Banca de DEFESA: ALINE MOREIRA GONÇALVES

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ALINE MOREIRA GONÇALVES
DATA : 26/04/2024
HORA: 14:00
LOCAL: REMOTO - UFSJ
TÍTULO:

O fim de um projeto: a assistência a alienados na Santa Casa de Misericórdia de São João del-Rei, no século XIX


PALAVRAS-CHAVES:

Assistência a alienados; Santas Casas de Misericórdia; Análise arqueológica do discurso; Reforma psiquiátrica.


PÁGINAS: 203
RESUMO:

A presente tese intitulada "O Fim de um Projeto: a assistência a alienados na Santa Casa de Misericórdia de São João del-Rei, no século XIX" investiga os caminhos da assistência aos alienados nas Santas Casas de Misericórdia em Minas Gerais, com um foco particular na instituição de São João del-Rei, desde sua fundação até a criação da Assistência a Alienados em Barbacena em 1903. Por meio da análise arqueológica do discurso de Foucault, o estudo explora as intersecções entre conhecimento médico-psiquiátrico, práticas de cuidado, e poder político, destacando como essas relações influenciaram o desenvolvimento da psiquiatria brasileira e as atuais políticas de assistência à saúde mental. Com uma metodologia interdisciplinar que incorpora revisões narrativas e análises de formações discursivas, a tese se debruça sobre documentos históricos, registros da Santa Casa, e literatura acadêmica para reconstruir a história da assistência aos alienados. A pesquisa revela que, embora as Santas Casas tenham adotado inicialmente um modelo de caridade português, houve uma notável inovação e adaptação às necessidades locais e às influências europeias sobre o tratamento da loucura. O estudo argumenta que a Santa Casa de Misericórdia de São João del-Rei desempenhou um papel central na evolução das práticas de saúde mental, tornando-se um ponto de referência para o desenvolvimento de políticas mais humanizadas de tratamento aos alienados em Minas Gerais. O estudo abrange cinco capítulos que analisam a criação das Santas Casas de Misericórdia; sua trajetória no Brasil e as epistemes envolvidas; a transição da assistência psiquiátrica da Corte para a República; a assistência aos alienados em São João delRei no século XIX; e uma discussão sobre a Luta Antimanicomial e a Reforma da Assistência à Saúde Mental no Brasil entre 1979 e 2021. O último capítulo, em particular, oferece uma perspectiva crítica sobre os avanços e desafios enfrentados pela política de atenção psicossocial no país. A tese conclui que a assistência aos alienados pela Santa Casa de Misericórdia de São João del-Rei foi um projeto pioneiro que antecipou muitos dos princípios da reforma psiquiátrica brasileira, mas que enfrentou descontinuidades significativas devido às mudanças políticas e econômicas do período. Ao investigar essa história, a pesquisa contribui para uma compreensão mais aprofundada das origens e da evolução da assistência à saúde mental no Brasil, destacando a importância da inovação e adaptação contínua nas práticas assistenciais.

 

A presente tese intitulada "O Fim de um Projeto: a assistência a alienados na Santa Casa de Misericórdia de São João del-Rei, no século XIX" investiga os caminhos da assistência aosalienados nas Santas Casas de Misericórdia em Minas Gerais, com um foco particular nainstituição de São João del-Rei, desde sua fundação até a criação da Assistência a Alienadosem Barbacena em 1903. Por meio da análise arqueológica do discurso de Foucault, o estudoexplora as intersecções entre conhecimento médico-psiquiátrico, práticas de cuidado, e poderpolítico, destacando como essas relações influenciaram o desenvolvimento da psiquiatriabrasileira e as atuais políticas de assistência à saúde mental. Com uma metodologiainterdisciplinar que incorpora revisões narrativas e análises de formações discursivas, a tese sedebruça sobre documentos históricos, registros da Santa Casa, e literatura acadêmica parareconstruir a história da assistência aos alienados. A pesquisa revela que, embora as SantasCasas tenham adotado inicialmente um modelo de caridade português, houve uma notávelinovação e adaptação às necessidades locais e às influências europeias sobre o tratamento daloucura. O estudo argumenta que a Santa Casa de Misericórdia de São João del-Reidesempenhou um papel central na evolução das práticas de saúde mental, tornando-se um pontode referência para o desenvolvimento de políticas mais humanizadas de tratamento aosalienados em Minas Gerais. O estudo abrange cinco capítulos que analisam a criação das SantasCasas de Misericórdia; sua trajetória no Brasil e as epistemes envolvidas; a transição daassistência psiquiátrica da Corte para a República; a assistência aos alienados em São João delReinoséculoXIX;eumadiscussãosobreaLutaAntimanicomialeaReformadaAssistência
à
Saúde Mental no Brasil entre 1979 e 2021. O último capítulo, em particular, oferece umaperspectiva crítica sobre os avanços e desafios enfrentados pela política de atenção psicossocialno país. A tese conclui que a assistência aos alienados pela Santa Casa de Misericórdia de SãoJoão del-Rei foi um projeto pioneiro que antecipou muitos dos princípios da reformapsiquiátrica brasileira, mas que enfrentou descontinuidades significativas devido às mudançaspolíticas e econômicas do período. Ao investigar essa história, a pesquisa contribui para umacompreensão mais aprofundada das origens e da evolução da assistência à saúde mental noBrasil, destacando a importância da inovação e adaptação contínua nas práticas assistenciais.

 

MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 131.596.406-63 - MARCOS VIEIRA SILVA - UFSJ
Interno - 2510037 - WALTER MELO JUNIOR
Externo ao Programa - 1209958 - DENER LUIZ DA SILVA
Externa à Instituição - MARISTELA NASCIMENTO DUARTE - UFSJ
Externa à Instituição - MARÍLIA NOVAIS DA MATA MACHADO - UFMG
Externo à Instituição - RODOLFO LUÍS LEITE BATISTA - UFJF
Notícia cadastrada em: 15/04/2024 07:37
SIGAA | NTInf - Núcleo de Tecnologia da Informação - | Copyright © 2006-2024 - UFSJ - sigaa01.ufsj.edu.br.sigaa01