Banca de DEFESA: Laura Dela-Savia Braga e Castro

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Laura Dela-Savia Braga e Castro
DATA : 16/06/2023
HORA: 14:30
LOCAL: UFSJ - CAMPUS BOM BOSCO
TÍTULO:

O ESTUDO DA NOMINALIDADE: EM ANÁLISE OS MOVIMENTOS DE DILATAÇÃO E ENCAPSULAMENTO REFERENCIAL NA CONSTITUIÇÃO DAS FORMAÇÕES NOMINAIS


PALAVRAS-CHAVES:

Acontecimento enunciativo. Formação nominal. Mãe solteira. Casal gay. Encapsulamento referencial. Dilatação referencial.

 


PÁGINAS: 115
RESUMO:

Este trabalho filia-se à teoria regida pelos estudos semânticos de base enunciativa, cujo pressuposto de análise volta-se à reflexão sobre a materialidade linguística percebida pelo olhar da Enunciação. Dessa forma, aspectos orgânicos e enunciativos são considerados na descrição dos fatos de linguagem. Abordamos nesta pesquisa, como corpus principal, as formações nominais (FNs) ‘mãe solteira’ e ‘casal gay’, a fim de buscarmos os potenciais de articulação que os nomes-núcleos e seus convergentes, pelo processo articulatório internominal, apresentam na relação com os referenciais históricos que os sustentam. Tivemos como objetivo, também, compreender quais razões enunciativas ancoram essas FNs, enquanto acontecimentos enunciativos. Para tanto, trabalhamos com uma coleta de dados, disponibilizados na mídia digital. Nossas buscas foram realizadas por meio do site de pesquisas Google, e tiveram como entrada as palavras-chave, escritas entre aspas, ‘mãe solteira’ e ‘casal gay’, que constituem, conforme perspectiva teórica à qual nos filiamos, formações nominais. Na sequência, realizamos a seleção e análises das ocorrências, procurando compreender, sobretudo, como se organizam os feixes de sentido arregimentados pelas FNs pesquisadas, em rede enunciativa com outras FNs, como: ‘mãe solo’; ‘pai solteiro’ ‘casamento gay; ‘orgulho gay’; ‘produção independente; ‘maternidade independente’; ‘mães empoderadas’; ‘empoderamento feminino’ e ‘família’. A partir disso, procuramos atingir o principal objetivo aqui proposto, a saber: investigar quais razões enunciativas sustentam o movimento de encapsulamento e dilatação referencial que o nome-núcleo realiza com seus convergentes na constituição das formações nominais. Nossos resultados nos possibilitaram perceber que o nome ‘mãe’, pelos mecanismos de dilatação e encapsulamento referencial, articula-se internominalmente com os convergentes ‘solteira’ e ‘solo’, em um embate próprio do linguístico, a fim de (re)significar os papeis sociais da mulher, em relação à maternidade, no cotidiano social. Por outro lado, concluímos que o substantivo ‘casal’, centro articulador da referência em ‘casal gay’, tem passado por um movimento de ampliação de seu domínio de sentido, por meio da agregação a si de um novo convergente – ‘gay’ -, em uma dinâmica enunciativa que nomeamos como dilatação referencial. Além disso, demonstramos como essas FNs são mobilizadas em rede e quais efeitos de sentido produzem, em interface com outras FNs, que fazem parte do mesmo domínio de significação.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2141391 - LUCIANI DALMASCHIO
Interno - 986744 - ANTONIO LUIZ ASSUNCAO
Externo à Instituição - LUIZ FRANCISCO DIAS - UFMG
Notícia cadastrada em: 17/05/2023 18:25
SIGAA | NTInf - Núcleo de Tecnologia da Informação - | Copyright © 2006-2024 - UFSJ - sigaa05.ufsj.edu.br.sigaa05