O PROFESSOR NA PANDEMIA: AS INSTABILIDADES E POSSIBILIDADES DA IDENTIDADE DOCENTE REPRESENTADAS EM CHARGES E TIRINHAS
Análise do Discurso, Ensino Remoto, Representações, Discurso(s)
O presente estudo tem como objetivo trazer uma análise baseada na Análise do Discurso Francesa, a partir das contribuições de Pêcheux e Orlandi. Nesse contexto, buscamos analisar como os discursos e práticas de ensino são representados no Ensino Remoto Emergencial, a partir da análise de corpus de dois gêneros: charge e tirinha, representados na mídia digital. Assim, será avaliado em que medida as representações discursivas da figura docente se dão (re)configuradas quando são retratadas em charges e tirinhas no Ensino Remoto. Nosso foco se concentra em razão do ensino emergencial, devido à pandemia da Covid-19 que se instaurou mundialmente, entre os anos de 2020 e 2021. Optamos, assim, em abordar a representação social em seu viés discursivo, destacando o modo como os professores são retratados. Desse modo, percebemos que a análise do discurso de base francesa se configura como uma importante artefato para análise do corpus. A partir dos dispositivos analíticos, para o momento, trazemos análise de uma tirinha e uma charge. Com isso, compreendemos como os processos discursivos dos gêneros se dão, com a figura do professor sacrificada diante do Ensino Remoto e com o aluno manifestando as dificuldades nos gêneros em questão.