EMBAÇAMENTOS DE SI: cruzamentos entre (auto)biografia e a noção de paisagem nas artes cênicas
Palavras-chave: (AUTO)BIOGRAFIA; CENA-PAISAGEM; EMBAÇAMENTO; PROCESSO; TEATRO.
Afetada por um processo de criação cênica que tem como principal fonte de material experiências de ordem pessoal, a autora encontra na escrita de relatos um modo de explicitar e sustentar sua investigação. Ao aproximar a (Auto)biografia da Cena-paisagem, propõe a noção de embaçamento de si como uma estratégia capaz de expandir as possibilidades da cena (auto)biográfica. Partindo da escrita lacunar e fragmentada inerente ao fazer (auto)biográfico, sugere esse ofuscamento como um recurso que visa potencializar a cena, sobretudo pela busca de suscitar efeitos de ver e perder, onde algo pode ser revelado, ao mesmo tempo que escapa. Para fundamentar essa proposição, traça-se um percurso que passa por componentes da trajetória acadêmica da pesquisadora, incluindo disciplinas cursadas, o Trabalho de Conclusão de Curso em Teatro - Licenciatura, e culmina nos desdobramentos de uma série de oficinas. A partir dessas vivências, analisa-se um conjunto de estratégias cênicas, na tentativa de identificar pistas de um modo de operação que apontem para o que se denomina aqui de Paisagem de si.