Construção de tarefas do domínio motricidade para avaliação direta da criança a partir do Inventário Dimensional de Avaliação do Desenvolvimento Infantil
motricidade, avaliação, tarefas, desenvolvimento infantil
O desenvolvimento da motricidade é compreendido como uma contínua mudança no comportamento motor ao longo da vida. Atrasos nos marcos do desenvolvimento em múltiplos domínios podem indicar risco para o aparecimento de transtornos. Contudo, poucos atrasos são detectados pelos profissionais de saúde. Isso se deve, entre outros motivos, à falta de avaliação precoce e de instrumentos de rastreio. Os instrumentos brasileiros de avaliação do desenvolvimento infantil são escassos. Por esse motivo, foi construído no Brasil o Inventário Dimensional de Avaliação do Desenvolvimento Infantil (IDADI), um instrumento de avaliação multidimensional do desenvolvimento de crianças de quatro a 72 meses de idade por meio do relato parental. Todavia, para uma avaliação abrangente, são necessárias múltiplas fontes de informação. Assim, o objetivo deste projeto é a transformação dos itens do Domínio Motricidade do IDADI em tarefas para avaliação direta da criança. Para isso, busca-se identificar os instrumentos mais utilizados para avaliação da motricidade infantil e descrever suas características operacionais e psicométricas, visando estabelecer bases para a construção do IDADI-tarefas. A pesquisa empírica será do tipo desenvolvimental e utilizará métodos quantitativos e qualitativos. A metodologia envolve a verificação da pertinência teórica, adequação e clareza dos estímulos e a aplicabilidade prática das tarefas no contexto clínico com a ajuda de juízes especialistas em desenvolvimento infantil. Além disso, serão realizadas aplicações piloto das tarefas em crianças e em clínicos que trabalham com motricidade, visando o aperfeiçoamento e ajustes necessários. Espera-se que o IDADI-tarefas se torne uma ferramenta promissora, proporcionando avanço nas áreas de Desenvolvimento Infantil, Avaliação Psicológica e Saúde.