Banca de DEFESA: MONICA TRINDADE DIAS MAGALHAES

DATA : 04/11/2022
LOCAL: On line

UM OLHAR PARA OS ALUNOS E PROFESSORES DA EJA: UM ESTUDO ENUNCIATIVO

Aluno. Professor. Educação de Jovens e Adultos. Semântica da Enunciação. Formação Nominal.

A presente pesquisa é baseada nos pressupostos teóricos da Semântica da Enunciação. Colocamos em discussão, sobretudo, os conceitos de formação nominal, referencial histórico, pertinência enunciativa, cena enunciativa e espaço de enunciação, uma vez que esses elementos investigativos trabalham com a produção de sentido dos enunciados, materialmente registrados pela língua. Ou seja, ao tratarmos dos enunciados em distintas enunciações, notamos que os efeitos de sentido são estabelecidos pelas relações que são determinadas por essas construções linguísticas. Nessa perspectiva, o objetivo desta pesquisa é investigar os diferentes efeitos de sentido, provenientes das formações nominais que constituem os enunciados sobre os professores e alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), observando como as experiências e vivências histórico-sociais atuam na enunciação dessas formas e constroem as representações dos alunos, bem como dos professores da EJA no seriado, espaço de ficção,   Segunda Chamada e em discursos de não ficção como depoimentos de ex-alunos reais da EJA que aparecem ao final de cada episódio. Diante disso, procuramos analisar as representações dos professores e alunos da EJA na mídia, tendo em vista a historicidade do referencial histórico da Educação de Jovens e Adultos e os efeitos de sentido que essas representações produzem, isto é, sua(s) pertinência(s) enunciativa(s). Para desenvolver a análise a que nos propomos, buscamos, inicialmente, por textos que discutem a história na Educação de Jovens no Brasil. A seguir, elegemos como corpus o seriado Segunda Chamada e os depoimentos de professores, de alunos, ex-alunos e professores da EJA que são exibidos no final de cada episódio do seriado. Selecionamos as cenas enunciativas analisadas, utilizando o processo metodológico das redes enunciativas (DIAS, 2018), a partir das quais construímos quadros que sintetizam nossa análise. E, por fim, elencamos as representações dos alunos e professores da Educação de Jovens e Adultos na EJA por meio da observação à produção de sentidos, a partir das vivências e dos referencias históricos de ancoragem às informações. Assim, verificamos que os alunos e os professores da EJA são representados tanto nos episódios quanto nos depoimentos como alunos que são esforçados e que, apesar de todos os desafios enfrentados, lutam para se manterem na escola e alcançarem seus objetivos, seja para obter melhores condições financeiras, seja para se realizarem pessoalmente. Chamam a atenção as principais formações nominais que são inferíveis nesse processo: aluno trabalhador, professora mãe e professor e alunos esforçados, considerando nossas condições de análise.  Do outro lado, apontamos referenciais que chamam atenção no corpus: os professores lutam e fazem de tudo para que esses alunos permaneçam na escola, ou seja, para que a ação transformadora da Educação aconteça de fato dentro e fora dali. Desse modo, os espaços de enunciação de ficção e não ficção convergem na empreitada de representar a resistência nesse referencial histórico, o que ancora e ao mesmo tempo burla as consequências negativas da distorçãoidade/ano escolar na formação desses alunos.

Presidente - 2141488 - NADIA DOLORES FERNANDES BIAVATI
Interno - 986744 - ANTONIO LUIZ ASSUNCAO
Externa à Instituição - ELKE BEATRIZ FELIX PENA
Notícia cadastrada em: 20/10/2022 17:47