UTILIZAÇÃO DOS JOGOS COMO RECURSOS DIDÁTICOS NO ENSINO DE FRAÇÕES MATEMÁTICAS
Jogos, Ensino, Matemática, Frações.
Os jogos no ensino de matemática têm sido utilizados como instrumentos no processo de ensino-aprendizagem de alunos em sala de aula. Diante disso, analisar os jogos e suas contribuições tem se tornado necessário, uma vez que os estudos podem contribuir para a melhora da prática docente. Pensando nisso, o presente estudo tem por objetivo analisar, por meio de uma revisão bilbiográfica, a utilização dos jogos como recursos didáticos no ensino de frações matemáticas, verificando sua influência e contribuição na aquisição de habilidades e conceitos nessa área. O estudo foi realizado acerca das contribuições dos jogos, principalmente no ensino de frações, sendo verificado que os mesmos podem contribuir de maneira significativa na aquisição de habilidades lógico-matemáticas pelos alunos em sala de aula. Verificou-se ainda que o uso dos jogos pode trazer mais dinâmica, participação, obtenção maior de atenção, concentração, raciocínio e foco do aluno, facilitando a aquisição de seus conhecimentos. Por fim, desenvolveu-se duas aplicações de 2 jogos de frações, por meio da linguagem R, usando o pacote shiny. Concluiu-se que os jogos no ensino de matemática podem ser úteis ao aprendizado do aluno, melhorando seu interesse e participação nas aulas.