PROPOSTA DE ESTRATÉGIAS DE MARKETING PARA A INDICAÇÃO GEOGRÁFICA DE SÃO TIAGO/MG
Geographical Indication; Product Valorization; Territorial Marketing; Marketing Plan; Marketing Strategies
A proteção de Indicação Geográfica (IG) conferida a produtos ou serviços originários ou procedentes de uma determinada região pode beneficiar toda a cadeia produtiva e promover o desenvolvimento socioeconômico, cultural e ambiental do território. No entanto, somente o registro de IG pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) não garante os impactos positivos esperados. No pós-implementação, são necessários o desenvolvimento de estratégias e o alinhamento de ações para que as IGs possam atingir todo seu potencial. Diante disso, este estudo tem por finalidade desenvolver proposta de estratégias de marketing para a Indicação Geográfica dos biscoitos de São Tiago/MG, que, concedida desde 2013, ainda não conseguiu gerar os benefícios advindos com esse reconhecimento. Para tanto, está sendo realizada uma pesquisa dentro da abordagem qualitativa, de natureza aplicada, com objetivos de cunho exploratórios e descritivos, e estratégia de pesquisa baseada na pesquisa-ação. A coleta de dados ocorreu com pesquisas bibliográfica e documental, tendo sido ratificada com observações durante as visitas ao ambiente produtivo para reuniões com membros da Associação São-tiaguense dos Produtores de Biscoito (Assabiscoito), entidade requerente da IG em questão, e com representantes de outras instituições envolvidas com esse ativo. Os dados apurados foram tratados considerando a análise de conteúdo. Como resultado, identificaram-se os pontos fortes e fracos e as ameaças e oportunidades da referida IG. Além disso, foram analisados os mercados internacional, nacional e local de biscoitos, identificando o comportamento do consumidor, para, assim, definir a melhor estratégia competitiva e de posicionamento para a IG. Com isso, será possível apresentar a composição do composto de marketingmais adequada e, enfim, obter estratégias condizentes com as fragilidades locais, garantindo um maior movimento da economia e geração de emprego e renda.