dos servidores sobre a LAI e buscar
    traços da cultura do sigilo na instituição. Os dados encontrados mostram que a UFSJ não
    cumpre os preceitos de transparência ativa determinados pela LAI de forma efetiva, embora a
    transparência passiva seja cumprida pela instituição de maneira satisfatória. Por fim, foi
    elaborado um relatório diagnóstico do cumprimento da LAI na instituição, com 42 propostas
    de intervenções de melhoria e adequação ao que determina a Lei 12.527/2011.


  • Mostrar Abstract
  • The right to access public information is directly linked to democracy and is provided for in the 1988 Constitution of the Federative Republic of Brazil. Furthermore, publicity is one of the principles of public administration established in the Constitution, being essential for social control, for accountability and for social participation. Although provided for by the Constitution, Brazilian legislation lacked specific legislation that would regulate the constitutional right to obtain public information, especially due to the existence of the culture of secrecy, arising from patrimonialism that has been part of the Brazilian State for centuries. In 2011, Law 12,527/2011, the Access to Information Law (LAI), was approved, which sought to establish responsibilities, procedures and deadlines for the provision of public information requested by interested parties, also establishing the obligation to proactively publish certain information by part of the public power. This work aims to verify the observance of the norms related to the duty of active and passive transparency dictated by Law nº 12,527/2011 - Law of Access to Information - in the scope of the Federal University of São João del-Rei (UFSJ). Documentary research will be carried out on the website of the Access to Information section of the institution surveyed to assess compliance with the obligations of active transparency, while to assess passive transparency statistical data will be used to respond to requests for access to information made to the institution. Questionnaires will also be applied to a sample of public servants, in order to verify the perception of public servants about the Access to Information Law and to seek traces of the culture of secrecy in the institution. Finally, a diagnostic report of the institution's compliance with the LAI will be prepared, with proposals for improvement interventions, if applicable.

     

2019
Dissertações
1
  • GREICIELE MATEUS POLICARPO MARTINS
  • A CAPACITAÇÃO BASEADA NA GESTÃO POR COMPETÊNCIAS EM UMA INSTITUIÇÃO FEDERAL DE ENSINO
  • Orientador : PABLO LUIZ MARTINS
  • MEMBROS DA BANCA :
  • MARIA APARECIDA CURI
  • CAROLINE MIRIA FONTES MARTINS
  • DENISE CARNEIRO DOS REIS BERNARDO
  • PABLO LUIZ MARTINS
  • Data: 22/10/2019

  • Mostrar Resumo
  • A administração pública brasileira vem buscando, há vários anos, garantir a eficiência do serviço público por meio da profissionalização e aperfeiçoamento dos servidores. Por isso, instituiu, por meio do Decreto nº 5.707/2006, a Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoal (PNDP). Como parte dessa Política, o governo propôs a implantação da Gestão por Competências no serviço público, por meio da capacitação. O objetivo deste trabalho é propor um modelo de plano institucional de capacitação que contribua para a aplicação da Gestão por Competências no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG) – Campus Congonhas. Para o alcance dos objetivos desta pesquisa, foi utilizado o método de Estudo de Caso. Quanto à natureza dos objetivos, a presente pesquisa é descritiva e, em relação à natureza dos resultados, aplicada. Os dados foram coletados por meio de pesquisa documental, entrevista semiestruturada e observação participante. Para análise dos dados, foi utilizada a técnica de análise de conteúdo. Os dados obtidos demonstraram que o Programa Institucional de Capacitação do IFMG busca atender à legislação da PNDP, porém não se apresenta como um instrumento baseado na Gestão por Competências. Como resultado da pesquisa e proposta de intervenção, foi apresentado um Plano de Capacitação por Competências para o IFMG Campus Congonhas, conforme objetivo proposto.

  • Mostrar Abstract
  • The Brazilian public administration comes searching, several years ago, ensure the efficiency of the public service, through the professionalization and improvement of servers. Therefore, instituted, through of to Decree 5.707/2006, the National Policy of the Personnel Development (PNDP). As part of this Policy, the government propose the implantation of the Competency-based Management on the public service, through the capacitation. The objective of this work is to propose a model of the institutional plan of the capacitation to contribute to the application of the Competency-based Management on the Minas Gerais’s Federal Institute of Education, Science and Technology (IFMG) – Congonhas Campus. To achieve the objective of this research, was utilized the Case Study method. Regarding the nature of the objectives, the present research is descriptive and, regarding the nature of the
    results, applied. The data was gathers through the documental research, half structure interview and participant observation. For data analysis was utilized the content analysis technique. The obtained data demonstrated that the IFMG’s Institutional Program of the Capacitation search meet to the PNDP legislation however does not presents himself as an instrument based in Competency-based Management. As result of the research and intervention propose, was presented a Competence Training Plan for the IFMG Congonhas, according proposed objective
2
  • MARCO TÚLIO DA SILVA GOMES
  • Ouvidorias no apoio à governança pública: um estudo de caso em uma instituição federal de ensino superior

  • Orientador : ROBERTO DO NASCIMENTO FERREIRA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ANDRE LUIS BERTASSI
  • GUSTAVO MELO SILVA
  • LEANDRO RIVELLI TEIXEIRA NOGUEIRA
  • LUIZ GUSTAVO CAMARANO NAZARETH
  • ROBERTO DO NASCIMENTO FERREIRA
  • Data: 31/10/2019

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  • As ouvidoriaspúblicas, surgidas no Brasil como uma adaptação da figura do ombudsmanes-candinavo, tiveram uma expansão acelerada nas primeiras décadas do século XXIna esteira do movimento da governança pública, tendo como premissamelhorar a interlocução entre a administração pública e a sociedade. No entanto, a falta de um marco regulatório para sua atuação gerou uma heterogeneidade deste instituto no país, suscitando o problema de como aumentar sua efetividade nas organizações. Neste trabalho, o objetivo geral foirealizar um diagnóstico do funcionamentoda Ouvidoria Geral da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), para identificação de medidas que possam para torná-la mais efetiva.Foi adotada uma metodologia classificada comopesquisa aplicada, de caráter descritivo e exploratório, com abordagem mista qualitativa e quantitativa. O meio utilizado foi um estudo decaso, com o uso de pesquisadocumental para levantamento do histórico de funcionamento do setor e aplicação de questionário semiestruturado para investigar as percepções da comunidade inter-na da Universidade quanto ao conhecimento e a utilização do serviço de ouvidoria. Os resul-tados revelaram que, apesar de haver regulamentação normativa interna bem definida, há ins-tabilidade,descontinuidade e baixa autonomia na atuação daOuvidoria,desde a sua criaçãoem 2005. Os dados também apontaram que a Ouvidoria é ainda pouco conhecida pela comu-nidade universitária, especialmente entre os alunos, e a participação dos usuários bastante restrita. Ainda assim, foiconsiderada um órgão muito importante pela maiorparte dos pesqui-sados. Há também uma pequena parcela que demonstra desconfiança e ceticismo quanto a sua efetividade. A partir do diagnóstico realizadoe da identificação de oportunidades de melhoria, foi elaborada uma proposta de intervenção, sugerindo um conjunto de ações para aumentar a efetividade da Ouvidoria enquanto instância interna de apoio do sistema de governança. Essas ações dizem respeito a regulamentação; comunicação e divulgação; infraestruturae canais de atendimento; pessoal e capacitação; e boas práticas de governança pública. Entre as principais limitações estão a ausência da perspectiva do público externo à Universidade e terceirizados além da dificuldade na obtenção de dados sobre as manifestações já registradas. Concluiu-se que há na ouvidoria pública universitária potencial para desenvolvimento e exercício de um amplo leque de competências e que há a necessidade de maior apoio institucional para elevar sua efetivi-dade e credibilidade perante a sociedade.


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  • The public ombudsmen, which emerged in Brazil as an adaptation of the figure of the Scan-dinavianombudsman, had an accelerated expansion in the first decades of the 21st century in the wake of the public governance movement, with the premise of improving the dialogue be-tween public administration and society. However, the lack of a regulatory framework for its action has generated a heterogeneity of this institute in the country, raising the problem of how to increase its effectiveness in organizations. In this work, the general objective was to carry out an institutional diagnosis of the Ombudsman's Office of the Universidade Federal deOuro Preto (UFOP), to identify measures that may make it more effective. A methodology classified as applied, descriptive and exploratory research with a qualitative and quantitative approach was adopted. The method used was a case study, with the use of documentary re-search to survey the history of the sector's operation and the application of a semi-structured questionnaire to investigate the perceptions of the University's internal community regarding the knowledge and use of the ombudsman service. The results revealed that, although there is a well-defined internal normative regulation, there is instability, discontinuity and low auton-omy in the Ombudsman's performance, since its creation in 2005. The data also indicated that the Ombudsman is still little known by the university community. especially among students, and very limited user participation. Nevertheless, it was considered a very important organ by most respondents. There is also a small portion that shows distrust and skepticism about its effectiveness. Based on the diagnosis made and the identification of opportunities for im-provement, an intervention proposal was prepared, suggesting a set of actions to increase the effectiveness of the Ombudsman as an internal support body of the governance system. These actions respect the regulation; communication and dissemination; infrastructure and service channels; personnel and training; and good public governance practices. Among the main limitations are the absence of the perspective of the public outside the University and out-sourced workers, and also the difficulty in obtaining data on the manifestations already regis-tered.It was concluded that there is potential in the university public ombudsman for the de-velopment and exercise of a wide range of competences and that there is a need for greater institutional support to increase its effectiveness and credibility towards society.

2018
Dissertações
1
  • BERNARDO CINTRA TEODORO
  • Qualidade de Vida no Trabalho de Servidores Técnico-Administrativos em Educação: uma análise em uma Universidade Federal do Estado de Minas Gerais

  • Orientador : PAULO HENRIQUE DE LIMA SIQUEIRA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ANDRE LUIS BERTASSI
  • BRUNO PEDROSO
  • PAULO HENRIQUE DE LIMA SIQUEIRA
  • Data: 09/10/2018

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  • O objetivo desta pesquisa foi conhecer e avaliar a percepção quanto à qualidade de vida no trabalho (QVT) dos técnico-administrativos em educação de uma Universidade Federal, visando contribuir para a implantação de Programas de Qualidade de Vida no Trabalho (PQVT) em prol da melhoria do ambiente laboral. Para isso foi delineada uma pesquisa de campo exploratória, constando de pesquisa bibliográfica e aplicação do Total Quality of Work Life - TQWL-42, elaborado por Pedroso (2010) para avaliação da QVT. A amostra constou de 176 servidores, a maioria do sexo feminino, casados, com escolaridade superior completa, nível D de classificação do cargo, com incentivo à qualificação, não participantes de PQVT e com cerca de oito anos como servidor. Para análise dos resultados foi utilizada a escala de classificação de qualidade de vida no trabalho proposta por Timossi et al. (2009). Quanto ao nível de classificação da QVT, observou-se que Segurança de Emprego, Capacidade de trabalho, Significância da tarefa e Relações interpessoais apresentaram o maior valor, sugerindo satisfação dos respondentes quanto a estes aspectos. Os aspectos Serviços de saúde e Assistência social, Benefícios extras e Jornada de trabalho tiveram valores menores, indicando insatisfação. Os outros aspectos observados indicaram uma classificação do nível de satisfação próximo a neutralidade com tendência para satisfação. O escore global da avaliação da QVT obtido foi de 58,49, indicando satisfação, tendo em vista encontrar-se entre 50 e 75 da escala de classificação utilizada na análise. A autoavaliação da QVT obteve um escore de 58,03, bem próximo ao escore global gerado pelo TQWL-42, demonstrando que os servidores percebem sua QVT próxima à realidade encontrada. Por fim, foram formuladas contribuições para o Setor de Gestão de Pessoas para a implantação de Programas de QVT.


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  • The objective of this research was to know and evaluate the perception regarding the quality of work life (QWL) of the administrative-technicians in education of a Federal University, aiming to contribute to the implementation of Quality of Work Life Programs (QWLP) to improve the work environment. For that, an exploratory field research was drawn up, consisting of bibliographic research and application of the Total Quality of Work Life - TQWL-42, elaborated by Pedroso (2010) for QWL evaluation. The sample consisted of 176 public employees, most of them female, married, with graduate degree, D level of job classification, with qualification incentive, non-QWLP participants and average of eight years as a public employee. For the analysis of the results it was used the scale of classification of quality of work life proposed by Timossi et al. (2009). Regarding the level of classification of QWL, it was observed that Job Security, Work Capacity, Task Significance and Interpersonal Relations presented the highest values, suggesting respondents' satisfaction with these aspects. The aspects of Health Service and Social Assistance, Extra benefits and Work time had lower values, indicating dissatisfaction. The other aspects observed indicated a classification of the level of satisfaction near neutrality with a tendency to satisfaction. The global QWL score obtained was 58.49, indicating satisfaction, as it was between 50 and 75 of the classification scale used in the analysis. The QWL self-assessment obtained a score of 58.03, very close to the overall score generated by the TQWL-42, demonstrating that the public employees perceive their QWL close to the reality found. Finally, contributions were made to the People Management Sector for the implementation of QWL implementation of QWL Programs.

2
  • RAPHAELA SILVA RIBEIRO
  • AS PERCEPÇÕES E ARTES INVISÍVEIS DE FAZER DE SERVIDORES ORDINÁRIOS NO CONTEXTO DE UM PLANEJAMENTO PARTICIPATIVO EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR DE MINAS GERAIS

  • Orientador : JULIANA CRISTINA TEIXEIRA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ELISA YOSHIE ICHIKAWA
  • JULIANA CRISTINA TEIXEIRA
  • VANIA APARECIDA REZENDE
  • Data: 25/10/2018

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  • O dinamismo do mercado e da sociedade, facilitado pela expansão do acesso aos meios de informação e comunicação, leva as organizações, tanto públicas como privadas, a se reconfigurem, vistas à sua sobrevivência e competitividade. Sobretudo nas últimas décadas, o Estado tem buscado modelos mais modernos de gestão, que necessariamente perpassam por uma abertura para a participação social na tomada de decisões. Assim, alicerçado na Teoria do Cotidiano de Michel de Certeau, que enxerga resistências e subversões à ordem dominante, desenvolvidas por sujeitos situados nas bases hierárquicas das organizações, o objetivo deste trabalho foi investigar estas práticas durante o planejamento estratégico participativo e sua execução em uma unidade organizacional de uma Instituição Federal de Ensino, processo este entendido como busca por mudança institucional. O trabalho caracteriza-se pela tipologia descritiva e utilizou abordagem qualitativa. O roteiro de entrevista semi-estruturado foi aplicado a uma amostra não probabilística por conveniência e os dados produzidos foram tratados pela abordagem teórico-metodológica Análise Francesa do Discurso. Foram apreendidos aspectos diversos relativos à como os sujeitos comuns perceberam-se neste processo, sobretudo relativos à participação e a imposição de resistências pelos mesmos, conforme suas próprias percepções. Conclui-se que, apesar de limitada, houve participação no planejamento, muito embora o tema da exclusão esteja implícito sobretudo quando trata-se da execução das ações e subações estratégicas.


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  • The dynamism of the market and society, facilitated by the expansion of access to means of information and communication, directs public and private organizations to, reconfigure themselves, in view of their survival and competitiveness. Especially in the last decades, the State has been seeking more modern management models, which necessarily involve an opening to social participation in decision-making. Thus, based on the The Practice of Everyday Life of Michel de Certeau, which sees resistances and subversions to the dominant order, developed by subjects located in the hierarchical bases of the organizations, the objective of this work was to investigate these practices during participatory strategic planning and its execution in an organizational unit of a Federal Educational Institutions, process this understood as search for institutional change. The work is characterized by descriptive typology and used qualitative approach. The semi-structured interview script was applied to a non-probabilistic sample for convenience and the data produced were treated by the theoreticalmethodological approach French Discourse Analysis. Several aspects regarding how the common subjects perceived themselves in this process were apprehended, especially regarding participation and the imposition of resistance by them, according to their own perceptions. It is concluded that, although limited, there was participation in planning, even though the issue of exclusion is implicit especially when it comes to the execution of strategic actions and subactions.

3
  • BRUNA RIOS MARTINS SANTOS
  • ATRÁS DAS GRADES: UM ESTUDO DE CASO SOBRE O SISTEMA PRISIONAL FEMININO NA COMARCA DE SÃO JOÃO DEL-REI - MG

  • Orientador : VANIA APARECIDA REZENDE
  • MEMBROS DA BANCA :
  • CAROLINE MIRIA FONTES MARTINS
  • JULIANA CRISTINA TEIXEIRA
  • NATHALIA DE FATIMA JOAQUIM
  • VANIA APARECIDA REZENDE
  • Data: 26/10/2018

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  • Embora a taxa de encarceramento feminino tenha aumentado significativamente, a situação da mulher encarcerada consiste em uma realidade tradicionalmente negligenciada. O sistema prisional brasileiro e as políticas públicas nesse campo não foram planejados com base nas especificidades do sexo feminino e na diferença de gênero. Na realidade atual dos presídios femininos, as mulheres são duplamente apenadas por seus crimes ao serem privadas de liberdade e por enfrentarem as péssimas condições carcerárias. É preciso trazer à tona a necessidade de mudança deste quadro. A presente pesquisa tem o objetivo de analisar em que medida a diferença de gênero na construção de políticas públicas de segurança, no sistema prisional, influencia as vivências do feminino no cárcere. Especificamente, buscou-se levantar dados sobre o sistema carcerário de São João del-Rei, investigar as políticas públicas relacionadas ao sistema carcerário feminino e verificar a percepção das detentas e dos gestores sobre o sistema carcerário feminino em São João del-Rei. Devido à dinamicidade e a complexidade da situação das mulheres em privação de liberdade, a pesquisa qualitativa, o estudo de caso e a análise de conteúdo foram entendidas como as melhores formas de compreender o fenômeno estudado. Os ambientes da pesquisa foram o Presídio Regional de São João del-Rei e a APAC Feminina no mesmo município. Primeiramente, foi realizada uma pesquisa bibliográfica e, em seguida, para complementar esta análise, como instrumento de coleta de dados, optou-se pela entrevista com roteiro semiestruturado com as mulheres que se encontram em situação de privação de liberdade e com os gestores e atores responsáveis pelo sistema carcerário da região. Como resultado da análise de conteúdo, emergiram quatro categorias: encarceramento e gênero, maternidade e cárcere, políticas públicas e vivências no cárcere. Conclui-se neste estudo que as especificidades do gênero feminino no encarceramento, na maioria dos casos, não são respeitadas, e que a maternidade consiste em um dos principais desafios enfrentados pelas detentas e que a situação da mulher encarcerada não está sendo norteada por políticas públicas eficazes. Evidenciou-se que a discriminação de gênero na construção de políticas públicas para o sistema prisional influencia as vivências femininas experimentadas no cárcere.


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  • Although the rate of female incarceration has increased significantly, the situation of the incarcerated woman is a traditionally neglected reality. The brazilian prison system and the public policies in this field were not planned based on the specificities of the female sex and the difference of gender. In the current reality of women's prisons, women are doubly penalized for their crimes by being deprived of their liberty and facing the terrible prison conditions. It is necessary to bring up the need to change this framework.The present research has the objective of analyzing to what extent the gender difference in the construction of public security policies, in the prison system, influences the experiences of the female in prison. Specifically, were collected data on the prison system of São João del-Rei; investigat the public policies related to the female prison system and verify the perception of prisoners and managers about the female prison system. Due to the dynamics and complexity of the situation of women in deprivation of liberty, qualitative research and content analysis were understood as the best way to understand the phenomenon to be studied. The research environments were the Regional Prison of São João del-Rei and the APAC Feminine in the same municipality. Firstly a bibliographical research was carried out and then, to complement this analysis, as an instrument of data collection, the interview was chosen with semi- structured script with the women who are in situation of deprivation of freedom and with the managers and actors responsible for the region's prison system. As a result of the analysis of the data obtained emerged four categories: imprisonment and gender, maternity and prison, public policies and jail life. It has come to the conclusion that the specificities of the female incarceration are in most cases not respected, that motherhood is one of the main challenges faced by prisoners and that the situation of the imprisoned woman is not being guided by effective public policies. It was evident in the study that the gender discrimination in the construction of public policies for the prison system influences the female experiences experienced in the prison.

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  • FERNANDA APARECIDA FONSECA
  • UMA DIVISÃO DE PESSOAS EM MOVIMENTO: UM ESTUDO DE CASO SOBRE ROTATIVIDADE DE PESSOAL EM UMA UNIDADE ADMINISTRATIVA DE UMA INSTITUIÇÃO FEDERAL DE ENSINO SUPERIOR

  • Orientador : JULIANA CRISTINA TEIXEIRA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ANDRE LUIS BERTASSI
  • CINTIA RODRIGUES DE OLIVEIRA MEDEIROS
  • JULIANA CRISTINA TEIXEIRA
  • VANIA APARECIDA REZENDE
  • Data: 26/11/2018

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  • Figurando no campo da nova administração pública e das reformas administrativas implementadas, sobretudo, dos princípios gerencialistas, o setor público e seus servidores passam a ser objetos de análises específicas, tornando imprescindível o estudo de adaptações e ajustes, principalmente acerca das relações existentes no mundo do trabalho, a fim de equacionar os conflitos derivados de todas as transformações neste campo, já que essa nova forma de gerenciamento, fundamentada em resultados, pode trazer profundos impactos sobre a saúde e subjetividade dos trabalhadores. Esses profissionais, ingressos no mercado de trabalho nos últimos dez anos, fazem parte da denominada “geração Y”, com características e valores semelhantes, e que buscam um crescimento rápido, só permanecendo em um emprego - desconsiderando aqui as especificidades de um recorte de classe a partir do qual a dependência do trabalho é maior - se o considerarem satisfatório, contribuindo com o aumento da rotatividade de pessoal, um fenômeno recorrente no serviço público e que vem preocupando gestores. Diante deste panorama, definiu-se como objetivo geral da pesquisa analisar as características da rotatividade no Setor de Folha de Pagamento de Pessoal de uma IFEs, observando as condições contextuais de produção dessa rotatividade e as implicações do fenômeno para o setor, assim como suas consequências organizativas e individuais. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, utilizando-se da pesquisa documental e da realização das entrevistas semiestruturadas, seguidas da análise dos dados qualitativos por meio da abordagem teórico-metodológica da AFD (Análise do Discurso Francesa). A partir de seus resultados, foi detectado um alto índice de rotatividade e o baixo nível de satisfação dos trabalhadores com hierarquias superiores, sendo tal fator apontado pelos entrevistados como a principal causa para deixarem o setor durante o período estudado. Foi identificada, também, como causa secundária da rotatividade, uma deficiência no que tange à análise de perfil e competências dos servidores ingressantes no setor, além de apontamentos de alguns fatores que podem ser melhorados em decorrência de possíveis ações a serem desenvolvidas pela instituição, tais como: atenção por parte da gestão de pessoas ao método de liderança adotado por hierarquias superiores, análise adequada de perfil dos ingressantes no setor, ações de capacitação para os servidores, dentre outros.


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  • The federal government and the administrative reforms implemented, above all, the managerialists, the public sector and its servants, in order to become an object of specific analysis, become indispensable in the study of adjustments and adjustments, work, in order to equate the effects derived from all the transformations in this field, since this new form of management, based on results, can bring positive results on the health and the subjectivity of the professionals. These professionals, have not had labor markets in the last ten years, are part of the so-called "Y-generation", with similar characteristics and values, and who seek a rapid growth, thus remaining in a job, disregarding here the specificities of an evaluation of class from which the salary is higher, if considered more satisfactory, contributing to the increase of personnel turnover - a recurrent phenomenon in the public service and that is worrying the managers. In view of this scenario, it defined as general objective the analysis as characteristics of the turnover in the Personnel Payroll Sector of an IFE, observing as contextual circumstances the generation of turnover and the implications of the phenomenon for the sector, as well as its organizational and individuals. We search for a qualitative research, using documentary research and research of the semievaluated, followed by the analysis of the qualitative data through the theoretical-methodological approach of AFD (French Discourse Analysis). From the results achieved, it was a high turnover rate and the level of satisfaction of the workers with higher hierarchies, being the factor pointed out by the interviewees as the main cause to leave the sector during the studied period. A non-linear deficiency was also identified as the cause of the turnover, as well as notes of some factors that could be improved in relation to the existence of actions to be self-existent by the institution, such as: the attention of human resource management to the leadership method adopted by higher hierarchies; adequate analysis of the profile of the new entrants in the sector; training actions for servers in the sector, among others.

2017
Dissertações
1
  • VINICIUS BARROS DE SOUZA
  • GERAÇÃO DE RECEITA PRÓPRIA TRIBUTÁRIA MUNICIPAL: ANÁLISE DA INFLUÊNCIA DIRETA DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA FEDERAL A PARTIR DE SUA EXECUÇÃO FINANCEIRA NO PERÍODO DE 2013 A 2017.

  • Orientador : ANDRE LUIS BERTASSI
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ANDRE LUIS BERTASSI
  • LEANDRO RIVELLI TEIXEIRA NOGUEIRA
  • ROBERTO DO NASCIMENTO FERREIRA
  • Data: 04/12/2017

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  • As finanças públicas compreendem uma área de estudos que vêm ganhando importância nos últimos anos, principalmente devido à crise fiscal enfrentada por vários entes que compõem a República Federativa do Brasil. O orçamento público é um instrumento de auxílio à gestão dos administradores públicos e, concomitantemente, importante ferramenta de transparência e accountability à disposição da sociedade no controle dos gastos públicos. Este trabalho teve como objetivo principal analisar a influência que uma universidade pública federal multicampi (UFSJ) exerce sobre os quatro municípios nos quais ela se faz presente com suas unidades educacionais, no processo de geração de receita própria tributária para esses municípios, para o período de 2013 a 2017. A pesquisa se concentrou em analisar a despesa orçamentária executada pela universidade comparativamente às receitas próprias tributárias municipais. A obtenção de dados secundários dos Portais da Transparência do Governo Federal e da Secretaria do Tesouro Nacional por meio de seu Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro, foram fundamentais para a análise realizada, juntamente com a pesquisa documental e análise de conteúdo das informações. Nesse contexto, foi comprovado que o município sede da universidade foi o maior beneficiário dos valores repassados pela instituição de ensino federal, seja por meio da retenção do imposto municipal sobre serviços pagos aos fornecedores ou do pagamento de taxas municipais de responsabilidade da própria universidade. Além disso, também foi apurado que as despesas públicas com obras de engenharia e os gastos correntes relacionados às prestações de serviços que envolvem locação de mão de obra, foram os principais responsáveis pelo fluxo de recursos financeiros destinados aos municípios pela UFSJ. Por fim, foi verificado que a composição do orçamento da UFSJ, considerado os grandes grupos de natureza da despesa, Investimentos, Pessoal e Encargos Sociais e Outras Despesas Correntes, pode influenciar diretamente na arrecadação dos municípios. Adicionalmente, a crise fiscal enfrentada pela União, culminou na promulgação da PEC 095/2016, instituindo um novo regime fiscal, que na prática, estabelece limites para o crescimento da despesa pública para o período de 20 anos. Foi demonstrado que esse fator também pode influenciar futuramente a arrecadação de receita própria tributária dos municípios pesquisados, pois umas das principais fontes de recursos por ele obtidos por meio da UFSJ foram os investimentos, que conforme visto apresentaram decréscimo no período abordado pela pesquisa.


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  • Public finances comprise an area of study that has gained importance in recent years, mainly due to the fiscal crisis faced by several entities that make up the Federative Republic of Brazil. The public budget is an aid to the management of public administrators and, at the same time, an important tool of transparency and accountability available to society in the control of public spending. The main objective of this work was to analyze the influence that a federal multicamp university (UFSJ) exercises over the four municipalities in which it is present with its educational units, in the process of generating own tax revenue for these municipalities, for the period of 2013 to 2017. The research focused on analyzing the budgetary expenditure executed by the university compared to the municipal tax revenues. Obtaining secondary data from the Transparency Portals of the Federal Government and the National Treasury Secretariat through its Brazilian Public Sector Accounting and Tax Information System were fundamental for the analysis carried out, together with the documentary research and content analysis of the information. In this context, it has been proven that the university's host city was the largest beneficiary of the amounts passed on by the federal education institution, either through the retention of the municipal tax on services paid to suppliers or the payment of municipal fees of the university itself. In addition, it was also found that public expenditures on engineering works and current expenditures related to the provision of services involving the hiring of labor were mainly responsible for the flow of financial resources to the municipalities by UFSJ. Finally, it was verified that the composition of the budget of the UFSJ, considered the great groups of the nature of the expenditure, Investments, Personnel and Social Charges and Other Current Expenses, can directly influence the collection of the municipalities. In addition, the fiscal crisis faced by the Union culminated in the enactment of PEC 095/2016, establishing a new fiscal regime, which in practice establishes limits for the growth of public expenditure for the 20-year period. It has been shown that this factor may also influence future revenue collection of the municipalities surveyed, since one of the main sources of funds obtained through the UFSJ were investments, which, as seen, decreased in the period covered by the survey

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