EDUCAÇÃO DOMICILIAR E(M) DISCURSO: UMA ANÁLISE DE DEBATES NA CÂMARA DOS DEPUTADOS E DE POSTS NO INSTAGRAM
Educação domiciliar; Análise Crítica do Discurso; Discurso neoliberal; Discurso neoconservador.
A pesquisa tem como objeto as representações construídas a favor da educação domiciliar em dois debates ocorridos na Câmara dos Deputados durante o trâmite legislativo para regulamentação da modalidade no Brasil, e em posts no Instagram retirados de páginas que defendem o tema. O objetivo é identificar quais são os discursos articulados e legitimados nos dois gêneros discursivos e verificar se há convergências ou divergências entre eles. De modo mais específico, buscaremos traçar um breve histórico da educação realizada em ambiente doméstico no Brasil; analisar a articulação entre gêneros, discursos e estilos para compreender, aos moldes da pesquisa discursiva crítica de Fairclough (2003; 2016) e comparar os processos de representação da educação domiciliar nos debates ocorridos na Câmara dos Deputados e nos posts no Instagram; examinar a articulação do discurso neoliberal e do discurso neoconservador nos textos e suas implicações. Nossa metodologia e análise estão ancoradas na Análise Crítica do Discurso (FAIRCLOUGH, 1999; 2003; 2016), a partir da qual utilizamos as categorias de intertextualidade, interdiscursividade e declarações avaliativas. Após investigação, identificou-se que a educação domiciliar é representada de maneiras diferentes nos dois gêneros discursivos, uma vez que o discurso neoliberal é articulado em ambos, mas o discurso neoconservador fica evidente de maneira incisiva nos posts, o que, por consequência, evidencia diferentes formas de ação e identificação nos textos. Assim, concluiu-se, através da análise linguístico-discursiva, que a defesa da educação domiciliar, como parte de um processo de mudança social, não só legitima o discurso neoliberal hegemônico, mas também tem potencial para reforçar discriminações e desigualdades, principalmente em relação às mulheres e à população LGBTQIA+.