Banca de DEFESA: JANAINA FARIA CARDOSO MAIA

DISCENTE : JANAINA FARIA CARDOSO MAIA
DATA : 01/02/2023
LOCAL: https://meet.google.com/fqs-trmz-hbc

Cotas étnico-raciais sob avaliação em comentários do Twitter: uma análise linguístico-discursiva

Cotas Étnico-raciais. Racismo. Análise Crítica do Discurso. Avaliatividade.

Esta dissertação de mestrado versa sobre as cotas raciais e tem como objetivo geral analisar linguística e discursivamente como as cotas étnico-raciais são avaliadas como política de ação afirmativa. E como objetivos específicos, elencamos os seguintes: a) Identificar marcas de avaliação sobre o sistema de cotas e quais os efeitos sociais das escolhas linguísticas materializadas no corpus de análise; b) Identificar marcas de avaliação em relação aos estudantes cotistas e quais os efeitos sociais das escolhas linguísticas materializadas no corpus de análise; c) Investigar quais as ideologias que perpassam as escolhas linguísticas materializadas nos comentários no Twitter, a fim de discutir como as polarizações entre NÓSxELES influenciam na avaliação do sistema de cotas e dos cotistas.  É preciso explicar que as cotas sociais e raciais visam diminuir as desigualdades que perpassam diversas áreas e, como supramencionado, afeta também a educação.  Assim, em 2012, a lei nº 12.711 foi sancionada de forma a garantir o ingresso de estudantes PPI e de pessoas com deficiência nos cursos superiores das universidades e dos institutos federais do Brasil. Dito isso, esta pesquisa está pautada nos estudos da Análise Crítica do Discurso/Análise de Discurso Crítica, mais especificamente na abordagem dialético-relacional (CHOULIARAKI; FAIRCLOUGH, 1999; FAIRCLOUGH, 2003, 2009, 2019;) e no Sistema da Avaliatividade (MARTIN; WHITE, 2005). Para a abordagem sobre as cotas, amparamo-nos nos estudos da lei 12.711/12 e nos estudos de van Dijk (2017, 2021), mormente.  Quanto ao racismo,  buscamos os estudos de  hooks (2019); van Dijk (2015);  Ribeiro (2019) e Almeida (2019). E em relação ao corpus, ele está constituído por 105 comentários retirados, por meio de 72 capturas de telas, da rede social twitter. Por fim, acreditamos que essa pesquisa pode contribuir com práticas antirracistas, porque percebemos que há situações que demonstram como o racismo e as desigualdades sociais, econômicas e culturais persistem contra os negros na realidade mundial e brasileira.

Presidente - 1544164 - CLAUDIO MARCIO DO CARMO
Interno - 1951458 - IVAN VASCONCELOS FIGUEIREDO
Externa à Instituição - DANIELA DA SILVA VIEIRA - UFJF
Notícia cadastrada em: 03/02/2023 11:33