Dissertações/Teses
2022
Dissertações
1
  • TANIA MARILIA RESENDE MEIRELES
  • INDICADORES PARA ECONOMIA SOLIDÁRIA – UM ESTUDO DE CASO NO MUNICÍPIO DE SANTA CRUZ DE MINAS/MG.

  • Orientador : BEZAMAT DE SOUZA NETO
  • MEMBROS DA BANCA :
  • BEZAMAT DE SOUZA NETO
  • FABRICIO MOLICA DE MENDONCA
  • JEAN CARLOS MACHADO ALVES
  • JOAO INACIO SOLETTI
  • Data: 15/02/2022

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  • Este trabalho aborda as tecnologias sociais como ferramenta para promover o desenvolvimento e o aprimoramento dos empreendimentos de economia solidária. A literatura aponta que as tecnologias sociais são esforços cooperativos entre agentes sociais, instituições não governamentais, o poder público e instituições de pesquisa que convergem no interesse de alavancar o desenvolvimento econômico, solidário e local. A partir da perspectiva apresentada a pesquisa analisa o papel da economia solidária no município de Santa Cruz de Minas/MG, a partir da Lei Municipal nº 977/2015. Propõe o desenvolvimento de uma ferramenta a partir de indicadores, com o objetivo de construir subsídios à tomada de decisões dos atores envolvidos no referido processo das ações relacionadas à economia solidária no município. A ferramenta aqui intitulada de arcabouço analítico, consiste na definição dos indicadores com a participação dos atores envolvidos nos empreendimentos e a reunião desses indicadores como ferramenta de gestão. Para tanto, foi realizada uma pesquisa exploratória, ancorada em aspectos qualitativos, utilizando o estudo de caso como estratégia. A coleta de dados se deu por meio do estudo bibliográfico; da pesquisa documental em fontes secundárias, tais como leis, documentos da Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares (ITCP), dos empreendimentos e da prefeitura; da aplicação de questionários a empreendedores solidários envolvidos em todas as ações relacionadas à economia solidária do município para a definição dos indicadores. Definidos os indicadores, para a confecção do arcabouço analítico, foi utilizada a ferramenta Microsoft Excel®. Os dados mostram que as tecnologias sociais são de extrema necessidade para o desenvolvimento desses empreendimentos e que os incentivos, através das políticas públicas existentes, ainda carecem tomar forma e força para atender anseios da sociedade e transferir o conhecimento gerado nas Instituições Federais de Ensino (IFEs). São necessárias ações e parcerias convergentes que aliem a extensão das IFEs, as políticas públicas, os empreendedores solidários locais e as instituições públicas e não governamentais, voltadas para a inovação e o desenvolvimento, em busca do resgate da cidadania de grupos marginalizados.


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  • This term paper addresses social technologies as a tool to promote the development and improvement of solidarity economy enterprises. The literature points out that social technologies are cooperative efforts between social agents, non-governmental institutions, public authorities and research institutions that converge in the interest of leveraging economic, solidarity and local development. From the perspective presented, the research analyzes the role of the solidarity economy in the municipality of Santa Cruz de Minas/MG, based on Municipal Law nº 977/2015. It proposes the development of a tool based on indicators, with the objective of building subsidies for the decision-making of the factors involved in the aforementioned process of actions related to the solidarity economy in the municipality. The tool here called the analytical framework consists of defining the indicators with the participation of the people involved in the projects and the gathering of these indicators as a management tool. Therefore, an exploratory research was carried out, anchored in qualitative aspects, using the case study as a strategy. Data collection took place through a bibliographic study; documental research in secondary sources, such as laws, documents from the Technological Incubator of Popular Cooperatives (ITCP), enterprises and the city hall; the application of questionnaires to solidarity entrepreneurs involved in all actions related to the solidarity economy of the municipality to define the indicators. Once the indicators were defined, the Microsoft Excel® tool was used to create the analytical framework. The data show that social technologies are extremely necessary for the development of these enterprises and that incentives, through existing public policies, still need to take shape and strength to meet society's desires and transfer the knowledge generated in Federal Education Institutions (IFEs). ). Convergent actions and partnerships that combine the extension of IFEs, public policies, local solidarity entrepreneurs and public and non-governmental institutions, focused on innovation and development, in search of rescuing the citizenship of marginalized groups are needed.

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  • ELAINE MARQUES DE MENEZES RIBEIRO
  • FATORES CRÍTICOS DA TRANSFERÊNCIA DE TECNOLOGIA POR MEIO DE LICENCIAMENTO DE PATENTES ENTRE UNIVERSIDADE-EMPRESA: UM ESTUDO COMPARATIVO ENTRE DUAS UNIVERSIDADES FEDERAIS MINEIRAS

  • Orientador : FABRICIO MOLICA DE MENDONCA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • FABRICIO MOLICA DE MENDONCA
  • EDÍLSON HÉLIO SANTANA
  • JOAO INACIO SOLETTI
  • Data: 15/03/2022

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  • A cooperação entre o ambiente acadêmico e o empresarial se tornou estratégia vantajosa, pois representa para as universidades fonte de recursos adicionais necessários para financiar pesquisas e para as empresas, representa aquisição de novos produtos, processos ou tecnologia sem a necessidade de participar dos estágios arriscados associados à P&D interna. Apesar dos benefícios da cooperação, diversos estudos apontam que há um baixo aproveitamento pelo setor produtivo dos conhecimentos produzidos pelas universidades. Nesta perspectiva, este trabalho teve por objetivo identificar os fatores críticos da Transferência de Tecnologia entre a Universidade Federal de São João del-Rei e a Universidade Federal de Juiz de Fora, de modo a verificar a influência desses fatores no desempenho do processo. Adotou-se a abordagem qualitativa de cunho descritivo e analítico, por meio do estudo de caso, usando da pesquisa documental e de entrevistas semiestruturadas junto aos coordenadores e servidores dos Núcleos de Inovação Tecnológica e pesquisadores envolvidos em patentes e transferência de tecnologia. Os resultados encontrados evidenciam que a transferência de Tecnologia é algo, ainda, complexo para as universidades estudadas, enfrentando uma série de barreiras, entre os quais se destacam a burocracia; a rotatividade no NITs; a ausência de equipe multidisciplinar para busca de anterioridade e redação da patente. Entretanto, é possível verificar que o perfil ativo de alguns pesquisadores e seu Know-how têm contribuído no processo de transferência de tecnologia, pois esses fatores tem favorecido o relacionamento, a comunicação e a confiança entre a Universidade e o Setor Produtivo auxiliando na diminuição das diferenças culturais.


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  • The cooperation between the academic and business environment has become an advantageous strategy, as it represents for universities a source of additional resources needed to finance research and for companies, it represents the acquisition of new products, processes or technology without the need to participate in the associated risky internships to internal R&D. Despite the benefits of cooperation, several studies show that there is low use by the productive sector of the knowledge produced by universities. In this perspective, this work aimed to identify the critical factors of Technology Transfer between the Federal University of São João del-Rei and the Federal University of Juiz de Fora, in order to verify the influence of these factors on the performance of the process. A qualitative descriptive and analytical approach was adopted, through a case study, using documentary research and semi-structured interviews with the coordinators and servers of the Technological Innovation Centers and researchers involved in patents and technology transfer. The results found show that the transfer of Technology is still something complex for the studied universities, facing a series of barriers, among which bureaucracy stands out; turnover in NITs; the absence of a multidisciplinary team to search for prior art and draft the patent. However, it is possible to verify that the active profile of some researchers and their know-how have contributed to the technology transfer process, as these factors have favored the relationship, communication and trust between the University and the Productive Sector, helping to reduce cultural differences

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  • GISELE AMANDA DE OLIVEIRA SANTOS
  • GESTÃO DE DADOS E AVALIAÇÃO QUADRIENAL DA CAPES: UM OLHAR SOBRE A PERCEPÇÃO DOS GESTORES DA ÁREA DA ADMINISTRAÇÃO.

  • Orientador : DANIEL BONOTO GONCALVES
  • MEMBROS DA BANCA :
  • DALTON CHAVES VILELA JUNIOR
  • DANIEL BONOTO GONCALVES
  • LUCIANA ALVES RODRIGUES DOS SANTOS LIMA
  • Data: 27/05/2022

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  • A avaliação da qualidade na educação é um marco importante para garantir uma educação ativa, inovadora, eficaz e que atenda aos padrões de eficiência internacionais. Globalmente, a avaliação da pós-graduação é um processo dinâmico que, adotado como estratégia de melhoria contínua, mantém a qualidade do ensino e garante a aplicabilidade dos resultados de suas pesquisas científicas. No Brasil este processo é controlado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), órgão governamental que acompanha os programas, fomenta e avalia seu desenvolvimento, atuação social e internacional. O processo avaliativo realizado pela CAPES é conduzido por comissões de área e utiliza-se da Plataforma Sucupira para coleta dos dados dos programas para geração de relatórios e indicadores de qualidade. O preenchimento desta plataforma é realizado pelos gestores dos programas de pós-graduação, que são os responsáveis por coletar os dados pertinentes à avaliação junto aos discentes, docentes e sistemas administrativos e lançá-los de maneira eficiente na Plataforma Sucupira. Nesse contexto, é importante compreender o processo avaliativo da CAPES e a complexidade de utilização da Plataforma Sucupira pela percepção dos gestores dos programas de pós-graduação. Este trabalho se propôs a identificar a maneira como os gestores dos cursos de pós-graduação da grande área de Administração percebem o processo de coleta e lançamento dos dados na Plataforma Sucupira, como é realizada a gestão destes dados por estes gestores e qual o papel da avaliação da pós-graduação realizada pela CAPES na percepção dos gestores. Com base nisso, foi realizada uma pesquisa bibliográfica e documental para melhor familiarização com o tema da pesquisa e a aplicação de um questionário semiestruturado para levantamento de dados primários junto ao público estudado. Para análise dos dados utilizou-se da técnica de triangulação. Ao final da pesquisa, concluiu-se que os gestores dos programas de pós-graduação reconhecem a importância do credenciamento e avaliação da CAPES para o crescimento e consolidação da pós-graduação nacional. Todavia, observou-se que há uma lacuna no processo avaliativo, acompanhado de certa dificuldade dos gestores de pós-graduação em coletar e gerir as informações do programa a fim de alcançar uma melhor avaliação junto a CAPES, traduzindo os reais resultados aferidos pelos programas . Percebeu-se também que, conforme já apontado pela literatura, a utilização de ferramentas e de práticas de gestão do conhecimento são essenciais para se garantir uma efetiva gestão dos programas, objetivando assim, uma boa avaliação dos mesmos pela CAPES.


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  • The assessment of quality in education is an important milestone to ensure active, innovative, effective education that meets international efficiency standards. Globally, postgraduate evaluation is a dynamic process that, adopted as a strategy of continuous improvement, maintains the quality of teaching and guarantees the applicability of the results of its scientific research. In Brazil, this process is controlled by the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel (CAPES), a government agency that monitors the programs, promotes and evaluates their development, social and international performance. The evaluation process carried out by CAPES is conducted by area commissions and uses the Sucupira Platform to collect data from the programs for the generation of reports and quality indicators. The completion of this platform is carried out by the managers of the graduate programs, who are responsible for collecting the data relevant to the evaluation from students, professors and administrative systems and launching them efficiently on the Sucupira Platform. In this context, it is important to understand the CAPES evaluation process and the complexity of using the Sucupira Platform from the perception of graduate program managers. This work aimed to identify the way in which the managers of postgraduate courses in the large area of Administration perceive the process of collecting and releasing data on the Sucupira Platform, how these managers manage this data and what is the role of the evaluation of graduate studies carried out by CAPES in the perception of managers. Based on this, a bibliographical and documentary research was carried out to better familiarize with the research topic and the application of a semi-structured questionnaire to collect primary data from the public studied. For data analysis, the triangulation technique was used. At the end of the research, it was concluded that postgraduate program managers recognize the importance of CAPES accreditation and evaluation for the growth and consolidation of national postgraduate studies. However, it was observed that there is a gap in the evaluation process, accompanied by a certain difficulty for graduate managers to collect and manage program information in order to achieve a better evaluation with CAPES, translating the real results measured by the programs . It was also noticed that, as already pointed out in the literature, the use of knowledge management tools and practices are essential to guarantee an effective management of the programs, thus aiming at a good evaluation of them by CAPES.

2021
Dissertações
1
  • BRUNO DE BARROS DILASCIO
  • Indicação de Procedência do Artesanato em Tear da cidade de Resende Costa - MG

  • Orientador : PAULO HENRIQUE DE LIMA SIQUEIRA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • CARLOS HENRIQUE SABINO CALDAS
  • EDUARDO MEIRELES
  • FABRICIO MOLICA DE MENDONCA
  • JOAO ROBERTO MARQUES LOBO
  • PAULO HENRIQUE DE LIMA SIQUEIRA
  • Data: 30/08/2021

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  • A presente pesquisa tem como objetivo identificar os procedimentos adotados para o registro da Indicação Geográfica do artesanato em tear manual do município de Resende Costa - MG, de modo a apresentar um processo integrado capaz de contribuir para o aprimoramento e compreensão acerca do registro desses sinais distintivos. A atividade do artesanato manual em tear é preponderante no município, sendo base do desenvolvimento econômico local. Ao se pensar numa forma de manter o artesanato manual em tear da cidade, o instituto das Indicações Geográficas despontou como uma alternativa plausível. Dessa forma, este relato tem como meta apresentar os passos para se chegar à solicitação do registro. Foi realizada uma pesquisa ação utilizando como instrumentos metodológicos a análise de documentos e registros do cotidiano de trabalho no ambiente, o que gerou resultados para que o município garanta o registro de Indicação Geográfica. A partir desses resultados, se obtem a importância do registro da IG para a economia e a população do referido município, valorizando-o ainda mais para o mercado.


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  • This research aims to identify the procedures adopted for the registration of the Geographical Indication of handloom handicrafts in the municipality of Resende Costa - MG, in order to present an integrated process capable of contributing to the improvement and understanding of the registration of these distinctive signs . The activity of handicraft in loom is preponderant in the city, being the basis of local economic development. When thinking about a way to keep handcrafts in the city's loom, the Institute of Geographical Indications emerged as a plausible alternative. Thus, this report aims to present the steps to reach the registration request. An action research was carried out using as methodological instruments the analysis of documents and records of daily work in the environment, which generated results for the municipality to guarantee the registration of Geographical Indication. From these results, the importance of GI registration for the economy and population of that municipality is obtained, valuing it even more for the market.

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  • MOEMA GUIMARAES SANTOS
  • DISPOSITIVOS FORMAIS PARA TRANSFERÊNCIA DE CONHECIMENTO CIENTÍFICO-TECNOLÓGICO NA INTERAÇÃOUNIVERSIDADE-EMPRESA: estudo de caso da Universidade Federal de São João del-Rei

  • Orientador : DANIELA MARTINS DINIZ
  • MEMBROS DA BANCA :
  • DANIEL PAULINO TEIXEIRA LOPES
  • DANIELA MARTINS DINIZ
  • EDUARDO MEIRELES
  • FABRICIO MOLICA DE MENDONCA
  • Data: 27/10/2021

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  • O objetivo deste estudo foi analisar a aplicação dos dispositivos formais previstos pela Lei Federal de Inovação nos processos de transferência de tecnologia da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) para empresas. A interação entre universidades e empresas é de grande relevância como pressupõe o modelo Tríplice Hélice (universidade-empresa-governo). Os institutos de pesquisa e as universidades são alguns dos principais geradores de conhecimento científico-tecnológico no Brasil, os quais podem ser difundidos e absorvidos pelas empresas. Porém, há pouca transferência de tecnologia dessas instituições para o setor privado. Uma das razões que explica a baixa efetividade do processo tem relação com os procedimentos burocráticos inerentes às instituições públicas envolvidas. Por isso, para efetivar a transferência de tecnologia de universidade federal para empresas, estudos apontam que devem ser aplicadas, de forma eficiente, as normas institucionais e os dispositivos da legislação que regem a matéria, em especial a Lei Federal de Inovação n° 10.973, de 2 de dezembro de 2004, atualizada pela Lei n° 13.243, de 11 de janeiro de 2016. Para discutir essa questão, é necessária a análise de estudos de casos específicos, visto que o aparato institucional que envolve a interação universidade-empresa pode variar entre as instituições. Para tanto, metodologicamente, desenvolveu-se um estudo de caráter qualitativo-exploratório, que adotou a técnica de estudo de caso único, por meio de entrevistas semiestruturadas e análise documental de resoluções e processos administrativos da UFSJ. Os resultados apontaram que os principais gargalos para a transferência de tecnologia por meio dos dispositivos formais previstos pela Lei Federal de Inovação na UFSJ referem-se a questões afeitas à burocracia inerente aos procedimentos administrativos e à alocação de pessoal especializado em quantitativo suficiente para atendimento das demandas. Esses gargalos constituem-se em barreiras que inviabilizam a prestação de serviços técnicos especializados e a criação de spin-offs com participação societária da Instituição. Os demais dispositivos de transferência de tecnologia estudados, o licenciamento/cessão de tecnologia e o acordo de parceria para PD&I, embora com processos concretizados, sofrem os efeitos negativos dos referidos gargalos. Diante disso, o presente trabalho contribui, de forma prática, ao apresentar propostas de melhorias nos fluxos processuais, visando à racionalização, aperfeiçoamento e implantação de normas para a eficácia dos processos de transferência de tecnologia da UFSJ para as empresas, a fim de mitigar os gargalos identificados na aplicação dos dispositivos formais e contribuir para o fortalecimento da política de inovação a ser revista e aprimorada pela administração superior da universidade investigada.


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  • The aim of this study was to analyze the application of formal devices foreseen by the Federal Innovation Law in the technology transfer processes of the Federal University of São João del-Rei (UFSJ) to companies. The interaction between universities and companies is of major importance as presupposed by the Triple Helix model (university-companies-government). The research institutes and universities are some of the main generators of scientific knowledge in Brazil, which can be disseminated and absorbed by companies. However, there is little transfer of technology from these institutions to the private sector. One of the reasons which explains the low effectiveness of the process is related to bureaucratic procedures inherent to the public institutions involved. Therefore, to implement the transfer of technology from federal university to companies, studies indicate that institutional norms and provisions of the legislation governing the matter must be efficiently applied, in particular the Federal Innovation Law number 10.973, from December 2nd of 2004, updated by the Law number 13.243, from January 11th of 2016. In order to discuss this issue, it is necessary to analyze specific case studies, as the institutional apparatus that involves the university-company interaction may vary between institutions. For that, methodologically, a qualitative-exploratory study was developed, which adopted the single case study technique, through semi-structured interviews and document analysis of the UFSJ administrative resolutions of processes (DUARTE, 2004; TRIVIÑOS, 1987). The UFSJ partially applies the formal devices of technology transference foreseen by the Federal Innovation Law. Only the provisions of the assignment and licensing and partnership agreements for research, development and innovation (RD&I) are minimally regulated internally. The devices of provision of specialized technical services or the creation of spin-offs through the participation of the institution with minority capital are not applied due to the lack of standardization. Even those devices applied still lack clearer rules about the administrative procedures involved. The results showed that the main problems to transfer technology through formal devices foreseen by the Federal Innovation Law at UFSJ refer to issues related to the bureaucracy inherent to administrative procedures and to the allocation of specialized personnel in sufficient quantity to meet the demands. These problems constitute barriers that prevent the provision of specialized technical services and the creation of spin-offs with the Institution’s shareholding. The other devices of technology transference studied, the licensing/assignment of technology and the partnership agreement for RD&I, although with implanted processes, suffer from the effects of the problems mentioned. Therefore, this work contributes, in a practical way, by presenting proposals for improvements in procedural flows, aiming at the rationalization, improvement and implementation of standards for the effectiveness of the processes of technology transference from UFSJ to companies, in order to mitigate the problems identified in the application of formal devices and contribute to the strengthening of the innovation policy to be reviewed and improved by the higher administration of the investigated university. 

3
  • SORAIA APARECIDA ALVES
  • ANÁLISE DAS DIMENSÕES DE UM MODELO TEÓRICO DE UNIVERSIDADE EMPREENDEDORA: ESTUDO DE CASO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL-REI

  • Orientador : ALEXSANDRO SOBREIRA GALDINO
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ALEXSANDRO SOBREIRA GALDINO
  • JOAO INACIO SOLETTI
  • JULIANA CORRÊA CREPALDE MEDEIROS
  • Data: 24/11/2021

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  • Diante dos atuais cenários socioeconômicos, as universidades desempenham um importante papel na identificação e exploração de oportunidades que não foram visualizadas anteriormente. Nesse sentido, o termo Universidade Empreendedora (UE) abre a discussão sobre uma terceira missão para as universidades, além do ensino e da pesquisa, trabalhar o desenvolvimento econômico e social simultaneamente. Assim, nos últimos anos, em nível acadêmico, os estudos sobre Universidade Empreendedora representaram uma área de grande oportunidade de pesquisa para trazer exemplos de boas práticas, estratégias, soluções e recomendações para a universidade, autoridades e decisores políticos. No entanto, pouco se sabe sobre como as Universidades adotam e adaptam o conceito/modelo para se tornarem mais empreendedoras e ainda há preocupações em relação à uma abordagem de “tamanho único”. Dessa forma, esta pesquisa visou analisar as dimensões/indicadores estabelecidos em um modelo teórico no contexto de uma universidade pública do interior do Brasil. Para alcançar seu objetivo, a pesquisa realizada foi de abordagem qualitativa, do tipo exploratória e estudo de caso. Os dados coletados foram tabulados e compilados em categorias como cultura empreendedora, infraestrutura, inovação, extensão, internacionalização e capital financeiro. Os resultados mostraram que a Universidade estudada possui um corpo docente e discente proativo e que contribui para o crescimento de projetos com impacto dentro e fora da Universidade, porém, ainda é preciso aprimorar a cultura empreendedora de toda sua comunidade universitária bem como desenvolver seu ensino empreendedor. Também foram encontradas significativas atividades empreendedoras em andamento, no entanto, identificou-se a necessidade de estruturação dos ambientes formais de apoio ao empreendedorismo, bem como de sua política de inovação e de internacionalização que são recentes e ainda não estão consolidadas. Conclui-se que esses dados discriminados, proporcionará clareza aos gestores para identificar potenciais áreas de desenvolvimento do empreendedorismo acadêmico e contribuirá para melhorar a compreensão das implicações teóricas e empíricas de uma Universidade Empreendedora.


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  • Given the current socioeconomic scenarios, universities play an important role in identifying and exploring opportunities that have not been previously seen. In this sense, the term Entrepreneurial University (EU) opens the discussion about a third mission for universities, in addition to teaching and research, to work on economic and social development simultaneously. Thus, in recent years, at the academic level, studies on the Entrepreneurial University represented an area of great research opportunity to bring examples of good practices, strategies, solutions and recommendations to the university, authorities and policy makers. However, little is known about how Universities adopt and adapt the concept / model to become more entrepreneurial and there are still concerns about a “one size fits all” approach. Thus, this research aimed to analyze the dimensions / indicators established in a theoretical model in the context of a public university in the interior of Brazil. To achieve its objective, the research carried out was of a qualitative approach, of the exploratory type and case study. The collected data were tabulated and compiled into categories such as entrepreneurial culture, infrastructure, innovation, extension, internationalization and financial capital. The results showed that the studied University has a proactive faculty and student that contributes to the growth of projects with impact inside and outside the University, however, it is still necessary to improve the entrepreneurial culture of its entire university community as well as to develop its teaching. entrepreneur. Significant entrepreneurial activities were also found in progress, however, the need for structuring formal environments to support entrepreneurship was identified, as well as its innovation and internationalization policy, which are recent and not yet consolidated. It is concluded that these discriminated data, will provide clarity to the managers to identify potential areas of development of academic entrepreneurship and will contribute to improve the understanding of the theoretical and empirical implications of an Entrepreneurial University.

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  • ANTONIO HENRIQUE POLASTRI RODRIGUES
  • MENSURAÇÃO DE MATURIDADE DE TECNOLOGIA PARA TRANSFERÊNCIA: estudo de caso da Universidade Federal de São João del-Rei.

  • Orientador : GABRIEL DE MENEZES YAZBECK
  • MEMBROS DA BANCA :
  • EDUARDO MEIRELES
  • FERNANDO AUGUSTO TEIXEIRA
  • GABRIEL DE MENEZES YAZBECK
  • PAULO AFONSO GRANJEIRO
  • Data: 29/11/2021

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  • Este trabalho tem por objetivo avaliar a metodologia empregada pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) para a mensuração de maturidade das tecnologias desenvolvidas por seus pesquisadores, destinadas à transferência para o setor produtivo, a fim de propor melhorias nesse procedimento. Para tanto, é analisada a percepção dos pesquisadores da Instituição, que desenvolvem pesquisas tecnológicas, sobre os indicadores de maturidade tecnológica definidos pela Norma Técnica ABNT NBR ISO 16290:2015, que norteia a aplicação da metodologia Technology Readiness Level (TRL), comumente usada como referência para essa atividade no Brasil. No intuito de subsidiar a elaboração de escalas de TRL adequadas a cada tecnologia objeto de mensuração, foi realizado um levantamento da literatura das metodologias de mensuração de maturidade tecnológica, baseadas em níveis, a fim de constituir um banco de indicadores para utilização pela UFSJ. Finalmente, é proposta uma metodologia de avaliação de potencial das tecnologias para transferência, baseada em níveis de maturidade, para ser utilizada pela UFSJ. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de abordagem quanti-qualitativa de natureza aplicada. A coleta de dados primários foi realizada por meio da aplicação de questionários semiestruturados aos pesquisadores da Instituição e a coleta de dados secundários foi realizada por meio de pesquisa bibliográfica e pesquisa documental junto ao Núcleo de Empreendedorismo e Inovação Tecnológica (NETEC) da UFSJ. Este trabalho contribui para identificar formas mais adequadas de aplicação de metodologias baseadas em TRL para a mensuração da maturidade das tecnologias desenvolvidas pelas universidades, considerando a ampliação do escopo de atributos das tecnologias considerados e agregando indicadores úteis no monitoramento do posicionamento da tecnologia perante o estado da técnica e o mercado.


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  • This work aims to evaluate the methodology used by the Federal University of São João del-Rei (UFSJ) to measure the maturity of the technology developed by its researchers, intended for transfer to the productive sector, in order to propose improvements in this procedure. Therefore, the perception of the Institution’s researchers, who develop technological research is analyzed, on the indicators of technological maturity defined by the Technical Standard ABNT NBR ISO 16290:2015, the technical standard which guides the application of the Technology Readiness Level methodology (TRL), commonly used for this activity in Brazil. In order to support the elaboration of TRL scales suitable for each technology being measured, a literature survey was carried out on the methodologies for measuring technological maturity, based on levels, in order to establish a bank of indicators for use by the UFSJ. Finally, a methodology for evaluating the potential of transfer technologies is proposed, based on the maturity levels, to be used by UFSJ. For this, an applied quantitative and qualitative research was done. The primary data collection was done by the application of semi-structured questionnaires to researchers at the institution, and the secondary data collection was done by bibliographical research, and documentary research with UFSJ’s Center for Entrepreneurship and Technological Innovation (NETEC). This work contributes in identifying more appropriate application and methodologies based on TRL to measure the maturity of technologies developed by universities, considering the expansion of the scope of attributes of the technologies and adding useful indicators in monitoring the positioning of the technology in relation to the state of the art and the market.

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  • MICHELLY MORATO DAMASCENO GONCALVES
  • MAPEAMENTO DA INOVAÇÃO DESENVOLVIDA NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR PÚBLICAS E PRIVADAS DA REGIÃO CENTRO-OESTE DE MINAS GERAIS

  • Orientador : PAULO AFONSO GRANJEIRO
  • MEMBROS DA BANCA :
  • EDÍLSON HÉLIO SANTANA
  • JOAO INACIO SOLETTI
  • PAULO AFONSO GRANJEIRO
  • Data: 17/12/2021

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  • Um Sistema Regional de Inovação é caracterizado pela ação integrada entre seus atores: empresas, universidades, institutos de pesquisa, Escritórios de Transferência de Tecnologia e agentes financiadores públicos e privados a fim de facilitarem as inovações em nível regional. Considerando que a universidade é o principal agente produtor de conhecimento no âmbito dos Sistemas de Inovação, a presente pesquisa tem como objetivo geral realizar o mapeamento da inovação gerada nas Instituições de Ensino Superior públicas e privadas sediadas na região Centro-Oeste de Minas Gerais. Para tal foi aplicado um questionário semiestruturado aos gestores dos NIT ou pessoa indicada pelos diretores dos campi das instituições participantes. Participaram da pesquisa 11 Instituições de Ensino Superior sediadas em cidades da região Centro-Oeste de Minas Gerais, sendo cinco campi de institutos federais, três campi de universidades públicas e três campi de universidades privadas. Todas as perguntas foram relativas à inovação gerada somente nos campi localizados na região Centro-Oeste de Minas Gerais e não na instituição como um todo e tinham como temas a propriedade intelectual, transferência de tecnologia e incentivo ao empreendedorismo. Os resultados demonstraram o potencial de apoio à inovação pela maior parte das IES pesquisadas, que em sua maioria possuem propriedades intelectuais protegidas e realizam atividades de apoio ao empreendedorismo. No entanto, o pequeno número de transferências de tecnologia ao setor produtivo, demonstra a necessidade de melhorar a relação com as empresas da região. Para isso uma importante ação seria a implantação de NIT nos campi da região.


  • Mostrar Abstract
  • A Regional Innovation System is characterized by the integrated action between its actors: companies, universities, research institutes, Technology Transfer offices and public and private financing agents in order to facilitate innovations at a regional level. Considering that the university is the main knowledge-producing agent within the context of Innovation Systems, the present research has the general goal of mapping of the innovation generated in Higher Education Institutions headquartered in the cities of the Midwest region of Minas Gerais. To this end, a semi-structured questionnaire was applied to the NITs managers or to the person indicated by the participating institutions campuses directors. Eleven Higher Education Institutions based in cities in the Midwest region of Minas Gerais participated in the research, five of which were federal institute campuses, three public university campuses and three private university campuses. All the questions were related to the innovation generated only on the campuses located in the Midwest region of Minas Gerais and not in the institution as a whole and had as themes the Intellectual Property, Technology Transfer and incentive to Entrepreneurship. The results demonstrated the potential to support innovation by most of the researched HEIs, which for the most part have protected intellectual properties and carry out activities to support Entrepreneurship. However, the small number of Technology Transfers to the productive sector, demonstrates the need to improve the relationship with companies in the region. For this, an important action would be the implementation of NIT on the region's campuses.

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