|
Dissertações |
|
1
|
-
Miguel Levi de Oliveira Lucas
-
APOSTAR NO FRACASSO: PALHAÇARIA E SUBJETIVAÇÃO
-
Orientador : ANDRE LUIZ LOPES MAGELA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
ANDRE LUIZ LOPES MAGELA
-
JULIANA REIS MONTEIRO DOS SANTOS
-
TIAGO MOREIRA FORTES
-
Data: 15/02/2024
-
-
Mostrar Resumo
-
Essa dissertação tem como objetivo aproximar a prática da palhaçaria ao universo conceitual foucaultiano e deleuziano ao discorrer sobre os conceitos de Corpo-Sem-Órgãos; Prudência e Ritual; Subjetivação; Cuidado de Si; Resistência; Táticas e Estratégias; associando-os a trechos de oficinas e espetáculos assistidos durante o seu feitio, no ano de 2022, no Festival Internacional Circovolante de Palhaços. A pesquisa realiza um breve movimento preparatório, refletindo sobre as implicações do método cartográfico, adotado como sua metodologia. Também discute trechos específicos de uma série de oficinas de Educação Teatral realizadas na Universidade do Estado de Minas Gerais, em aliança aos conceitos trabalhados previamente. Além disso, produz uma breve reflexão sobre o local do palhaço dentro da sociedade neoliberal, apontando como a prática da palhaçaria, se realizada a partir dos princípios de cautela e crítica, pode se mostrar como uma saída ética para o sujeito: em uma sociedade que só estimula o sujeito a buscar o sucesso, fracassar pode ser uma linha de fuga para aqueles que se interessam por modos de vidas agenciantes e autônomos.
-
Mostrar Abstract
-
This dissertation aims to bring the practice of clowning closer to the Foucauldian and Deleuzian conceptual universe, by discussing the concepts of Body-Without-Organs; Prudence and Ritual; Subjectivation; Self-care; Resistance; Tactics and Strategies; associating them with excerpts from workshops and shows seen during its making, in 2022, at the International Circovolante Clown Festival. The research carries out a brief preparatory movement, reflecting on the implications of the cartographic method, adopted as its methodology; as well as discussing in more detail specific excerpts from a series of Theatric Education workshops held at the State University of Minas Gerais in alliance with the concepts previously worked on. Furthermore, it produces a brief reflection on the place of the clown within neoliberal society, pointing out how the practice of clowning, if carried out based on the principles of caution and criticism, can prove to be an ethical way out for the subject: in a society that only encourages the subject to seek success, failing can be a route of escape for those who are interested in autonomous ways of living
|
|
2
|
-
Wallace Rios de Oliveira
-
Práticas Laboratoriais e a formação técnica em iluminação cênica no Brasil: o caso do curso de iluminação da SP Escola de Teatro
-
Orientador : BERILO LUIGI DEIRO NOSELLA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
BERILO LUIGI DEIRO NOSELLA
-
JOSÉ SÁVIO OLIVEIRA DE ARAUJO
-
ROSANA APARECIDA PIMENTA
-
Data: 20/05/2024
-
-
Mostrar Resumo
-
Este trabalho visa investigar as práticas laboratoriais no conjunto da proposta de formação em nível técnico na SP Escola de Teatro, observando as práticas laboratoriais aplicado na formação em iluminação cênica. A SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco é fundada em São Paulo capital no ano 2010, como um curso técnico, com uma proposta de desenvolver um modelo pedagógico diferenciado, uma vez que se propõe o ensino das Artes Cênicas pelo viés dos ofícios identificados como técnicos, porém com princípios diversos da ideia de formação apenas pelas competências técnicas e tecnológicas, mas pelo desenvolvimento da sensibilidade e potencialidades artísticas do técnico; em outras palavras, propõe a formação de um técnico-artista. Neste sentido, propomos estudar o projeto pedagógico desta proposta de escola, analisando como ele se insere e dialoga com a proposição de Ensino Profissional Técnico de Nível Médio no Brasil; a proposta e projeto pedagógico do curso de iluminação; e por fim, entender como a prática laboratorial é pensada e desenvolvida no referido curso.
-
Mostrar Abstract
-
This paper aims to investigate the laboratory practices in the set of the training proposal at the technical level in SP Escola de Teatro, observing the laboratory practices applied in the training in stage lighting. The SP Escola de Teatro - Centro de Formação das Artes do Palco was founded in São Paulo capital in the year 2010, as a technical course, with a proposal to develop a differentiated pedagogical model, once it proposes the teaching of the Performing Arts by the bias of the identified trades as technicians, but with different principles of the idea of formation only by technical and technological skills, but by the development of sensitivity and artistic potentialities of the technician; in other words, it proposes the formation of a technician-artist. In this sense, we propose to study the pedagogical project of this school proposal, analyzing how it is inserted and dialogued with the proposition of Professional Technical High School Education in Brazil; the proposal and pedagogical project of the lighting course; and finally, to understand how the laboratorial practice is thought and developed in the referred course.
|
|
3
|
-
Júlia Pimentel Maia Portugal
-
DESPIR-SE DE SI E VESTIR-SE DO OUTRO: A PRÁTICA DO MASCARAMENTO CÊNICO COMO UM FENÔMENO EXPANDIDO
-
Orientador : MARIA CLARA GUIMARAES FERRER CARRILHO
-
MEMBROS DA BANCA :
-
JULIANA REIS MONTEIRO DOS SANTOS
-
MARIA BEATRIZ BRAGA MENDONCA
-
MARIA CLARA GUIMARAES FERRER CARRILHO
-
Data: 27/06/2024
-
-
Mostrar Resumo
-
O objetivo desta dissertação é compreender o mascaramento como um fenômeno de percepção específico. Pretende-se delimitar os códigos da linguagem das máscaras expressivas, utilizando como base a tradição das máscaras da commedia dell’arte bem como a metodologia sistematizada por Jacques Lecoq. Dessa forma, objetiva-se relacionar a tradição e o referencial teórico ao trabalho da companhia Mummenschanz, bem como aos espetáculos “Singspiele” de Maguy Marin e “Encantado” da Lia Rodrigues Companhia de Danças. Busca-se, assim, identificar possibilidades de se perceber o fenômeno do mascaramento, mesmo em espetáculos onde o objeto máscara não está presente.
-
Mostrar Abstract
-
não consta
|
|
4
|
-
Janaina Braga Trindade
-
MESTRE ASSIS CALIXTO: SAMBA DE COCO E EDUCAÇÃO POPULAR EM ARCOVERDE (PE)
-
Orientador : CLAUDIO JOSE GUILARDUCI
-
MEMBROS DA BANCA :
-
ALBERTO FERREIRA DA ROCHA JUNIOR
-
CLAUDIO JOSE GUILARDUCI
-
LARISSA OLIVEIRA E GABARRA
-
Data: 27/06/2024
-
-
Mostrar Resumo
-
A presente dissertação apresenta o trabalho de Assis Calixto, mestre da brincadeira popular conhecida como Samba de Coco na cidade de Arcoverde, Pernambuco. Mestre Assis Calixto, como é conhecido, atua como compositor, educador e brincante. Sua prática artística no seu local de trabalho, a Oficina “Tudo dá Certo” e nas escolas da região é aqui analisada na experiência da Educação Popular juntamente com o trabalho da professora Márcia Moura. A Educação Popular e a Cultura Popular dialogam com o ensaio O Narrador, de Walter Benjamin (1994), o estudo da Tradição Viva do escritor Hampâté Bâ (2010). Também colaboram na pesquisa os estudos da educação e cultura popular dos professores Carlos Rodrigues Brandão (2006) e José Jorge de Carvalho (2000), além da Pedagogia da Continuança de Lula Calixto. Como produto artístico da pesquisa foi criado um “Caderno Brincante”, material didático sugerido para professores (as) de Artes e alunos (as) do ensino fundamental, anos finais, que pretende trazer para a sala de aula mestres da tradição como protagonistas dos saberes, suas práticas artísticas e os valores de suas comunidades. O registro da história do samba de coco na cidade de Arcoverde a partir de relatos orais é feito aqui na intenção de colaborar com a bibliografia existente.
-
Mostrar Abstract
-
His dissertation presents the work of Assis Calixto, master of the popular performance known as Samba de Coco (Coconut Samba) in the city of Arcoverde, Pernambuco, Brazil. Mestre Assis Calixto, as he is known, works as a composer, educator and performer. His artistic practice at his workplace, the “Tudo Dá Certo” (Everything works out) workshop, and in schools in the region are analyzed here in the experience of Popular Education together with the work of teacher Márcia Moura. Popular Education and Popular Culture dialogue with the essay O Narrador (The Narrator), by Walter Benjamin (1994), and the study of the "Tradição Viva" (Living Tradition) by the writer Hampâté Bâ (2010). Studies of education and popular culture by professors Carlos Rodrigues Brandão (2006) and José Jorge de Carvalho (2000) also contribute to the research, as well as Lula Calixto's Pedagogia da Continuança (Pedagogy of Continuance). As an artistic product of the research, a “Caderno Brincante” (Performer notebook) was created, a teaching material suggested for Arts teachers and elementary school students in their final years, which aims to bring masters of tradition into the classroom as protagonists of knowledge, their artistic practices and the values of their communities. The record of the history of "Samba de Coco" in the city of Arcoverde based on oral reports is made here with the intention of collaborating with the existing bibliography.
|
|
5
|
-
Matheus Corrêa dos Santos
-
O APRENDIZADO A PARTIR DA EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO TEATRAL: Um diálogo entre John Dewey e Viola Spolin
-
Orientador : ANDRE LUIZ LOPES MAGELA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
ANDRE LUIZ LOPES MAGELA
-
JULIANA REIS MONTEIRO DOS SANTOS
-
MARCELO EDUARDO ROCCO DE GASPERI
-
ERNESTO GOMES VALENCA
-
Data: 28/06/2024
-
-
Mostrar Resumo
-
Este estudo investiga os autores John Dewey e Viola Spolin no ensejo de traçar uma educação teatral pelo viés da experiência. Pretendemos traçar o conceito de “experiência” a partir de um recorte da obra do autor John Dewey em busca de compreender sua visão sobre a arte e educação, interessado em afinar seus escritos aos da autora Viola Spolin e suas práticas a partir dos jogos teatrais dentro do espaço educacional. Pretende-se argumentar ao longo do texto a partir de uma pedagogia da experiência voltada para uma educação teatral com foco nos jogos teatrais, em busca de estabelecer uma educação teatral mais potente. Este estudo também pretende apresentar uma análise crítica a partir de uma oficina prática ofertada a alunos da graduação em teatro da Universidade Federal de São João del-Rei - MG, onde foram propostos jogos teatrais fundamentados por Viola Spolin (1906 - 1994) em diálogo com a teoria de John Dewey (1859 - 1952), almejando percepções valiosas com o propósito de aprimorar e apontar práticas teatrais ancoradas na profundidade da experiência.
-
Mostrar Abstract
-
This study investigates the authors John Dewey and Viola Spolin in order to outline a theatrical education through the lens of experience. We intend to outline the concept of “experience” based on an excerpt from the work of author John Dewey in search of understanding his vision on art and education, interested in aligning his writings with those of author Viola Spolin and her practices based on theatrical games within of the educational space. It is intended to argue throughout the text based on a pedagogy of experience focused on theater education with a focus on theatrical games, in search of establishing a more powerful theater education. This study also intends to present a critical analysis based on a practical workshop offered to undergraduate theater students at the Federal University of São João del-Rei - MG, where theatrical games based on Viola Spolin (1906 - 1994) were proposed in dialogue with the theory of John Dewey (1859 - 1952), aiming for valuable insights with the purpose of improving and pointing out theatrical practices anchored in the depth of experience.
|
|
6
|
-
Jhonata Francisco Castorino
-
“Sortilégio - Mistério Negro”: Busca pela compreensão da dramaturgia política e social comprometida com a realidade.
-
Orientador : CARINA MARIA GUIMARAES MOREIRA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
CARINA MARIA GUIMARAES MOREIRA
-
ALBERTO FERREIRA DA ROCHA JUNIOR
-
MARCOS ANTONIO ALEXANDRE
-
Data: 28/06/2024
-
-
Mostrar Resumo
-
Este estudo ocupa-se da reflexão e a investigação dos meios e da arte dramática que permeiam o trabalho do dramaturgo Abdias Nascimento, o qual levou à construção da dramaturgia da peça “Sortilégio - Mistério Negro”. A pesquisa tem como intuito desdobrar o conceito de aquilombamento a partir da análise da dramaturgia da peça Sortilégio-Mistério Negro. Para investigação metodológica, o diálogo entre racismo e aquilombamento será conduzido para reflexões através das contribuições teóricas do livro “O Quilombismo -Documento de uma militância Pan-Africanista”, de Abdias Nascimento. A partir das leituras, analisaremos cenicamente quais são as possibilidades e as considerações que as obras abordam para podermos compreender quais os mecanismos cênicos o grupo/dramaturgo utilizava, com o intuito de levar ao público suas reflexões cênicas e sociais, posteriormente transformando-se em narrativas de formação para o uso docente na contemporaneidade. O presente texto contém em seu corpo o projeto de pesquisa no qual podemos ter noções de como serão abordados os conceitos, tanto no plano metodológico quanto bibliográfico. No cap. 2 buscaremos o entendimento de teatro negro e sua estética preta, com o Prof. Dr. Marcos Alexandre, a partir da obra “O teatro negro em perspectiva: dramaturgia e cena negra no Brasil e em Cuba”, finalizando com conclusões teóricas, a fim de orientar a compreensão do conceito como um todo e em relação ao TEN – Teatro Experimental do Negro. No cap. 3 buscaremos a análise da peça “Sortilégio”, a qual nos encaminhará para as considerações no cap. 4.
-
Mostrar Abstract
-
This study is concerned with the reflection and investigation of the means and the dramatic art that permeate the work of playwright Abdias Nascimento, which led to the construction of the dramaturgy of the play "Sortilégio - Mistério Negro" (Sortylégio - Black Mystery). The research aims to unfold the concept of aquilombamento from the analysis of the dramaturgy of the play Sortilégio-Mistério Negro. For the methodological investigation, the dialogue between racism and aquilombamento will be conducted to reflections through the theoretical contributions of the book "O Quilombismo -Document of a Pan-Africanist militancy", by Abdias Nascimento. From the readings, we will analyze the scenic possibilities and considerations that the works approach in order to understand which scenic mechanisms the group/dramaturg used, with the intention of taking their scenic and social reflections to the public, later transforming them into training narratives for the use of teachers in contemporary times. The present text contains the research project in which we can have notions of how the concepts will be approached, both at the methodological and bibliographical levels. In Chapter 2 we will seek to understand black theater and its black aesthetics, with Prof. Dr. Marcos Alexandre, from the work "O teatro negro em perspectiva: dramaturgia e cena negra no Brasil e em Cuba", ending with theoretical conclusions, in order to guide the understanding of the concept as a whole and in relation to TEN - Teatro Experimental do Negro. In chapter 3 we will analyze the play "Sortilégio", which will lead us to the considerations in chapter 4.
|
|
7
|
-
Júnio de Carvalho Silva
-
PRÁTICAS E POÉTICAS DA POSE NA CENA CONTEMPORÂNEA
-
Orientador : MARIA CLARA GUIMARAES FERRER CARRILHO
-
MEMBROS DA BANCA :
-
MARIA CLARA GUIMARAES FERRER CARRILHO
-
JULIANA REIS MONTEIRO DOS SANTOS
-
RAQUEL SCOTTI HIRSON
-
Data: 28/06/2024
-
-
Mostrar Resumo
-
RESUMO Ao considerar que o estudo da pose tem o potencial de desenvolver qualidades e competências na consciência corporal do ator, além de poder gerar movimentos e fluxos internos e externos, é que esta dissertação toma forma sob um viés teórico-prático. Ao considerar a hipótese de que a pose pode ser empregada como ferramenta para expandir a presença cênica e desafiar a percepção de que posar é artificial, o presente estudo tem como objetivo principal elaborar um conjunto de dispositivos e práticas. Estes derivam de uma análise e catalogação de um léxico da pose, como o propósito de investigar a interseção entre os processos criativos na esfera cênica e fotográfica. A finalidade é aprimorar e explorar ferramentas que possam potencializar tanto a presença cênica quanto a consciência corporal do ator em cena. A pose, uma construção fictícia do corpo diante da câmera fotográfica, evoluiu culturalmente desde a invenção da fotografia, no século XIX. Este estudo propõe uma análise da pose não apenas como uma especificidade tecnológica, mas como uma expressão artística, política, social e ética. Para isso, a metodologia envolve revisão literária, laboratórios de criação, treinamento corporal e estudo da dança vogue. Assim, a dissertação se estrutura em três capítulos: o primeiro discute conceitos teóricos sobre a pose nas artes pictóricas e fotográficas; o segundo analisa sua presença em espetáculos cênicos contemporâneos; e o terceiro detalha os procedimentos metodológicos utilizados na pesquisa laboratorial.
-
Mostrar Abstract
-
Considering that the study of pose has the potential to develop qualities and skills in the actor's body awareness, in addition to being able to generate internal and external movements and flows, this dissertation takes shape under a theoretical-practical bias. Considering the hypothesis that pose can be used as a tool to expand stage presence and challenge the perception that posing is artificial, the present study has as its main objective to develop a set of devices and practices. These derive from an analysis and cataloging of a lexicon of pose, with the purpose of investigating the intersection between creative processes in the stage and photographic spheres. The purpose is to improve and explore tools that can enhance both stage presence and the actor's body awareness on stage. The pose, a fictitious construction of the body in front of the camera, has evolved culturally since the invention of photography in the 19th century. This study proposes an analysis of pose not only as a technological specificity, but as an artistic, political, social and ethical expression. To this end, the methodology involves literary review, creative laboratories, body training and study of vogue dance. Thus, the dissertation is structured in three chapters: the first discusses theoretical concepts about pose in the pictorial and photographic arts; the second analyzes its presence in contemporary stage shows; and the third details the methodological procedures used in the laboratory research.
|
|
8
|
-
Thatiane Christina Soares Alves
-
ILUMINAÇÃO CÊNICA: AS MEMÓRIAS DO PERFIL DOCENTE, DO FAZER ARTÍSTICO AO ENSINO SUPERIOR
-
Orientador : BERILO LUIGI DEIRO NOSELLA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
BERILO LUIGI DEIRO NOSELLA
-
ALBERTO FERREIRA DA ROCHA JUNIOR
-
ROSANA APARECIDA PIMENTA
-
Data: 28/06/2024
-
-
Mostrar Resumo
-
Esta pesquisa tem como objetivo analisar, a partir dos registros das memórias, as trajetórias de formação das/os docentes que atuam no campo da iluminação cênica em Instituições de Ensino Superior no Brasil. Considerando-se que não há em nosso país formação superior específica neste campo, propomos fazer uma cartografia da por meio da memória da formação artístico-profissional-pedagógica de cinco docentes, um representante de cada região brasileira, que desenvolvem e transmitem conhecimento em Iluminação Cênica em Universidade Públicas Brasileiras. Com isso, a pesquisa busca registrar a memória de cada docente como uma forma de compreender os diversos trajetos de formação desses docentes e, assim, também contribuir para a compreensão de como esses conhecimentos transitam e se desenvolvem no meio acadêmico, gestando um campo de transmissão, investigação e sedimentação de conhecimento nesta área.
-
Mostrar Abstract
-
This research aims to analyze, from the records of memories, the training trajectories of teachers who work in the field of scenic lighting in Higher Education Institutions in Brazil. Considering that in our country there is no specific higher education in this field, we propose to make a cartography through the memory of the artistic-professional-pedagogical formation of five professors, one representative of each Brazilian region, who develop and transmit knowledge in Scenic Lighting in Brazilian Public Universities. With this, the research seeks to register the memory of each professor as a way to understand the diverse formation paths of these teachers and, thus, also contribute to the understanding of how this knowledge transits and develops in the academic environment, generating a field of transmission, investigation and sedimentation of knowledge in this area.
|
|
9
|
-
Talita Ariane da Silva
-
PERFORMATIVIDADES NEGRAS: a Banda Dançante do Rosário de Santa Efigênia - Narrativas e possibilidades poéticas
-
Orientador : JULIANA ALVES MOTA DRUMMOND
-
MEMBROS DA BANCA :
-
ANDRE LUIZ LOPES MAGELA
-
FLAVIO DE CAMPOS BRAGA
-
JULIANA ALVES MOTA DRUMMOND
-
Data: 28/06/2024
-
-
Mostrar Resumo
-
As performatividades negras no Brasil são moldadas a partir das experiências vividas no processo histórico-social que insere o negro no Brasil. Este trabalho elege a performance ritual do congado, através da observação da Banda Dançante do Rosário de Santa Efigênia, de Barbacena, Minas Gerais, como um arquétipo possível para investigar alguns dos aspectos da presença do negro no Brasil e suas expressões performativas. Este trabalho é construído a partir da relação que se estabelece com o grupo, bem como através da leitura de bibliografias que dialogam com o tema. Assim, fez-se necessária a compreensão do contexto temporal e espacial em que surgem as primeiras manifestações que dão origem ao que entende-se por Congado e das influências que moldam essa performance ritual, bem como os elementos que garantem sua continuidade até os dias atuais. A partir disso, busca-se explorar as potencialidades poéticas emergentes dessa performance, apresentando o processo de criação de uma vídeo-performance inspirada nessas investigações, como possibilidade poética de se contar esta história. Dessa forma, pretende-se esclarecer as origens, as adaptações ao longo do tempo e os elementos estéticos que compõem as performatividades negras, presentes não apenas nos Congados, mas também em outras manifestações cujas raízes remontam à interseção com as culturas do continente africano que desembarcam na colônia brasileira por ocasião do processo de escravização.
-
Mostrar Abstract
-
Black performativities in Brazil are shaped from experiences lived in historical-social process that inserts black people in Brazil. This work chooses the performance ritual of the congado, through the observation of the Banda Dançante do Rosário de Santa Efigênia, of Barbacena, Minas Gerais, as a possible archetype to investigate some of the aspects of presence of black people in Brazil and their performative expressions. This work is built on based on the relationship established with the group, as well as through reading bibliographies that speak to the topic. Thus, it was necessary to understand the temporal context and space in which the first manifestations appear that give rise to what is understood as Congado and the influences that shape this ritual performance, as well as the elements that guarantee its continuity to the present day. From this, we seek to explore the poetic potentialities emerging from this performance, presenting the process of creation of a video-performance inspired by these investigations, as a poetic possibility of tell this story. In this way, we intend to clarify the origins, adaptations throughout the time and the aesthetic elements that make up black performativities, present not only in Congados, but also in other manifestations whose roots go back to intersection with cultures from the African continent that landed in the Brazilian colony through occasion of the enslavement process
|
|
10
|
-
Gyan Celah dos Santos
-
Se essa sombra fosse minha: Poéticas Luminosas no Espaço Urbano
-
Orientador : MARIA CLARA GUIMARAES FERRER CARRILHO
-
MEMBROS DA BANCA :
-
JULIANA REIS MONTEIRO DOS SANTOS
-
MARIA CLARA GUIMARAES FERRER CARRILHO
-
PAULO CESAR BALARDIM BORGES
-
Data: 28/06/2024
-
-
Mostrar Resumo
-
A presente pesquisa teórico-prática propõe intervenções artísticas em espaços não convencionais com teatro de sombras, utilizando a arquitetura como enquadramento cênico. Através de uma cartografia, a proposta objetiva refletir sobre o processo de construção destas intervenções na urbe, ações artísticas que nascem do projeto de extensão "Design para Todos: propostas para um mundo inclusivo”, cujo objetivo primeiro é sensibilizar quanto à necessidade de uma sociedade plural e acessível para todos. São considerados tanto os aspectos estéticos das criações feitas com sombras, quanto a sua eficácia política enquanto meio discursivo. Finalmente, busca-se ainda mapear o desdobramento dessas criações em propostas de jogos de teatro de sombras, onde as pessoas não só atuem como espectadoras, mas possam elas mesmas pensar e agir de forma criativa sobre seu lugar.
-
Mostrar Abstract
-
This theoretical-practical research proposes artistic interventions in unconventional spaces with shadow theater, using architecture as a scenic framework. Through a cartography, the proposal aims to reflect on the construction process of these interventions in the city, artistic actions that are born from the extension project "Design for All: proposals for an inclusive world", whose first objective is to raise awareness of the need for a society plural and accessible to everyone. Both the aesthetic aspects of creations made with shadows and their political effectiveness as a discursive medium are considered. Finally, we also seek to map the unfolding of these creations in proposals for shadow theater games, where people not only act as spectators, but can themselves think and act creatively about their place.
|
|
11
|
-
MARCOS VINÍCIUS FONSECA
-
O TEXTO COMUNHÃO:
Sobre a palavra nos espetáculos Vaga Carne e Motriz
-
Orientador : JULIANA ALVES MOTA DRUMMOND
-
MEMBROS DA BANCA :
-
LIDIA OLINTO DO VALLE SILVA
-
JULIANA ALVES MOTA DRUMMOND
-
MARIA CLARA GUIMARAES FERRER CARRILHO
-
Data: 28/06/2024
-
-
Mostrar Resumo
-
A presente dissertação tem como objetivo refletir a respeito de como a palavra da pessoa atuante em cena no teatro pode estar em comunhão com a plateia. Sendo assim, por meio desse contato, despertar afetos, memórias e sensações, capazes de gerar a promoção do estado de presença dentro e fora do palco. Para tal reflexão, o primeiro capítulo se propõe a rememorar alguns conceitos de importantes estudiosos da área teatral, que se interessavam pela palavra em cena, a sua utilização com base na verdade, entrega e compartilhamento, e os recursos psicofísicos, passando por Stanislavski e Grotowski. No segundo capítulo será discutida a indução das memórias coletivas e as contribuições de Ecléa Bosi. Também será abordada a relação do texto e memória nas pesquisas e escritas de Leda Maria Martins e Conceição Evaristo, explorando suas contribuições para a escrita de corpo inteiro e os conceitos de Oralituras e Escrevivências. Por fim, será estabelecido um diálogo com o referencial teórico e a vivência como espectador dos espetáculos "Vaga Carne", de Grace Passô, e "Motriz", com atuação de Juliana Mota e direção de Maria Clara Ferrer, em busca de uma reflexão prática do texto comunhão.
-
Mostrar Abstract
-
This dissertation aims to reflect on how the word of the person acting on stage in the theater can be in communion with the audience. Therefore, through this contact, awakening affections, memories and sensations, capable of generating the promotion of the state of presence inside and outside from the stage. For this reflection, the first chapter proposes to recall some concepts of important scholars in the theater field, who were interested in word on stage, its use based on truth, delivery and sharing, and psychophysical resources, through Stanislavski and Grotowski. In the second chapter, the induction of memories will be discussed collective and the contributions of Ecléa Bosi. The relationship will also be addressed of text and memory in the research and writings of Leda Maria Martins and Conceição Evaristo, exploring her contributions to body writing whole and the concepts of Oralituras and Writings. Finally, it will be established a dialogue with the theoretical framework and the experience as a spectator of shows "Vaga Carne", by Grace Passô, and "Motriz", with a performance by Juliana Mota and directed by Maria Clara Ferrer, in search of a practical reflection of communion text.
|
|
12
|
-
Maria Cristina Oscar Braga de Oliveira
-
Em nome do pai: o metateatro como ato político dramático em Alcione Araujo.
-
Orientador : BERILO LUIGI DEIRO NOSELLA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
BERILO LUIGI DEIRO NOSELLA
-
CARINA MARIA GUIMARAES MOREIRA
-
LUIZ FERNANDO MATOS ROCHA
-
Data: 23/08/2024
-
-
Mostrar Resumo
-
A dissertação tem o objetivo de se analisar a obra “Em Nome do Pai” (1987), de Alcione Araújo, bem como no que tange às suas características sociais, políticas e culturais. Buscamos entender um pouco mais sobre como o contexto histórico de sua biografia apresenta as mudanças sociais, históricas e temáticas em sua obra. Para tanto, exploramos a relação da família estabelecida na obra “Em Nome do Pai”, ocasionando o embate entre razão versus emoção contida nos personagens Pai e Filho. Estabelecemos a conexão entre a linguagem dramática de Alcione Araújo à proposta dramatúrgica épica, desenvolvida por Bertold Brecht, destacando as afinidades e semelhanças, analisando também as particularidades de sua escrita, como a utilização da Metalinguagem. Exploramos o conceito de “Teatro Político” segundo Lustosa (2006), o qual Alcione Araújo perpassa por suas obras e por suas possibilidades de atuação como fonte de resistência às mudanças sociais e políticas da sociedade. A final da pesquisa identificamos o teatro de viés político como fonte de apoio para maior conscientização social de um povo, onde se apresenta o homem (ser humano) com suas angústias, mazelas, fraquezas e transformações comportamentais necessárias diante do mundo regido pelo dinheiro, pela ganância e traições em variadas relações pessoais.
-
Mostrar Abstract
-
The dissertation aims to analyze the work " In the Name of the Father " (1987), by Alcione Araújo, as well as its social , political and cultural characteristics. We seek to understand a little more about how the historical context of his biography presents the social , historical and thematic changes in his work . To this end , we explore the relationship of the family established in the work " In the Name of the Father ", causing the clash between reason versus emotion contained in the characters Father and Son. We establish the connection between the dramatic language of Alcione Araújo and the epic dramaturgical proposal , developed by Bertold Brecht, highlighting the affinities and similarities, also analyzing the particularities of his writing, such as the use of Metalanguage . We explore the concept of "Political Theater" according to Lustosa (2006), which Alcione Araújo permeates through his works and his possibilities of acting as a source of resistance to social and political changes in society. At the end of the research , we identified the theater of political bias as a source of support for greater social awareness of a people , where man ( human being ) is presented with his anguish , ills, weaknesses and behavioral transformations necessary in the face of the world ruled by money, greed and betrayals in various personal relationships.
|
|
13
|
-
Lucas Sabatini
-
O ORIENTE NO TEATRO DE ANTUNES FILHO:
contribuições do misticismo oriental para a arte do intérprete do CPT
-
Orientador : JULIANA REIS MONTEIRO DOS SANTOS
-
MEMBROS DA BANCA :
-
DANIEL REIS PLÁ
-
JULIANA REIS MONTEIRO DOS SANTOS
-
MARIA CLARA GUIMARAES FERRER CARRILHO
-
Data: 14/11/2024
-
-
Mostrar Resumo
-
O presente trabalho teve como objetivo investigar conceitos e proposições filosóficas do misticismo oriental – em especial o zen-budismo e o taoismo – e analisar como tais concepções foram manipuladas pelo diretor teatral Antunes Filho (1929-2019) no seu pensamento artístico e no desenvolvimento do seu método de formação de atores. Para isso, foi realizado um estudo histórico minucioso em que se verificou que o Oriente, mesmo que subjetivamente, já se evidenciava na visão de mundo do diretor desde o início de sua carreira. Ademais, a pesquisa verificou que a influência oriental foi constatada, objetivamente e pela primeira vez, na sua montagem de As aventuras de Peer Gynt (1971). Além dessa, na sequência, o Oriente é nitidamente referencial na criação das peças A hora e vez de Augusto Matraga (1986) e Paraíso zona norte (1989). Afora o recorte histórico, a pesquisa se debruçou em examinar alguns exercícios específicos (caminhada, loucura, Maria Callas e bolha) criados pelo diretor em que o vínculo com certas premissas do zen e do Tao foi apontado de forma direta.
Para além da bibliografia referenciada, foram realizadas entrevistas com os ex- integrantes do Centro de Pesquisa Teatral (CPT) de Antunes Filho. Ao final, conclui- se que a filosofia oriental foi essencial para a consolidação da metodologia interpretativa criada por Antunes Filho, assim como para a sua estética e poética teatral.
-
Mostrar Abstract
-
The main feature of this research is to investigate how the principles and concepts of oriental mysticism – especially Zen Buddhism and Taoism – were taken by director Antunes Filho in the construction of his pedagogical method and also to analyze how these references contributed, in a theoretical and practical way, for the training of actors at the Theater Research Center (TRC) located at the Sesc Consolação unit in São Paulo. In this discussion, we will detail some exercises created by Antunes Filho and examine three plays directed by him: Peer Gynt (1971), A hora e vez de Augusto Matraga (1986) and Paraíso Zona Norte (1989). In addition, the concept of “cultivation” formulated by theJapanese philosopher Yasuo Yuasa will be brought to light when we will propose a correlation between his ideas and the artistic vision and theatrical processes of the Brazilian director.
|
|
14
|
-
Cléia Márcia Venancio de Souza
-
PERCURSOS PARA A IMPLEMENTAÇÃO DE UMA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA POR MEIO DAS ARTES
-
Orientador : CARINA MARIA GUIMARAES MOREIRA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
CARINA MARIA GUIMARAES MOREIRA
-
CLAUDIA ELIZABETE DOS SANTOS AUGUSTO
-
CLAUDIO JOSE GUILARDUCI
-
Data: 02/12/2024
-
-
Mostrar Resumo
-
Este trabalho consiste em uma investigação com o objetivo de verificar possibilidades para a implementação de um ensino com equidade da história e cultura afro-brasileira e africana nas escolas públicas e, para tal, foi realizada a análise de práxis docentes ocorridas em uma escola da Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte. Na presente dissertação, é abordada a legislação específica e o percurso para sua obrigatoriedade, incluindo uma análise de como este ensino está disposto nos documentos que regem a educação básica e nos textos de pesquisadores/as que discorrem sobre as lutas por emancipação e descolonização e é apresentada uma análise sobre os avanços e os desafios que perpassam a implementação da Educação Antirracista no Brasil. É utilizado o resultado da análise de pesquisas quantitativas, de dados coletados pelo IBGE e IPEA, para comparar como negros e o não-negros aparecem nos índices de algumas pesquisas brasileiras. Também pode-se contemplar as possibilidades para o cumprimento da lei 10.639/2003 e 11.645/2008, sobretudo no campo das Artes/Teatro, por meio de ações vivenciadas por estudantes do ensino fundamental da Escola Municipal Eloy Heraldo Lima, seguidas de uma análise sistemática de tais vivências.
-
Mostrar Abstract
-
This work consists of an investigation with the objective of verifying possibilities for the implementation of teaching with equity in Afro-Brazilian and African history and culture in public schools and, to this end, an analysis of teaching practices that occurred in a school in the Network was carried out. Municipal Education of Belo Horizonte. In this dissertation, the specific legislation and the path to its obligation are addressed, including an analysis of how this teaching is arranged in the documents that govern basic education and in the texts of researchers who discuss the struggles for emancipation and decolonization and are An analysis of the advances and challenges that permeate the implementation of Anti-Racist Education in Brazil is presented. The results of the analysis of quantitative research, of data collected by IBGE and IPEA, are used to compare how blacks and non-blacks appear in the indices of some Brazilian surveys. Possibilities for complying with laws 10,639/2003 and 11,645/2008 can also be considered, especially in the field of Arts/Theatre, through actions experienced by elementary school students at Escola Municipal Eloy Heraldo Lima, followed by a systematic analysis of such experiences.
|
|
15
|
-
Paolla Andrade Vilela
-
MANIFESTAÇÕES TEATRAIS EM ABYA YALA: Uma Análise da Dança do Caboclo da Etnia Puri
-
Orientador : CARINA MARIA GUIMARAES MOREIRA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
ANDRÉIA BAIA PRESTES
-
CARINA MARIA GUIMARAES MOREIRA
-
HELENIARA AMORIM MOURA
-
Data: 16/12/2024
-
-
Mostrar Resumo
-
A produção dos movimentos de cultura popular é entremeada pelas referências culturais e performáticas dos povos indígenas, povos negros e europeus. Contudo, devido ao projeto da colonialidade, que se encontra em execução até os dias de hoje, os dois primeiros foram historicamente desqualificados e transformados em simples produções de “folclore”. Considerando os movimentos atuais de disputa dos discursos marcadamente violentos e coloniais, o presente trabalho recorta das produções de origem indígena a Dança do Caboclo, tradição e modo de vida ligado ao povo Puri, para discutir a produção da história “hegemônica” sobre os referidos povos. Essa manifestação é destacada para disputar as definições possíveis para as produções culturais indígenas, aproximando e friccionando certas manifestações culturais do termo “teatro”, para evidenciar que ao contrário que se é induzido a pensar, a teatralidade é característica fundamental de toda a vida e não apenas de determinado povo.
-
Mostrar Abstract
-
The production of popular culture movements is interwoven with the cultural and performative references of Indigenous peoples, Black communities, and Europeans. However, due to the ongoing project of coloniality, the first two groups have been historically disqualified and reduced to mere expressions of "folklore." Considering the current movements contesting markedly violent and colonial discourses, this study focuses on the Indigenous-origin production of the Caboclo Dance, a tradition and way of life associated with the Puri people, to discuss the "hegemonic" historical narrative surrounding these groups. This manifestation is highlighted to challenge the possible definitions of Indigenous cultural productions, closely examining and frictionally engaging certain cultural expressions with the term "theater," in order to emphasize that, contrary to prevailing assumptions, theatricality is a fundamental characteristic of all life, not just that of a particular community.
|
|
16
|
-
Víctor Henrique Alves Rodrigues
-
A MAGIA EM CENA: UM ESTUDO NOS RASTROS DA PERFORMANCE THE BIRTH CAUL DE ALAN MOORE
-
Orientador : CLAUDIO JOSE GUILARDUCI
-
MEMBROS DA BANCA :
-
CLAUDIO JOSE GUILARDUCI
-
JULIANA REIS MONTEIRO DOS SANTOS
-
SUELLEN CORDOVIL DA SILVA
-
Data: 18/12/2024
-
-
Mostrar Resumo
-
A presente dissertação discute o trabalho de performer e mago do artista Alan Moore. A pesquisa propõe analisar a performance The Birth Caul (A membrana fetal), que foi realizada em um tribunal abandonado na cidade de Newcastle, correlacionando-a com possíveis intertextualidades e influências teóricas presentes na peça. Para analisar esta performance, que se encontra acessível somente por meio de seus “rastros” (spur) – uma gravação em CD e uma história em quadrinhos feita a partir desta gravação –,serão usados tanto o método historiográfico de montagem de Walter Benjamin, quanto o das sensibilidades de Sandra Jatahy Pesavento. O performer, ao investigar os elementos mágicos que propõe na concepção e realização de sua performance, utilizou de seus estudos em magia para compor este experimento cênico autobiográfico e xamânico. Neste sentido, a reflexão entre magia e arte está pautada nos ensaios que o próprio Moore escreveu sobre a sua trajetória artística. Ao longo desta apresentação, buscamos discutir a natureza dual da criação artística como um ato de invocação e encantamento em que o artista se torna um mago, capaz de transformar a realidade e a si mesmo.
-
Mostrar Abstract
-
This dissertation discusses the work of performer and magician of the Artist Alan Moore. The research aims to analyze the performance The Birth Caul which was held in an abandoned courthouse in the city of Newcastle, correlating it with possible intertextualities and theoretical influences present in the piece. To analyze this performance, which is only accessible through its "traces" (spur) – a CD recording and a comic book created from this recording – both Walter Benjamin’s historiographic method of montage and Sandra Jatahy Pesavento’s method of sensibilities were used. The performer, while investigating the magical elements he proposed in the conception and execution of his performance, drew on his studies in magic to compose this autobiographical and shamanic scenic experiment. In this sense, the reflection between magic and art is based on the essays Moore himself wrote about his artistic trajectory. Throughout this dissertation, we aim to discuss the dual nature of artistic creation as an act of invocation and enchantment, in which the artist becomes a magician, capable of transforming both reality and the self.
|
|