Banca de DEFESA: MARIANA CHRISTINA DE MORAIS SANTOS

DISCENTE : MARIANA CHRISTINA DE MORAIS SANTOS
DATA : 27/11/2023
LOCAL: Sala 1.104, prédio principal do Campus Dom Bosco

Análise do Livro Didático de Língua EspanholaSentidos en Lengua Española 3” a partir do conceito de Discurso Pedagógico

leitura; imagem; análise do discurso; discurso pedagógico

O presente trabalho aborda as imagens de leitor projetadas pelo livro didático Sentidos en Lengua Española 3, destinados a alunos do terceiro ano do Ensino Médio, a partir das sequências discursivas extraídas de atividades de interpretação textual e de comentários direcionados ao professor. Os principais teóricos que norteiam esta pesquisa são Michel Pêcheux (1997), que retrata os efeitos do discurso entre locutores e as formações imaginárias no jogo discursivo, e Eni Orlandi (1987), que retrata o discurso pedagógico autoritário. A análise nos permite ressaltar três projeções de imagens de leitor em que duas delas – aluno-leitor e professor-leitor – se constituem na contradição entre dois discursos distintos: um discurso de acordo com o qual o leitor é configurado como aquele que não tem a capacidade de interpretar, um leitor silenciado em sua interpretação; e outro discurso, segundo o qual o leitor efetivamente interpreta a partir de suas próprias determinações discursivas. Há, ainda, uma terceira projeção de imagem de leitor não vislumbrado em tal contradição – o autor-leitor – uma vez que ele se configura, na condição de imagem, como um leitor intérprete.

Presidente - 1434816 - EDMUNDO NARRACCI GASPARINI
Interna - 1446477 - LAURA SILVEIRA BOTELHO
Externo à Instituição - ALEX MOURÃO TERZI - IFSUDESTEMG
Notícia cadastrada em: 27/11/2023 10:05