Narrativas Visuais na educação Matemática: Explorando a História da Matemática em Quadrinhos
Ensino, Aprendizagem, História da matemática, Quadrinhos, Matemática aplicada
O processo de ensino-aprendizagem da matemática é frequentemente percebido como desafiador, complexo e, muitas vezes, desmotivador para os estudantes. O caráter abstrato dos conceitos e a forma tradicional de ensino podem dificultar o envolvimento e a compreensão plena dos conceitos. No entanto, existe a possibilidade de transformar essa experiência por meio de abordagens mais inovadoras e atrativas. Uma dessas abordagens envolve a combinação entre a História da Matemática e as Histórias em Quadrinhos (HQs), com o intuito de tornar o ensino mais acessível, dinâmico e significativo. Ao integrar a história da matemática, é possível não apenas apresentar os conceitos matemáticos, mas também oferecer uma perspectiva contextual e cultural sobre como esses conceitos foram desenvolvidos ao longo do tempo. Isso permite aos estudantes entenderem a evolução das ideias matemáticas, conectando-as aos desafios enfrentados e solucionados por matemáticos de diferentes épocas. Por outro lado, as histórias em quadrinhos trazem elementos visuais e narrativos que facilitam a compreensão e retenção de informações, além de promoverem uma conexão emocional com o conteúdo. As HQs podem tornar o processo de aprendizado mais envolvente, ao transformar conceitos abstratos em narrativas visuais com personagens que representam esses conceitos de maneira concreta. Dessa forma, o trabalho objetivou-se em apresentar a história da matemática usando quadrinhos. Ao final, é mostrado uma abordagem didática de como isso pode ser abordado em sala de aula.