Banca de QUALIFICAÇÃO: JESSICA CRISTINA DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JESSICA CRISTINA DA SILVA
DATA : 07/12/2023
HORA: 14:00
LOCAL: Remota
TÍTULO:

A INTERSECCIONALIDADE EM UM DEFEITO DE COR, DE ANA MARIA GONÇALVES:

Uma exposição das opressões, violências, discriminações e desigualdades em recortes da obra e na mídia na contemporaneidade.


PALAVRAS-CHAVES:

Escravidão. Violência. Interseccionalidade.


PÁGINAS: 23
RESUMO:

A obra Um defeito de cor, de Ana Maria Gonçalves, é um romance que conta parte da história escravocrata do Brasil através das vivências de diversos personagens, a história é narrada por uma personagem preta e africana. O romance ficcional preenchido pela história, narra a vida desta mulher negra traficada de África ainda criança e todas as dificuldades, violências e opressões sofridas desde a travessia do atlântico e suas experiências com a chegada no Brasil, já adulta na busca do filho vendido por seu marido branco, prática muito comum no período escravocrata, até a sua volta à África.

O objetivo desta dissertação é evidenciar a interseccionalidade e como ela expõe as inúmeras violências, objetificações, discriminações sofridas pelos corpos negros presentes no romance Um Defeito De Cor. Para isso, é preciso, primeiramente, entender as lacunas que preenchem a obra, especificar o que seria “defeito de cor”, a identidade do negro, além de apresentar a interseccionalidade em recortes do romance e em exemplos na mídia contemporânea. 


MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - ALINE ALVES ARRUDA - IFMG
Interna - 1209961 - ELIANA DA CONCEICAO TOLENTINO
Presidente - 1719890 - JOAO BARRETO DA FONSECA
Notícia cadastrada em: 09/11/2023 10:07
SIGAA | NTInf - Núcleo de Tecnologia da Informação - | Copyright © 2006-2024 - UFSJ - sigaa03.ufsj.edu.br.sigaa03