Banca de QUALIFICAÇÃO: EDNALVA DE SOUZA PEREIRA LIMA

DISCENTE : EDNALVA DE SOUZA PEREIRA LIMA
DATA : 28/04/2023
LOCAL: Plataforma online

Avaliação do efeito de medicamentos à base de Cannabis sativa sobre a atividade do citocromo P450 (3A4) em ratos machos Wistar

Cannabis sativa; tetrahidrocanabidiol; canabidiol, interação farmacocinética; citocromo P450

Relatos sobre a utilização de produtos derivados de Cannabis sativa para fins religiosos, medicinais e recreativos datam de mais de dois mil anos. Dentre os diversos fitoconstituintes presentes nesta espécie merecem destaque o tetrahidrocanabinol (THC) e o canabidiol (CBD). O THC possui atividade antiemética, antiespasmódica, analgésica, e estimulante do apetite. Já o CBD possui indicações para o tratamento da epilepsia refratária, ansiedade, distúrbios psicóticos e da dor. Os pacientes que necessitam da utilização de produtos derivados de cannabis são portadores de enfermidades crônicas e, normalmente, utilizam o fitoderivado em associação com diversos outros medicamentos convencionais elevando o risco de possíveis interações. Os estudos envolvendo a interação de produtos derivados de Cannabis com medicamentos convencionais são escassos e contraditórios. O objetivo deste trabalho foi avaliar in vivo os efeitos de produtos comercialmente disponíveis no Brasil à base de Cannabis sativa nas atividades do sistema citocromo P450 3A (CYP 3A), principal via metabólica de medicamentos. Para isso, o midazolam (MDZ) foi utilizado como marcador da atividade desta enzima. Foi realizada análise do perfil farmacocinético do substrato MDZ (20 mg.kg) na ausência e presença do produto comercial CBD ( 20mg.mL-1; 20 mg.kg-1) e do óleo medicinal de THC e CBD (15 mg.mL-1; 20 mg.kg-1) em ratos Wistar. Coletas de sangue foram realizadas em tempos pré-determinados. As concentrações plasmáticas de  MDZ  foram determinadas  por cromatografia à líquido de alta eficiência (CLAE). Foram  determinados os parâmetros farmacocinéticos: meia vida plasmática (t1/2), clearence total (Cl/F), área sob a curva da concentração plasmática versus tempo (ASC), concentração plasmática máxima (Cmáx) e tempo para alcançar Cmáx (tmáx) e a biodisponilidade relativa (Fr). A administração dos produtos derivados de Cannabis aumentou a ASC(0-6h) em 4 vezes e da Cmáx em 10 vezes, sugerindo uma provável inibição enzimática, a qual poderá comprometer de forma clinicamente relevante a resposta farmacológica de medicamentos metabolizados via CYP3A. Estudos adicionais serão realizados para confirmar estes resultados e como forma de reduzir a variabilidade interindividual.

Interno - 1300132 - WHOCELY VICTOR DE CASTRO
Interno - 1150851 - RENE OLIVEIRA DO COUTO
Externo ao Programa - 1908201 - JOAQUIM MAURICIO DUARTE ALMEIDA
Externa ao Programa - 1971548 - CRISTINA SANCHES