Mulheres em protesto: uma análise crítica e multimodal da campanha ''Música: uma construção de gêneros''
Campanha "Música: uma construção de gêneros". Resistência feminina. Multimodalidade. Análise crítica do discurso.
O objeto de investigação desta dissertação é composto por dezessete fotografias de mulheres que apresentam hematomas pelo corpo. Essas mulheres seguram cartazes nos quais estão escritos versos musicais, que, por sua vez, retratam a agressão física que sofreram. As fotografias foram utilizadas na campanha Música: uma construção de gêneros, realizada pela Secretaria de Políticas para Mulheres, na cidade de São Leopoldo, Rio Grande do Sul. O objetivo da pesquisa foi fazer uma análise multimodal do conteúdo imagético relacionado ao conteúdo verbal e, assim, verificar os discursos que emergem, que são (des)construídos, que são (re)articulados e legitimados. A Gramática do Design Visual, de Kress e Van Leeuwen (2006), embasou as análises das fotografias, com uma abordagem multimodal. Para a análise textual, foi empregada a Análise Crítica do Discurso, de Fairclough (2001), com o uso das categorias Intertextualidade e Interdiscursividade e, por fim, a Análise Crítica Musical, amparada pela perspectiva de van Leeuwen (2012) e pela teoria francesa com foco no enunciador musical, completa o referencial teórico deste trabalho. Após esta investigação, concluiu-se que, no contexto musical da campanha, a ação descortina os variados discursos machistas, sexistas e as violências de gêneros que passam despercebidos aos ouvidos de muitas pessoas. Isso acontece devido aos artefatos musicais que disfarçam as relações de poder ali presentes, escondem a brutalidade da violência contra a mulher e funcionam como um despiste ideológico. A iniciativa da campanha conseguiu alertar a sociedade — ainda patriarcal — sobre a perpetuação e a naturalização de tais discursos e como estes podem influenciar as ações do indivíduo.