MOVIMENTO TODOS PELA EDUCAÇÃO: UMA ANÁLISE DISCURSIVA DO SITE DA ONG SOBRE A IMAGEM DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA
Todos pela Educação, imagem projetada, materialidade linguística, discurso, ONG
O trabalho busca identificar a imagem projetada da educação no site Todos pela Educação (TPE), assim como a imagem que a Organização faz de si. Dessa forma, reflete-se sobre os discursos que são (re)produzidos pela Organização Não Governamental (ONG), que se projeta como uma instituição da “sociedade civil, sem fins lucrativos, plural, suprapartidária e independente” (TODOS PELA EDUCAÇÃO, 2022), não recebendo recursos públicos para manter seus projetos. A pesquisa recorre à materialidade linguística do site para descrever e interpretar (PÊCHEUX, 2015), para verificar como o TPE utiliza de um discurso retórico para falar em nome de todos, como porta-voz de uma opinião supostamente compartilhada. Procura-se, portanto, abordar o sujeito inculcado pela ideologia que o interpela, determinando o seu dizer e o seu fazer (ALTHUSSER,1998). Esse “assujeitamento do sujeito” (PÊCHEUX,FUCHS,1975, p.162), conduz o sujeito que acessa o site para um discurso de educação para todos sem se dar conta de quem faz parte e apoia o movimento TPE e de que forma deve ser esta educação para todos.