Construção e estudo de evidências de validade de um programa de jogos digitais para intervenção cognitiva em crianças
Intervenção cognitiva; treino cognitivo; jogos computadorizados; crianças.
A aprendizagem é um processo contínuo, evolutivo e multideterminado. Crianças com dificuldades em aprender podem apresentar déficits em funções cognitivas. Intervenções não medicamentosas têm ganhado destaque para melhorar a cognição, como a estimulação, o treino e a reabilitação cognitiva. Com o público infantil, o treino cognitivo tem sido mais prevalente. Além disso, o uso de tecnologias como computador, smartphone, realidade virtual e aumentada, tem se mostrado mais atrativo para crianças. Há intervenções computadorizadas disponíveis no Brasil, mas a maioria foi desenvolvida no contexto internacional. Com isto, este estudo visa construir o programa em formato de jogos computadorizados intitulado “Tobias pelo Mundo” para treino cognitivo multimodal com crianças. Além disso, objetiva-se avaliar evidências de validade de conteúdo do programa. Trata-se de uma pesquisa de desenvolvimento, de abordagem quantitativa e qualitativa, com coleta transversal de dados. Até o momento, para a construção do jogo, já foi realizada a fundamentação teórica para compreender o campo atual das intervenções com crianças no Brasil e para uma adequada representação dos componentes dos modelos das funções cognitivas abarcadas no programa, incluindo a atenção, as funções executivas e a memória. As tarefas que compõem os jogos foram planejadas, bem como seus níveis de dificuldade e a busca de estímulos-alvo, como imagens, textos e sons. As próximas etapas envolverão a programação do software, com o apoio do coorientador do presente trabalho, professor do curso de Ciência da Computação, a análise de juízes e estudo piloto. O público-alvo da fase piloto serão crianças entre cinco e oito anos, com desenvolvimento típico, selecionadas por conveniência. O procedimento com as crianças ocorrerá em dois encontros, de maneira individual (aplicadora e criança). Para a etapa de análise de juízes, serão convidados profissionais graduados, com experiência profissional e formação na área. O formulário para análise será enviado via e-mail para os juízes. Logo em seguida, será realizada a análise dos dados quantitativos e qualitativos obtidos para aprimoramento do programa de intervenção. As etapas envolvendo as crianças e juízes serão realizadas apenas com a aprovação do projeto pela Comissão de Ética da UFSJ. Espera-se que os resultados da presente pesquisa mostrem a aplicabilidade dos jogos como um programa de intervenção nas funções cognitivas e que os eles possam funcionar como treino cognitivo para o uso em crianças. Estudos futuros deverão avaliar mais especificamente as evidências de eficácia do programa.